Menu

IBGE: destruição de 611 mil empregos com carteira em 12 meses

Antes de reproduzir a notícia publicada no site do IBGE, sobre o desemprego, alguns comentários. A situação do mercado de trabalho é absolutamente dramática. Os números apenas não despencaram tragicamente porque quase um milhão de brasileiros passaram a trabalhar “por conta própria”, 251 mil se tornaram “empregados domésticos” e 511 mil brasileiros passaram a trabalhar […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Antes de reproduzir a notícia publicada no site do IBGE, sobre o desemprego, alguns comentários.

A situação do mercado de trabalho é absolutamente dramática. Os números apenas não despencaram tragicamente porque quase um milhão de brasileiros passaram a trabalhar “por conta própria”, 251 mil se tornaram “empregados domésticos” e 511 mil brasileiros passaram a trabalhar de maneira informal.

No item “Empregado no setor privado com carteira”, houve uma queda de 611 mil empregos no trimestre terminado em fevereiro, em relação ao mesmo período de 2017, conforme se pode verificar no quadro abaixo.

Confira o quadro completo aqui.

No site do IBGE

Desemprego volta a crescer com 13,1 milhões de pessoas em busca de ocupação

Editoria: Estatisticas Sociais | Subeditoria: PNAD Contínua

A taxa de desocupação voltou a crescer, no trimestre de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, atingindo 12,6%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), divulgada hoje pelo IBGE. No trimestre encerrado em novembro, a taxa era de 12,0%.

Em números absolutos, o resultado representa mais 550 mil pessoas em busca de emprego, entre um trimestre e outro, totalizando cerca de 13,1 milhões de desocupados. Segundo coordenador de Trabalho e Rendimento, Cimar Azeredo, nessa época do ano o crescimento da taxa é um movimento esperado. “Sempre no primeiro trimestre do ano a taxa tende a subir, pois existe a dispensa dos trabalhadores temporários contratados para as festas de final de ano”, explicou.

População ocupada cai 0,9%

A pesquisa mostrou que a população ocupada nesse período caiu em cerca de 858 mil postos de trabalho, com redução de 407 mil empregos no setor privado sem carteira e de 358 mil no setor público. Empregados com carteira ficou estável, com 33,1 milhões de trabalhadores, porém foi o pior resultado em números absolutos da série histórica iniciada em 2012. A categoria empregador e conta própria também ficaram estáveis.

A queda de postos de trabalho foi verificada principalmente no grupamento que reúne as atividades de administração púbica, defesa, seguridade, educação, educação, saúde e serviços sociais (menos 435 mil ocupados); Construção (menos 277 mil) e Indústria (menos 244 mil).

Mesmo crescendo, a taxa de desocupação divulgada hoje (12,6%) representa melhoria no mercado de trabalho em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, quando a taxa chegou a 13,2% e alcançou 13,5 milhões de pessoas desocupadas, o pior resultado para esse trimestre na série histórica. [Cafezinho: Isso é uma meia verdade, ou melhor, mentira e meia, porque o quadro hoje é um mercado de trabalho muito mais deteriorado do que o do ano passado, com mais empregos informais e precários.]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jorge

01/04/2018 - 16h38

Se a Dilma estivesse no poder, como estava e os empregos em queda também, a matéria falaria sobre crise internacional, como era antes!

Pepa

01/04/2018 - 16h30

Noam Chomsky responde sobre a falácia/hoax chamado “anarcocapitalismo”

https://youtu.be/y54yopxgDMQ

Cláudio

01/04/2018 - 04h13

:: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

Pau nos cus dos miliCU$$ (e das milicA$$).

.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
::

JOHN JAHNES

31/03/2018 - 22h11

E O MEIRELLES QUER SER PRESIDENTE?
Só se for do sindicato dos prisioneiros da PAPUDA.

PORQUE MEIRELLES NÃO É INVESTIGADO?
http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/2017/10/fique-sabendo-henrique-meirelles-esteve.html
– MEIRELLES ERA O HOMEM QUE CUIDAVA DA GRANA DO IMPERIO DO CORRUPTO JOESLEY, ENQUANTO O JOESLEY DISTRIBUIA A GRANA SUJA PARA COMPRAR MILHARES DE POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS NO MUNDO TODO PRINCIPALMENTE NO BRASIL.
– Não é de se estranhar que esse mesmo tal MEIRELLES, tenha passado a ser o homem que cuida de toda grana do governo do chefão GOLPISTA TEMER, que é o corrupto que foi delatado pelo outro corrupto, o JOESLEY, o ex-chefão do mesmo MEIRELLES?
– Porque será que todas as mídias familiares e corruptas do Brasil não dizem uma só palavra a esse respeito e ainda estão querendo lançar esse tal MEIRELLES, como candidato a presidente do país, o mesmo país que ele está, juntamente com as várias quadrilhas de políticos corruptos aliadas ao corrupto Temer, DESTRUINDO O BRASIL?
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/meirelles-ganhou-r-180-milhoes-em-conselho-da-jf-que-segundo-ele-nunca-se-reuniu/

    James Gressler

    02/04/2018 - 09h02

    Primeiramente, o golpe dos teus sonhos ocorreu em 1’° de abril;
    Depois, de quê mesmo a globo se desculpou?
    Por fim nasceram Hitler, Mussolini,Nero, Calígula,Geisel, Médici, então mais um é da natureza.

Maicon

30/03/2018 - 16h50

Nossa, isso é uma bomba simiótica típica de uma guerra híbrida ! kkkkk

C.Acacio

30/03/2018 - 14h27

Depois que os golpistas anunciaram a retomada pos golpe , eu so retomo no fiofo …

Eduardo

30/03/2018 - 11h56

Frase do Dia:
‘A palavra de um criminoso que se diz inocente não pode valer
mais do que a sentença condenatória de um juiz, confirmada
por um tribunal’, diz procurador da Lava Jato

André Rs T

30/03/2018 - 09h52

No Egito um ditador truculento está tendo votação acima de 90% pelos seguintes motivos:

1- Sem candidato competitivo, uma vez que os opositores ao regime, ou são mortos como aconteceu com Marielle, ou são presos, como querem fazer com Lula.

2- O unico candidato do ditador All Sissi é um parente, militar como ele.

3- Censura, ameaças contra cidadãos

4- Mais da metade da população não sai de casa para votar.

Carlos Monteiro

30/03/2018 - 09h48

Isso já demonstra o “êxito”da reforma trabalhista do Trambolho. Parabéns parlamentares, parabéns presidente trambolho.

Maicon

29/03/2018 - 22h46

É trazer Dilma de volta que os empregos retornam .kkkkk

    Andre Rs T

    30/03/2018 - 04h26

    a saida eh chamar o Moro e a Globo para dar de comer a milhoes de brasileiros
    eh que os patos da Fiesp viraram sapos

      Emílio

      30/03/2018 - 18h01

      Dilma é muito, mas muito mais competente que Moro e Globo juntos. Caso Dilma volte ( não sei a razão de Lula e o PT não terem-na como candidata a presidente ) , certamente ela dará de comer aos milhões de brasileiros desempregados ! kkkkk

JOHN JAHNES

29/03/2018 - 21h27

M E I R E L L E S
PORQUE MEIRELLES; O CARA DA GRANA DO JOESLEY E DO TEMER, NUNCA SOUBE DA MUTRETAS COM GRANA SUJA,
QUE ACONTECIAM SOB SEU NARIZ?
http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/2017/10/fique-sabendo-henrique-meirelles-esteve.html
– MEIRELLES era o homem que cuidava da grana do IMPÉRIO do corrupto JOESLEY, enquanto o JOESLEY distribuía a grana suja, bilhões de reais e de dólares, para comprar milhares de políticos e empresários no mundo todo principalmente no BRASIL.
– O que eu realmente não consigo entender é como esse tal MEIRELLES está fora de todas investigações feitas até agora pelo MP e pela POLÍCIA FEDERAL, a mesma polícia do Dr. MORO, o impoluto caçador de corruptos do PT.
– MEIRELLES era o CEO responsável por administrar toda grana dos bandidos da FRIBOI e do banco ORIGINAL, mas seu nome, MISTERIOSAMENTE, não apareceu em nenhuma das investigações nas quais o bandido JOESLEY, pagava propina que atingiam BILHÕES DE REAIS e de DÓLARES pelo mundo afora, para obter benefícios fiscais e financeiros.
– Pior que isso, o tal MEIRELLES, saiu da quadrilha do JOESLEY e foi parar na quadrilha do TEMER, nomeado como MINISTRO DO PLANEJAMENTO, isto é, o homem passou a cuidar de toda grana do BRASIL, que agora é presidido pelo bandido golpista TEMER.
– Alguém aí consegue entender porque MEIRELLES continua sem nenhuma menção nas investigações do MP e da PF, apesar de tudo que sabia a respeito da grana do JOESLEY?
– A PF do MORO e os “probos” homens do MP, continuam freneticamente, tentando prender LULA para tirá-lo da eleição de 2018, apesar de todos os delatores que não haviam delatado LULA, terem voltado a delatar a pedido dos inquisidores do MP e do MORO e agora citando LULA, mas misteriosamente nunca, nunca mesmo, citaram MEIRELLES, ou outro tucano qualquer que já haviam delatados por eles?
ENFIM, MEIRELLES É UM MISTERIOSO HOMEM QUE E APESAR DE SABER DE TUDO, VIVER MUITO PRÓXIMO A TUDO QUE ACONTECE COM GRANA SUJA DA FRIBOI E DO GOVERNO TEMER, NUNCA SOUBE DE ABSOLUTAMENTE NADA.
SERÁ QUE ELE MERECE O CARGO QUE OCUPA E O ALTO SALÁRIO QUE RECEBE?


Leia mais

Recentes

Recentes