Menu

A obsessão doentia da Globo em mentir sobre Pasadena

Hoje saíram duas notícias interessantes sobre a refinaria de Pasadena, que eu gostaria de comentar. Uma delas é essa abaixo. Matéria ridícula, mentirosa, porque não contextualiza. Aquela área em torno do canal de Houston concentra as maiores refinarias de petróleo dos Estados Unidos. Todas, evidentemente, foram afetadas pelo tal furacão. Aliás, todo ano tem furacão […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Hoje saíram duas notícias interessantes sobre a refinaria de Pasadena, que eu gostaria de comentar. Uma delas é essa abaixo.

Matéria ridícula, mentirosa, porque não contextualiza. Aquela área em torno do canal de Houston concentra as maiores refinarias de petróleo dos Estados Unidos. Todas, evidentemente, foram afetadas pelo tal furacão. Aliás, todo ano tem furacão por ali e todo ano elas fecham nos dias do furacão, por medida de segurança.

Se o repórter desse um Google, verá que a notícia está em inúmeros sites. Clique nas imagens para ir nas notícias.

Segundo notícia publicada na Fortune, a produção norte-americana de derivados de petróleo teria caído em mais de 10% por causa do Harvey, e a Globo fala que “Pasadena é fechada por tempestade”…

Que porcaria de jornalismo é esse?

No Independent, a notícia é de que o preço dos derivados subiu nos EUA justamente por causa do furacão que atingiu o Texas, estado com o maior número de refinarias do país.

Neste site, há um mapa de satélite com a geolocalização de todas as refinarias nos EUA. Você verá rapidamente que Pasadena é cercada de outras refinarias.

Algumas refinarias que rodeiam Pasadena:

Marathon – Galveston Bay – Capacity: 400,780 b/d
Phillips 66 – Sweeny – Capacity: 247,000 b/d
Exxon Mobil Corporation – Baytown – Capacity: 560,500 b/d

Aí você vai ler a matéria e ela informa que Pasadena tem produção diária de 112 mil barris diários.

Ora! Pasadena não era uma “sucata” inútil?

Durante o escândalo de Pasadena, a imprensa nunca publicou nada sobre produção ou faturamento da refinaria. A própria Petrobrás, presidida por uma Graça Foster catatônica, também não reagiu.

Por fim, olha que curioso que aconteceu após a Lava Jato. Produção brasileira de derivados começou a cair brutalmente, enquanto a americana começou a aumentar.

Coincidência, né.

A outra notícia é que o “TCU isenta Conselho da Petrobrás, presidido por Dilma, de irregularidade na compra da Petrobrás”, publicada na Folha.

O TCU já tinha inocentado Dilma, e agora inocentou também o Conselho inteiro.

Ora, a imprensa usou essa história de Pasadena para incendiar o clima de impeachment.  Não vai pedir desculpas, pelas matérias forçadas, sensacionalistas, pelas mentiras sem fim?

Sem contar, que a matéria é irritante porque o TCU não entende nada de refinaria. Não é o TCU quem decide sobre o acerto ou não de decisões de cunho estratégico.

Houve quem roubasse ali porque Cerveró confessou, mas isso não tira a importância de Pasadena. Há propina na construção de metrôs e ninguém diz que os metrôs não são importantes por causa disso.

Pasadena foi uma aquisição estratégica e hoje é um dos ativos mais lucrativos da Petrobrás. Por um momento, pareceu ter sido uma opção ruim porque, logo depois da compra, o Brasil encontrou o pré-sal e decidiu priorizar refinarias aqui mesmo. Mas foi estupidez depreciar uma refinaria em local tão estratégico em Houston.

Hoje o Pedro Parente, entreguista e criminoso, quer vender Pasadena por US$ 200 milhões. Ora, se Pasadena processa 112 mil barris diários em derivados, isso significa que ela fatura bilhões de dólares por ano. Como assim, vai vender por US$ 200 milhões?

E logo agora, que as estimativas indicam que haverá alta no preço do petróleo?

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

anderson

31/01/2019 - 16h29

Isso valeu uma matéria??

https://www.infomoney.com.br/petrobras/noticia/7903343/aporte-de-us-19-bi-venda-por-us-562-mi-a-historia-de-pasadena-que-a-petrobras-quer-esquecer

Agora conseguiram o que queriam, venderam Pasadena e colocaram a culpa na Dilma e Lula! Pode isso???

Celina Aparecida paixão

30/08/2017 - 16h34

Mas coxinhas de plantão continuam babando contra a Dilma e o PT

Luiz Carlos P. Oliveira

29/08/2017 - 21h58

Mas só coxinhas acreditaram qie Pasadena foi um mau negócio e que dava prejuízo. Ela vinha mantendo lucro de 80 milhões de dólares por trimestre. Depois do golpe deixei de acompanhar. Mas, vejam só:
Estamos refinando 320 milhões de barris por ano, o qie dá uma média de 876.700 barris por dia. A “porcaria sucateada” de Pasadena refina 112 mil barris diários, o que representa 12% dos derivados de petróleo produzidos no Brasil. Nada mau para uma empresa sucateada, né? Mas não esperemos que coxinhas dêem valor à realidade de Pasadena, pois a Globo já os convenceu de que foi um mau negócio. Como é fácil enganar esses otários golpistas.
E agora patéticos sociopatas? Ousariam me contestar? Como é chato ser inteligente nesse país!

Cristina DG

30/08/2017 - 00h53

Excelente reportagem!

Jorge Ribeiro

30/08/2017 - 00h16

Fake

Luiz Silva

29/08/2017 - 19h02

Prezado redator; A queda da produção de derivados no País tem a ver com dois fatores: 1) redução do consumo por conta da recessão fruto de uma política econômica desastrosa do governo Dilma; 2) aumento da margem (diferença de preço entre derivados e petróleo) praticada no País por orientação da política de preços da PETROBRAS que, se por um lado resulta em maior receita, por outro possibilita maior importação direta de derivados pelas cias distribuidoras.

    Miguel do Rosário

    29/08/2017 - 19h25

    Claro que não! Se fosse isso a importação de derivados não teria explodido! E o desastre econômico veio em 2015, com as pautas bombas e o aprofundamento da Lava Jato. Dilma entregou seu primeiro mandato com desemprego de 5%, reservas internacionais intactas e contas públicas em dia.

    Bruno Uchoa

    30/08/2017 - 10h27

    Só sendo muito inocente para julgar que a MÍDIA GOLPISTA e canalha vai pedir desculpas a alguém… Muito menos se for Preto, Pobre, Prostituta ou Ptista… No caso dos PPPP´s….
    E sempre tem um coxinha falando asneiras que a globo e os golpistas mandam… Nisso eles são bons em espalhar boatos mentirosos contra quem é a favor dos PPPP´s.
    E quem os vê falando parece até que são especialistas no assunto e na verdade são apenas crianças brancas e bem estudadas que aprendem rápido a lição. O Luiz acima é um retrato claro disto.

    José Roberto

    30/03/2018 - 19h24

    Tem que vir alguém pra falar asneira.

Fabiano França

29/08/2017 - 16h21

Se a globo insiste na mentira, é porque a verdade de Pasadena em algum momento pode fazer desnudar negociatas bandidas da Globo. Merece ser investigado com afinco essa insistência. Tem caroço nesse angu….

Patrícia Ronds

29/08/2017 - 18h11

Isso não é problema desde q estão golpeando todos os países q tem petróleo.

Mateus Estevão Orban

29/08/2017 - 18h07

Hah, fico só imaginando a famiglia Marinho e seus capan…quero dizer, aceclas, frustrados com mais uma prova da retidão moral da Dilma.

Maria Carolina Brunow

29/08/2017 - 18h05

Mais uma dentro,do governo do PT apesar das críticas irresponsáveis da época da aquisição de Pasadena.

Lucia Sotero

29/08/2017 - 18h02

agora sim, vão se concentrar no Brasil e na Venezuela

Firzen Firen

29/08/2017 - 17h59

Mds eu não li isso. Se o comentário abaixo fosse de um americano eu duvidava.

Carmem Stewart

29/08/2017 - 17h46

A Venezuela e a Petrobras fiquem atentas.
Este desastre nstural na sede do petroleo norte americano, alguem tem que pagar o preuizo.
Logicamente, o quintal latino tem condições suprir essa necessidade.


Leia mais

Recentes

Recentes