Menu

O dia que o império encolheu

Por Ricardo Azambuja, colunista do Cafezinho O dia 30 de setembro de 2015 entrou para a história como a data que marca o fim do domínio americano no mundo unipolar formado ao término da guerra fria. Neste dia, a força aeroespacial russa entrou na Síria em defesa do governo de Bashar al-Assad contra os terroristas do […]

25 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
?????????????????????????????????????????????????????????

Por Ricardo Azambuja, colunista do Cafezinho

O dia 30 de setembro de 2015 entrou para a história como a data que marca o fim do domínio americano no mundo unipolar formado ao término da guerra fria. Neste dia, a força aeroespacial russa entrou na Síria em defesa do governo de Bashar al-Assad contra os terroristas do Estado Islâmico e outros grupos de oposição armados e apoiados pelos EUA e seus aliados. O sucesso dessa intervenção no conturbado Oriente Médio levou a uma mudança no equilíbrio de forças a nível global, trazendo de volta à cena geopolítica uma Rússia moderna e eficiente em termos estratégicos e militares.

O Ocidente, pego de surpresa, tentou segurar o urso. Usou e abusou de recursos sórdidos. Campanhas midiáticas disseminando mentiras sobre a guerra na Síria. Apoio disfarçado a grupos terroristas como o Estado Islâmico e a Frente al Nusra. Sanções econômicas à Rússia, com as mais variadas justificativas, da anexação da Criméia (desejada por 90% da população) a não comprovada influência russa nas eleições americanas.

Os EUA não se conformaram em ver seu poder desafiado por Putin, o líder estrategista russo garimpado no serviço de inteligência soviético da extinta KGB. De nada adiantou. A Rússia estabilizou o conflito sírio, silenciou os aliados dos americanos e angariou simpatizantes no mundo afora. Aos EUA, restou a derrota na guerra síria e a despedida como donos do mundo.

Uma novela global sem prazo para acabar com a entrada de novos protagonistas em busca de seu quinhão num mundo multipolar. O discurso do líder chinês Xi Jinping no 19º Congresso do Partido Comunista da China, semana passada, foi em tom elevado na defesa da soberania. Não só isso. A força aérea chinesa executou exercícios de bombardeio perto de Guam, colônia e base militar dos EUA no Pacífico. Audácia inimaginável em outros tempos.

Rússia e China estão confiantes no enfraquecimento dos EUA, ao mesmo tempo em que constroem novas alianças e bases militares além de suas fronteiras. A união destas novas potências em exercícios militares conjuntos e na “derrubada do dólar” nas transações comerciais entre si e com outros países, como Venezuela e Irã, redesenham o cenário global.

O mundo está se movendo e mudando sua estrutura geopolítica. Não há mais espaço para apenas um país dar as cartas. Isso é positivo para a humanidade, haja vista que no período em que os EUA exerceram essa função pouco se evoluiu e muito se guerreou. Países foram destruídos por guerras forjadas para gerar lucros absurdos às indústrias de armamentos e de combustíveis fósseis americanas. Que o digam Iraque e Líbia.

Por outro lado, ao perder força no Oriente Médio e Ásia, os EUA aumentam sua influência na América Latina, com a receita de sucesso do “combate à corrupção” aliada a golpes jurídico-midiáticos para depor governos e políticos que não lhes são subservientes. Uma forma bem mais fácil de apropriar-se das riquezas e empresas nacionais privatizadas de outros países.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vicente Jungstedt

13/11/2017 - 19h00

Otimo artigo!!!! Pensava que nao havia gente acompanhando o ataque dos EUA/israel/Saudi Arabia a Syria e seus implicacoes geopoliticas, no Brasil… PQ ate’ hoje ainda tem gente que ve o golpe de 2016 desassociado do tabuleiro geopolitico.

Jean Katson

12/11/2017 - 11h11

BRICS

Rogério Bezerra

10/11/2017 - 23h56

No Brasil us dotô, ditos letrados, continuarão lambendo o saco do líder do momento, seja quem for… China, Índia, Marte, Vênus.
Nossa elite é uma praga que, caso se espalhe pelo planeta, o destruirá em tempo recorde. Que falta faz um paredón!

Mario Barboza

10/11/2017 - 22h11

China tá chegando…

Helio Paes Barreto

10/11/2017 - 14h04

É acho que voltamos a época das capitanias estão dividindo o mundo, cada um com seu quinhão, China Rússia e EUA.

Wanderley Brito

10/11/2017 - 13h39

Os russos são sinistro os americanos treme

Jorge Macchiutti

10/11/2017 - 13h28

Mas os EUA tem muita força. A invasão brasileira foi muito bem bolada mas o bom é que deu a cara de muita gente como lesa pátria. E o Brasil tem muita gente com o propósito de entregar a nação.

    Wanderley Brito

    10/11/2017 - 13h42

    Na América do Sul só a Venezuela e a Bolívia estão resistindo os americanos parasitas toda a direita da América do Sul tá contra a Venezuela.

    Vicente Jungstedt

    13/11/2017 - 19h01

    Os EUA nao sao tao mais forte assim… devem 20 trilhoes de dollares!

Custódio Das Graças Soares

10/11/2017 - 13h09

Verdade….o resto é blá blá blá blá blá blá

Francisco Rezende

10/11/2017 - 13h06

Não falta muito pra china ser a maior potencia econômica e militar no mundo .

Ricardo

10/11/2017 - 09h28

CHINA E RUSSIA ABANDONARAM O BRASIL PARA O GOLPE FASCISTA DOS QUE NOS “USA”, como servil colônia,
OS BRICS ABANDONARAM DILMA ROUSSEFF.

Na verdade somos COLÔNIA ESCRAVA, porque o povo é indolente e escravo por natureza.

POVINHO QUE ADORA SAMBA, FUTEBOL, E A FRAUDE RELIGIOSA.

Povinho escroto, isso sim.

    JOÃO CARLOS AGDM

    10/11/2017 - 10h40

    Quem você deve chamar primeiro de escroto (e muito sórdido) e ter como inimigo é a mídia, Globo à frente. A qual trabalha para os interesses de dinheiro que v. cita, nacionais e principalmente estrangeiros.
    Em nome disto a mídia escrotiza politicamente o nosso povo, de todas classes.
    Envenena as cabeças das pessoas.
    Quando o povo de todas as classes e espectro político (inclusive a nossa muito mal preparada politicamente “esquerda”) entenderem que estes é que são nossos inimigos teremos alguma esperança.
    Quando entenderem que este deve ser o nosso alvo principal de luta: a Mídia, Globandida à frente.
    Mas…..

    Nicolino Rigon

    10/11/2017 - 10h49

    NÃO DEVEMOS GENERALIZAR. Está acontecendo uma revolução silenciosa e profunda que irá abalar e reinverter o sistema todo. Isso é mundial, faz parte do salto evolutivo da humanidade. QUANDO ATINGIR A MASSA CRÍTICA, A MUDANÇA VAI OCORRER.

Irance Esteves

10/11/2017 - 10h50

Obrigada, O Cafezinho, por mais essa valiosa informação. Jornalismo sério. Uma verdadeira aula!! ❤

Rodolfo Rosa

10/11/2017 - 10h41

Em pensar que estavamos fortes nos BRICS…

    Irance Esteves

    10/11/2017 - 10h51

    Que tristeza, né, Rodolfo??

Gilbert

10/11/2017 - 07h29

Devido a esse governo entreguista, sabujo e cipaio, os EUA vão se instalar na base de Alcântara e a Rússia estrategicamente fala em instalar novamente base em Cuba.

https://www.ocafezinho.com/2017/11/06/russia-quer-reabrir-base-militar-em-cuba/

Eloiza

10/11/2017 - 07h10

Esses larápios serão despojados daqui.
Chega de imperialismo NORTE AMERICANO

    Eloiza

    10/11/2017 - 07h12

    Esses larápios serão DEPORTADOS daqui

Fausto Amaral DE Barros

10/11/2017 - 07h30

E, por aqui, os marionetes Temer e PSDB insistem no lamber as solas das botas dos eeuu!

    Luiz Henrique Zaidan

    10/11/2017 - 09h36

    Faltou incluir o Judiciário, MPF e principalmente os militares que adoram ser os cachorrinhos de estimação dos americanos!

Antonio Carlos

10/11/2017 - 05h19

Isso é o máximo que a nossa midia alternativa fala. Muito fraco. Não coloca nomes nos bois. Não fala franca e diretamente as coisas. Por quê?

Putin é o grande vencedor. A China está também no OM apoiando a estabilidade do eixo Siria – Iran. O noticiário de Globo Band e Folha é copiar – colar das redes americanas ABC NBC CNN CBS E FOX e dos jornais NY Times e Washington Post. Que são instrumentos do governo americano controlado pelo corporate crime A-Type que organizou armou e financiou grupos terroristas como Al Qaeda Al Nusra Al Shabad e Isis para derrubarem Assad.

E por isso agora estão todos caladinhos caladinhos.

Cláudio

10/11/2017 - 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujo$$ sujo$$ e sabuja$$ suja$$ a serviço de ianque$$ e de $$ioni$$mo de capital e$$peculativo interna[$$]cional e outras máfia$$ (como a má-$$onaria, com dois c(h)ifrõe$$, de $$ neofa$$cinazi$$ta) de canalha$$ direitista$$…
.

PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:

Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressismo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.

AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
,

E MAIS :

Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção

O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo

O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria

Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!

A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres

O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora

.

Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

.:.

Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
U m homem simples como as coisas boas da vida
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
C onsciência plena de tudo que no mundo gira
I magem perfeita do homem de si senhor
O humano defensor de humana lira

L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro

D igno e sincero, fraterno e muito humano
A migo do povo, honesto e sempre lhano

S eja o meu/nosso canto para te louvar
I sso que a voz do povo já disse várias vezes
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
V itória da melhor sorte no número treze
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

.:.

L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.

.:.

L ula livrou 36 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

.:.

L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

.:.

.:.

NÓS

A tv me promete
o leite da moça,
o prazer em pó,
líquido,
instantâneo,
integral…

Que faremos de nossos olhos,
de nossas mãos?

………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

B……………………………A
…I………………………I
…….S………………C
………..T………N
…………….Â
tele……………………..visão

tele……………………..vazão

tele……………………..vazio

………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)

.:.

ReXistência

Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
:
Diga “NãO” à Rede Goebbels

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

Globo

PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
.
…………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )

.:.

Se você não for cuidadoso / cuidadosa
.
“Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
.
…………………..………………………………. ( Malcolm X )

.:.

( En la lucha de clases )
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
.
…………………………………………….( Paulo Leminski )

.:.

( Não é a beleza )
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
.
…………………………………………….( Salamah Mussa )

.:.

A existência precede a essência.
.
…………………………………………….( Jean-Paul Sartre )

.:.

* 1 * 2 * 13 * 4

.:.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Francisco José de Souza Ribeiro

10/11/2017 - 03h06

Esses ianques vão pagar, historicamente, sua tradição bucaneira de comércio exterior e pilhagem global.


Leia mais

Recentes

Recentes