Menu

Governo Temer anuncia venda da Casa da Moeda, aeroportos, Eletrobrás

A Casa da Moeda é uma instituição altamente lucrativa, conforme se pode ver no relatório de 2016. Sua privatização é mais um crime de lesa-pátria, porque transferirá lucros que podem ser investidos em saúde e educação para o bolso de alguns milionários. *** Na Agencia Brasil Governo anuncia 57 projetos de concessões e privatização de […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Casa da Moeda é uma instituição altamente lucrativa, conforme se pode ver no relatório de 2016. Sua privatização é mais um crime de lesa-pátria, porque transferirá lucros que podem ser investidos em saúde e educação para o bolso de alguns milionários.

***

Na Agencia Brasil

Governo anuncia 57 projetos de concessões e privatização de empresas públicas

23/08/2017 16h41

Ivan Richard Esposito – Repórter da Agência Brasil

Com a meta de melhorar o caixa da União e estimular a economia, o governo decidiu colocar à disposição da iniciativa privada a administração de 14 aeroportos, 11 lotes de linhas de transmissão, 15 terminais portuários, além de parte da Eletrobras, como foi anunciado no início da semana. Com a medida, o governo espera arrecadar, a partir deste ano, cerca de R$ 44 bilhões.

Em reunião hoje (23) no Palácio do Planalto, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) decidiu incluir no programa de desestatização rodovias, a Casa da Moeda, a Lotex e a Companhia Docas do Espírito. Ao todo, são 57 projetos de venda de empresas e parcerias público privada.

Aeroportos

Os aeroportos a serem licitados foram divididos em quatro blocos. Um deles inclui apenas o aeroporto de Congonhas, segundo maior do país com movimento de 21 milhões de passageiros por ano. Um segundo abrange aeroportos do Nordeste (Maceió, Aracaju, João Pessoa, Campina Grande, Juazeiro do Norte e Recife). Outro bloco será formado por terminais localizado no estado de Mato Grosso (Cuiabá, Sinop, Ala Floresta, Barra do Garça e Rondonópolis). Um quarto bloco vai abranger os aeroporto de Vitória e de Macaé.

Ainda no setor aeroportuário será realizada a alienação da participação acionária da Infraero (49%) nos aeroportos de Guarulhos, Confins, Brasília, e Galeão, que já foram licitados.

Linhas de transmissão

Os lotes de linhas de transmissão, que serão licitados em dezembro, estão distribuídos em dez estados: Bahia, Ceará, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas, Gerais e Tocantins.

“O modelo de remuneração e as taxas de desconto fazem com que os investidores enxerguem as linhas de transmissão como investimento de renda fixa”, diz trecho do documento divulgado pelo Planalto.

Com a repasse dos 15 terminais portuários à iniciativa privada, o governo estima arrecadar R$ 2 bilhões.

Edição: Amanda Cieglinski

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

MARCELO ARCANJO

30/08/2017 - 14h36

Em Nome de Deus meus amigos!!!! Vamos pra Rua!!! Vamos fretar

ônibus cada qual em suas cidades.. vamos pra Brasília… nós somos

quase 200 milhões de Brasileiros.. se 5 milhões somente cercar

Brasília.. o ganho nosso é certo!!! Temos que literalmente PARAR

O BRASIL.

Vamos agir…. não é possível que só vamos ficar em zap zap e

Facebook!!!! Saiam da frente dos computadores.. alguém viu os

caras pintadas por aí… ou os batedores de panela!!?? Mas por

favor!! Não se deixem iludir com a Globo ou outra emissora

qualquer lhes impondo como deve ser o movimento. Em nenhum

lugar do mundo se resolve alguma coisa com faxinhas de amor e

florzinhas brancas!! Vamos lá para nos ouvir.. se precisar

defender a pátria (Se ela um dia for ULTRAJADA) COMO DIZ O

HINO DO EXÉRCITO BRASILEIRO.. LUTAREMOS COM FERVOR!!

Felix Luis S.

25/08/2017 - 11h12

Me recordo da copa do mundo de 2014, um conhecido meu (que era estrangeiro) colecionava moedas e desejava comprar as edições especiais feitas de prata para comemorar o evento. Para ajudar o caro colega tive que visitar a sede do banco central, a filial da casa da moeda fica dentro do prédio, e começou a batalha:
A casa da moeda abria às 8 da manhã e fechava às 3 da tarde. Meu conhecido não podia entrar no prédio por não ter CPF, que era requerido na porta. Ele também não podia comprar o produto por não ter CPF. Só era possível comprar com cartão de crédito do Banco do Brasil ou com dinheiro vivo e não existia caixa rápido perto. No final da história tive que sacar parte do salário e ajudar meu amigo, que me pagou logo depois.
Esse conhecido me contou que nos EUA é comum o cidadão guardar parte da poupança em moedas e barrar de ouro e prata. É permitido comprar até um certo limite sem a fornecer informações pessoais ao governo e ao vendedor. Me questiono se não seria o interesse da casa da moeda em fazer algo parecido no Brasil, fabricar moedas e vender sem burocracia para permitir que o trabalhador guarde dinheiro dessa forma em casa, evitando a influência dos bancos que usam nossas economias para especulação e levando o capital para o mundo real.
O Brasil tem um potencial monstruoso, pena que poucos notam.

LUIZ CLAUDIO

23/08/2017 - 17h35

OK MIGUEL , INFELIZMENTE O POVO BRASILEIRO SOFRE HOJE DESSA DOENÇA CONTAGIOSA, CHAMADA INDIGUINAÇAO , ONDE ESSA FACÇAO CRIMINOSA DESTITUIU UMA PRESIDENTA HONESTA , PARA ANARQUIZAR O BRASIL COM O AVAL DE ALGUNS DO JUDICIARIO !

    Clá

    23/08/2017 - 18h56

    Oi Luiz Cláudio: indignação não protege o patrimônio nacional, nem destitui governo ilegítimo. A população é CONIVENTE com TUDO o que está acontecendo. A palavra é CONIVÊNCIA.

      LUIZ CLAUDIO

      24/08/2017 - 00h05

      CLA`, EU TO TAO PUTO COM ESSE JUDICIARIO , QUE TROQUEI A PALAVRA ; SERIA INQUIETAÇAO ! VALEU .

      Lucielmo Aquino

      24/08/2017 - 17h28

      De fato Clá, a palavra é CONIVÊNCIA, pois não vejo a população ir às ruas para lutar, eu só vejo a organização dessa direita conservadora fazendo cada vez maiores estragos na vida de cada trabalhador(a) desse país! Cada dia que passa é uma novidade, iniciaram com o Golpe na Presidenta e não pararam mais… Golpe em cima de golpe e o povo alienado pela mídia golpista, especialmente a GLOBO, ficam de braços cruzados vendo novela, os jornais e reclamando em redes sociais!!!
      E depois que eles rasgaram a CLT, estão destruindo o sonho da aposentadoria… aí eles começam a privatizar tudo (especialmente para o CAPITAL INTERNACIONAL), reduzindo assim concursos e os trabalhadores terão que se sujeitar ao trabalho escravo… Lamentável a situação do nosso querido Brasil!!!


Leia mais

Recentes

Recentes