Menu

Resposta a Nassif: É uma guerra de meganhas contra golpistas

Ora, Nassif, não é tão difícil entender. Gilmar Mendes, que sempre fez dobradinha com o complexo jurídico-midiático, desde a Ação Penal 470, que sempre surfou na onda da meganhagem, resolveu pisar fundo no freio da violência jurídica e virar, da noite para o dia, um garantista. Todo jurista que se preza sabe que ser garantista […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Ora, Nassif, não é tão difícil entender.

Gilmar Mendes, que sempre fez dobradinha com o complexo jurídico-midiático, desde a Ação Penal 470, que sempre surfou na onda da meganhagem, resolveu pisar fundo no freio da violência jurídica e virar, da noite para o dia, um garantista.

Todo jurista que se preza sabe que ser garantista (ou seja, defender as garantias fundamentais), no Brasil de hoje, é estampar, na testa, o estigma de “revolucionário”.

O que, neste Brasil ultraconservador, é a mesma coisa que “subversivo”.

Os professores Afranio Silva Jardim e Pedro Serrano tem dito e escrito isso com todas as letras.

Quem tem o poder no Brasil, hoje, é a meganhagem juridíca, com apoio da mídia pitbull.

O surto garantista de Gilmar, e isso é coisa que todos sabem, veio à tôna quando a Lava Jato, embriagada com o golpe de Estado e com a mudança de regime que ela ajudou a implementar, resolveu avançar sobre os mesmos setores políticos que ela levou ao poder, como o núcleo golpista do PMDB e, sobretudo, o PSDB, partido orgânico da elite neoliberal.

Gilmar, então, resolveu peitar a Lava Jato, para salvar Aécio, Temer e todos da sua turma. E conseguiu. Aécio foi salvo. Temer foi salvo. E todos os tucanos serão salvos.

Mas aí surgiu um conflito intra-golpista, entre a meganhagem, jurídica e midiática, que tem apoio internacional, e o PSDB, do qual Gilmar é o rosto jurídico mais importante.

As revistas semanais são gratas a Temer, que tem feito jorrar dinheiro público para seus departamentos de publicidade, mas sabem que o poder maior está na Lava Jato, que pode acusar, mesmo sem prova, qualquer um no país, inclusive donos de revista.

E por trás da Lava Jato há o capital financeiro, que também sabe remunerar muito bem seus apoiadores.

Isso explica, Nassif, o ataque das revistas a Gilmar Mendes.

Tenho para mim, contudo, que os golpistas talvez cheguem logo a um acordo: afinal, eles tem um inimigo em comum, que é o povo brasileiro, e o candidato deste povo, que é Lula.

***

No Jornal GGN

As dúvidas sobre a ofensiva das semanais contra Gilmar, por Luís Nassif
DOM, 17/12/2017 – 00:03
ATUALIZADO EM 17/12/2017 – 07:23

Por Luis Nassif

Confesso que ainda não entendi totalmente a ofensiva das semanais contra o Ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Do lado da Veja, é evidente que a munição foi fornecida pelos porões da Lava Jato. E é possível entender a motivação da revista, mordendo e assoprando, e tendo de se equilibrar entre recuperar a imagem, depois do desastroso período Eurípides Alcântara, e, ao mesmo tempo, fazer o jogo das fontes.

Um pouco atrás, deu a capa com o advogado Adriano Bretas, o dono da chave do milionário mercado da delação premiada. Agora, a matéria sobre Gilmar.

A dúvida maior é em relação à IstoÉ.

A revista não costuma pensar na construção da imagem editorial. Sempre vive o momento como se não houvesse amanhã.

Nas últimas eleições, acertou o apoio a Aécio Neves. Depois do golpe, acertou com Eliseu Padilha apoio incondicional ao governo Temer. Gilmar é garantia de blindagem de Aécio e Temer. Porque o ataque da IstoÉ, em cima de um caso antigo?

Há uma explicação, mas que deixa a incógnita sobre o patrocinador.

Aparentemente, os patrocinadores entenderam que a defesa intransigente do garantismo, por Gilmar, para os tucanos, acabaria transbordando para Lula, enfraquecendo a ação claramente persecutória de Sérgio Moro e do TRF4 contra Lula.

Mas quem são os patrocinadores? Aparentemente decidiu realizar prejuízo (imagem do mercado quando o investidor decide vender suas ações na bacia) com Aécio, Serra e demais cadáveres políticos. E jogá-los ao mar com Lula.

A propósito, de fonte bem informada: Antonio Palocci vai dançar com sua tentativa de delação, por alguns motivos óbvios:

A tal história do dinheiro de Kadafi para o PT em 2002 não bate. Se fosse em 1988 ou 1994 ainda teria algum sentido. Mas em 2002 o PT estava com caixa garantido e já tinha caído a ficha sobre Kadafi. Palocci não terá como apresentar provas.

Depois de 158 acordos de colaboração premiada, a Lava Jato arrisca-se a não ter ninguém preso. Soltar Palocci seria um tiro a mais no pé.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

jose carlos vieira filho

17/12/2017 - 17h11

Miguel, vale a pena levantar a bola do Nassif no cafezinho?
O cara e seus sócios no DCM já saíram do armário, são abertamete do outro lado.

    jose carlos vieira filho

    17/12/2017 - 17h25

    Complementado numa paráfrase do Brizola: não seria gastar pólvora em chimango?

    Miguel do Rosário

    17/12/2017 - 22h42

    Que delírio é esse zé carlos?

      Miguel do Rosário

      17/12/2017 - 22h42

      O artigo é um elogio a Luis Nassif, a quem admiro.

Jáder Barroso Neto

17/12/2017 - 13h56

Tá na cara que as imagens da portaria do IDP foram grampeadas pela NSA/CIA. A coordenação do Golpe é da CIA. Lembram do Echegoyan visitando o chefe do escritório da CIA em Brasília?

Mar

17/12/2017 - 12h58

São duas facções dentro do golpe. Uma defende a prisão de segunda instância para encurralar seus adversários e principalmente Lula, a outra facção que também quer prender o Lula, mas não quer que seus amigos sejam prejudicados, desta forma pretende-se através de GM cancelar esta medida. Note que o judiciário está preocupado com o uso político da questão e não se será benéfico ou não para o país. Assim como Cunha foi considerado o malvado favorito dos paneleiros, devido sua serventia no impeachment fajuto, hoje podemos dizer que por enquanto, GM é o malvado favorito dos progressistas, porque se ele voltar atrás na questão da segunda instância quebra a farsa jato.

marco,

17/12/2017 - 12h37

Sr.Miguel.Se MEDIOCRIDADE MATASSE,a maioria dos BLOGS que são ativistas,já teriam MORRIDO HÁ MUITO TEMPO.Quem sabe,MATÉRIAS MENOS MEDÍOCRES?

    Miguel do Rosário

    17/12/2017 - 14h44

    Hehe inveja é foda!

Antonio Pralon

17/12/2017 - 14h27

Na mosca Miguel do Rosário!!! Precisão ‘cirúrgica’ em sua a análise… e com o brilhantismo de sempre.
#DelendaGolpistas

Allex

17/12/2017 - 12h25

Mas qual a razão desse “conflito intragolpista”? Qual é o pomo da discordância entre as duas facções?

    Miguel do Rosário

    17/12/2017 - 14h43

    Pegar tucano. Lawfare só vale contra esquerda.

      Allex

      17/12/2017 - 19h14

      Não vejo a lava jato, com seus morangos e dalagnois, disposta a avançar contra as aves de bico grande. Pelo contrário até. São aliados de sangue e carne. Arrisco o seguinte raciocínio: gmendes, com seu legalismo em prol dos irmãos tucanos e peemedebistas (no segundo caso, somente a alta cúpula), vai se constituindo em uma ameaça real ao imenso poder alcançado por algumas corporações golpistas: mpf, juízes de primeiro grau e pf. Ou seja, é a velha luta pelo butim, na qual é comum o elemento que tem mais destaque atrair contra si a ira dos demais. Sendo assim, exibindo poder em demasia, ele pode acabar sendo sacrificado.

Messias Franca de Macedo

17/12/2017 - 12h06

Parte dos termos nos quais A GLOBO LIXO enuncia para a turma do TRF-4 o parecer da antecipação do enforcamento do eterno e honrado presidente Lula.
Aí, só foi o gebran e o Flores dar control V Control C, para o gáudio do juizeco de piso ‘mor(T)o’!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Por trás deste repentino anúncio da troca de comando nas empresas do Grupo Globo travou-se uma intensa disputa nos bastidores da cúpula do Grupo, cujos herdeiros relutam em reconhecer que a gestão conduzida por eles foi desastrosa. Sob todos os pontos de vista de gestão empresarial.
A opção tomada de derrubar a presidente Dilma teve de ser acompanhada de uma intensa campanha que terminou derrubando o governo, mas também derrubou o PIB. Afetou, diretamente, o faturamento dos principais anunciantes. E, por conseguinte, seus investimentos em publicidade. Ou seja, um tiro no pé nos negócios da empresa.
A gota d’água que agiu como elemento catalisador para a troca de comando foi a “decisão kamikaze” (nas palavras de interlocutores dos Marinho!) da cúpula do jornalismo da emissora, ao orquestrar a antecipação do julgamento do ex-presidente Lula para o dia 24/01/2018. Passaram para toda sociedade e para todo mundo jurídico nacional – e internacional – a certeza de que o país estaria sob a égide de um verdadeiro Estado de Exceção.
Prevaleceu junto aos membros do Conselho de Administração a ideia de que a jogada de mão maquinada pelos irmãos Marinho e sua diretoria de jornalismo ultrapassou todos os limites de responsabilidade e previsibilidade. A ponto de ameaçar, seriamente, os negócios do grupo, tendo em vista que tal decisão foi como queimar caravelas; tornar quase impossível uma futura composição com os governos a serem eleitos. Isso sem contar a efetiva possibilidade de conflagração no sistema social em função desta medida tão absurda e arbitrária.
em
Desespero na Globo: irmãos Marinho “queimaram caravelas” com “kamikaze TRF-4”
Escrito por Romulus Maya

FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.ocafezinho.com/2017/12/17/desespero-na-globo-irmaos-marinho-queimaram-caravelas-com-trf-4/

Felipe Asmuz

17/12/2017 - 14h04

Tá na reta! Vai ter coercitiva igual aos dos Reitores de Universidades?

Messias Franca de Macedo

17/12/2017 - 12h03

“A Justiça é a seguinte”:
estes justiceiros togados de merda irão com as famílias passar as férias de final de ano em Miami, Dubai, Paris… Com os rabos cheios de supersalários, para, na volta, enforcarem o eterno e honrado presidente Lula – e antes de as máscaras caírem antes do carnaval Globeleza de 2018!
Sim, povo nas ruas!
Mesmo porque é questão de sobrevivência!

    layz

    18/12/2017 - 06h20

    Aproxima-se o momento da fuga dessas pessoas. Sabem que o ponto de percepção social alargada da alta traição que protagonizaram está a minutos. Destruição de provas deve estar em curso em todos os fios da trama. Brasilidade que permaneça atenta e vigilante. Não é o fim de uma guerra, é o começo.

Messias Franca de Macedo

17/12/2017 - 12h02

ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

Os recentes “ataques” perpetrados pela ‘veja’ da Editora ‘Fechol’ e a ‘QuantoÉ’ são, apenas, uma marolinha para a Globo Organizações MafioCriminosas roçar a faca no pecoço pra lá de imundo do ‘Beiços do Cão’ do STFede!
‘Capiche’ como as máfias atuam?
Sim, somente o honestopovo trabalhador brasileiro nas ruas poderá nos salvar destes bandidos insaciáveis!

… A cassação do TRIPRESIDENTE via TSE do DEMoPSDBosta ‘gilMAU Abdelmassih DANTAS’, o ‘Beiços do Cão’ do STFede!


Leia mais

Recentes

Recentes