Menu

Aprovação a Lula bate recorde, segundo pesquisa Ipsos (Bolsonaro e tucanos desabam)

(Foto: RRA. Débora Soares, jornalista capixaba, mostra uma foto sua com Lula na década de 1980) O Estadão, curiosamente, não acrescentou nenhum infográfico à matéria, além de tê-la ocultado no portal do jornal. O jornal esconde também o aumento da rejeição a Sergio Moro. Em novembro, a rejeição a Sergio Moro já havia atingido 45%. […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: RRA. Débora Soares, jornalista capixaba, mostra uma foto sua com Lula na década de 1980)

O Estadão, curiosamente, não acrescentou nenhum infográfico à matéria, além de tê-la ocultado no portal do jornal.

O jornal esconde também o aumento da rejeição a Sergio Moro. Em novembro, a rejeição a Sergio Moro já havia atingido 45%.

O movimento reflete o desprestígio crescente da Lava Jato, além do aumento da percepção, na sociedade, que o impeachment foi um golpe, promovido pelos setores mais egoístas e corruptos da sociedade.

Em outros termos, o contínuo ataque da Lava Jato a Lula (Sergio Moro está repetindo as violações já cometidas no processo anterior) vai produzir mais rejeição ao sistema de justiça, que passa a ser visto, com razão, como uma instituição sem compromisso com a democracia ou mesmo com a lei.

O gráfico do mês passado, novembro, era esse abaixo. Qual é o gráfico de hoje, com as evoluções de cada personalidade política?

***

No Estadão

Aprovação de Lula cresce, mostra Ipsos

Avaliação da imagem do ex-presidente atinge 45%, maior patamar da série histórica do instituto, enquanto outros presidenciáveis registram queda

Por Daniel Bramatti, O Estado de S.Paulo

20 Dezembro 2017 | 05h00

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu o ápice de aprovação na série histórica das pesquisas Barômetro Político Estadão-Ipsos, enquanto outros possíveis candidatos, como Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC), sofrem desgaste na imagem. Em dezembro, Lula teve seu sexto mês seguido de melhora na avaliação, chegando a 45% de aprovação. A parcela da população que o desaprova, no entanto, ainda é maior: 54%.

O levantamento do Ipsos, porém, não estima as chances eleitorais dos presidenciáveis. A pesquisa mede apenas as taxas de aprovação e desaprovação de uma lista de personalidades, a maioria do mundo político.

Em junho, o ex-presidente era aprovado “um pouco” ou “totalmente” por 28% dos brasileiros, segundo o instituto. Nos meses seguintes, a taxa passou para 29%, 32%, 40%, 41%, 43% e, finalmente, 45%. Já a desaprovação caiu 14 pontos porcentuais desde junho.

Para Danilo Cersosimo, diretor do Ipsos, a mudança de percepção sobre o ex-presidente está vinculada à crise da rede de proteção social no País. “Lula é bastante associado a causas sociais, e essa associação é relevante em um momento de degradação do emprego, da economia e dos programas de assistencialismo e fomento de políticas públicas de combate à desigualdade, que vem aumentando no Brasil.”

No próximo mês, será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) um recurso apresentado pelo ex-presidente contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula foi acusado de receber um apartamento no Guarujá como propina da empreiteira OAS. O recurso será analisado no dia 24 de janeiro – se a condenação for confirmada, o petista poderá ficar legalmente impedido de concorrer novamente à Presidência da República.

Quedas. Geraldo Alckmin aparece na pesquisa Ipsos com 19% de aprovação e 72% de desaprovação. No levantamento do mês anterior, as taxas eram, respectivamente, de 24% e 67%. Isso significa que o governador paulista teve uma leve deterioração na imagem no momento em que se preparava para assumir a presidência do PSDB.

Jair Bolsonaro, que tem aparecido em segundo lugar em pesquisas de intenção de voto, atrás de Lula, é aprovado por 21% e reprovado por 62%, segundo o Ipsos. Houve piora de suas taxas em relação aos dois levantamentos anteriores.

A mesma tendência foi observada nos números relativos a Marina Silva, vista favoravelmente por 28% e desaprovada por 62% – desde outubro, a aprovação caiu oito pontos.

No mesmo período, a aprovação a Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e citado como possível presidenciável pelo PSB, caiu 11 pontos, de 48% para 37%.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcos Manoel

21/12/2017 - 21h59

Sites, Blogs e Redes Sociais Altamiro Borges http://altamiroborges.blogspot.com.br/ Blog da Cidadania https://blogdacidadania.com.br/ Blog do Mello http://blogdomello.blogspot.com.br/ Blogueiras Negras http://blogueirasnegras.org/ Brasil 247 https://www.brasil247.com/
Brasil de Fato https://www.brasildefato.com.br/ Caros Amigos https://www.carosamigos.com.br/ Carta Capital https://www.cartacapital.com.br/ Cynara Menezes http://www.socialistamorena.com.br/ Conversa Afiada https://www.conversaafiada.com.br/ DCM http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Eduardo Guimarães Facebook https://www.facebook.com/eduguim Eduardo Guimarães Twitter https://twitter.com/eduguim Empório do Direito http://emporiododireito.com.br/ Esmael de Moraes https://www.esmaelmorais.com.br/ Fundação Perseu Abramo https://fpabramo.org.br/ Intervozes https://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes Jornalista Livres Facebook https://www.facebook.com/jornalistaslivres/ Justificando http://justificando.cartacapital.com.br/ Le Monde Diplomatique http://diplomatique.org.br/ Luis Nassif https://jornalggn.com.br/luisnassif Maria Frô https://www.revistaforum.com.br/mariafro/ Mídia Ninja https://www.facebook.com/MidiaNINJA/ Nocaute http://www.nocaute.blog.br/ Observatório da Imprensa http://observatoriodaimprensa.com.br/ O Cafezinho https://ocafezinho.com/ Professor Hariovaldo http://www.hariovaldo.com.br/site/ Rede Brasil Atual http://www.redebrasilatual.com.br/ Revista Forum https://www.revistaforum.com.br/ Rodrigo Vianna https://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/ Sputnik https://br.sputniknews.com/ Sul 21 https://www.sul21.com.br/
The Intercept https://theintercept.com/brasil/ Tijolaço http://www.tijolaco.com.br/blog/ TVT http://www.tvt.org.br/
Ultrajano http://www.ultrajano.com.br/ Vermelho http://www.vermelho.org.br/ Viomundo http://www.viomundo.com.br/
EUA por trás do Golpe – A Geopolítica Internacional Canal Cibele Laura https://www.youtube.com/channel/UCWOr0xH1mSkaZ16yK6f69tQEUA

Pablo

21/12/2017 - 19h19

Si…nossotros tenemos que manter el partidon…viva cuba..mirem com la economia esta buena…no ecistiu mensalon..lula no sabia de nada.

Luiz Carlos

20/12/2017 - 18h52

É LULA 2018 COM A FORÇA DO POVO, ABAIXO SERGIO MORO, VIVA LULA 2018

André Couto

20/12/2017 - 11h43

O Brasil 247 diz que a desaprovação a Moro chegou a 53% o Ipsos. Se essa informação se confirmar será uma bomba maior do que qualquer outra até agora.

Mar

20/12/2017 - 11h15

Finalmente a ficha do povo está caindo!

wanderley kusma de faria

20/12/2017 - 10h56

O Lula não é UM, o Lula são 1/3 dos eleitores do Brasil, para desespero dos GOLPISTAS.

Maria Aparecida Dutra de Oliveira

20/12/2017 - 12h05

Lula presidente 2018!

George Cardoso

20/12/2017 - 12h03

Leonardo De Carvalho Fontoura

Valdeci Souza

20/12/2017 - 09h57

Os maiores candidatos, a Primeiro Ministro, no novo Parlamentarismo, estão no lado direito do gráfico, de baixo pra cima. Ou seja, são quem tem mais rejeição popular, e não teriam chance em uma eleição presidencial.

Ezequias Paz de Almeida

20/12/2017 - 11h40

Fake news!

    Ivana de ulhoa Cintra lopes

    20/12/2017 - 13h15

    Não desistam nunca.Sou professora,formada em letras e muito bem informada.
    Conheci vocês por acaso na segunda-feira.
    Agora sei que o Brasil vai ter jeito.
    Confio em vocês. Abs


Leia mais

Recentes

Recentes