Comentários sobre: Urna eletrônica brasileira: a “teoria da conspiração” fica só na “teoria”? https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/ Portal de noticias e análises sobre política brasileira, geopolítica, economia, tecnologia, sempre numa perspectiva democrática, progressista, anti-imperialista e multipolar! Wed, 06 Dec 2017 20:56:52 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 Por: Samir https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/#comment-456084 https://www.ocafezinho.com/?p=81800#comment-456084 Quem tem tentado minar o processo eleitoral em claros atentado à democracia
é a grande mídia e a plutocracia. Quando perdem a eleição nas urnas dão golpe
e roubam rapidinho mais de 52 milhões de votos populares; Quando a democracia , o estado democrático de direito são atacados brutalmente, inclusive com a participação das instituições do próprio estado, não há tecnologia que resolva.

]]>
Por: Abner https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/#comment-456045 https://www.ocafezinho.com/?p=81800#comment-456045 Bem, somente uma pergunta, mas sabendo que quase todos os sistemas vão apresentar alguma vulnerabilidade e, por isso é preciso aumentar o nível de segurança. Bem, a pergunta é, como violar a urna, já que a mesma não fica conectada a internet durante a votação? Todas as urnas teriam que ser violadas localmente com algum software ou reprogramação para alterar os resultados ou, o que ninguém, creio eu, que os resultados podem ser também alterados durante a transmissão para os servidores do TSE ou mesmo alguém pode alterar o sistema de contagem também lá no servidor, que também alteraria os resultados. Abraços.

]]>
Por: Marlene Filomena Dal Belo https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/#comment-454424 https://www.ocafezinho.com/?p=81800#comment-454424 Em resposta a Antonio Carlos.

É isso mesmo … voto impresso … tendo uma recontagem por amostra com fiscalização dos partidos … essa recontagem por amostragem deve ser oficial e estatísticamente definida …. não é uma ou outra urna não … a solução tem que ser matemática … cientificamente definindo e explicada com clareza …
é mais … não tem coisa mais fácil de fraudar do que software … os partidos tem que ter fiscais com competência técnica suficiente para estarem na banca dos técnicos que comandam o processo eleitoral … essa coisa não é simples …

]]>
Por: Vinícius https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/#comment-454417 https://www.ocafezinho.com/?p=81800#comment-454417 Tema importante e precisa ser divulgado.
Não deram golpe em 2016 para perder em 2018.

]]>
Por: 1bit https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/#comment-454415 https://www.ocafezinho.com/?p=81800#comment-454415 Para aumentar a consciência é importante mencionar que os problemas hoje são muito maiores do que anos atrás. Além da preocupação com as vulnerabilidades a nível de software etc e tal , Nos últimos 7 anos a situação já evoluiu muito. O buraco é muito mais embaixo.
Sem perder muito tempo postarei dois links
https://en.wikipedia.org/wiki/Hardware_backdoor
https://en.wikipedia.org/wiki/Hardware_Trojan
Uma vulnerabilidade pode estar presente no nível micro-eletrônica, por algum erro ou até mesmo como uma “feature” não documentada..
Exemplos : https://en.wikipedia.org/wiki/Hardware_backdoor#Examples
Não sei se há notícia de que esse tipo de problema tenha afetado alguma urna eletrônica até então. Mas quem sabe no futuro.?
Qual a garantia que um chip utilizado não tenha um implante internamente mesmo que seja idêntico externamente falando ou compatível com versões anteriores ou compatível a nível de sistema?
Falar de segurança apenas a nível de /software /os/ sistema/ já não é suficiente. Ou você domina e tem controle do sistema como todo ou simplesmente não tem. E isso vale para Urna, e para muitos outros exemplos.

https://www.computerworld.com/article/3079417/security/researchers-built-devious-undetectable-hardware-level-backdoor-in-computer-chips.html

Pesquisando você pode encontrar inúmeros exemplos / pesquisas / demonstrações sobre estes temas.

Não é mais momento para preocupação. O momento é de alarme vermelho. Em alguns casos , pânico.

]]>
Por: Mar https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/#comment-454412 https://www.ocafezinho.com/?p=81800#comment-454412 Transmissão de pensamentos. Estava refletindo sobre isso estes dias. Este assunto tem mesmo que ser provocado. Os tucanos e os outros deputados golpistas estão fazendo todas estas reformas que afrontam a sociedade, sem terem medo das urnas, isso é no mínimo estranho. Li alguma coisa que deputados negociaram com temer concorrer no governo dos seus estados, Maia é um deles. Como assim? Como um deputado golpista que votou a favor do Temer podem ainda ter confiança que serão bem sucedidos nas próximas eleições? Tucano queimados com a população se bicando para concorrer a presidência? Aí tem! Eu não acredito nas urnas eletrônicas principalmente na era do entreguismo. Parabéns por abordar o assunto.

Em tempo: Outro assunto que merece atenção também são jogos da loteria. Para mim é uma fonte de abastecimento de malas.

]]>
Por: Kanu https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/#comment-454409 https://www.ocafezinho.com/?p=81800#comment-454409 Seria bom começarem a divulgar as matérias que emergiram após revelações do Snoden e também as várias revelações que o WikiLeaks fez neste ano que passaram
batido na grande imprensa. A grande maioria da população não tem conhecimentos dos problemas e das implicações das revelações. Não é difícil encontrar milhões de brasileiros utilizando aplicativos que eles não conhecem, serviços que não conhecem tudo por que oferece alguma vantagem- *grátis”. Ou muitas vezes até pago. Estão pagando para serem espionados.

]]>
Por: Antonio Carlos https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/#comment-454408 https://www.ocafezinho.com/?p=81800#comment-454408 Em resposta a C N Morais.

Fim do sigilo transforma o voto em mercadoria. Quem encomenda paga depois de ter certeza que recebeu a mercadoria.
Sobre papelzinho, transcrevo o que já escrevi em reposta a outro comentário:
” a proposta é que ao votar, seja impresso o voto e, por meio de uma tela transparente (vidro ou acrílico) o eleitor veja em quem votou, em seguida o papel impresso cai em um receptáculo opaco, o que garante que os próximos eleitores não verão os votos anteriores.
Para assegurar confiança no sistema, ao fim da apuração os partidos selecionam algumas urnas para contagem manual dos votos impressos, uma amostra.
Havendo algum problema nas amostras, fica evidente que o sistema tem falhas. Não havendo problema nas amostras, não há porque recontar tudo.”

]]>
Por: Antonio Carlos https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/#comment-454407 https://www.ocafezinho.com/?p=81800#comment-454407 Em resposta a Nibble.

Nibble, a proposta é que ao votar, seja impresso o voto e, por meio de uma tela transparente (vidro ou acrílico) o eleitor veja em quem votou, em seguida o papel impresso cai em um receptáculo opaco, o que garante que os próximos eleitores não verão os votos anteriores.
Para assegurar confiança no sistema, ao fim da apuração, os partidos selecionam algumas urnas para contagem manual dos votos impressos, uma amostra.
Havendo algum problema nas amostras, fica evidente que o sistema tem falhas. Não havendo problema nas amostras, não há porque recontar tudo.
O paradigma é simples. Melhor gastar dinheiro nisso do quem biometria.

]]>
Por: C N Morais https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/#comment-454406 https://www.ocafezinho.com/?p=81800#comment-454406 Me perdi no excesso de ironias… acabei não entendo se a urna realmente é um instrumento que está sendo usado para fraudar as eleições, e quem beneficiou-se e continuará se beneficiando disso. Apenas lembro que a urna em si é apenas uma pequena parte do sistema; mesmo que ela fosse inexpugnável, em algum momento do processo os dados poderão estar vulneráveis, se o referido processo também não for blindado. E lembro, como diziam na escola, papel aceita qualquer m…, logo uma filipetinha impressa não vai garantir nada. Sugestão palpital: acho que nossa Democraca está suficientemente madura para abandonarmos o sigilo do voto. Aliás, microcoronéis provincianos se valem desse sigilo para “cabrestar” milhares de votos.

]]>
Por: Luiz henrique https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/#comment-454405 https://www.ocafezinho.com/?p=81800#comment-454405 Boa matéria! Pelo menos não ficamos como náufragos em madeira boiando, enquanto reclamações de ” sumiço” de votos são cada vez mais reclamados por candidatos em vários meios de comunicação após as eleições.

]]>
Por: Nibble https://www.ocafezinho.com/2017/12/05/urna-eletronica-brasileira-teoria-da-conspiracao-fica-so-na-teoria/#comment-454404 https://www.ocafezinho.com/?p=81800#comment-454404 Eu ainda acredito que da forma e os procedimentos feitos nosso sistema de urna ainda é mais segura do que contagem de papelzinho ou sistema antigo.
Pontos de vulnerabilidade sempre existiram não apenas em ternos de sistemas e programas mas também de procedimento , instalação, manuseio.
A tecnologia avançou muito desde o início das urnas eletrônicas, é mais do que na hora de revisar as coisas.
Ao contrário dos que acreditam que imprimir papelzinho garante alguma coisa eu simplesmente discordo pois quanto mais equipamentos e canais de comunicação você conecta ao sistema mais vulnerabilidades você pode estar criando e mais difícil torna-se auditoria. O mesmo vale para biometria se for ligada a urna.
Parabéns cafezinho pela matéria.

]]>