Menu

Bolsonaro sobre mortes violentas por ano no Brasil: “tem que passar para 80 mil”

No minuto 35:20 da entrevista ao programa Canal Livre, Bolsonaro explica seu plano para segurança pública no país: elevar o número de mortes violentas no Brasil para 80 mil por ano. Eu não entendi bem se Bolsonaro quis dizer se é preciso aumentar o número de assassinatos cometidos por policiais de 40 mil para 80 […]

49 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No minuto 35:20 da entrevista ao programa Canal Livre, Bolsonaro explica seu plano para segurança pública no país: elevar o número de mortes violentas no Brasil para 80 mil por ano.

Eu não entendi bem se Bolsonaro quis dizer se é preciso aumentar o número de assassinatos cometidos por policiais de 40 mil para 80 mil, ou se a “meta” de 80 mil corresponderia ao total de vítimas de mortes violentas.

A frase exata de Bolsonaro foi a seguinte: “No tocante aos 60 mil mortos, tem que ter uma linha de corte. Quantos bandidos e quantos inocentes morreram? Se morreram 40 mil bandidos, tem que passar para 80 mil. Não tem outro caminho. ”

Segundo estudo atualizado, 62 mil pessoas morreram de morte violenta em 2016, um recorde histórico.

Se o Brasil “passasse para 80 mil” o número anual de mortes violentas, em oito anos de “governo Bolsonaro” teríamos 640 mil mortos.

Segundo fontes oficiais, o número de militares americanos mortos na II Guerra Mundial foi de 292 mil nos diversos fronts de guerra, além de 83,4 mil mortos em outras circunstâncias.

Em 20 anos de guerra do Vietnã foram mortos 58 mil soldados americanos.

Em suma, se o cenário desenhado por Bolsonaro se materializasse, a quantidade de brasileiros mortos (a maioria negros e jovens da periferia) em oito anos seria equivalente a todas as mortes em combate somadas das dez principais guerras em que os Estados Unidos, um dos países mais bélicos da modernidade, já se envolveram desde o século XIX.

Outra comparação, segundo dados do governo americano, os Estados Unidos, que tem pena de morte, executaram 1465 pessoas desde 1977. Ou seja, 1465 criminosos, ou considerados como tal pela justiça americana, foram executados ao longo de mais de 4 décadas. Bolsonaro quer matar 640 mil “criminosos” nos oito anos em que pretende governar o país.

Detalhe: o Brasil não tem pena de morte e a maioria da população ainda é contra dar ao Estado o direito de tirar a vida de um cidadão brasileiro.

Eu nunca pensei que fosse testemunhar um candidato a presidência da república, com bom posicionamento nas pesquisas, falar coisas assim.

Sempre é bom lembrar que Bolsonaro é cria da grande mídia brasileira, que é a origem de todo o fascismo incrustrado na consciência da sociedade brasileira.

Ele preconiza também que proprietários de terras tenham fuzis para atirar em trabalhadores sem-terra, alegando que a “propriedade privada é sagrada”.

Pelo jeito, ninguém ensinou ao candidato, nem algum jornalista lembrou de observar, que a vida humana é muito mais sagrada que a “propriedade privada”.

Tampouco lhe recordaram que, segundo a Constituição brasileira, a propriedade rural deve ter uma função social.

Igualmente não lhe recordaram que a história do Brasil é marcada pela herança do latifúndio.

A entrevista completa pode ser vista no Youtube ou na página do programa Canal Livre.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sezemen

08/07/2019 - 09h25

Ouvir à torcida que pagou 600 nióbio.
Pra mandar o bozo sacola de bosta tomar no cu. Não tem preço!

???????????

ronaldo alves hannouche

22/11/2017 - 19h56

Assassinatos cometidos pela polícia ???
Pera lá né ?
Quem tá sendo assassinado de fato é o cidadão de bem e os próprios policiais.
Chega de direitos humanos pra bandido !

Serjão

22/11/2017 - 17h08

Miguel do Rosário, impossível o teu espaço.
Sem chance vir aqui e ver coxinhas, trouxinhas, trolls e mercenários nos comentários.
Eles já têm espaço mais do que suficiente, o que mais tem na net é antagonistas e que tais.

    Miguel do Rosário

    23/11/2017 - 10h57

    Desculpe, estamos tentando conter.

Lucas Caetano Goulart

22/11/2017 - 12h04

Tenho uma pergunta ao Miguel do Rosario. A quantidade de mortos por aqui seria maior do que na Revolução Russa ou na Revolução Chinesa?

    Mauricio

    23/11/2017 - 09h39

    Lucas, eu repondo sua pergunta. O numero de mortos não é maior que na Revolução Russa ou Chinesa, como também na Guerra de Secessão nos EUA, como nos campos de concentração…

Lucas Caetano Goulart

22/11/2017 - 12h03

Tenho uma pergunta ao Miguel do Rosario. A quantidade de mortos seria maior do que na Revolução Russa ou na Revolução Chinesa?

Damarato

22/11/2017 - 12h01

Vi algumas pessoas chamando os esquerdistas de acéfalos, mas aconselho a usarem palavras simples, tais como mortadelas ou Lulistas, pois o significado de acéfalo é um pouco demais para quem tem um QI abaixo de 50.

Vagner

22/11/2017 - 12h01

Quando o sobrenome do jornalista e “do rosário” já se sabe o que vem, ?

    Isaac Nascimento

    22/11/2017 - 12h03

    Kkkkkk tá explicado!!

Mauricio

22/11/2017 - 11h37

Vamos la, se morrem 80 mil bandidos por ano e a criminalidade não diminui, sinal que… bandido bom é bandido morto não resolve e nem é projeto de segurança, ou, prova que, a maioria dessas mortes é de inocentes e principalmente, de moradores da periferia, e esse é o principal objetivo do Fryboysonaro.

Mar

22/11/2017 - 11h32

Se o idiota está referindo a bandidos, ele e seus seguidores com deficiência de neurônios esquecem que os bandidos que tem ser exterminados, são aqueles que eles colocaram no poder. Estes são muito piores, muito mais danosos à população do que os bandidos que eles querem matar. Para se ter uma ideia, juntando o roubo de muitos bandidos de uma determinada localidade, não chega ao montante das malas do bandido Geddel. Os bandidos de estimação de Bolsonaro e seus seguidores, estão matando muita gente de fome, estão roubando nossas riquezas, estão tirando nosso direito a saúde e educação.

    Isaac Nascimento

    22/11/2017 - 12h01

    Bolsonaro não defende bandido do colarinho branco, você é muito idiota mesmo, nós defendemos ele,justamente pois, não há nada que o condene, vai estudar, pois que não tem neurônio aqui é você, pois não tem opinião formada, só repete o que a mídia manipuladora inventa.

Isaac Nascimento

22/11/2017 - 10h30

Só um leitor muito acéfalo para ser manipulado por essa matéria. Vamos lá, primeiro ele fez menção a bandidos, por mim já podem desaparecer todos, ou se concertarem. Não existe vítima da sociedade, nasci e cresci em família muito humilde, em uma casa de madeira do três compartimentos e mais 9 pessoas, nem por isso saí roubando, culpando a sociedade e me juntando à criminalidade como muitos que cresceram comigo e que tiveram uma vida bem melhor que a minha e hoje são envolvidos com o tráfico de drogas. Outro ponto é o MST essa facção criminosa e terrorista, que quando invade uma propriedade privada, quem tiver vida eles matam, seja animal, funcionário ou o dono e tem vários relatos de casos de estupros. Quero lembrar a você, autor dessa matéria, que nos últimos dias eles deram um prejuízo irrecuperável a fazendeiros de mais 60 milhões na Bahia, você quer que eles recebam o MST com festa e banquetes? Você é um hipócrita, você tem razão a “vida é mais sagrada que a propriedade privada”, mas o MST não pensa nisso na hora de destruir o patrimonio e matar funcionários de fazendas, nesse caso é melhor a vida de pessoas trabalhadoras do que de criminosos e terroristas que você apoia. Ou você é surdo ou muito ignorante pra perceber que “que morra 80 mil bandidos” é força de expressão, você deve voltar a estudar, pois foi assim que eu venci na vida e consolidei minhas próprias opiniões.

    Mauricio

    22/11/2017 - 12h02

    Isaac, você não passa de um velhaco. Vem com esse discurso meia boca, que nasceu pobre e não foi para o crime, mas tenho certeza que você teve uma estrutura familiar, que seus pais nunca te disseram pra ir pra rua e só voltar se fosse com dinheiro, duvido que eles ficassem mais contentes se levasse dinheiro ilicito pra casa do que se tirasse notas altas na escola, seus pais com certeza eram alfabetizados e passaram por dificuldades comuns a todos. Criminalizar movimentos sociais mostra apenas seu analfabetismo político e funcional. Quando o Fryboisonaro fala de 80 mil bandidos mortos, não é força de expressão, é desejo, e principalmente, se for negro e pobre, ou seja, os marginalizados (vitimas) da sociedade.

      Isaac Nascimento

      22/11/2017 - 12h23

      Tenho apenas 27 anos amigo, minha mãe de criação cursou até a 4ª serie do ensino fundamental, meu pai é funileiro, e concluiu o ensino fundamental apenas, meu avô morreu muito cedo e ele teve que trabalha para ajudar a minha avó. Sobre política, aposto que entendo muito melhor que você. Minha historia de vida é verídica, me criei na Rua Magalhães Barata no Bairro Betânia aqui em Manaus periferia da cidade. tem pelo menos 15 bocas de fumo comandadas pela facção FDN e muitos colegas de infância fazem parte dessa merda. Hoje sou, militar, pai de família e mostro a verdade pra minha filha para não ser demente igual a você esquerdopata.

        Miguel do Rosário

        22/11/2017 - 12h58

        Isaac, tente discutir democraticamente. Todo país tem esquerda e tem direita. Os dois pólos devem conviver civilizadamente. A direita defende os ricos. A esquerda defende os pobres. É assim o mundo.

          Isaac Nascimento

          22/11/2017 - 13h59

          A esquerda defende Chegar ao poder se perpetuar nele, o pobre só é massa de manobra, o capitalismo, com esforço e sem burocracia qualquer pobre pode ficar rico. Mas vamos lá. Se no Brasil a esquerda que ficou tantos anos no Brasil se preocupasse de verdade com os pobres, teriam feito muito mais do que fizeram. Sabe porque todo brasileiro quer ficar rico? porque o erviços que temos não pode custear do que realmente necessitamos.

        Mauricio

        23/11/2017 - 09h50

        Exatamente o que falei, você é filho de pais alfabetizados que passou por problemas normais. de acordo com seus comentários, percebe-se que entende tanto de política quanto eu entendo de plantação de ovos. Poderia dizer aos haitianos, etíopes, senegaleses que eles são pobres porque não se esforçam, afinal, vivem em países capitalistas, por quê você não está rico? por quê sua familia não ficou rica? Vocês moram num país capitalista, são preguiçosos? A esquerda quer se perpetuar no poder, mas quem ficou no poder durante 502 anos foi a direita, e, 502 anos, se não me engano, se não mudou a matemática é bem mais que 14 anos.

          Isaac Nascimento

          27/11/2017 - 15h22

          Como eu disse um país capitalista SEM BUROCRACIA qualquer um pode viver bem. Não essa merda burocrática que é o Brasil. Esses países citados por você, nada pode resolver os problemas, nem liberal, de direita e esquerda, isso é outra coisa. Conheço muitos haitianos e são uma raça que eles mesmo não se ajudam. “Nas missões de paz do Haiti, um haitiano que tinha acabado de comer, queria brigar com outro que não tinha comido e tentar tirar a comida dele”, isso é só um fato de inúmeros que eu presenciei. Ah! Maurício! Você é um analfabeto político, funcional e sabe lá mais o que… … acabo minha discussão aqui, pois resolvi fazer a minha parte ao invés de ficar discutindo com ignorantes.

Wellington Santos

22/11/2017 - 10h17

A esquerda brasileira fracassou,isso é fato e olha que já fui eleitor do Lula,assinante da revista Em foco,cuidado vcs tentam dar um contexto diferente a cada palavra de Bolsanaro,mas esquecem quer o que Bolsanaro fala é o que muito mais da maioria de todos os Brasileiros tem vontade de dizer , e os politicamente corretos vendem a ideia de que que vc não pode dizer o que historicamente pensam! Bolsanaro terá meu voto e todos que eu puder conseguir, vou gastar de meu bolso com adesivos, camisetas,prefiro um cara que diz o que pensa , que fala o pensa, pois me mostra que ele é um sujeito verdadeiro. É obvio que nem tudo que Bolsanaro diz e pensa, será possível ser implementado, democracia tem as suas negociações, mas não como o PT que vcs tanto defendem fez,quanto a Israel, vai estudar um pouco, vc descobrirá que aquela terra pertence por direito aos filhos de Jacó,pai dos doze, que deram origem as tribos,que é a base da nação de Israel. Outra coisa, o eleitorado de Bolsanaro de analfabetos não tem nada, é justamente ao contrario, não somos escravos ideológicos,nem fruto da doutrinação, faz pena o sujeito não entender a lógica da vida .

Hammer

22/11/2017 - 07h49

Entendeu não? Vamos desenhar: se todos esses 80.000 fossem bandidos e terroristas, vamos pelo menos, dobrar o número de…”justiçados”. Mas você, se tiver com peninha, pode levar alguns pra dormir na tua casa…

Romain Roland Washington

22/11/2017 - 07h48

Quando ele diz que deve morrer 80.000 é se referindo a bandidos e Marginais que só assombram a sociedade. Matando, sequestrando. Mais morrem cidadãos de bem que Bandidos. Como o Governo é Inoperantes e ineficiente contra a Violência do cidadão de bem ,ele deve dar condições para que o mesmo possa usar uma arma para se defender. Estou com o Jair Bolsonaro e lhe APOIO. Tem meu voto e Campanha Gratuita. Tudo o que Jair Bolsonaro diz é o que a Sociedade Aspira. Somos como Ovelhas para o matadouro, sem segurança, sem dignidade. O Jair Bolsonaro trará de Volta essa Segurança. É Melhor Jair se Acostumando BRASIL. Bolsonaro será o Próximo Presidente.

    Mauricio

    22/11/2017 - 08h58

    Se alguém lhe chamar de burro por apoiar Bolsonaro, ignore e continue pastando.

Elena Osawa

22/11/2017 - 07h32

Bom, para quem apoiou Israel na sua matança de crianças, mulheres e idosos palestinos na Faixa de Gaza em 2014, não me espanta essas declarações questionáveis do Bolsonaro. O Itamaraty emitiu nota condenando essa matança de inocentes promovida por Netanyahu e Israel em resposta disse que o Brasil era um “anão da diplomacia”. Bolsonaro não só apoiou Israel como disse que a nota do Itamaraty era “destrambelhada”. O que esperar de gente da estirpe de Bolsonaro que apoiou esse absurdo cometido por Israel?
https://blogdomariomagalhaes.blogosfera.uol.com.br/2014/07/29/bolsonaro-defende-israel-e-ataca-nota-do-itamaraty-como-destrambelhada/

Maycon

22/11/2017 - 03h44

Cara, como é fácil pegar uma parte da frase é esquecer todo o resto do contexto envolvido. Porque não para de tentar destruir a imagem dele e tentam melhorar a dos seus amigos do PT e coMpanhia. Provavelmente deve ser porque sabem que agora nao tem mais volta.

    Mauricio

    22/11/2017 - 08h56

    Se alguém lhe chamar de burro porquê apóia o Bolsonaro, ignore e continue pastando.

      Bruno

      22/11/2017 - 11h09

      Se alguém lhe chamar de burro porquê apoia o Bolsonaro, ignore-os, e continue trabalhando. Deixe os fracos e injustiçados berrarem, pois é a única coisa que conseguem fazer. Vítimas da sociedade.

RODRIGO

22/11/2017 - 03h00

Poucas vezes eu li uma matéria tão ruim quanto essa. Parece que ainda não entenderam que quanto mais batem mais ele cresce. Povo não é mais manipulável como antigamente. Abram seus olhos. Pensamos por nós mesmo agora. Bolsonaro representa a grande maioria que quer a ordem e o progresso para este país.

Serjão

21/11/2017 - 23h24

Dando palanque a escroque!

OSMAR SIQUEIRA

21/11/2017 - 21h53

BOLSONARO É UM AGULHA NEGRA SEUS ESTRUMES …
SABEM O QUE É ISSO ??.NAO .. VOCES SABEM O QUE É SEM TERRA E SEM TETO LADROES INVASORES QUE QUANDO O BOLSONARO ASSUMIR IRÃO PIAR MIUDINHO NA BALA … KKKK

BOLSONARO.. PRIMEIRO TURNO !!…

PORTE DE ARMA P MATAR BANDIDOS.. CORRUPTOS E LADROES DE TODAS AS ESPECIES ..

    Octavio

    21/11/2017 - 22h50

    Bolsonabo Bunda Suja Entreguista Deficiente Intelectual seria expulso do Exército se não tivesse pedido para sair. Vc esqueceu desta parte. Além disto, ele tinha planos de sabotagem através da colocação de explosivos em instalações públicas.

      Isaac Nascimento

      22/11/2017 - 10h36

      Você está confundindo Bolsonaro com a Dilma, e outra ele é militar reformado ou seja, não foi expulso e nem pediu pra sair foi licenciado para exercer cargo eletivo, tudo isso nossa legislação prevê, mas aposto que você não conhece nem o teus direitos constitucionais.

        Mauricio

        22/11/2017 - 11h11

        Não Isaac, o Bolsonaro se licenciou do Exercito por livre e espontânea pressão. Um graduado apaziguador conseguiu um acordo para que ele não fosse expulso e fizeram com que ele pedisse pra sair.

          Isaac Nascimento

          22/11/2017 - 12h12

          Sou militar e trabalho justamente com licenciamento de militares, seja para reserva, reforma, concorrer cargo eletivo, licenciamento de militar “ex-officio ou a bem da disciplina, e sei justamente do que estou falando. E fique sabendo que um graduado (nem a pau), não tem como interferir em assuntos de Oficial, ainda mais em casos de Oficial Intermediário que é o caso do Bolsonaro somente o Alto Comando do Exercito. Agora vai estudar o Artigo 5º da CF/88, pra ver se você conhece pelo menos o teus direito e deveres como cidadão.

          Mauricio

          23/11/2017 - 10h12

          Isaac, ele foi proibido de adentrar as instituições militares em 1990, e essa proibição foi revogada porque ele foi eleito deputado no mesmo ano.

    Mauricio

    22/11/2017 - 09h00

    Quando lhe chamarem de burro por apoiar Bolsonaro, ignore e continue pastando.

      Bruno

      22/11/2017 - 11h11

      Se alguém lhe chamar de burro porquê apoia o Bolsonaro, ignore-os, e continue trabalhando. Deixe os fracos e injustiçados berrarem, pois é a única coisa que conseguem fazer. Vítimas da sociedade.

        Mauricio

        22/11/2017 - 11h17

        Era pra pastar, não escrever Bruno. Em duas linhas você confirmou o que eu disse.

Robin

21/11/2017 - 20h27

Vixê!!!!! Vai ser muito difícil completar essa meta, por anos! Para completá-la, sugiro que seja contado no número de mortes Bolsonaro e sua família! Aí, acredito que poderia chegar perto dessa meta estipulada por ele!

Alguém não alienado

21/11/2017 - 19h40

Estou de acordo. Bandidos têm que morrer.

    Robin

    21/11/2017 - 20h28

    Resposta para alguém “não alienado”: então, porque você não morre, trem????

Cláudio

21/11/2017 - 18h58

Bolsonaro é LIXO! Pau mandado que bate continência pra bandeira americana. LIXO que bate em mulher e lata de longe igual a vira lata. LIXO tal qual os bolsomínions que só têm estrume dentro da cabeça!

Luiz

21/11/2017 - 18h47

E pensar que ainda tem gente que defende esse estrume. Bolsonaro é uma fraude, é um personagem da pior qualidade. Esse lixo imundo deve voltar para o esgoto que o produziu. Aliás, mais uma cria da mídia como foi Cunha, o ladrão. Bolsonaro só engana trouxa e alienado.

OSMAR SIQUEIRA

21/11/2017 - 17h49

LIXO MENTIROSO… POR CAUSA DE LIXOS MENTIROS CONDENADO COMO VC O E LULA QUE O BOLSONARO LEVARA ESSA NO PRIMEIRO TURNO !!…

FALARAM P ELE QUE MORRE MUITO ..
ELE DISSE : TEM QUE VER QUANTOS SÃO BANDIDOS E QUANTOS INOCENTES…
ELE DISSE.. SE FORAM 40 MIL BANDIDOS.. TEM QUE DOBRAR P 80…

JUSTAMENTE EM PROL DOS INOCENTES…

NAO TEM XORORO… O PT ACABOU.. BOLSONARO CHEGOU .. VAI POR O MORO NO STF E GENERAIS NOS MINISTERIOS..]

ISSO SIM É UM PRESIDENTE HONRRADO

    Cuca

    21/11/2017 - 18h35

    ?????

    Robin

    21/11/2017 - 20h38

    Ora, seu lixo alienado, que não sabe ouvir o que Bolsovaga disse: “no tocante a sessenta mil, se morreram 40 mil bandidos…”, se estavam discutindo sobre 60 mil mortes, e, dentre eles, morreram 40 mil, então, infere-se que morreram 20 mil inocentes mortos pela polícia, pelo que Bolsonada dá de entender no seu simplório exemplo! Você só houve o que quer ouvir, né? E outra: os “bandidos” foram mortos em tiroteio ou assassinados? Tenho certeza que há algum tiroteio e se pode contar nos dedos, e, mesmo que, todos os mortos pela polícia sejam ou não sejam, se transformam em “bandido”, na versão policial, esta que prevalece! Por aí se vê que esse BOLSOVAGA não é tão ignorante, nem tão mal informado, embora tenha uma alta porcentagem das duas. Bolsovaga é PSICOPATA ou SOCIOPATA, mesmo. Você que escolhe…
    … … … será que você, também, é psicopata?

Luiz Pereira

21/11/2017 - 17h37

Será que o parlamentar Bolsonaro nunca leu a Constituição? Deveria, independente de ser candidato continua sendo um legislador, tem a obrigação de conhecer as leis.


Leia mais

Recentes

Recentes