Haddad e Dilma em Belo Horizonte

O judiciário e o grotesco

Por Miguel do Rosário

24 de janeiro de 2018 : 15h21

Por Miguel do Rosário, direto de Porto Alegre

“O carrasco quase sempre entra em cena com uma máscara, a da justiça”. O aforisma do grande escritor polonês Stanislaw Jerzy Lec (pronuncia-se Léts), aplica-se maravilhosamente ao Brasil.

O voto do relator João Pedro Gebran Neto, que aumentou a pena de Lula para 12 anos, foi previsível.

Previsível e grotesco. Previsivelmente grotesco.

É quase uma obra de arte pós-moderna.

O voto do Gebran, usando a teoria do domínio do fato, criminalizando a política, culpando Lula até por dinheiro dado a partidos de oposição, citando textualmente falas inteiras de delatores, justificando-se, quase com desespero, pela ausência de provas, pela ausência de atos de ofício, merece ser transformando num vídeo-arte.

Eu já imaginei como seria a obra. É muito simples. Um aparelho de TV exibindo o voto do relator do caso Lula no TRF4, e, em cima, uma palavra em neon: O GROTESCO.

Os votos dos outros ministros, pelo jeito, não ficarão atrás.

O julgamento ainda está em curso. Assista abaixo, ao vivo.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

25 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Roberto

24 de janeiro de 2018 às 23h04

Bandidos de toga mancomunados com a bandidagem golpista, entreguista e antinacional.

Responder

Benoit

24 de janeiro de 2018 às 18h28

Um parte dos meus comentários não aparecem imediatamente e ficam aguardando a moderação e aparecendo um ou dois dias depois, perdendo um pouco a atualidade. Acabei de escrever um comentário acerca do que chamei de crime metafísico que não apareceu.

Responder

Walmih Ribeiro

24 de janeiro de 2018 às 20h25

Ladroes

Responder

Fatima Souza

24 de janeiro de 2018 às 18h56

Morra seus Satanás

Responder

Fatima Souza

24 de janeiro de 2018 às 18h54

Injustiça nojo

Responder

Léia Leal

24 de janeiro de 2018 às 18h48

Responder

Professor Mauro

24 de janeiro de 2018 às 16h43

REALMENTE É REPUGNANTE ASSISTIR DESDE 1997 ESSA SINISTRA TEIA TUCANA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA CRIADA EM 1995 POR FHC PARA BLINDAR OS CRIMES TUCANOS DAS PRIVATARIAS TUCANAS, O MENSALÃO TUCANO COM CENAS DE GANGSTERISMOS DESSE CORRUPTO QUADRILHAO DE FHC TEMER-CUNHA, BETO MANSUR, O GATUNO MOREIRA FRANCO, ELISEU QUADRILHA, O MEGA DELATADO AÉCIO CHEIRA NEVES, JOSÉ CHIRICO SERRA, GEDDEL VIEIRA, ÁLVARO DIAS E MUITOS OUTROS POLÍTICOS LADRÕES, LESA
PÁTRIAS E LADRÕES DO QUADRILHAO DO GOLPE.

O JUDICIÁRIO DO PARANÁ ESCONDEU OS CRIMES TUCANOS NO ESQUEMA BANESTADO O MAIOR CRIME DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA DO BRASIL COMO LEMBROU REQUIÃO NO YOUTUBE. ESSE QUADRILHAO FOI BLINDADO POR SÉRGIO MORO DESDE AS PRIMEIRAS PRISÕES DE 70 DOLEIROS NA OPERAÇÃO MACUCO EM 1997, 1999 E 2002 TODOS FORAM MANTIDOS SOLTOS POR SÉRGIO MORO DESDE 1997.

É NOJENTO VER AS GRAVAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL COM AS CONVERSAS DE CORRUPTOS DO QUADRILHAO DE TEMER ELE COMANDANDO O ROUBO DAS MALAS DE DINHEIRO E MANDANDO ENTREGAR MALAS PARA O LÍDER DO GOLPE O CORRUPTO SR EDUARDO CUNHA COMPARSA DE TEMER E SÉRGIO MORO NO GOLPE PLANEJANDO PELA CIA E PELAS MULTINACIONAIS PARA ENTREGAR AS RIQUEZAS NATURAIS DO BRASIL E REVOGAR A LEI DA PARTILHA E OS IMPOSTOS SOBRE O PETRÓLEO POR 40 ANOS.
É TAMBÉM NOJENTO VER AS MALAS DE DINHEIRO NO BUNKER DE GEDDEL COM 51 MILHÕES DE REAIS DINHEIRO SUJO DESVIADO PELO QUADRILHAO DE COFRES PÚBLICOS E O PAVÃO DE CURITIBA ABAFADO TUDO QUE ENVOLVE OS TUCANOS E OS 300 POLÍTICOS CORRUPTOS E VIRA LATAS DO QUADRILHAO DE TEMER

É NOJENTO VER AS MALAS DE DINHEIRO RETIRADAS PELA POLÍCIA NA CASA DA DONA ANDREIA NEVES COM 2 MILHÕES EM PROPINAS DA JBS PARA O CORRUPTO SENADOR TRAFICANTE

É NOJENTO VER AS DELAÇÕES DE MUITOS DELATORES NA MESMA LAVA JATO SENDO ABAFADAS ARQUIVADAS QUANDO INCLUÍRAM O FILHO E GENROS CORRUPTOS DE FHC 3 JOSÉ CHIRICO SERRA

É NOJENTO VER TODA ESSA FALSIFICAÇÃO DE PROVAS E CORRUPÇÃO NA LAVA JATO DENUNCIADAS PELO ADVOGADO TACLA DURAN E MUITAS OUTRAS ACUSAÇÕES DE CRIMES TUCANOS E DE SÉRGIO MORO NA LAVA JATO COMO REVELA O LIVRO A OUTRA HISTÓRIA DA LAVA JATO DE PAULO LEITE.

É NOJENTO VER ESSE QUADRILHAO DE TEMER USAR DINHEIRO PÚBLICO PARA COMPRAR VOTOS DE DEPUTADOS CORRUPTOS PARA VOTAR DUAS VEZES SEGUIDAS O ARQUIVAMENTO DE PROCESSOS CRIMINAIS CONTRA O QUADRILHAO DE TEMER E SEUS MINISTROS LADRÕES. TEMER GASTOU 62 BILHÕES DE REAIS PARA ESCAPAR DAS CONDENAÇÕES DINHEIRO D3 NOSSOS IMPOSTOS QUE LADRÕES!!!

É NOJENTO TODO ESSE CINISMO DA MÍDIA CORRUPTA E GOLPISTA RECEBENDO PROPINAS DO GOVERNO TEMER PARA ESCONDER O DESASTRE QUE ELE FEZ NO BRASIL ENTREGANDO AS RIQUEZAS NATURAIS DO BRASIL E AINDA ISENTANDO AS PETROLÍFERAS ESTRANGEIRAS DOS IMPOSTOS SOBRE O PETRÓLEO POR 40 ANOS JÁ CAUSA A QUEBRA NOS ESTADOS PRODUTORES

Responder

Alberto

24 de janeiro de 2018 às 16h37

Lo que está claro es la lucha de clases en un tribunal burgués.

Responder

Leonardo Martins

24 de janeiro de 2018 às 18h21

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk LIXO DE PORTAL.

Responder

Carla Centro de Estetica

24 de janeiro de 2018 às 18h11

Responder

Tet Suro

24 de janeiro de 2018 às 17h56

Paulsen = Eichmann

Responder

Lucas Deri

24 de janeiro de 2018 às 17h55

#CondenaTRF4

Responder

Izaac Leal

24 de janeiro de 2018 às 17h52

Amor para sempre

Responder

Hermiths Hermans

24 de janeiro de 2018 às 17h46

Responder

Hermiths Hermans

24 de janeiro de 2018 às 17h46

Ladroes

Responder

Roberto Moore

24 de janeiro de 2018 às 17h46

Eles são vedetes, querem aparecer e quem sabe uma cadeira no cemitério STF

Responder

terramarinha

24 de janeiro de 2018 às 15h39

Quanta safadeza! O que é isso? Dá nojo ouvir aquele cara proferir o voto dele, como pode ser um juiz? Como pode julgar Lula? Vergonha mundial ao ver representantes tão vis do judiciário. O judiciário brasileiro tem que ser revisto com urgência!

Responder

George Melo

24 de janeiro de 2018 às 17h37

Impressionante; se antes ja nao havia prova e o tinham condenado a 9.5 anos; agora sem quisquer acrescimos probatorios a penanaumentou para 12.5 anos. É, gauchada da Vara, digo, da Vara Criminal, e da Vara tambem, como dizem os Catarinenses e Paranaenses, voces gostam de um Close ein.

Responder

Jorge Cazemundo

24 de janeiro de 2018 às 17h33

Nossa justiça sempre contra o povo e de CONLUIO com a MÍDIA ELITISTA

Responder

Thiago Silva

24 de janeiro de 2018 às 17h32

justiça podre! !!

Responder

Antonio Gonçalves

24 de janeiro de 2018 às 17h24

e o ladrão com a máscara da mentira

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com