Menu

Ministério Público Federal pede absolvição de Lula

(Foto: Ricardo Stuckert) Depois de toneladas de capas de revistas, manchetes sensacionalistas, editoriais, colunas furibundas, o MPF conclui que Lula era inocente no caso da delação de Delcídio do Amaral. O caso revira um dos episódios mais sórdidos do golpe: a própria prisão de Delcídio, seguida de chantagem para que delatasse Lula e Dilma. Delcídio […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Ricardo Stuckert)

Depois de toneladas de capas de revistas, manchetes sensacionalistas, editoriais, colunas furibundas, o MPF conclui que Lula era inocente no caso da delação de Delcídio do Amaral.

O caso revira um dos episódios mais sórdidos do golpe: a própria prisão de Delcídio, seguida de chantagem para que delatasse Lula e Dilma.

Delcídio mentiu e foi solto. Daí passou a frequentar a grande mídia, repetindo suas mentiras.

Essa é a justiça brasileira, uma justiça de exceção, reacionária, classista e, sobretudo, golpista, sem compromisso com valores democráticos.

A participação da justiça brasileira no golpe desmoralizará a instituição por muitos anos. Não é por outra razão que o PGR não consegue derrubar Michel Temer ou prender Aécio mesmo com flagrante de malas com 500 mil reais.

Ninguém mais respeita a justiça brasileira, o que é um perigo para a jurisdição em todo mundo, conforme já alertou Luigi Ferrajoli, ao denunciar a Lava Jato.

Quando eu souber de processos judiciais contra políticos, em qualquer lugar do mundo, não irei levar tão a sério como o fazia antes, porque terei em mente o exemplo do Brasil.

Isso mostra como o desrespeito à jurisdição num país gera riscos para o Direito em todo mundo.

***

No DW

Ministério Público Federal pede absolvição de Lula

Ex-presidente foi acusado por Delcídio do Amaral de tentar comprar silêncio de Nestor Cerveró. MPF conclui que acusação é falsa e solicita a perda dos benefícios da delação premiada do ex-senador.

O Ministério Público Federal (MPF) em Brasília pediu nesta sexta-feira (01/09) a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo sobre a suposta tentativa do petista de obstruir o andamento da Operação Lava Jato. Ele foi acusado de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

A suposta tentativa de Lula de obstruir a Justiça foi apontada pelo ex-senador Delcídio do Amaral em sua delação premiada. Segundo o procurador da República Ivan Cláudio Marx, não há provas de que o ex-presidente participou dos supostos crimes imputados pelo delator nos depoimentos.

“Para o procurador, ao contrário do que afirmou Delcídio do Amaral – tanto na colaboração quanto no depoimento dado à Justiça –, o pretendido silêncio de Cerveró, que à época cumpria prisão preventiva, não foi encomendado ou interessava a Lula, mas sim ao próprio senador”, diz uma nota do MPF.

Por Delcídio ter mentido nos depoimentos, o Ministério Público solicitou ainda que o ex-senador perca os benefícios concedidos com base na delação premiada. De acordo com o procurador, Delcídio escondeu a origem dos recursos que teriam sido providenciados supostamente para comprar o silêncio de Cerveró.

“No entanto, atribuiu falsamente a Lula a ordem para a prática do crime. Assim agindo, escondeu do Ministério Público Federal sua real função de chefe no esquema referido, angariando benefícios que não receberia se a verdade prevalecesse”, sustentou o MPF.

O órgão pediu ainda a absolvição do banqueiro André Esteves, que também foi acusado por Delcídio de participar do suposto esquema criminoso. O MPF solicitou, porém, as condenações do pecuarista José Carlos Bumlai e de seu filho Maurício, do advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, e de Diogo Ferreira, ex-assessor de Delcídio.

Essa foi a primeira ação na qual Lula se tornou réu, em julho de 2016. O processo foi aberto com base na delação do ex-senador, preso em novembro de 2015, justamente por tentar obstruir as investigações com a compra do silêncio de Cerveró. Delcídio teria oferecido 50 mil reais para a família do ex-diretor, além de um plano de fuga para que Cerveró deixasse o país.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Leônidas Mendes

03/09/2017 - 19h11

Meu caro Miguel,

Poucas coisas são tão desmoralizadas como o poder judiciário brasileiro. Apoiar e sustentação a este vergonhoso golpe parlamentar foi apenas mais uma dentre tantas obscenidades: e nem foi a pior! Há um grave problema de indigência de caráter

Reginaldo Gomes

03/09/2017 - 17h28

Eu num falei!!!!!
Cagueta é uma praga ! O cara é pego cagando , com a boca na botija, egoísta que é, não querendo pagar pelo erro que cometeu , se submete a praticar um crime maior que o já cometido:
O CAGUETA COMEÇA A CAGUETAR.
Pior (1)- O MPF toma como verdade as caguetage que o cagueta caguetou.
Pior(2) – C código penal brasileiro tem lei de caguetage/delação premiada!!!! (pasmem!!!!!!!)

DSilver JjosueJjoshua

03/09/2017 - 15h36

PAIS ATRASADO SEM LEI SEM HOSPITAIS SEM EDUCACAO SEM DINHEIRO SEM NADA SE FUDENDO DANDO MIDIA PRA LADRAO ASSASSINO LIXO QUE QUEBROU O BRASIL. ..GENTE BURRA PASTANDO…..POLITICOS BRASILEIROS DEMOCRACIA MAFIAS DE LADROES MAFIAS. ..VAO CONTINUAR UM PAIS ATRASADO. ….INTERVENCAO MILITAR PRA ACABAR COM ESSA PUTARIA POLITICA FUDENDO A NACAO BANDO DE JUMENTOS IGNORANTES NA POLITICA . .PAIS ESTA QUEBRADO

Robercil R. Parreira

03/09/2017 - 13h57

#Previsibilidade. Mas, Não Era Só Tirar o PT???!!

Francisco Coelho Ricochete

03/09/2017 - 11h56

LULA PRESIDENTE

Eloiza

02/09/2017 - 21h44

Injustiça Brasileira , a gente vê por aqui e, agora , desacreditada e na lama. Ah! Não se esqueçam de agradecer a grande mídia pelo apoio. Não acharam que esse engodo fosse durar a vida toda, né.

Irion

02/09/2017 - 20h38

Pois é! Isso foi o duro choque da sociedade progressista brasileira, descobrir que a Justiça não tem qualquer compromisso com a democracia, e nem com a própria justiça! Estão aí para defender os fortes e opressores! Se os fortes e opressores se defendem por si mesmos, para quê o País precisa da Justiça?

Andre Rossato

02/09/2017 - 22h56

..MAS NÃO ESTAVA SENDO PERSEGUIDO…QUERO VER O RESULTADO DOS OUTROS PROCESSOS SE FOR CONDENADO SERIA JUSTO…QUE IMBECIS QUE SÃO..

    Jackie Alboledo

    03/09/2017 - 01h51

    Está sendo perseguido. O juiz vai condena lo. Os processos não são justos, o Triplex é da OAS

    Andre Rossato

    03/09/2017 - 01h56

    QUEM PODE JULGAR UM SANTO SENHOR COMO ELE …TUDO MENTIRA PARA QUE….PRA ENGANAR O PAPAI NOEL??

    Jackie Alboledo

    03/09/2017 - 02h47

    Andre Rossato , o Triplex é da massa falida da OAS, o sítio tem dino partícular. O judiciário vendeu a sentença por bilhões . Doce aposentaria

    Andre Rossato

    03/09/2017 - 04h15

    DEVE SER…..E O COELHO DA PÁSCOA TBEM EXISTE ….CADA UM QUE TE DIZER….HAHAHAH

      Marcio

      03/09/2017 - 11h12

      É, Andre… vc. é prova cabal da vitória da “pós-verdade”… Mesmo com prova documental, como a Jackie apontou, não adianta. Vc continua apegado às suas convicções pessoais e isso basta para a condenação.

    Ápio Pontes

    03/09/2017 - 12h53

    Acho que nem FREUD explica esse ódio contido contra o LULA. Esse ódio que alimentam vocês parece que é o mesmo de quem o Julga. Só cego enxerga nessas condenações alguma lógica, sem provas e baseado em convicção . Se ele for culpado que seja condenado, ele não é melhor que ninguém, mais antes que lhe der o direito da defesa.

Reis Santana

02/09/2017 - 21h27

Primeiro quem tinha que ta na cadeia era muitos tucanos e o juiz imparcial ta comedo do ibama hoje se denuciar tucano e golpista da cadeia

Bia Hykx

02/09/2017 - 19h41

Araujo Luis Pereira

02/09/2017 - 19h16

Agora que o leite derramou agora que o golpe de consumiu desculpem estes cafajestes a meu véu ver devem enfiar este parecer que sabiam desde o início ser falso veem agora dar uma de justos vão tnc

Rafael Bittencourt Lima

02/09/2017 - 17h58

Fichel Elias

Ápio Pontes

02/09/2017 - 17h51

Isso é um dos entraves e o resultado em que se dar crédito a um Bandido que querendo se sair de qualquer maneira de acusações sólidas usam de artifícios mentirosos para se dar bem.

    Gerson Pompeu

    03/09/2017 - 10h32

    Mais um babaca covarde usando perfil falso para dizer idiotices.

Ivete Gonçalves

02/09/2017 - 17h42

É lula de novo com a força do povo ?????????????????


Leia mais

Recentes

Recentes