Menu

Óleo diesel e gasolina já respondem por 20% das exportações americanas ao Brasil

[Essas tabelas formam a quarta parte da série Quem ganhou com o golpe?, cujos capítulos anteriores, você pode ler clicando aqui.] Você sabe qual o principal produto importado pelo Brasil? Quem acompanha o Cafezinho já sabe: é óleo diesel. Nossa infra-estrutura de transporte foi montada, sobretudo após o golpe de 64, quase que exclusivamente sobre […]

31 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[Essas tabelas formam a quarta parte da série Quem ganhou com o golpe?, cujos capítulos anteriores, você pode ler clicando aqui.]

Você sabe qual o principal produto importado pelo Brasil?

Quem acompanha o Cafezinho já sabe: é óleo diesel. Nossa infra-estrutura de transporte foi montada, sobretudo após o golpe de 64, quase que exclusivamente sobre rodovias. O sangue que corre pelas artérias do país é feito de diesel e gasolina.

Dentre os principais produtos importados pelo país nos primeiros dez meses de 2017, a maioria são derivados de petróleo, petróleo bruto e carvão.

O óleo diesel, que move nossa frota de caminhões, está em primeiro lugar. O Brasil importou 4,4 bilhões de dólares em diesel apenas nos 10 primeiros meses de 2017, um aumento de 90% sobre o ano anterior.

Importamos também, no mesmo período, 1,5 bilhão em gasolina, um crescimento de 93% sobre o ano anterior.

A importação de carvão, usado em nossas termoelétricas, cresceu mais de 100% este ano. O carvão foi o quarto produto mais importado pelo Brasil em 2017. Nos 10 primeiros meses deste ano, o Brasil importou 2,4 bilhões de dólares em carvão betuminoso, também conhecido como hulha betuminosa.

É interessante lembrar que uma das ideias novas que o almirante Othon Pinheiro vinha tentando implementar no Brasil, antes de ser preso pela Lava Jato, era alimentar nossas termo-elétricas com energia nuclear, ao invés de carvão. Isso representaria uma matriz energética mais limpa, e uma economia significativa em nossa balança comercial.

Esse aumento incrível na importação de combustíveis ocorre no momento que o Brasil vive uma das piores depressões econômicas de sua história, e explica-se pela decisão do governo brasileiro, via Petrobrás, de não usar a capacidade máxima de nossas próprias refinarias. A Petrobrás está preferindo importar a refinar o petróleo do pré-sal. Então a gente exporta petróleo cru para os Estados Unidos e o recompra refinado, com valor agregado muito maior.

A importação de óleo diesel correspondeu a 3,5% do valor total importado pelo Brasil em 2017, o que mostra um crescimento muito significativo desse produto em nossa balança comercial. Para efeito de comparação, em 2015, antes do golpe, as importações de óleo diesel corresponderam a 2,0% do total.

O peso do diesel em nossa balança comercial quase dobrou.

O nosso óleo diesel importado está vindo quase todo (mais de 80%) de refinarias situadas nos Estados Unidos.

Isso é importante enfatizar.

Os EUA passaram a exportar ao Brasil, após o impeachment da presidenta Dilma, quantidades muito maiores de diesel e gasolina do que em anos anteriores. Talvez isso tenha sido fruto de algum tipo de negociação entre Aloysio Nunes e homens do governo americano, quando o tucano esteve em Washington e Nova York, pouco antes do impeachment, para participar de encontros a portas fechadas com autoridades comerciais da Casa Branca.

As exportações estadunidenses de diesel subiram 106% em 2017. Com isso, os EUA passaram a controlar 4/5 das importações brasileiras totais desse produto. Há dois anos, a fatia americana no mercado brasileiro era menos de 40%.

O óleo diesel já é, de longe, o principal produto norte-americano importado pelo Brasil. Só este produto respondeu, este ano, por 17% de todos os artigos americanos exportados ao Brasil. Em 2015, antes do golpe, o diesel correspondia por apenas 5% das exportações americanas ao Brasil.

Juntos, diesel e gasolina já respondem por 20% de todos os produtos americanos vendidos ao Brasil, em 2017, contra apenas 6% há dois anos.

Minha teoria, já exposta nas partes anteriores desta série, é que o golpe de 2016 foi patrocinado e organizado, por petroleiras norte-americanas e suas poderosas firmas de lobby, incluindo a Albright Stonebridge e a Hogan Lovells. A Stonebridge é presidida por Anthony Harrington, presidente do Brazil Institute, do Wilson Center, entidade que passou os últimos anos tentando – com sucesso –  “orientar” o judiciário brasileiro a seguir por um determinado caminho.  A Hogan, onde Harrington também foi sócio-diretor, tem ganhado muitos milhões de dólares com a Lava Jato, vendendo serviços de auditorias em empresas como a Eletrobrás. Quando voltarmos a ser uma democracia e um país soberano, iremos determinar que a Polícia Federal investigue a participação dessas duas firmas na articulação do golpe, e, possivelmente, no pagamento de propinas para políticos, procuradores e juízes.

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

rogerio oliveira

15/11/2017 - 10h53

Prezado Miguel,

Não seria o caso de fazer uma análise no contexto da refinaria de pasadena e dos demais projetos de refinarias no Brasil?

Márcio Martins

13/11/2017 - 18h51

Nossas refinarias trabalhando aquém da capacidade…onde se obtém estes dados? Poderia publicar, se é que já não os tenha publicado.

Sebastião di Paula

12/11/2017 - 15h06

É só vender a Petrobras que a eficiência passa a reinar na produção de petróleo e gás, e ao invés de importar, passaremos a exportar.

    leonardo-pe

    12/11/2017 - 15h52

    é um midiota mesmo. defende essa imunda imprensa e depois que é roubado ou apanha dessa gente bota a culpa nos políticos.

joao luiz brandão costa

12/11/2017 - 13h08

Foi por isso que a Petrobras investiu na Passadena.

EVANDRO COSTAE

12/11/2017 - 11h32

Infelizmente, isso não é só uma teoria. É a realidade.

Denise De Castro Castro

12/11/2017 - 09h55

Ladeira abaixo…

Mar

12/11/2017 - 07h49

Mais um feito da farsa jato contra a nação brasileira. Resta saber quando eles pagarão por isso.

Ivo Pugnaloni

12/11/2017 - 04h32

Miguel : por qual razão voce teima em não considerar nas tuas contas o brutal aumento do consumo de diesel para alimentar a verdadeira ITAIPU DE POLUIÇÃO 14.000 MW que hoje impedem o apagão?

Você não sabe disso ? Ou apenas finge ignorar ?

Você ignora que graças à submissao dos governos aos “ambientalistas fake” nós fomos impedidos não só de construir centrais nucleares mas hidroelétricas de medio, pequeno e muito pequeno porte cujos projetos estiveram parados na ANEEL de propósito por mais de 8 anos?

Por que você não responde aos documentos que lhe enviei sobre isso? ( todos oficiais)

    Miguel do Rosário

    12/11/2017 - 10h55

    Ivo, considero sim. Já andei publicando isso, não? Isso não explica porque paralisamos nossas próprias refinarias. Seria mais uma razão para ampliarmos nossa produção doméstica de refinados, de um lado, e seguimos o conselho do Almirante Othon, conforme explicado no post, de usar energia nuclear para mover nossas termoelétricas.

      Márcio Martins

      13/11/2017 - 18h55

      Grande parte das térmicas usam óleo combustível e não diesel…além de gás, carvão e palha de cana. Nosso colega aí de cima pelo visto não entende patavina de energia térmica.

    Benoit

    12/11/2017 - 15h00

    Seria bom se voce, Ivo, apresentasse mais dados e as fontes de onde eles são tirados. Encontrei agora um artigo (“Consumo de combustíveis cresce 1,48% em julho, diz ANP”, artigo de Andre Ramalho em “Valor Econômico online) que fala de uma aumento muito modesto do consumo de “Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”. Segundo esse artigo, o aumento foi de 1,48% num período de um ano até junho deste ano (e não de um aumento de 1,48% no mês de junho como o título do artigo poderia sugerir). Se esses dados são relevantes e corretos, então continuaria por explicar porque as importações de diesel aumentaram tanto e de um modo desproporcional com o desenvolvimento muito modesto do consumo. Talvez voce entenda sobre o assunto e possa dar uma explicação para isso tudo.

Cláudio

12/11/2017 - 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujo$$ sujo$$ e sabuja$$ suja$$ a serviço de ianque$$ e de $$ioni$$mo de capital e$$peculativo interna[$$]cional e outras máfia$$ (como a má-$$onaria, com dois c(h)ifrõe$$, de $$ neofa$$cinazi$$ta) de canalha$$ direitista$$…
.

PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:

Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressismo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.

AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
,

E MAIS :

Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção

O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo

O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria

Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!

A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres

O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora

.

Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

.:.

Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
U m homem simples como as coisas boas da vida
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
C onsciência plena de tudo que no mundo gira
I magem perfeita do homem de si senhor
O humano defensor de humana lira

L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro

D igno e sincero, fraterno e muito humano
A migo do povo, honesto e sempre lhano

S eja o meu/nosso canto para te louvar
I sso que a voz do povo já disse várias vezes
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
V itória da melhor sorte no número treze
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

.:.

L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.

.:.

L ula livrou 36 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

.:.

L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

.:.

.:.

NÓS

A tv me promete
o leite da moça,
o prazer em pó,
líquido,
instantâneo,
integral…

Que faremos de nossos olhos,
de nossas mãos?

………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

B……………………………A
…I………………………I
…….S………………C
………..T………N
…………….Â
tele……………………..visão

tele……………………..vazão

tele……………………..vazio

………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)

.:.

ReXistência

Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
:
Diga “NãO” à Rede Goebbels

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

Globo

PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
.
…………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )

.:.

Se você não for cuidadoso / cuidadosa
.
“Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
.
…………………..………………………………. ( Malcolm X )

.:.

( En la lucha de clases )
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
.
…………………………………………….( Paulo Leminski )

.:.

( Não é a beleza )
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
.
…………………………………………….( Salamah Mussa )

.:.

A existência precede a essência.
.
…………………………………………….( Jean-Paul Sartre )

.:.

* 1 * 2 * 13 * 4

.:.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Roberto

12/11/2017 - 03h11

O golpe foi pra isso mesmo. Vendemos óleo cru para os EUA, e eles nos vendem produtos com muito maior agregado. Não foi por acaso que os golpistas impediram a Petrobras de avançar na produção de petroquímicos.

Edivaldo Moura

12/11/2017 - 02h05

…eis um dos motivos do golpe e das ações dos criminosos sergio moro e dallagnois em destruir as industrias nacionais, inclusive e sobretudo a Petrobras.
Esses bandidos ainda devem ser julgados pelo código militar por alta traição e aplicada a pena para isso: a de morte por fuzilamento.

Ralph Panzutti

12/11/2017 - 00h04

Não só investigação , mas teremos um tribunal semelhança de Nuremberg , interesses golpistas e aqueles quec facilitaram essas transações, como executivitos da empresa brasileira e os funcionários públicos. Todos deram julgados como traidores da pátria.

    Renato

    12/11/2017 - 00h21

    No tempo do petê não havia isso, né ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      leonardo-pe

      12/11/2017 - 15h53

      você é uma criança que não cresceu. neymar é o espelho seu. uma criança mimada trouxa.

        Renato

        12/11/2017 - 18h24

        E você é uma criancinha que cresceu ; deixou de mamar no peito da mamãe e passou a mamar na rola dos vizinhos. Laerte é o espelho seu ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jackie Alboledo

12/11/2017 - 01h39

Nossos produtos estão ficando caros. Quando venderem a Eletrobras, será a pá de cal na economia.

Emilio Souza

12/11/2017 - 01h18

Caio Magalhães

12/11/2017 - 01h05

Niedja kinjo

11/11/2017 - 22h38

Estarrecedor.

Renato

11/11/2017 - 22h07

E a refinaria Abreu e Lima que iria contar com investimentos do parceiro cucaracha Venezuela ??

    Justo

    12/11/2017 - 09h31

    Pergunta pro juizeco Moro!

      Renato

      12/11/2017 - 18h31

      A resposta , caro jumento encantado por Lula, não está com Moro; mas aos idiotas que fizeram Maranhão e Ceará gastarem tubos de dinheiro ao acreditarem “jênio ” Lula que não sabia que as refinarias não eram viáveis economicamente. Outro exemplo da “jenialidade” de Lula e de desperdício de dinheiro público foi encerramento das atividades da usina de biodiesel que a petrobras mantinha no RN. aquela que produziria diesel a partir da mamona (rsrsrsrs), que depois , mais uma vez, verificou–se que era inviável economicamente. Ah esses petistas , sempre fazendo a população de trouxa !

        Jose Araujo

        12/11/2017 - 19h24

        Ainda bem que não estão mais no poder. Agora, com psdb, pmdb ,evangélicos e sei la mais o que so tem gente de bem. A população não esta mais sendo feita de trouxa. Imbecil!

Renato

11/11/2017 - 22h06

E as refinarias Premium I e II que Lula prometeu instalar no Ceará e no Maranhão ??

    leonardo-pe

    12/11/2017 - 15h55

    já sei, é fugir do assunto. que beleza! é cada midiota que tem que assusta. por que você não diz, não me interessa isso. mais 1 do MBL infantil.

      Renato

      12/11/2017 - 18h33

      Caro jumento encantado por Lula, agradeça aos idiotas que fizeram Maranhão e Ceará gastarem tubos de dinheiro ao acreditarem “jênio ” Lula, que não sabia que as refinarias não eram viáveis economicamente. Outro exemplo da “jenialidade” de Lula e de desperdício de dinheiro público foi encerramento das atividades da usina de biodiesel que a petrobras mantinha no RN. aquela que produziria diesel a partir da mamona (rsrsrsrs), que depois , mais uma vez, verificou–se que era inviável economicamente. Ah esses petistas , sempre fazendo a população de trouxa !

Fabio Manzoli

11/11/2017 - 23h34

E dentro do país preços subindo …


Leia mais

Recentes

Recentes