Menu

Wanderley Guilherme: a candidatura Ciro Gomes conquistou lugar estratégico

O artigo é do dia 9 de março, mas continua atual. Por distração, não reproduzimos aqui antes. A reflexão do professor Wanderley Guilherme dos Santos é, mais que nunca, essencial. Pedimos aos comentaristas que deixem de lado o sectarismo, e tratem com respeito a opinião de quem, como o professor Wanderley, está tentando pensar soluções […]

67 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O artigo é do dia 9 de março, mas continua atual. Por distração, não reproduzimos aqui antes. A reflexão do professor Wanderley Guilherme dos Santos é, mais que nunca, essencial.

Pedimos aos comentaristas que deixem de lado o sectarismo, e tratem com respeito a opinião de quem, como o professor Wanderley, está tentando pensar soluções concretas para a crise.

***

No blog Segunda Opinião

O FIM, APARENTEMENTE, JÁ FOI
9 de março de 2018

A candidatura Ciro Gomes conquistou lugar estratégico na antevéspera do desbaratamento provocado pela tragédia política de Luiz Inácio Lula da Silva. A fraternidade real das boas intenções dará lugar à virulência dos conflitos sectários. Provavelmente, a direita assistirá boquiaberta a delações gratuitas de um movimento popular contra outro, a um líder repelindo com veemência a quem, ainda ontem, era seu irmão em armas, e à transformação de amantes da humanidade em ciumentos leões de chácara de sua legenda exclusiva. Não será muito diferente o dia seguinte ao dia em que, Lula e PT, anunciarem que, enfim, chegaram ao fim da atual estratégia dilatadora e de frustrações sucessivas.

Nem Lula nem o PT têm esclarecido aos apoiadores de sua luta por justiça em que consiste esse “fim”. Mantendo as forças populares em ininterrupta ansiedade, a dura verdade é que, se mal sucedida, a estratégia petista e de seu líder se encaminha para épico naufrágio: après Lula, le déluge. Depois de Lula, cada um por si. Com o passar do tempo e a multiplicação das protocandidaturas, provavelmente decrescerá o potencial de votos transferíveis por Lula para alguém por ele indicado. A falta de uma estratégia flexível durante o atual processo inviabilizará a unidade depois do “fim”, seja este qual for.

Antes de tudo isso, a candidatura Ciro Gomes venceu a intimidação do grande totem, postou-se a seu lado, solidária mas individualizada, e deu ponto de referência preciso à centro-esquerda. Outros, possivelmente, surgirão. Mas uma esquerda acaso implodida pelo malogro final da estratégia petista não estará sem norte. Na difícil peregrinação das forças populares, talvez tenha sido a decisão democrática mais delicada, inevitavelmente exposta às precipitadas excomunhões disparadas a partir de seu ventre de origem. Essencial, contudo, é que se não se vislumbra claramente o que ocorrerá com o conjunto atual da esquerda, algo já é absolutamente certo: a direita continuará à beira do abismo.

Partidos populares não podem distribuir franquias à esquerda como as cliques mafiosas vendem proteção à direita. Solidariedade ou é voluntária ou é submissão – algema desterrada pelas multidões de assalariados. O mínimo a que um partido progressista está obrigado a oferecer a um ser humano vulnerável é a liberdade de escolher em quem votar. De outro modo, seria avassalamento. Os milhões de vulneráveis brasileiros são, desde Getulio Vargas, leais, mas não vassalos.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jorge

19/03/2018 - 08h37

Sou do Ceará aqui quem pensa um pouco e não mama na família Gomes não apoia Ciro Gomes…

Glairton Oliveira

18/03/2018 - 16h30

Sou cearense não confio em Ciro.

Glairton Oliveira

18/03/2018 - 16h22

Se não há união dos partidos de esquerda, se não há união dos blogs de esquerda, como os eleitores de esquerda se unirão se os seus líderes formadores de opinião são desunidos. Ciro é Paulista de nascimento, Lula pediu e ele que transferisse o seu título de eleitor para São Paulo para ser o candidato pelo PT com apoio de LULA. Ciro foi a primeira reunião no Diretório Paulista, saindo deu uma entrevista dizendo que o PT estava 50 anos atrasado em relação ao seu pensamento. Foi o suficiente para o PT mandar o CIRO de volta ao Ceará. Passou por vários partidos até se coligou com o PT mas nunca se filiou ao PT do CEARÁ, porque embora inteligente nunca inspirou confiança. Espero que mude e venha para o PT.

Ricardo Cebalho

18/03/2018 - 00h18

Estão tentando fazer o povo desistir de Lula plantando dúvidas no eleitor petista e os que o apoiam , isso é covardia e falta sinceridade e honestidade golpe rasteiro, inclusive por Miguel do Rosário, apoio tem que ser incondicional na política nem sempre vencemos , todos sabemos que os primeiros a fugir são os roedores, aqueles que não podemos confiar. e já estamos sabendo quem são.

    Miguel do Rosário

    18/03/2018 - 14h40

    Ricardo, sem sectarismo bobo. Em política, nada é incondicional. Senão não é política. E outra: o post é do professor Wanderley. Critica a postura, não o autor, muito menos o administrador do blog. Cordialmente.

Alan Cepile

17/03/2018 - 19h56

E eu que pensava que os simpatizantes da esquerda eram mais politizados, mais espertos e, sobretudo, mais inteligentes que os fascistas neoliberais, me enganei redondamente! O nível, infelizmente, é o mesmo…
Ciro NUNCA “falou mal” do Lula… Discordância é diferente de ofender…
Ciro é de esquerda progressista! Não caiam em papinho mole de blog de segunda linha que faz um pouquinho de sucesso e já se acha super influente, a Globo das esquerdas…
Ciro é “coronel” onde??? Alguém é do CE ou já foi lá??? Se foi, perguntou a opinião do povo cearense?? Se perguntou então sabe a verdade…
Ciro é “traíra” pq?? Pq os citados blogs disseram e vc, tonto, acreditou?! Ser “traíra”seria o que pra vc? Não apoiar Lula??? Ciro apoiou Lula em 95% das eleições que ele disputou! Pense com a própria cabeça, por favor!

De Jesus

17/03/2018 - 10h50

Sempre visito o Ceará e vi a transformação social que ocorreu por lá após a chegada de Ciro e Tasso Jereissati e a derrocata dos coronéis. O Ceará melhorou em todos os aspectos sociais. Só a segurança tem sido um problema, mas que é nacional. Ciro, pra mim é a melhor opção caso Lula realmente não consiga ser candidato. Sei que o que está posto o impedirá, mas torço para que o Ciro tenha uma postura mais amigável, parceira e não de “apedrejamento” pois se continuar assim poderá se tornar um problema e não solução pras esquerdas, pois muitos deixarão de votar e nele e escolher outro caminho.

Adalberto lima pereira

17/03/2018 - 09h02

Posso até ser cego mas não sou tão idiota de votar em Ciro. Ciro é meus zovos.

Valéria

17/03/2018 - 08h32

#ciro2018

    Alan Cepile

    17/03/2018 - 19h46

    Ciro 2018

Ismael

17/03/2018 - 06h15

Prolixo demais.

Artur viktor

17/03/2018 - 00h48

A ignorância é a maior causa da cegueira ideológica! De um lado os bossomínions do outro os ptminions… Não prestam atenção no principal, a articulação, o plano de governo as reais possibilidades de estabilização dessa crise sociopolítica. No atual contexto é burrice insistir na candidatura do Lula e pronto, do outro lado temos um marionete dos interesses neoliberais . O momento apropriado é ouvir as propostas e analisar, o único que vem trazendo isso é o Ciro Gomes…

    Marcelo A.

    17/03/2018 - 06h34

    Exatamente.

    Venho falando isso há tempos.

    O eleitor cego do Lula é igual ao do Bolsonaro. E olhe que quem está te falando isso é um eleitor e defensor ferrenho do Lula.
    Mesmo sendo seu defensor, tenho a convicção de que hoje a sua candidatura faz mais mal ao país do que bem. A esquerda está cega e precisa acordar. Chega de buscarmos “Mitos” ou salvadores da pátria. Precisamos de um projeto desenvolvimentista, soberania nacional, políticas públicas de combate à desigualdade. Precisamos de ideias contrárias ao absurdo do “estado mínimo” neoliberal Tacherista que a direita brasileira quer nos enfiar goela abaixo. Ciro Gomes representa tudo isto.
    O único motivo pelo qual a esquerda não gosta dele é que ele não tem a caricatura de operário e porque fala mal do Lula. Mas até as coisas que ele fala do Lula eu concordo (aliança com PMDB, etc).

      Alan Cepile

      17/03/2018 - 19h49

      Ciro está caindo pq há blogs de esquerda fazendo campanha maciça contra ele, inclusive com mentiras, da mesmíssima forma como acusamos o PIG de fazer… Irônico, não?!

Adalberto

16/03/2018 - 23h40

Ciro? Você estão de sacanagem, né? O cara é um oportunista, que fala mal do Lula sempre que pode para ver se consegue a simpatia de alguns alucinados fan boys lavajateiros do Judge Morrow.

    Que Ciro Foi Esse

    17/03/2018 - 01h44

    Você está caindo na rede de intrigas levantada para desunir a esquerda. Acorde enquanto é tempo.

    Marcelo A.

    17/03/2018 - 06h30

    Você está intoxicado ideologicamente, amigo.

    Avalie as propostas e o plano de governo de Ciro e tire suas próprias conclusões.

    Chega de Bolsonarização na política. Estas simplificações grosseiras vão acabar conosco.

    Valdez

    17/03/2018 - 14h58

    Existe ”bolsominios” de esquerda SIM…olhem ai uma amostra.

Gilson Modesto

16/03/2018 - 22h15

O que realmente importará nas eleições deste ano é o dia seguinte! Se Lula, hipoteticamente continuar candidato e ganhar, o que fará? Melhor dizendo, o que poderá ou quererá fazer? Se em 2002, em condições muito favoráreis de apoio popular, numero de parlamentares eleitos pela esquerda e com a direita desorientada e sem leme, ele cedeu, ou melhor ofereceu tanto,que seu governo em certos aspectos ficou muito parecido com um governo neoliberal; quanto não seria obrigado a ceder agora?
Nâo seria o caso de a esquerda montar u projeto político de conscientização, participação e aglutinação popular visando a montar uma força política que pela força e representatividade teria que ser ouvida e obedecida?

Marcelo A.

16/03/2018 - 21h44

Não consigo acreditar que parte da esquerda brasileira ainda esteja nesta BURRICE HISTÓRICA e nesta intoxicação ideológica de apoiar a candidatura de Lula nas eleições de 2018. Este absurdo é uma ignorância tão grande quanto apoiar Jair Bolsonaro.
Votei no PT em todas as eleições e não me arrependo. Lula foi o melhor presidente que este país já teve e entrou para a história, mas acho um erro histórico da sua parte querer se candidatar na marra. Não só pelo fato de que ele estaria indo de encontro à lei que ele mesmo sancionou, a da Ficha Limpa, mas também pelo erro estratégico que pode colocar dois candidatos da direita no segundo turno.
A realidade é que o PT não tem NENHUM nome sequer com condições de concorrer à presidência. Lula não vai se candidatar, isto é fato. Caso o PT lance alguém, a esquerda vai se dividir e corremos um sério risco de ver um segundo turno com Alckmin vs Bolsonaro, e eu estarei com o meu passaporte europeu pronto para sair do país e nunca mais voltar.
Honestamente, dentre os que aí se apresentam, não tem candidato mais preparado do que Ciro Gomes. Esta má vontade da esquerda com ele é pura intoxicação ideológica, pois o mesmo não tem o típico perfil caricato do operário, mas peço por favor que avaliem o seu plano de governo, o seu projeto desenvolvimentista, o seu histórico, as suas ideias em relação a economia, petróleo, geopolítica, defesa, educação. Sou e sempre fui de esquerda, e não consigo enxergar nenhum problema no plano de nação de Ciro Gomes. Vamos abrir os olhos minha gente! É hora de nos unirmos! Essa pulverização pode acabar com o nosso país.

Em tempo, vejam os resultados por estado das eleições de 1998 e 2002. Ciro Gomes ganhou no Ceará, seu estado natal, nas duas.

Octavio

16/03/2018 - 21h32

Só para lembrar!! O Ciro disse que a esquerda confunde direitos humanos com apoio a bandido. Quer dizer que toda a estrutura de direitos humanos desenvolvida por especialistas é apoio a bandido?
Como apoiar um candidato que disse que todo processo judicial contra o Lula e contra o PT foram dentro do devido processo legal!! Acusar sem provas é seguir o devido processo legal?

    Marcelo A.

    16/03/2018 - 21h47

    Quando Ciro disse que tudo ocorreu dentro da legalidade no processo do Lula? O que vejo é ele criticar as inúmeras nulidades que ocorrem na lava jato, além de criticar severamente a decisão do Sergio Moro e dos demais membros da justiça.

daniel

16/03/2018 - 21h06

A função de Lula (candidato com maior intenção de voto) e do PT (partido com maior número de simpatizantes) é pressionar para haverem “eleições gerais livres” ou, caso contrário, mostrarem claramente à população a fraude. A importância disso é essencial! Vide o que aconteceu em Honduras e o que deve ocorrer em Paraguai. Creio que o analista está iludido. Sem Lula e sem PT não é o Ciro que leva, senão o Huck ou um similar.

    vinícius

    16/03/2018 - 23h53

    simples assim!

Raphael

16/03/2018 - 20h17

Não entendo a quantidade de pessoas que chamam Ciro de inviável. Até agora ele é o unico que está apresentando um projeto de nação, um plano de desenvolvimento estruturado. Viabilidade se junto pelo conjunto de propostas, não é? Escuto mil vozes gritando: “ele não é de esquerda, ele não é de esquerda”, quando o proprio Ciro não se define de esquerda, e sim centro-esquerda (forte acento no centro). Sua trajetória politica pode ser conturbada, mas se pegar entrevistas as propostas deles são bem parecidas. Talvez seja um pouco de elitismo da minha parte, mas Ciro é rodeado de uma porção de pensadores acadêmicos importantes, dos calibres que não andariam com alguém teoricamente fraco. Aos que dizem que ele é oportunista, talvez até seja, mas o que ele está apresentando nesse “espaço de oportunidade” é algo que ele já vem propondo a MUITO tempo. Inclusive ele tem um livro onde deixa explicito seu projeto de nação. Engraçado que ninguém critica inconsistências com o plano desenvolvimentista dele…

Fica a duvida: as pessoas querem um projeto de nação ou um projeto de partido?

    Regi

    17/03/2018 - 00h13

    Excelentes colocações. De fato, as propostas do Ciro Gomes que eu tenho visto (nos últimos 2 anos) são sempre norteada pela lógica e consistência nos argumentos – um perfil bastante acadêmico. Isto associado a sua experiência e histórico, não me deixam dúvida de que no momento ele é o melhor representante que poderíamos desejar. Curiosamente, os pontos de consistência na sua postura só se tornam mais óbvios diante dos argumentos inconsistentes dos que o têm criticado.

Max

16/03/2018 - 19h45

Amigos conseguem perceber? Por acaso conseguem traçar o cenário que o caminho atual esta formando?
Não vão deixar o Lula concorrer não vão!!! Basta refletir o que houve até agora em quebra de direitos dele…. esta escancarado que a bacia hidrográfica de curitiba ou seja primeira segunda estâncias até a terceira talvez, todas correm para o mesmo sentido e desaguam no mesmo lamaçal. A mais cobiçada da festa faz sobrar no final da festa para o Ciro solteirinha e facinha com diz rsrsrs e eu vou com fé nessa. abçs

weiller

16/03/2018 - 19h41

Ciro? nem morto. Aliás pra que chutar cachorro morto? Esse cara nunca passará dos 11%. Atacando o PT garanto quem chega a 3%

Tomás Libero Gomes

16/03/2018 - 19h29

Independentemente da estratégia de Ciro, Lula continua em primeiro lugar: http://bit.ly/2piaw9i

Ajsbuarque@ig.com

16/03/2018 - 17h55

Fiquemos atentos a tais argumentos que não consideram o legado de Lula e suas realizações. O que está em jogo é a sua própria liberdade.

Tudo o que está acontecendo é uma forma de compreender o significado de tais realizações políticas de Lula. Lidar com esses podres poderes e conseguir realizar os programas de inclusão social e econômica do Povo Brasileiro é uma façanha sem precedentes na História!

É questão de Honra defender Lula contra tais arbitrariedades jurídicas.

Não percebo essa análise crítica veemente contra tais abusos do dito “Poder Judiciário “!

Hugo

16/03/2018 - 17h49

A esquerda brasileira precisa de uma grande renovação.
Que só não acontece pois a direita é imprestável.
O espectro da esquerda no meu ver – sem citar partidos – é muito melhor do que o da direita. Agora, isso não significa que é a esquerda que a esquerda que agente gostaria.
Em alguns casos a esquerda é muito melhor e ganha meu voto, em outros ganha meu voto pois é menos pior.
Eu espero ver muitos nomes de todos os partidos da esquerda, mesmo tendo alguma
preferências. Mas confesso que estou decepcionado com muitos quadros e posso mudar meu voto. O único voto que não mudo é do Presidente Lula.
E para os caondidados petistas puxa saco do lula, parem de surfar no prestigio do cara. Não voterei mais em vocês também.

carlos saraiva e saraiva

16/03/2018 - 16h45

Acho que o articulista merece todo nosso respeito e atenção. Assim me atrevo atenciosa e respeitosamente discordar da tese do Sr. Wanderley. Embora, não querendo aderir a polêmica de Ciro não representar uma candidatura de esquerda, acho que o centro da discussão no momento é a luta contra uma conspiração golpista continuada em que o alvo à ser atingido é o PT e em especial o Lula. Sabemos que a estratégia é a implantação de um neocolonialismo, passando pelo ataque à democracia e aos direitos humanos. A perseguição ao PT, e a obscena perseguição ao Lula, são essenciais para a continuidade e o êxito da conspiração. A eleição de 2018 e as táticas para sua viabilidade, passam necessariamente, tendo como eixo esta luta, pois não se trata de uma eleição nos marcos de uma democracia plena. O PT e Lula tem agido com esta compreensão, aliás apoiada pela intelectualidade e pelas liderânças mundiais. O PT e Lula não estão agindo com arrogância, não estão atacando, nem os partidos que se reivindicam de esquerda, nem as liderânças, apenas procurando construir esta narrativa anti golpista. Ao contrário, algumas forças, tem atacado o PT, e o Ciro tem agido com mais veemência neste sentido. O que está em jôgo é a luta contra o golpe , contra o ataque à democracia e os direitos humanos, que começou com a deposição farsesca-golpista de Dilma e deseja se fechar com o ataque final a maior liderânça popular nossa , reconhecida no mundo inteiro que se chama Lula.

Alan Cepile

16/03/2018 - 16h13

Gostei da parte que fala da candidatura Ciro Gomes como “solidária mas individualizada”, pois como já disse outras vezes, a esquerda petista tem extrema dificuldade em reconhecer mérito em qualquer coisa que não seja PT.
Ciro demarcou terreno, é autêntico e não vai ao sabor do vento. Ponto pra ele!

naldo

16/03/2018 - 16h10

O amigaço dos coronéis cearenses, tucano enrustido, pelo visto granjeou a simpatia do professor, e de alguns jornalistas, os mesmo que se autoenganaram com o mineirinho. Primeiro o povo não quer votar na esquerda, quer votar em Lula, ou em quem ele indicar, segundo, se o PT aderir a essa patranha, jogar Lula ao mar e a dita esquerda perder, vão declarar que foi uma eleição legitima? Nem adianta um caboclo daqui dizer que para o tse e os eleitores seria. Òbvio, o tse é aquele orgão que tentou de todas as formas cassar o mandato de Dilma e agora mesmo cerceia o direito ao voto inventando uma excrecência chamada biometria, o restante do povo nem opção teria, já que o voto é, contraditóriamente, obrigatório.

Arthur

16/03/2018 - 16h00

Bom, então segundo os nossos brilhantes comentaristas a melhor postura para PT caso o Lula for preso é mandar um haddad ou Wagner, ficar em uns 10% e assistir um segundo turno lindo com Alckmin e bolsonaro.

    Aliança Nacional Libertadora

    16/03/2018 - 18h47

    Haddad ou Wager só com apoio do Lula já detonam o Ciro…..Alckimin? Kkkkkkk só sendo tucano pra falar essas besteiras……o candidato testosterona…

Pedrito

16/03/2018 - 15h52

Pedro 2018!

Paulo Sérgio Faustino sales

16/03/2018 - 15h42

coronel é o único político capaz de tirar o Brasil dessa crise histórica. Se é de esquerda ou direita não sei mais sempre esteve ao lado do Brasil. Sempre foi usado pelos partidos oportunistas. O último foi o PT. mesmo sendo adversário nas eleições no primeiro turno, sempre ajudou. Só o PT e o Lula que sempre esteve junto com os sujos :sarney, collor, maluf, Cunha, temer, gedeu, etc…etc….loteou as estatais pra governa. Já o ciro só esteve em seu governo pra o povo.

j.marcelo

16/03/2018 - 15h41

É mais fácil Lula ser presidente q o Ciro ser(sou simpático ao Ciro tb)lá no GGN já defendí Ciro presidente só de H pois sei q TODOS têm um medo danado dele ser presidente e por isso mesmo os golpistas darão um jeito de salvar Lula e rezam p ele não ser eleito no primeiro turno sendo assim contam com a alta(não mais)tx de rejeição do Lulão p eleger o seu candidato conservador! Aliás na minha concepção a CHAVE P SALVAR LULA É O MEDO DO CIRO MESMO!

    Aliança Nacional Libertadora

    16/03/2018 - 18h48

    Pergunta pro Cearense… em quem ele vai votar…

      j.marcelo

      16/03/2018 - 21h40

      Melhor abafar o caso,mas é uma boa pergunta para desconstruí-lo ou “construí-lo !

Fabio

16/03/2018 - 15h39

Se o Lula nao puder ser candidato, espero que ele apoie abertamente o Boulos.
Boulos é jovem e trara novos ares a esquerda.
Ciro não é opção, não passa de um tucano vestido de esquerda.

    Aliança Nacional Libertadora

    16/03/2018 - 18h50

    Tem que apoiar é a Manú……O Boulos até iria querer esse apoio…..mas muitos psolistas enxergam Sergy Murrow como um herói….

Edson Luis Marcon

16/03/2018 - 15h27

Como alguém já disse, Ciro tem a incrível capacidade de “falar a coisa errada na hora errada”.
E como ele FALA!!!
Mas anda falando muita bobagem, fica atacando Lula e o PT.
Talvez para ganhar “alguns pontos” com a Globo.
Até já foi lá puxar o saco dos 3 PIGuinhos globais.

Esse cara faz política olhando para o próprio umbigo.

Pode me incluir fora dessa.

Fernando AC

16/03/2018 - 15h19

A única forma de alguém capturar os votos de Lula é sendo um candidato do PT, já começa por ai a estória, o resto fica no vácuo qdo chegamos a essa conclusão, Lula é PT e PT é Lula, sair disso é jogar fora milhões de votos para começar do zero e o Ciro nunca teve cacife para começar do zero, o negócio dele é pegar o barco andando sempre. Ele que conquiste seu eleitorado por suas próprias mãos, ficar querendo surrupiar eleitorado alheio é muito pequeno para alguém que pretende ser um estadista.

Ajsbuarque@ig.com

16/03/2018 - 14h56

Ciro?

Se acovardou na defesa pública e irrefutável para que Lula fosse candidato!

Vacilou diante da Democracia!

Infelizmente.

Fernando Cavalcante

16/03/2018 - 14h52

Ciro não reúne qualidades morais e nem é merecedor do espolio das esquerdas que o professor parece querer lhe outorgar , não passa de um oportunista um novo tipo de coronel que se apodera de um discurso modernizado trazendo as bandeiras de lutas do partido dos trabalhadores e de outras entidades para se colocar como legitimo representante do povo neste momento em que a país sofre uma verdadeira ditadura de um poder que não tem sequer vergonha de fazer uma greve por auxilio moradia enquanto setores mais pobres da população vivem em situações sub humanas

Evandro Pereira

16/03/2018 - 14h49

Na minha humilde opinião Lula deveria se “exilar” temporariamente numa embaixada de país civilizado e de lá até o fim das eleições comandar a resistência por democracia até o fim das eleições, seja ainda como candidato ou apoiando outro nome.
Ir como candidato até onde fosse possível e em caso de não ser mais possível apoiar um nome confiável e temperado na luta por questões nacionais.
Na segunda hipótese, um nome extremamente forte seria Roberto Requião ( claro fora do MDB e possivelmente convidado a se filiar ao PT).
Essa estratégia quebraria à direita em vários pedaços.
Não seria fuga de Lula, e sim uma alternativa contra o silenciamento que querem impor ao nosso presidente para que ele não influencie nas próximas eleições.

Valcir Barsanulfo de Aguiar

16/03/2018 - 14h29

O Wanderley Guilherme adernou. Ficou tremendamente patético. O Ciro é direiTASSO, ex ARENAS,ex-PDS.

Jose Barros dos Santos

16/03/2018 - 14h21

ESTE VAMPIRO JAMAIS PODERÁ SONHAR COM QUALQUER VANTAGEM POR SUA POSTURA FALSA E EGOISTA
PORQUE SÓ PENSA NO SEU UMBIGO – L U L A – ESTÁ NO PÁRIO E NA VITÓRIA

Natan Bastos

16/03/2018 - 13h41

Me parece que o professor está mais preocupado com a questão eleitoral. Quer dizer, se Lula e PT desistissem agora ajudariam a definir o quadro e contribuiriam pra transferência de votos. Acontece que há um componente importantíssimo paralelo à eleição que é levar as forças do golpe, principalmente o aparelho de justiça, a se exporem e se desgastarem o máximo, contribuindo decisivamente para conscientizar a cidadania sobre o que aconteceu nos últimos tempos.

jose gonçalves

16/03/2018 - 13h40

Pensa bem tudo está conectado, a direita já afundou agora vem o novo “Ciro”.
O golpe precisa continuar , qual é o plano :
Conquistar o eleitores de Lula.
O “plano ciro “precisa que Lula o apoie e aí é que está o problema.
Pois mesmo que Lula o apoie a rejeição a ele é enorme, o que facilitaria o Bolsonaro ,
Então o PT está certo em continuar com Lula Presidente. não dando certo Lula Presidente,
então vem o plano final.
“o golpe dentro do golpe”
Vamos ver se a elite é suicida, pois só ela tem a perder o que os pobres tem a perder?
A Historia não perdoa conspiradores, e ai vai tudo pro RALO como diz o velho Caju, tudo junto: congresso, supremo, militares.
Só a historia poderá nos dizer o resultado disso.
Mas com certeza se vier o golpe dentro do golpe ficará para os militares conter os grandes centros metropolitanos,
é pagar pra ver!

Ro

16/03/2018 - 13h31

Não é sectarismo não.

É que se torna cansativo ler análises que culpam o PT por tudo que ocorre de errado no país.

Ora, a ansiedade em que a sociedade se encontra não é por conta das estratégias petistas, mas é justamente porque o estado de direito está sendo corroído para destruir o PT.

O que querem? Que o PT se dê por derrotado o quanto antes? Que assuma um papel menor, que se diminua, justamente nesse momento em que, mesmo fragilizado, ele é tão necessário como talvez o último anteparo à democracia?

Não é culpa do PT se não surgiram outras opções, outros nomes, outra esquerda viável.

E Ciro Gomes não é um nome viável, e não é assim por culpa do próprio Ciro, pelo amor de deus, atribuir a Lula e ao PT a culpa pela pouca adesão popular a essa candidatura (ou de Boulos, ou de quem quer que seja) é uma bobagem sem tamanho.

Ajsbuarque@ig.com

16/03/2018 - 13h18

Boa tarde

Ao optar por ser oportunista diante das suas “contribuições” sobre a candidatura de Lula ao invés de defender o DIREITO de Lula ser candidato, Ciro Gomes foi sincero, coerente com suas ambições politicas e eleitorais, porém não merece nossos aplausos diante de tal postura. Pois o lado certo da História é a Democracia!

E a Defesa de Lula ser candidato é a demonstração básica dos valores é princípios Democráticos!

Vacilou em tal defesa. Foi tímido. Seus esforços foram insuficientes. Ineficazes. Demonstração de fraqueza.

Marcelo Santiago

16/03/2018 - 13h05

Isso depende primeiramente do próprio Ciro…
Acho que Lula e o PT vão ter que sinalizar o apoio a outra candidatura de esquerda em nome da união, caso Lula não consiga registrar sua candidatura.
Acho que não se pode deixar pra muito tarde, mas também acho que enquanto não for decidida a questão da liberdade do Lula, esta tem que ser a prioridade da luta do PT e da esquerda, para que ele possa falar livremente e fazer campanha para outro candidato da esquerda.
Mas parece que o Ciro ao invés de construir pontes com Lula e o PT, cujo apoio é fundamental pra qualquer candidatura de esquerda, prefere ser a voz do “Eu sozinho serei o Salvador”.
Espero que o Ciro seja mais inteligente pra poder se cacifar a ser o candidato de união da esquerda.

    vitor

    16/03/2018 - 13h10

    Quanta inocência. Não existirá “candidato de união da esquerda” porque o PT NUNCA abrirá mão de indicar seu próprio candidato…

Barbosa

16/03/2018 - 13h02

Reconheço muitas qualidades em Ciro, mas sua arrogância expele um sentimento, um desejo, em dar o último tiro certeiro em Lula.
O artigo esta muito bem escrito, mas deixa de fora muitos argumentos que podem fazer o Ciro caminhar para o buraco. Não sei se a direita esta tão a beira do abismo? Não acredito que todo o povo brasileiro tem essa consciência politica e rejeição do ser vassalo? Não acredito que a única solução é o voto..

jania

16/03/2018 - 12h51

Não tem como votar em Ciro!!!!!

Gilberto Corrêa

16/03/2018 - 12h49

Há algo estranho já na primeira frase do Wanderley. Ele diz “tragédia política de Luiz Inácio Lula da Silva”. É assim que ele vê a perseguição a Lula que está sendo feita simplesmente ao custo da destruição do Estado Democratico de Direito e da propagação do discurso de ódio contra aqueles que defendem um Brasil solidário, democrático e soberano? Não é a TRAGÉDIA POLÍTICA DO BRASIL? Onde estão as críticas ao Ciro por facilitar esses movimentos ao atacar Lula para ser mais aceito no campo reacionário ? E a obsessão de Ciro em ser Presidente que desconsidera a necessidade da união do campo progressista se manifestar politicamente em termos muito mais abrangentes e profundos do que apenas discutir nomes para presidente? Não seria o caso de forjar primeiro essa unidade política mais profunda da qual sairia uma estratégia comum que se apoiaria na popularidade de Lula e na percepção cada vez mais ampla da sua injustíssima perseguição e teria preparado um candidato possível para ser lançado quando a impossibilidade de Lula ser candidato se materializasse em defintivo?

    Pedro Quirino

    17/03/2018 - 13h51

    Uma estratégia inteligente e que o Ciro se o fosse deveria se aderir e depois de destruida todas as possibilidades da direita e do Lula, com uma aliança bem articulada poderia surgir como uma opção legítima e não se precipitar o que poderia parecer muita ambição e oportunismo e com esses defeitos ele não ganhatia o meu voto. AMBIÇÃO e VAIDADE atrapalharia muito o seu governo.

Oceana

16/03/2018 - 12h45

Putin 2018!

Jane

16/03/2018 - 12h43

Sempre gostei de algumas posições do Ciro. No entanto, se falar mal de Lula, NÃO TERÁ O MEU VOTO!

    Fátima Maria Lopes

    16/03/2018 - 18h41

    Sou cearense da cidade de Sobral, Lula mesmo condenado, preso, processado..etc…foi e sempre será o fenômeno brasileiro, e se Lula pelo menos falar no nome desse coronel ante- democrático, (Ciro), Lula perderá meu respeito….No nordeste Lula é venerado.

Raquel

16/03/2018 - 12h35

Quando veja comentaristas de esquerda colocar a candidatura de Ciro Gomes como opção, fico indignada!!! Ciro Gomes é de esquerda desde de quando??? O que esse cara fez pra merecer tido esse artigo??? Um traidor, um inconstante, sem responsabilidade. Sai falando mal de Lula, do PT e vcs ainda acham que esse pode ser a opção pra substituir Lula???? Esse que repete que o melhor controle da mídia é o controle remoto??? Esse que diz que o pT acabou??? Que Lula é um merda??? Eu voto em Lula, se não for, voto em quem ele indicar. Se indicar Ciro, voto NULO…..

    Daniel Cersosimo

    20/03/2018 - 15h34

    Acho que você precisa se informar melhor, porque quase tudo que você falou é mentira ou deturpação.

walter araujo

16/03/2018 - 12h25

Não desdenho do Ciro. Mas dificilmente terá meu apoio.
Que ele faça do seu PDT traíra, um enorme proveito.

    Raimunda Telma Diniz

    16/03/2018 - 18h31

    Faço de si, minhas palavras.
    Sou nordestina da cidade de Sobral Ceará


Leia mais

Recentes

Recentes