Menu

Eugênio Aragão ao Cafeína: “O MPF não é um Poder!”

Da Redação do Blog O Cafezinho, Por Romulus Maya, da Suíça O programa Cafeína recebeu nesta quarta-feira Eugênio Aragão, membro aposentado do Ministério Público Federal, ex-Vice-Procurador-Geral Eleitoral e último Ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff. Perguntado sobre se o MPF estava ou não preparado para receber os poderes que detém hoje, Aragão fez um […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Da Redação do Blog O Cafezinho,

Por Romulus Maya, da Suíça

O programa Cafeína recebeu nesta quarta-feira Eugênio Aragão, membro aposentado do Ministério Público Federal, ex-Vice-Procurador-Geral Eleitoral e último Ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff.

Perguntado sobre se o MPF estava ou não preparado para receber os poderes que detém hoje, Aragão fez um retrospecto da evolução do perfil dos procuradores desde 1988 até os dias atuais. Inicialmente, predominariam indivíduos mais experimentados no ingresso, para os quais preocupações corporativistas e o “jogo do poder” seriam secundários. Entretanto, ao longo do tempo, um forte viés de seleção econômico-social teria passado a favorecer o ingresso no MPF de “concurseiros” – jovens, filhos das classes média e alta, cujos pais podem prover, por anos, estudos em caros cursinhos preparatórios.

Na sequência, Aragão minimizou o golpismo da vez: a hipótese de mudança do sistema de governo do presidencialismo para o parlamentarismo. Lembrou o perfil “polêmico” – antes e depois de chegar à Corte, do proponente, o Ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Como eventual remédio processual, o ex-Ministro aventou a hipótese de desistência da própria ação sob a relatoria de Moraes, já que essa fora proposta pelo ex-governador e ex-ministro Jacques Wagner (PT).

No que concerne a questão de fundo, Aragão afirmou que o momento de eventual mudança, no sistema da Constituição de 1988, já teria expirado. Consequentemente, o sistema presidencialista teria sido elevado a cláusula pétrea.

Em seguida, foi perguntado sobre a profusão de prisões preventivas, combinadas com a criminalização da política – como, p.e., nos casos recentes dos três deputados estaduais do RJ e dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho. Em resposta, Aragão anotou a homogeneidade ideológica, de matiz conservador, prevalente no MPF. Bem refletindo os valores da classe a que pertencem – a alta, os procuradores teriam abraçado sem reservas o punitivismo. Somar-se-ia a isso, ainda, a sede de protagonismo político da instituição. O resultado dessa combinação seria o uso da persecução penal – e das prisões espetaculosas de políticos – como meio de os procuradores alavancarem a si próprios na disputa por poder.

Por fim, Eugênio Aragão foi perguntado se procuradores podem ou não ser convocados a CPIs. Isso, em vista do pronunciamento oficial – em ação no STF, da Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, que postulou a exclusividade do MPF na investigação de seus próprios membros. O ex-Ministro começou por lembrar o princípio da separação dos Poderes, mas tão somente para assinalar que o MPF não seria um Poder! No passo seguinte, em vista do princípio da soberania popular, Aragão concluiu que procuradores, a começar pelo(a) próprio(a) PGR, estariam, sim, obrigado a prestar contas aos representantes, eleitos, do povo.

Apoie o Cafezinho

Wellington Calasans

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jaime Camargo Laurence Nunes

24/11/2017 - 00h32

O ministerio publico é parte do executivo

jose carlos vieira filho

23/11/2017 - 09h45

Encontro Continental pela Democracia:
https://telesurtv.net/bloggers/Pepe-Mujica-Hago-apologia-de-la-sobriedad-no-de-la-pobreza-20171122-0002.html

PANTANAL SER

23/11/2017 - 08h02

QUEM DISSE QUE O MP NÃO TEM PODER ????
SE É OU NÃO É NAO INTERESSA .. INTERESSA O QUE ELE FAZ E EXERCE..
O MP NÃO SÓ É UM PODER COMO VEM A SER O MAIORRR, JUSTAMENTE POR TER SUA INDEPENDENCIA GARANTIDA PELA CF88,
NINGUEMMMMM MANDA NO MP .. NINGUEM ABSOLUTAMENTE NINGUEM.. CADA PROMOTOR TEM SUA PRERROGATIVA SEU FORO PRIVILEGIADO SEU ALTO SALARIO E SUA VITALICIDADE.. !!!

NINGUEM PODE COM O MP !!!… E POR ISSO ELE ÉO PODER MAIOR.. PODE PEITAR TUDO EA TODOS.. GRAÇAS A DEUA A DILMA NAO CONSEGUIU LOTEAR TUDO.. TENTOU TENTOU MAIS NAO CONSEGUIU.. COMO CONSEGUIU NO ST ONDE O PT TEM 9 MINISTRO DOS 11… TRISTE BRASILL.. TERRINHA DE POVO SEM FUTURO .. ABANDONADOS.. ROUBADOS EM FLAGRANTE..

FICA A DICA.. ESSE MINISTRINHO DA DILMA AI NAO TEM MORAL P FALAR EM NOME DE NADA.. O MP SÃO MILHARESSS DE PROMOTORES… CADA UM COM SUA INDOLE E CARATER.

Vicente

23/11/2017 - 06h37

Por que temos Fux, Toffoli e Carmem no STF e não temos Aragão? Não entnendo. Deve haver alguma razão, mas meu alcance não permite entender uma coisa dessas. Já imaginaram se tivéssemos 6 do nível de Aragão no STF?

Clodoaldo Novais

23/11/2017 - 02h34

Excelente entrevista! Parabén

Vilma Govedice

22/11/2017 - 22h49

Excelente programa que nos deixou mais tranquilos a respeito do Parlamentarismo mas mesmo assim não podemos esmorecer. Obrigada Romulus pelo resumo, muito informativo e nos faz assimilar melhor a posição legal.

Mar

22/11/2017 - 22h02

Para cortar as asas do MP tem que acabar com a globo.

Cláudio

22/11/2017 - 21h58

Bendine , guerreiro do povo brasileiro !

Ronaldo Cândido Comitre

22/11/2017 - 23h48

Parabéns Romulus, Wellington e Miguel, temos que beber sempre da fonte Aragão!!!!

Niobe Maria Rodrigues da Cunha

22/11/2017 - 20h53

muito bom!!!! precisamos de gente como o ex ministro como porta-voz constante da resistência. Precisamos reforçar nossa posição de indignação. Programa excelente! Parabéns a equipe


Leia mais

Recentes

Recentes