Menu

Inauguração do campo Sócrates foi celebração da virada democrática

(Foto de Ricardo Stuckert). O MST inaugurou, neste sábado, um campo de futebol chamado Sócrates. Foi uma festa linda, que você pode acompanhar, em parte, pelo vídeo abaixo (aconselho a adiantar o vídeo para os trechos mais “emocionantes”). Contou com a presença de Mano Brown, Chico Buarque, Lula, João Pedro Stédile, muitos parlamentares de esquerda. […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto de Ricardo Stuckert).

O MST inaugurou, neste sábado, um campo de futebol chamado Sócrates. Foi uma festa linda, que você pode acompanhar, em parte, pelo vídeo abaixo (aconselho a adiantar o vídeo para os trechos mais “emocionantes”).

Contou com a presença de Mano Brown, Chico Buarque, Lula, João Pedro Stédile, muitos parlamentares de esquerda. Ao todo, foram mais de 1.500 pessoas.

A imprensa golpista não pode entrar, mas a imprensa alternativa, sim, o que foi uma decisão sábia, porque, sobretudo depois do golpe, não se pode mais confiar numa imprensa sem compromisso nenhum com o regime democrático.

Mais que uma simples festa, a inauguração foi também a celebração de uma nova etapa da resistência, marcada pelo crescimento muito forte da pré-candidatura de Lula, e do questionamento, cada vez mais consciente, aos arbítrios da Lava Jato, de um lado, e do governo Temer, de outro.

Os números, de todas as pesquisas, mostram uma virada democrática!

Parcela importante da população já percebeu que o impeachment foi um golpe odioso, e que foi articulado por três forças: Globo, Lava Jato (setores autoritários e desonestos dos órgãos de repressão) e a direita corrupta.

O discurso anticorrupção da direita autoritária, cujos principais representantes são a “panelinha” de Curitiba, nunca foi tão hipócrita e falso: com uma desonestidade impressionante, violando uma quantidade infinita de leis e garantias individuais, eles ajudaram a levar ao poder o mais pernicioso, antipovo e corrupto grupo político da nossa história.

Mas o jogo está virando.

Sergio Moro hoje está com 53% de rejeição.

O dia 24 de janeiro promete uma manifestação monstruosa em Porto Alegre.

O Cafezinho vai estar lá!

Assistam ao vídeo e leiam a crônica de Renato Rovai, da Fórum.

E viva o MST!

***

No blog do Rovai

O dia em que o doutor Sócrates ficou mais feliz do que na hora de um gol

Por Renato Rovai

23 de dezembro de 2017

De um lado, Lula, Chico Buarque, o ator Chico Dias, Haddad, Reinaldo, ex-centroavante do Atlético, Afonsinho, que também foi jogador e médico como o doutor, e outros craques de todas as artes.

Do outro lado, o time dos amigos do MST, onde os destaques eram João Pedro Stédile e João Paulo.

O juiz, Juca Kfouri. Aquele que com humor e ironia vem há décadas denunciando as mazelas do futebol brasileiro. E ao mesmo tempo reverenciando com seu texto fino alguns craques da bola.

Juca foi amigo de Sócrates como poucos. E na inauguração do campo de futebol que leva o nome do Magrão, estava lá não só para apitar a partida, mas para após a benção de Frei Beto, dar o seu recado.

“Sócrates não ficaria tão feliz se o Maracanã mudasse de nome, se o Pacaembu mudasse de nome, se a Arena Corinthians mudasse de nome para homenageá-lo. Nada o deixaria tão feliz de dar seu nome a um campo numa escola chamada Florestan Fernandes e administrada pelo MST.”

E foi uma tarde de felicidade. Eram quase mil pessoas para celebrar aquele momento. Onde uma parte da esquerda brasileira não referenciava apenas um ícone da bola, mas o movimento social mais relevante das últimas décadas, o músico mais fantástico que a MPB conheceu e um craque da política que está sendo perseguido da forma mais abjeta.

O jogo, segundo a querida Maria Frô, parecia uma disputa de grávidos. Maldade pura. A despeito da saliência abdominal, alguns se destacaram. Chico Dias, por exemplo, fez um partidão, e cruzou uma bola na medida para que o craque Reinaldo, ao seu melhor estilo, inaugurasse o placar.

O time do MST apertava, mas Haddad, um tanto quanto desajeitado, dava conta na zaga. No meio campo, Chico lembrava Sócrates. Esperava a bola chegar e clareava o jogo, com um toque sutil.

E de repente, num lançamento, Stédile vai com a perna como uma foice e derruba Reinaldo. Pênalti, apita o juiz.

Juca Kfouri é muito claro com a goleira: se ela se mexesse, ele mandava repetir. E Lula coloca a mão na cintura, dá três passos, e chuta… Fraco, tão fraco que a goleira nem precisou se mexer.

Mas quem disse que isso era um problema. Kfouri, inspirado em Moro, viu irregularidade no lance e o pênalti teve de ser cobrado de novo.

E na segunda vez foi mais claro com a goleira se ela se mexesse ou não, mas a bola não entrasse, ele voltava o lance de novo. E e a bola foi parar nas redes. Gol do Lula para alegria da torcida.

O craque tirou a camisa e foi comemorar com a galera. Era o que faltava para ser expulso. Mas quando ia saindo o coro de volta Lula foi mais forte e o companheiro ainda voltou para jogar mais um pouco.

Mano Brown, Trajano, Dexter, Genoino, Carol Proner, vários deputados e senadores, estavam do lado de fora. Assistindo e sendo assistidos por muitos que queriam uma selfie.

Foi um dia de festa que Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira mais do que merecia viver. Mas que mesmo não estando por aqui, por esses cantos da terra, fez outros viverem.

O campo do MST foi inaugurado numa véspera de Natal há 31 dias de distância do julgamento de Lula. Foi um encontro de resistência, mas também de afeto. Foi um sábado memorável, diria o cronista de futebol.

Parabéns MST! Sócrates vive!

As fotos a seguir são de Ricardo Stuckert:

As duas fotos a seguir são de Julia Dolce, do jornal Brasil de Fato:

A foto a seguir é de Adriana Delorenzo, da revista Forum:

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Igor

28/12/2017 - 09h05

Já tá treinando pra pelada no PRESÍDIO ano que vem ! kkkkkkkkkkkkkk

Terezinha Couto de Assumpção

27/12/2017 - 17h19

Um Líder se conhece pela sua generosidade, pela humilde de reconhecer ser apenas mais um entre tantos que acreditam que é possível um outro mundo, um outro modo de governar, um outro modo de ser. MST, os legítimos representantes do povo brasileiro, que continuam sendo tratados como marginais, mas que dignificam o ser Brasileiro. Infelizmente não pude comparecer mas farei uma visita, com certeza, para conhecer a grandiosidade dessa Escola.
Parabéns!!!

Atineli

26/12/2017 - 09h29

O máximo saber que a Globo foi barrada! Valeu esse final de ano. Lula sempre trazendo alegria e esperança para o povo sofrido. Foi show de barriga, digo, de bola, hahaha hehehe rárárá

Reginaldo Gomes

24/12/2017 - 18h38

Sabe porque o Lula vai ser preso?
-Pro gilmar soltar!
O juiz que salvar o Lula da prisão , imediatamente se torna maior do que ele. Afinal , o salvador do maior herói do Brasil é mais virtuoso do que o próprio herói !!!!! É a única forma do golpe construir um candidato.
Sabe porque o maluf foi preso?
-Pro gilmar soltar!
É a técnica marketeira fuleira de fazer candidato.
(e o gilmar ganha!)

Wagner Pinheiro

24/12/2017 - 16h46

Coisa linda de se ver e ler…Vamos que vamos Presidente Lula…Volta pra alegrar os corações dos Brasileiros…

Maria Thereza

24/12/2017 - 12h12

Só de ter barrado o PIG já é motivo de comemoração! Feliz Natal a tod@s @s companheir@s do blog e que 2018 nos encontre unidos, com saúde e garra pra luta por um país mais justo.

Bruno Aburaya

24/12/2017 - 12h52

ALBERTO CIPINIUK

24/12/2017 - 10h31

O meu presente de Natal foi esse. Obrigado, eu preciso mesmo de animação diante das atrocidades e puxa-saquismo que vejo todos os dias. O Globo de hoje é exatamente isso aí. Os caras se penduraram no saco do Moro de tal modo que acho que vai arrebentar. Fico por aqui e coragem pessoal, aluta continua!

Maria Sulian Rodrigues

24/12/2017 - 12h13

Que maravilha!

Cláudio

24/12/2017 - 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

Grandes nomes de pessoas realmente grandes. Lula 2018 ! ! ! ! ! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já perderam DE QUATRO nas últimas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Adriana Mineira

24/12/2017 - 02h28

Festa linda

Maria Lucia

24/12/2017 - 01h24

Jáder Barroso Neto

23/12/2017 - 23h06

Notícia boa. Com “grande imprensa” barrada, melhor ainda!


Leia mais

Recentes

Recentes