Menu

O que Ronaldinho e Bolsonaro têm em comum?

(Ronaldinho e o vice-presidente do Patriota com o livro de Bolsonaro. Foto: divulgação) Por Pedro Breier Notícia esdrúxula do dia: Ronaldinho vai se filiar ao partido de Bolsonaro (atual PEN e futuro Patriota) e concorrerá ao Senado por Minas Gerais. No meio do teatro do absurdo que virou a política nacional, buscar alguma ordem em meio […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Ronaldinho e o vice-presidente do Patriota com o livro de Bolsonaro. Foto: divulgação)

Por Pedro Breier

Notícia esdrúxula do dia: Ronaldinho vai se filiar ao partido de Bolsonaro (atual PEN e futuro Patriota) e concorrerá ao Senado por Minas Gerais.

No meio do teatro do absurdo que virou a política nacional, buscar alguma ordem em meio ao caos é tarefa inglória.

Mas no caso Ronaldinho-Bolsonaro este colunista vai aproveitar seu conhecimento de causa (sou gremista) para apontar o que une a insólita dupla: o oportunismo.

Ronaldinho é cria das categorias de base do Grêmio. Chegou a dizer, no início da carreira, que jogaria até de graça pelo clube. Nos fim dos anos 90 explodiu para o futebol. Com atuações antológicas, especialmente em clássicos e jogos decisivos, seu valor de mercado era altíssimo.

Entretanto, Ronaldinho assinou um pré contrato com o PSG para sair de graça do clube, ao fim do seu contrato. O Grêmio recorreu à Fifa e arrancou uma indenização mixuruca do clube francês. A torcida ficou revoltada com o craque.

“O meio do futebol é isso aí mesmo, todo mundo só quer saber de dinheiro”, você deve estar pensando, com certa dose de razão. Entretanto, Ronaldinho leva a obsessão doentia por grana a patamares inacreditáveis.

Em 2011, já no fim da carreira, ele decidiu voltar a jogar no Brasil. Negociou com o Grêmio a sua volta para casa. A transação foi dada como certa. Chegaram a armar o palco para a festa de recepção a Ronaldinho no velho estádio Olímpico. Alguns gremistas, animados com a possibilidade de um dos maiores jogadores da história voltar a jogar em Porto Alegre, perdoaram a traição do passado e foram ao estádio para saudá-lo.

Ronaldinho e seu irmão/empresário Assis, contudo, estavam promovendo um leilão com outros times. O Grêmio pagaria uma fortuna mensal para contratá-lo, mas o Flamengo ofereceu uma fortuna um pouquinho maior e Ronaldinho não teve dúvidas: deu mais uma rasteira no seu time de origem e acertou com o rubro-negro.

A torcida ficou irada. Ronaldinho é odiado pela metade azul do Rio Grande do Sul até hoje. Eu estava no estádio quando ele foi, com o Flamengo, enfrentar o Grêmio pela primeira vez. Muita gente balançava notas de dinheiro, chamando-o de mercenário.

O tricolor gaúcho ganhou de 4 x 2 e a torcida cantava, em êxtase, os versos de Beth Carvalho: “você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”. Não é à toa que Ronaldinho não sairá candidato no Rio Grande do Sul.

A sanha do ex-atleta por bons negócios é similar à de Jair Bolsonaro, seu futuro companheiro de cédula.

Bolsonaro costumava defender, de forma até coerente com o seu apoio à ditadura militar e pretenso nacionalismo, políticas econômicas anti-liberais. Para ter o apoio do mercado, hoje jura de pés juntos que é liberal de carteirinha.

Votou muitas vezes junto com o PT em relação a questões econômicas. “Compilando o texto das ementas dos projetos em que Bolsonaro e PT votaram igual entre 1999 e 2010, nota-se um predomínio de temas associados à Nova Matriz Econômica – visão intervencionista da economia levada a cabo pelo PT”, diz esta reportagem da Folha.

Como o antipetismo virou filão eleitoral depois do golpe, Bolsonaro se vende como anti-petista até debaixo d’água. As redes sociais piraram essa semana com um antigo elogio entusiasmado do suposto anti-esquerdista mor da nação a, vejam vocês, Hugo Chávez:

Portanto, Ronaldinho e Bolsonaro concorrendo a presidente e senador pelo mesmo partido, apesar do aparente nonsense, até que faz sentido.

Os mais novos “patriotas” do Brasil são oportunismo em estado puro.

P.S.: Ronaldinho anunciou que está torcendo para o Grêmio no mundial de clubes e foi gloriosamente xingado pelos gremistas nas redes sociais. De fato, não precisamos da torcida de um bolsominion traíra para ganhar do Real Madrid.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Hammer

18/12/2017 - 00h22

Bom …Você sendo duma torcida que chama um goleiro adversário de “macaco” já é muito suspeito pra falar dum rapaz negro que saiu da restinga…Depois, o racista é Bolsonaro??

Miguel Alves

15/12/2017 - 12h07

Não e à toa que os jogadores de futebol considerados maiores craques do Brasil são DOTADOS de cocô de gato em suas cabeças, pois foram MERCENÁRIOS e individualistas extremados. Vejamos as DESGRAÇAS. Pelé, Romário, Ronaldo, o gênio (ui…), Ronaldinho traidor, Bebeto, Neymar (o ladrão do fisco).

Alguns poucos como o Dr.Sócrates e Vampeta ambos do Corínthians Paulista e Reinaldo do Atlético Mineiro, SALVARAM-SE. Esses são/foram pessoas do BEM.

OSCAR

15/12/2017 - 08h13

RONALDINHO E GREMIO ?? VOCE E LIXO..
RONALDINHO É BARÇA E BOLSONARO…

FALAM MAL DO AECIO E DO PSDB MAIS NAO QUEREM QUE ELES SUMAM DO MAPA NE ??

O RONALDINHO VAI TOMAR A VAGA DE ALGUM POLITICO VAGABUNDO LA EM MG SIM PODE TER CERTEZA… SE TIRIRIRCA E JEAM WILYS PODEM .. RONALDINHO PODE MUITO MAIS…
SE FOSSE DO SUL SABERIA QUE O RONALDINHO JA AJUDOU E AJUDA MUITAS INTITUIÇOES DE CARIDADE SEU MANÉ.

LULA QUARTA SERIE CONDENADO LADRAO

Walter Pastori da Fonseca

15/12/2017 - 04h54

ELEITOR PRESTA ATENÇÃO POR FAVOR QUANDO VOCE VOTA NUM CANDIDATO VOCE ESTA ELEGENDO UM POLITICO PRA CUIDAR DE SUA CIDADE SE FOR VEREADOR OU PREFEITO, O SEU ESTADO SE FOR PRA DEPUTADO ESTADUAL E GOVERNADOR E SE FOR PRA CUIDAR DO SEU PAIS DEPUTADO FEDERAL ,SENADOR E PRESIDENTE DA REPUBLICA NAO ENTRE NESSA ESPARRELA DE VOTAR NESSES CANDIDATOS QUE USAM SEU PRESTIGIO PESSOAL SEJA NAS NOVELAS, MUSICA,FUTEBOL FAÇA UMA PESQUISA DE TODOS ESSES CARAS QUE SE ELEGERAM EXATAMENTE POR ESSE PRESTIGIO VE NO QUE DEU PORRA NENHUMA TEM EXEMPLO BEM RECENTE DE UM SENADOR PELO RIO DE JANEIRO E UM DEPUTADO FEFERAL POR SAO PAULO E TEM UMA COISA QUE E PIOR O TAL DE COICIENTE ELEITORAL ELES AJUDAM A ELEGER UM MONTE DE CANDIDATO SEM CONTEUDO POLITICO . ENTAO MANE VOCE QUE BATE NO PEITO QUE NAO TA NEM AI COM POLITICA E SE ORGULHA DISSO FAÇA UM GRANDE FAVOR NAS ELEIÇOES VAI JOGAR BOLA VAI TOMAR CACHAÇA FAÇA UM CHURRASCO COM ELEITORES COMO VOCE NAO VA VOTAR DEIXE SO OS QUE TEM INTERESSE EM TER UM PAIS MELHOR PRO SEU POVO.

zemane

15/12/2017 - 00h00

Aristofanes:
Escreveu mais de quarenta peças, das quais apenas onze são conhecidas. Conservador, revela hostilidade às inovações sociais e políticas e aos deuses e homens responsáveis por elas. Seus heróis defendem o passado de Atenas, os valores democráticos tradicionais, as virtudes cívicas e a solidariedade social. Violentamente satírico, critica a pomposidade, a impostura, os desmandos e a corrupção na sociedade em que viveu.

Seu alvo são as personalidades influentes: políticos, poetas, filósofos e cientistas, velhos ou jovens, ricos ou pobres.

Comenta em diálogos mordazes e inteligentes todos os temas importantes da época – a Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta, os métodos de educação, as discussões filosóficas, o papel da mulher na sociedade, o surgimento da classe média.

2500 anos atrás.

André Carvalho

14/12/2017 - 23h05

KKKKKKKKK!!!!!! Só rindo!!!! nada mais!!!!

roubrdario diniz valerio

14/12/2017 - 19h46

Sejam mais claro. informe a data da publicação no ESTADÃO. senão fica parecendo fake.

albert Fanon

14/12/2017 - 18h31

O que eles tem em comum? Matéria fecal no lugar do cérebro.

Valcir Barsanulfo de Aguiar

14/12/2017 - 15h50

Sou Atleticano, eleitor em Ituiutaba – Minas,, trabalharei contra esse pilantra. Candidato do BOÇALnaro não recebe meu voto nem morto. Dois bandidos a peregrinar na derrota.

    OSCAR

    15/12/2017 - 08h15

    PILANTRA E SUA AVÓ…
    O CARA ÉS BILIONARIO…
    JAMAIS FOI IGUAL O OUTRO RONALDO (ESSE SIM OPORTUNISTA R9)

    NAO PRECISA TRABALHAR NUNCA MAIS.. PODE VIVER DE AUTRUISMO.

Davi Zocoli

14/12/2017 - 14h59

Quero ter o prazer de nao votar nesse salafrário. Tenho certeza que so vai passar vergonha. Se tivesse.

Mar

14/12/2017 - 14h43

Com a palavra o povo mineiro. Espero que não façam este desfavor ao Brasil. Não vão dar uma de paulista, dando voto de protesto, tipo Tiririca. Lembre-se que temos que montar um congresso comprometido com o povo. Bons profissionais do esporte não é credencial para a política, principalmente na retomada da nossa soberania. Ronaldinho como senador, ninguém merece! Aff!

Renata Barcelos

14/12/2017 - 13h56

No sul, ele e seu irmão Assis estão tentando abrir uma casa de jogos com 400 máquinas caça-níqueis. Já haviam até distribuídos os convites p a inauguração, mas “foram adiados”. Nem alvará tinham. E, dizem estar se valendo de uma decisão do STF do ano passado, q dissociou os jogos de azar ao crime de contravenção. A ideia é expandir unidades p serra e litoral norte do RS.

Sarava

14/12/2017 - 13h45

Com essa encerro minha crença nestes cracks do futebol e do esporte brasileiro.
Será que algum deles tem salvação?
E muitos vem com seus discursos de pilantropia , atleta de jesus, etc.

Luiz

14/12/2017 - 13h01

E o pior é que essa porcaria vem se candidatar em Minas Gerais, berço do coronel corrupto e bandido Aécio Neves e seus asseclas, Anastasia e Perrela (dos helicóptero com 500 kg de pó). Minas vai dar uma lição nessa criatura nojenta.

Reginaldo Gomes

14/12/2017 - 11h53

Espécime da fauna de DNA traíra puro . (que ainda não foi geneticamente piorado)

Spinola

14/12/2017 - 11h50

Mais um Macunaíma nessa terra de gente sem patria.


Leia mais

Recentes

Recentes