Menu

As fakenews de setores do PT contra Ciro Gomes

Ciro Gomes esteve em Buenos Aires nos últimas dias, onde participou de encontros  com importantes personalidades empresariais e políticas do país. A repórter Janaína Figueiredo, do Globo, correspondente local, cobriu sua visita, conversou com ele e publicou uma matéria. O título da matéria é malicioso, como seria de se esperar do Globo. Mas a reportagem […]

144 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Ciro Gomes esteve em Buenos Aires nos últimas dias, onde participou de encontros  com importantes personalidades empresariais e políticas do país.

A repórter Janaína Figueiredo, do Globo, correspondente local, cobriu sua visita, conversou com ele e publicou uma matéria.

O título da matéria é malicioso, como seria de se esperar do Globo. Mas a reportagem é honesta. Se o internauta esquecer o barulho das manchetes enviesadas, à direita e à esquerda, ou das “resenhas” tendenciosas da mesma reportagem, e se concentrar no conteúdo original (reproduzido na íntegra abaixo), encontrará os seguintes trechos:

[Cigo Gomes] assegurou que veio ao país apresentar sua ideia de liderar “uma ampla aliança de centro-esquerda” que poderia incluir os partidos DEM e PP, desde que antes seja fechado acordo com PSB e PCdoB que garanta “a hegemonia moral e intelectual” de uma eventual frente eleitoral.

Ciro é bem claro. Mas sou obrigado a repetir: sua ideia é de uma aliança de centro-esquerda, com prioridade máxima para as legendas à esquerda, como PSB e PCdoB. Ciro não menciona o PT por motivos óbvios: sempre que o fez, no passado recente, tomou paulada. Qualquer referência a uma aliança de Ciro com o PT tem soado ofensiva aos petistas e só gera desgaste e contra-ataque, visto que o PT já definiu o seu candidato: Lula.

Em outro momento da reportagem, Ciro explica seu esforço para construir uma ampla aliança política:

Não podemos correr o risco de ver um golpe de Estado e as forças que o praticaram serem legitimadas pelo voto popular — declarou o pré-candidato, defendendo a necessidade de incluir a maior quantidade de partidos possíveis na aliança que está formando.

A frase não dá margem de dúvida quanto ao posicionamento ideológico de Ciro Gomes, mas somos obrigado novamente a repetir: ele quer derrotar o “golpe de Estado e as forças que o praticaram”. Ah, alguém perguntará, mas fará isso se aliando a partidos golpistas? Bem, assim é a vida. Esses partidos, ao se aliarem a um candidato que tem uma posição muito clara contra o golpe, fazem-no porque o golpe fez água, o que os obriga a sinalizar para o centro.

O PT está fazendo acordos políticos e eleitorais com diversos candidatos e partidos golpistas em todo país, para as eleições estaduais. Isso é realpolitik e o golpe não será vencido com posturas sectárias. O PCO é um partido muito digno, que eu respeito muito, mas é o  partido com menos votos no país. Tem ficado sempre em último lugar, com menos que todos os outros nanicos. Eu fiz um post sobre isso já. Olhem o ranking dos partidos com menor número de eleitores em 2016:

Acho loucura e suicídio político a militância petista seguir a liderança do PCO, que tem feito ataques sistemáticos aos outros candidatos do campo da esquerda: Boulos, Manuela e Ciro. A decisão da direção petista, de incluir um representante do PCO entre os oradores, no lançamento da candidatura de Lula, foi um equívoco infantil.

Em outro momento da reportagem do Globo, provocado a falar sobre o PT, Ciro Gomes tenta ser o mais delicado possível:

— Há 16 anos, o presidente Lula assumiu o poder no Brasil e todos os dias, até hoje, eu o apoiei. E todas as vezes que fiz algum comentário que desagradou uma parte da burocracia do PT fui intensamente criticado, para usar uma palavra moderada. Por isso, compreendendo o trauma e pelo respeito pelo momento do PT, eu me reservo o direito de não fazer mais nenhum comentário sobre o PT e seus rumos estratégicos. O PT tem seu tempo a sua tática e eu tenho o meu tempo e minha tática — explicou o pré-candidato do PDT, que disse ver em Alckmin seu rival natural num eventual segundo turno.

Até que a repórter consegue, enfim, captar uma frase que é imediatamente descontextualizada e interpretada no sentido oposto pelos setores isolacionistas do PT e pelas máquinas de fake news, à direita e à esquerda:

— Eu não rivalizo com Bolsonaro, rivalizo com Lula, e Lula, no meu cálculo doído que seja, não será candidato — frisou Ciro.

Ora, o sentido dessa frase é igualmente cristalino: Ciro Gomes está consciente de que é um candidato do mesmo campo de Lula. Seu eleitorado é, portanto, muito parecido. Tanto que suas intenções de voto nos cenários com Lula são uma; nos cenários sem Lula, outra. Com Lula, Ciro tem 5%. Sem Lula, pula para 9% a 11%.  É um fato. Não é nenhuma ofensa a Lula ou ao PT reconhecer a verdade.

É neste sentido que ele “rivaliza” com Lula. É o mesmo tipo de rivalidade amistosa que Lula tem com Manuela e Boulos. Todos dividem o mesmo eleitorado. Em sabatinas, entrevistas, debates, seminários, Ciro Gomes não faz, jamais, qualquer ataque a Lula. Ele faz críticas, sempre delicadas, à estratégia da burocracia petista, questiona algumas decisões políticas de Dilma Rousseff (nomeação de Levy, concessões a Eduardo Cunha, etc), mas não ataca o ex-presidente. Ao contrário, na sabatina da Folha, defendeu Lula com muita propriedade, ao dizer que tinha lido integralmente a sentença de Moro, e que sua opinião abalizada, de professor de Direito, era de que a tinha achado muito “frágil”, “sem provas”, e que, portanto, segundo ele, a condenação de Lula era “injusta”. E ainda repete, com o dedo em riste e olhar duro: “injusta!”

Sua verve ferina se concentra, exclusivamente, em Bolsonaro, Temer e na ideologia criminosa do rentismo.

O problema aqui é o trauma emocional causado pela prisão injusta de Lula. Os candidatos de esquerda estão com medo de assumir qualquer posicionamento crítico ao PT e a Lula, porque qualquer mínimo sinal de crítica é recebido com muita agressividade por parte de setores da militância. É neste sentido que eu venho criticando o “sebastianismo” lulista. Isso não é saudável.

Manuela andou proferindo frases genéricas sobre “união política”, e foi tratada imediatamente como inimiga. Emir Sader, figurão importante no PT, suplente do senador Lindberg Farias, reagiu com um twitter truculento:

O PCO, por sua vez, que ganhou amplo espaço nas áreas de comunicação do PT, vem fazendo ataques à Manuela D’Ávila desde que ela lançou sua candidatura. Ponham PCO e Manuela D’Ávila no Google e desfrutem. É paulada sobre paulada, desde novembro do ano passado. A última declaração de Manuela, defendendo a união, foi recebida  com a seguinte chamada: “Para conseguir a unidade da esquerda é preciso esquecer Boulos, Ciro e o PCdoB“.

O resumo da posição do PCO está nesta capa de um dos vídeos de Rui Costa Pimenta:

O PT deveria, na minha opinião, sinalizar sempre que o golpe apenas será derrotado através de uma ampla aliança, que inclusive reconquiste o centro político. Pretender que o PT tenha condições de governar isoladamente, a essa altura do campeonato, sem apoio de ninguém, com uma plataforma ditada pelo PCO, é o cúmulo do delírio. Quem ficou ao lado do PT do início ao fim dos governos petistas? O PCO? Não. Ciro Gomes, sim. Pesquisem a posição do PCO ao longo da era petista.

O sentido filosófico de uma aliança é reunir os diferentes do mesmo campo. Se não houvesse diferenças, não haveria necessidade de aliança.

Essas diferenças são fundamentais. São a razão de ser da força e pluralidade da centro-esquerda, porque servem para atingir diferentes núcleos sociais.

O PT e sua militância precisam, por isso mesmo, aceitar as críticas justas de seus aliados. Aliás, eu acho que o PSOL está bem comportado demais em relação ao PT, e isso se reflete negativamente nas pesquisas. É preciso fazer as críticas aos erros das gestões petistas, que não foram apenas as alianças erradas, mas também as escolhas desastrosas de ministros do STF, submissão ao corporativismo do Ministério Público e da Polícia Federal, com consequências trágicas para a democracia e para o próprio partido.

Fazer uma crítica correta, honesta, necessária, a alguém do mesmo campo político não é “traição”. Muito pelo contrário. Como o PSOL não tem feito nenhuma crítica ao PT, por excesso de delicadeza, os setores mais isolacionistas da militância petista, que usualmente sempre foram muito hostis ao PSOL e a qualquer crítica ao PT vinda da própria esquerda, passaram a direcionar sua agressividade na direção de Ciro Gomes.

Os principais cérebros do PT, hoje, na minha opinião, são dois: Lula e Jaques Wagner. Não é a tôa que Wagner é o “Plano B” preferido de Lula. Ou talvez Lula, esperto, esteja apontando Wagner como seu preferido para preservar Haddad, sabe-se lá.

O fato é que Lula, hoje, deixou claro que considera Ciro Gomes um aliado do mesmo campo político e determinou ao partido e à sua militância que celebrem um pacto de não-agressão com o PDT. Vamos ver se os petistas seguirão a orientação de seu líder.

Abaixo, a matéria do Globo que foi tão distorcida pelas máquinas de “fake news” que, infelizmente, também existem no campo da esquerda.

***

No Globo

Em Buenos Aires, Ciro Gomes admite incluir PP e DEM em aliança

Pré-candidato do PDT que fazer aliança antes com PSB e PCdoB

POR JANAÍNA FIGUEIREDO, CORRESPONDENTE 08/06/2018 19:38 / atualizado 08/06/2018 20:26

BUENOS AIRES — O pré-candidato à Presidência do PDT, Ciro Gomes, participou de vários eventos nesta sexta-feira na capital argentina e antes de dar a última palestra do dia, na Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA), assegurou que veio ao país apresentar sua ideia de liderar “uma ampla aliança de centro-esquerda” que poderia incluir os partidos DEM e PP, desde que antes seja fechado acordo com PSB e PCdoB que garanta “a hegemonia moral e intelectual” de uma eventual frente eleitoral.

Bem humorado e arriscando que na próxima pesquisa da Datafolha poderia ficar entre 10% e 12% das intenções de voto, Ciro evitou fazer comentários sobre o lançamento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar ser criticado “pela burocracia do PT”. No entanto, perguntado sobre possíveis cenários, reiterou que se vê disputando o segundo turno com o tucano Geraldo Alckmin já que “no meu cálculo, doído que seja, Lula não será candidato”.

— O que está em discussão não é a sorte do PT e sim do Brasil. Não podemos correr o risco de ver um golpe de Estado e as forças que o praticaram serem legitimadas pelo voto popular — declarou o pré-candidato, defendendo a necessidade de incluir a maior quantidade de partidos possíveis na aliança que está formando.

Consultado sobre uma eventual aproximação com DEM e PP, Ciro não descartou:

— Quizás (quiça em espanhol) tudo… nesse primeiro momento minha prioridade são o PSB e o PCdoB. Se esta aliança se faz, posso avançar em partidos do centro à direita, porque a hegemonia moral e intelectual do rumo estará afirmada. Poderia incluir o PP e o DEM, desde que eu tenha o PSB e o PCdoB.

O pré-candidato foi recebido nesta sexta pela vice-presidente da Argentina, Gabriela Michetti, já que o presidente Mauricio Macri viajou para o Canadá, onde participará de um encontro do G-7. Ciro também se reuniu com empresários e produtores agropecuários. No dia em que o PT lançou oficialmente a candidatura de Lula, a pergunta foi inevitável para Ciro, partindo até mesmo de jornalistas argentinos.

— Há 16 anos, o presidente Lula assumiu o poder no Brasil e todos os dias, até hoje, eu o apoiei. E todas as vezes que fiz algum comentário que desagradou uma parte da burocracia do PT fui intensamente criticado, para usar uma palavra moderada. Por isso, compreendendo o trauma e pelo respeito pelo momento do PT, eu me reservo o direito de não fazer mais nenhum comentário sobre o PT e seus rumos estratégicos. O PT tem seu tempo a sua tática e eu tenho o meu tempo e minha tática — explicou o pré-candidato do PDT, que disse ver em Alckmin seu rival natural num eventual segundo turno.

— Eu não rivalizo com Bolsonaro, rivalizo com Lula, e Lula, no meu cálculo doído que seja, não será candidato — frisou Ciro.

Para ele, a eleição presidencial não tem qualquer centralidade no Brasil hoje e isso explica porque os pré-candidatos ainda não anunciaram seus companheiros de chapa. Dois dias antes da divulgação da próxima pesquisa da Datafolha, Ciro reconheceu que “Alckin tá lá embaixo, passando o pão que o diabo amassou, não decola, mas fatalmente crescerá. Pela minha experiência, o meu adversário do segundo turno é o Alckmin”.

— Bolsonaro tem sete segundos na TV e não tem candidatos a governador competitivos. É um projeto personalista, que poderá chegar a 18% ou 20%. Alckmin terá vários candidatos a governador, a senadores. Alckmin só tem a crescer, e Bolsonaro só pode cair — avaliou.

Ele acredita que a pesquisa poderá colocá-lo empatado com Marina, o que representaria a conquista de um objetivo um mês antes do planejado.

— A greve dos caminhoneiros me ajudou, muita gente começou a falhar e eu tomei posição e isso me deu visibilidade — disse Ciro, que também se referiu às turbulências no mercado cambial e ao clima de ansiedade entre investidores, que levou o Real a sofrer uma forte desvalorização esta semana:

— É uma fraude do mercado financeiro para ganhar dinheiro e dinheiro público… Hoje, apenas para provar a parte criminosa, o Real se valorizou em quase 6% em um dia. Por que, se eu sou o mesmo candidato? Porque o BC disponibilizou US$ 20 bilhões do dinheiro que pertence à nação para premiar os especuladores que especulam contra nossa moeda. É só jogada para ganhar dinheiro que falta nos hospitais, na infraestrutura, e comigo neste processo o brasileiro ficará sabendo disso em tempo real.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/em-buenos-aires-ciro-gomes-admite-incluir-pp-dem-em-alianca-22760046#ixzz5Hw8eYaJM
stest

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Orlando Soares Varêda

09/12/2019 - 15h07

…”Ciro Gomes não faz, jamais, qualquer ataque a Lula. Ele faz críticas, sempre delicadas, à estratégia da burocracia petista, questiona algumas decisões políticas de Dilma Rousseff (nomeação de Levy, concessões a Eduardo Cunha, etc), mas não ataca o ex-presidente.”…(???)

Não Diga !?!?!?!?!… Mas como? Assim, não entendi mais nada!.. …Se o gajo Ciro Gomes vive dizendo que o PT é uma quadrilha?! Não seria lícito inferir que, se o Lula é o presidente de honra e fundador da quadrilha, digo, do PT. Imagino que o grande e coerente pensador político e ex melhor governador de todos os tempos. Além de economista com pós hiper graduação em Harvard – Cambridge, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Pois bem, este é o meritocrático Ciro Gomes. Qua, qua, qua!!! Além de tudo isso, como político experiente. Sendo um dos mais rodados filiados a legendas partidárias. Acordou de ovo virado, manda o partido rodar. Ponto

Orlando

    Redação

    09/12/2019 - 16h43

    Amigo, o artigo é de junho de 2018… Até então, era assim.

joão

14/06/2018 - 14h57

vá acreditando no ciro.vai! ainda bem que ele não ganha ,só queria ver a cara de deslusões de seus apoiadores.ciro vai falar com DEM este é tua cara.

Yan

13/06/2018 - 13h53

SÓ VOTO EM CIRO GOMES SE….. LULA MANDAR.
Heheehheehehe

Yan

13/06/2018 - 13h44

SOU MAIS BOULOS! Lula vai mandar votar nele, trouxas.

Luis

13/06/2018 - 11h24

Onde que o Lula disse a militância fazer um pacto de não agressão ao PT e a ciro Gomes ?

O Psol parou de atacar o PT porque o PT começou a desmascarar esse partido falso esquerda.

O cafezinho é um fakenews !

Vitor

13/06/2018 - 10h03

Como é engraçado ver o Miguel conhecendo a verdadeira face do PT… hahahahahaha

Antonio Carlos

12/06/2018 - 10h48

Ciristas, tenham paciência! Se o indicado de Lula não decolar, Ciro decola e será o receptor dos votos petistas (desde que, mesmo provocado, não ataque o PT).
Se são mais inteligentes do que os petistas, demonstrem isso com serenidade.
A estratégia é concentrar os votos em quem chegar melhor nas véspera do primeiro turno. Com essa troca de tiros, o candidato “Nulo ou Branco” leva esses votos!
Se as críticas de Rui prejudicam Ciro, os contra-ataques dos ciristas, que sempre miram Lula e o PT ao invés de o PCO, prejudicam mais ainda, atiçando o anticirismo entre os petistas.
Não faz sentido nem vale a pena o eleitor de esquerda votar em Ciro na base do antixiitismo petista. Ganhar eleições contra o PT empurrará Ciro para a direita (e a direita já está considerando ele uma alternativa).
E cá prá nós, o candidato de esquerda que declara aceitar acordo com o PP e DEM quer o quê?

Michael

12/06/2018 - 09h58

Sabe quem está gostando dessa história do PT não apoiar ninguém? Os Golpistas! Na é meio óbvio que infelizmente Lula não poderá concorrer e ponto.

Ao que me parece Ciro está agindo corretamente, não está implorando nada ao Partido dos Trabalhadores, se o apoio vier será muito bem vindo, mas não adianta mais, não é da natureza do partido. É desgastante pois às vezes entre o Brasil e o PT, a militância escolhe o PT mesmo sabendo que o barco pode afundar. Virou seita, religião ou algo assim… O PCO nunca se poupou de descer o cacete no Lula e no PT agora posa de bom moço pois sabe que que vai desaparecer com a nefasta Cláusula de Barreira e terão que se anexar ao PT para sobreviver.

Se tivéssemos união em torno da candidatura do Ciro provavelmente venceríamos os Golpistas, se nos unirmos em torno da candidatura de Lula os esforços podem ser em vão. O que é mais óbvio? E sinceramente nenhum pré candidato do PT tem a força política e preparo de Ciro Gomes. Não vou nem enumerar as vezes que o Ciro foi útil ao PT e leal ao Lula aqui, se você que me lê não sabe disso, lamento sua ignorância…

Miguel, deve ser duro ler comentários raivosos (alguns infantis) assim. Acredito que a maioria que acessa concorda com você e percebe que seu argumento é lógico, e estes se poupam de ter que entrar nessa briga aqui com algumas pessoas ditas progressistas, mas que estão cegas para as consequências de não apoiarmos o Ciro.

Lula Livre! Ciro Presidente!

Sergio Sete

12/06/2018 - 09h13

Miguel, seja coerente.
O PT acabou de divulgar uma “fake news”, já desmentida pela PF e pelo Vaticano:

“O Papa Francisco enviou um rosário ao presidente Lula, preso político há 67 dias. O presidente recebeu o terço na sede da Polícia Federal em Curitiba” @lulapelobrasil

Como você quer que o PT se defenda de algo que ele próprio faz?

    Francisco

    13/06/2018 - 15h14

    Isso é o chamado comentário “pendurado na broxa”, que dó!
    ‘Vorta’, pede desculpa e confessa que foi mais uma vez desinformado pela mídia golpista, mas como é homem de malandra, gosta de ser enganado e vai continuar replicando besteiras news.

Dario T. M. J. Ferrer

11/06/2018 - 12h47

Acompanhava O Cafezinho até antes do golpe e tive que parar por excesso de trabalho. Desconheço as ideias e o caminho que levaram a página a apoiar Ciro Gomes, então faço meu comentário baseada apenas nesse texto.
Acredito que o representante do PCO no lançamento da campanha do Lula é uma mensagem do PT para a militância petista e de esquerda. Significa : “Vamos lutar por Lula.”
Sobre a aposta em Ciro Gomes devido à prisão de Lula, precisamos analisar algumas possibilidades. Por qual motivo prenderam Lula? Podemos confiar em Ciro Gomes?
Prenderam Lula por um motivo simples, ele ganha eleição, ele representa os anseios populares e possui uma base popular. Nenhum outro político de esquerda é assim. A base política do Lula é o povo, são os movimentos populares, os sindicatos, os trabalhadores sem terra, etc. Ciro não possui isso, sua base é a oligarquia cearense, os políticos e banqueiros parasitas que nada produzem.
Quantos sindicatos Ciro Gomes representa? Dessa pergunta caímos para outra: Podemos confiar em Ciro Gomes? Suas ações, no presente e no passado, provam que não. O mesmo político que surgiu no partido da ditadura, foi do PSDB, disse que levaria Lula para uma embaixada (estou esperando), se considera trabalhista mas quer o industrial Steinbruch (que comprou a CSN por mixaria no saldão da privataria) e diz que o trabalhador precisa comer com uma mão e operar a máquina com a outra.
Apesar da discordância, acho que seu ponto de vista diferente pode ajudar a esquerda nessa hora tão terrível e é importante lidarmos com ideias distintas.

Rogerio D Maestri

11/06/2018 - 08h16

O problema do Cafezinho contra o PCO, é como o Rui está alcançando popularidade. PORÉM e o mais importante não é isto, o Rui está como comentarista do 247, que tem uma visão de esquerda plural com várias nuances, e enquanto o Cafezinho não chega a ser nem Café da Manhã, o 247 é café da manhã, almoço e janta, como se diz em para-choque de caminhão, A INVEJA É UMA MERDA.

Marcos Vinicius

11/06/2018 - 06h26

A postura da ”Veja do PT”, o 247 está cada dia mais execrável. Só as chamadas das matérias são de embrulhar o estômago ”Lula ou caos”, ”Agora é Ciro vs Lula”, isso quando o Attuchêra lá não pede a volta de Dilma. Estão completamente fora da realidade. Imbuídos de apelo emocional barato e de análises toscas para a militância que se torna cada vez mais semelhante a torcedores organizados da mais tenra idade. Até quando vai essa insanidade? É preocupante, as eleições estão aí. E não vai haver revolução amanhã às 8 e 30 da manhã, não vai haver assalto à Bastilha nem coisa semelhante para tirar o Lula da cadeia.

Carllus

10/06/2018 - 22h18

Este blog realmente perdeu a sensibilidade de luta da esquerda, criticar o PCO chega a ser hipocrisia foi o partido que apesar de pequeno foi um gigante na defesa da democracia e principalmente do Lula, pequeno Sr Miguel é o seu candidato de estimação Ciro Gomes que nunca veio a público defender a injustiça que o judiciário brasileiro partidário vem fazendo em cima do LULA, pequeno Sr Miguel é sua defesa pelo camaleão Ciro Gomes que de esquerda só tem seu oportunismo partidário, pequeno Sr Miguel é acreditar em sites que trocam de camisas, algo semelhante que seu candidato Ciro Gomes conhece muito bem, eternamente sem partido definido, pulando de galho em galho, falta galhos na floresta partidária do seu candidato caro Miguel!

Carllus

10/06/2018 - 22h00

Este blog realmente perdeu a sensibilidade de luta da esquerda, criticar o PCO chega a ser hipocrisia foi o partido que apesar de pequeno foi um gigante na defesa da democracia e principalmente do Lula, pequeno Sr Miguel é o seu candidato de estimação Ciro Gomes que nunca veio a público defender a injustiça que o judiciário brasileiro partidário vem fazendo em cima do LULA, pequeno Sr Miguel é sua defesa pelo camaleão Ciro Gomes que de esquerda só tem seu oportunismo partidário, pequeno Sr Miguel é acreditar em sites que trocam de camisas, algo semelhante que seu candidato Ciro Gomes tá muito bem sem partido definido pulando de galho em galho, falta galhos na floresta partidária do seu candidato caro Miguel!

Paulo H Jurgensen

10/06/2018 - 20h47

Sempre votei no PT, mas deu pra bola esse fundamentalismo xiita petista. Chega….

Camilo Coelho

10/06/2018 - 17h57

Miguel do Rosário, se estiver lendo isso, te desejo força. Não se deixe abater por esses ataques insanos que setores da militância petista vêm fazendo a ti na sessão de comentários. É curioso ver gente do PT praticando a mesma intolerância de que o PT vem sendo vítima a tanto tempo. Quem acompanha a internet e a blogosfera vê claramente que há um movimento coordenado para prejudicar a candidatura Ciro de dentro da esquerda.
Ninguém aqui está pedindo para que gostem ou apoiem Ciro. Há visões divergentes apenas, e uma falta de respeito do lado dos petistas que chega a ser revoltante. Creio que há uma dificuldade grande em parte da militância e da burocracia em aceitar que o PT sem Lula não será mais a força hegemônica da esquerda nesse país

Marcelo Silva

10/06/2018 - 14h13

É hora de buscar outra trincheira, pois esta já esta ocupada pelo inimigo ! Só os fortes continuam na luta ! Lula Presidente !

Artur

10/06/2018 - 14h12

Olá, Miguel.

Confesso que, pela primeira vez, não consegui ler sua matéria até o fim. Fico chateado com a sua parcialidade em relação ao Ciro. O Ciro é do nosso campo sim, deixe o Rui Costa dar a opinião dele, qual é problema? O Ciro pode criticar o Lula, e o Rui não pode criticar o Ciro e os demais? Na minha opinião, sabe o porquê dos militantes do PT estarem putos com o Ciro? Porque o Ciro só vê os erros do PT. Assim, como você agora só fala dos erros do PT. E os acertos? Qual partido fez mais acertos não últimos anos? Como não cometer erros com um Congresso sinistro que nós temos? Não concordo que a Dilma tenha cedido ao Eduardo Cunha, se ela tivesse feito isso, não ocorreria o golpe!! Nem houve segundo mandato!!! Nenhum projeto de lei para recompor a economia foi se quer analisado!! O PT não é egoísta, não, não. O PT está fazendo o que todo partido político deveria fazer, defender sua história, seu legado, seu estatuto. Se defender sim. Mas, não foi o PT que colocou essa posição defensiva. Foram as críticas desarrazoadas do Ciro. O Ciro dizia há um tempo que a única coisa que o Lula teria feito foi a tomada de três pinos!! Você lembra?? Quer dizer que todos os programas relevantes para a população se resumem à tomada de três pinos? Se a sentença foi um ato político, e não jurídico, é nesse campo que o PT está lutando. Está errado?? A maioria quer o PT e o Lula, como pode estar errado?? Concordo que o Ciro, ultimamente, tem feito declarações mais light em relação a tudo isso, mas depois de ter falado um monte de “m…” se ele não fizer isso estará com 2% das intenções de voto. O Ciro não se colocou como uma opção, ele foi agressivo com o Lula e com o PT, foi desonesto, visando sua candidatura. Como é que o cara faz críticas ao time de que fez parte?? Eu não acho que as candidaturas da Manuela, do Boulos, do Ciro são ruins para o campo progressista, como diz o Rui. Acho que é uma oportunidade para mostrar os programas de governo e de que lado estão, principalmente para elegermos mais parlamentares para o Congresso. A pergunta é: o PT, o Lula e a Dilma erraram mais, ou, acertaram mais?? O Vacari foi inocentado, só está preso por causa da constituição da república de Curitiba. O José Dirceu foi preso sem provas. O Lula está preso sem provas. Por que o PT vai ficar falando de erros, se os acertos foram imensos?? Só faça um favor, não fique tentando mudar a cabeça dos petistas, pois você não vai se dar bem. Faça o bom jornalismo que sempre fez, porque está ficando esquisito. Um forte abraço!! Artur

Marcos Paulo

10/06/2018 - 09h33

‘O PT é a esquerda que a direita gosta!’
Brizola

    Realista

    10/06/2018 - 14h24

    Concordo com você, deve ser mesmo, perdeu 4 eleições para o PT, teve que dar um golpe para voltar ao poder e no desespero prende politicamente LULA 2018, para ter ao menos uma chance de chegar ao 2º .

Atineli

10/06/2018 - 07h44

Aí está a participação muito ACERTADA do PT em convidar o companheiro Antonio Carlos Silva (Rui Pimenta está fazendo conferências na Europa pelo Lula Livre e denúncia do GOLPE). Parabéns PCO pelas palavras sábias transmitidas pelo companheiro Antonio Carlos durante o evento de lançamento da campanha do Lula. PCO, sempre impecável na análise e na luta aguerrida !
https://youtu.be/YFChk6zIC10

Atineli

10/06/2018 - 07h13

Miguel Gomes vc endoidou de vez. Só dei uma espiada no texto pq o Attuch havia comentado q vc tinha publicado um texto de ataque ao PT. Vejo q vc agora ataca tbm o PCO. Você é digno de pena. O texto é de chorar tamanha pequenez e mesquinharia. Boa sorte com teu candidato abutre. Vocês dois se merecem e espero q morram abraçados. Lula e o PT estão muito bem e fortes na luta. Gleisi é o nome. PT é o maior partido do país. E Lula é um GIGANTE ! Você agora até poderá ser contratado pela globosta.

Realista

10/06/2018 - 01h10

Também não vejo nenhum problema e nem vejo o PT ou LULA contra, Manuela e boulos retirar suas candidaturas e apoiar Ciro Gomes no primeiro turno, particularmente respeitaria a opção deles, agora tem que respeitar a opção de LULA e do PT de continuar com LULA candidato e ou mais na frente lançar um nome do PT.

Brasileiro da Silva

10/06/2018 - 01h03

Triste a fase do PT e dos petistas. Perdidos, esquecendo da política para endeusar Lula.

    Realista

    10/06/2018 - 02h07

    Agora estou entendendo o desespero de Miguel em tirar LULA 2018 ou o candidato do PT apoiado por LULA 2018 do páreo, pois Ciro só vai ao segundo turno se for o candidato de LULA.
    Só vou avisar não adianta fazer beicinho é LULA lá ou quem ele indicar.
    Pela pesquisa Datafolha dá para ver o desespero do PT e sua Militância só dá LULA 2018 e quem ele indicar.
    Está dando sono.

      Luiz Carlos P. Oliveira

      10/06/2018 - 10h05

      Pois é! O Cafezinho e o Conversa Afiada aderiram ao candidato que tem 5% nas pesquisas. Sem Lula ele terá 11% e não chega no segundo turno. Um candidato que se alia ao DEM e outros partidos de direita diz que vai mudar o Brasil. E eu pergunto: COMO, CARA PÁLIDA? Se ele chegar ao segundo turno com Lula ou outro candidato do PT, vai fazer alianças com MDB, PSDB e a turminha do Bolsonaro para “mudar” o país? Seria interessante ver CIRO com Alckmin, Serra, Bolsonaro, Agripino, Moreira Franco, Eliseu Padilha, Marun, Jucá, Aécio, FHC, Eduardo Cunha, Beto Richa e outros golpistas, no mesmo palanque, prometendo mudar o Brasil.

Realista

10/06/2018 - 01h02

Só para constar entre Ciro e Bolsonaro, voto Ciro.
Entre Marina e Bolsonaro, voto Marina.
Entre Alckmin e Bolsonaro, voto Alckmin.

Porém tentar forçar o PT e LULA a retirar sua candidatura ou mesmo nem lançar outro nome do PT apoiado por LULA, para apoiar Ciro Gomes no primeiro turno é uma forma desrespeitosa com a história de LULA e o momento que ele passa.

Agora quem passar para o 2º Turno, junta-se todos num mesmo palanque, sendo Ciro, Boulos, Manuela, LULA ou qualquer candidato do PT.
Quem fomentou esse discursão toda não foi o PT, LULA ou sua militância, é só lembrar que tanto LULA como o PT não viam nenhum problema com as candidaturas de Manuela (Pc do B), Boulos (Psol) ou Ciro (PDT).

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 08h42

    É esse o ponto. Ciro, Manuela, Boulos e Lula, ou seu substituto na urna, atuam solo no primeiro turno e ocupam o maior espaço eleitoral possível, isolando a direita de Marina e a extrema direita de Bolsonaro aos seus guetos. No segundo turno somam forças para vencer a eleição.

Realista

10/06/2018 - 00h28

Ciro defendendo brilhantemente LULA 2018

https://www.youtube.com/watch?v=mIJ8CgKlmMo

Deve ser Fakenews

    Miguel do Rosário

    10/06/2018 - 03h06

    É bom divulgar esse vídeo. Clandestino, descontextualizado, covarde. É o último jogo sujo contra Ciro. Vou escrever sobre isso em breve.

      Realista

      10/06/2018 - 03h41

      Concordo com você em gênero, número e grau, por menos Ciro foi detonado por causa de um outro comentário infeliz, por esse motivo não vejo Ciro com possibilidade de ganhar de um candidato de direita, com a máquina de moer candidatos do campo conservador.

Realista

10/06/2018 - 00h19

Miguel FakeNews do Rosário, tá dando sono.

    Miguel do Rosário

    10/06/2018 - 03h07

    Vai dormir então, seu Fake.

Ediverte

10/06/2018 - 00h01

Sempre lembro do PCO ” apoiadores desinteressados do PT” e do 247 de outro insuspeito Leonardo “a trouxa”(o da ligação para Naji nahas)
O que querem? Para onde vão?
Parabéns Miguel!
Lembrando PCO ( panfletador de cartazes ordinários) ganham algo em torno de 2000000 por seus 500000 votos !
Desculpe 50000 votos!
Desculpe vou corrigir de novo!
5000 votos!

Amaris

09/06/2018 - 23h15

Continuando meu comentário: não sou PT. Mas voto no Lula. E para esta eleição, caso não seja ele candidato, tanto eu como familiares e conhecidos, votariam em Boulos, ou em Manuela, em Gleisi,e até em Requião ou Katia Abreu, que, apesar de estarem no PMDB (agora MDB) partido da esculhambação nacional, desde as tentativas de golpe contra a Dilma, sempre foram veementes na condenação de tudo o que veio acontecendo até agora, denunciando as aberrações do Judiciário, da Polícia Federal e tudo o mais. JAMAIS NO CIRO. Não confiamos neste político pretencioso, presunçoso, arrogante, jamais condenou a conduta do Judiciário contra o Lula, e tem mais, já duas semanas antes da prisão do Lua ele afirmava categoricamente: “o Lula vai ser preso”; e depois da prisão declarava: ” o Lula não vai poder ser candidato” repetindo isto agora pela segunda vez.
Quem lhe vaza estas notícias hein?alguém no STF? o Sérgio Moro? a PF?

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 08h52

    Informe-se um pouquinho melhor, comoanheira.
    O ministro Admar Gonzaga, colocado no TSE por Temer, que Lula conciliador colocou nachapa de Dilma, afirmou, certamente verbalizando o que pensam os demais membros da corte, que Lula não poderá ser candidato. O ministro Fux, colocado no STF por Dilma, afirmou, certamente verbalizando o que pensa a maioria da corte, que Lula não poderá ser candidato.
    É dessas duas “fontes” que vieram, em entrevistas à imprensa golpista.

Amaris

09/06/2018 - 23h02

Miguel, gostaria muito que deste tua opinião.
Histórico partidário de Ciro Gomes 1) 1982 filiado no PDS, sucessor da Arena, que dava sustentação à ditadura, elegeu-se dep. estadual; 2) um ano depois filiou-se ao PMDB, reeleito em 1986; 3) em 1988 passa para o PSDB elegendo-se prefeito de Fortaleza e governador do Ceará com as bênçãos dos Jeressaiti; 4) em 1996 vai para o PPS; 5) 7 anos depois vai para o PSB; 6) em 2013 foi um dos fundadores do PROS – Partido Republicano da Ordem Social; 7) em 2015 vai para o PDT com vistas a ser candidato a presidente.
Qual a coerência política deste personagem?

    Josa

    09/06/2018 - 23h24

    Não é uma vacina, é não ser intolerante como você, Miguel não tente ser a Globo dos blogs, nós sabemos escolher e temos direito.Cyro não é de esquerda

    Nelsonz

    10/06/2018 - 00h19

    Nenhuma!

    Miguel do Rosário

    10/06/2018 - 03h09

    Já escrevi sobre essa mudança de partido várias vezes. Foram mudanças sempre à esquerda, para manter a coerência e lealdade a Lula. Partindo do PT, é uma acusação extremamente covarde e injusta.

      Antonio Carlos

      12/06/2018 - 10h56

      Lealdade a Lula ou falta de espaço nos partidos para seu projeto pessoal de ser presidente?
      Apoiar Lula no Nordeste não é lealdade, é questão de sobrevivência.

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 08h56

    Como você avalia o apoio de Ciro ao Lula, em 1998 e 2002 no segundo turno, e a Lula e Dilma, nos dois turnos, em 2006, 2010 e 2014?

    Vitor

    13/06/2018 - 10h07

    Celso Amorim, um dos preferidos dos petistas para ser o poste, já foi filiado ao PMDB. O que isso prova, querido?

    Yan

    13/06/2018 - 13h52

    Concordo. Não dá pra confiar. Muda de partido como muda de roupa.

Marcos

09/06/2018 - 22h53

O que acho mais fascinante é que vários comentários dos “ciretes” de internet são muito parecidos em tom com o dos “bolsonaretes”. Será que é uma mesma empresa que é contratada pra fazer esse serviço, de fazer o Ciro parecer ter algum tipo de apoio espontâneo?

    Fehnelon

    10/06/2018 - 05h58

    Mesmo segmento… mesmas ferramentas… mesmas táticas…
    Tenho essa mesma impressão

    Denise

    10/06/2018 - 07h40

    Engraçado! Minha visão e a mesma dos petistas contra Ciro Gomes – e de uma truculência inapropriada – o inimigo é outro

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 08h59

    E eu acho fascinante vocês não apresentarem argumento algum.
    Se vocês petistas estivessem aos milhões nas ruas e não nos teclados Lula nem teria sido preso.

Nilo Ricar

09/06/2018 - 22h33

O PT pode mas não deve imitar os fundamentalistas que sacanearam Dilma e com suas passeatas patrióticas bossais detonaram o rito democrático…..agora talvez será saudável se o partido “hegemônico” der sinais de uma liderança tolerante, de unidade, humildade e visão estratégica, mas humana também….Perde se um pouco cedendo e sendo solidário mas ganha se muito em valor e espirito…..pena que o jogo e a realidade valham demasiadamente tudo mesmo que em nome do bem do povo e do pais e que sejam profundamente ríspidos e egoístas….exagerados e hipócritas….Se Ciro fosse irmão de Lula talvez não fosse tão coerente e honrado em relação ao “companheiro”….agora anular se também não dá…..seria inaceitável para um candidato a líder de uma nação em turbulência colocar se como um boneco….que a consciência e bom senso clareiem todas as “boas” e “desinteressadas” intenções…

Nilson Moura Messias

09/06/2018 - 21h13

O cafezinho e seu editor virou patrulha, dedo duro. Fala sério!!!!

Dora

09/06/2018 - 21h05

Já disse que a lava jato e a Globo são um Pit Bull que destruirá o Ciro ou qualquer outro candidato de esquerda indicado pelo Lula ou com chance de ganhar.
O meu filho, se o pt apoiar a Manuela serve ou só serve apoiar o Ciro ?
Qualquer nome ventilado pelo pt a lava jato ou o STF vão em cima e fabricam crimes. Tá difícil perceber isso.
A indefinição do candidato petista favorece o pt e o Ciro e e extremamente ruim para o Alckmin.
O Alckmin precisa da decisão do pt para conseguir os votos e para centrar fogo através da lava jato e da Globo. Sem isso adeus 2 turno.
Que o Lula não será o candidato até criança sabe, mas quem será o candidato por que vc quer saber ?
Dizer isso agora só favorece o Alckmin e o PSDB que tão lá na rabeira nas pesquisas.

Ruan Costa

09/06/2018 - 21h05

Alguns dos comentários aqui escritos são do mesmo nível que os alienados do Bolsonaro. O PT não tem eleitores tem fanáticos religiosos.

Daniel Chaves

09/06/2018 - 20h50

pra entender a derrocada do PT basta ler os comentários da “militância”, dá pena…

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 09h01

    Se os petistas fossem pra rua aos milhões, ao invés de ficar fazendo fofoca na internet, Lula nem teria sido preso.

Rekern

09/06/2018 - 20h43

Ou Lula ou nada, no máxiimo um candidato do PT ungido pelo barbudinho. Se este Ciro for de esquerda, minha mãe é bicicleta. Ciro vai ser o candidato da direita.

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 09h03

    Micareta ou Caloi Ceci?

      JOAO BATISTA

      10/06/2018 - 09h03

      Monareta ou Caloi Ceci?

João Lucas Trevisan

09/06/2018 - 20h17

Capitulação e o nome disso, Ciro não é de esquerda e não demonstra compromissos claros com o campo popular pode não ser inimigo mas não é confiável. Deixa claro que quer pegar os restos mortais de Lula foi guiado pelo sonho de ser presidente trocando mais de partido que de cueca parece mais um José Serra mas diferente desse transitou por vários partidos todos eles de direita ou Centro. O pco esteve na luta contra o golpe de maneira incansável e eles não concordam com a política do lula e pt mas sabem que o ataque não acaba aí pra você e simples abandona o lula lá e vida que segue mas os brasileiros deixam claro que é no Lula que querem votar e não vão voltar num coronel que no roda viva disse que não sofreria impeachment porque é do ramo rs diferentemente da Dilma. Pudera ele ter um.pouco da dignidade e honradez da Dilma

Sandro Borelli

09/06/2018 - 20h16

O Cafezinho virou fake news??
Lamentável.
Paro de seguir, sem oportunismo, por favor.

Sandro Borelli

09/06/2018 - 20h14

O Cafezinho virou fake news??
Lamentável.

Manoel

09/06/2018 - 19h49

Miguel você trabalha pro Ciro?

Antonio Passos

09/06/2018 - 19h44

Ciro diz que “Lula não será candidato”. Ele agora é do STF ? Ou está bem por dentro do golpe ? Ou estão está lançando FAKE NEWS contra Lula.

Ciro é mais um traíra na história deste país cheio deles.

Régis

09/06/2018 - 19h29

Para mim fica evidente cada vez mais que Ciro tem um acordo secreto com poderes ocultos internacionais. Uma evidência, entre tantas outras, é sua possível aliança com partidos golpistas: DEM e PP. E sua recusa em garantir indulto presidencial à Lula caso seja eleito. Imprensa golpista e entreguista que não detona moralmente ele. Judiciário e MPF que não apuram nada em relação aos seus trabalhos como político ao longo da vida. Tem coisa errada nisso! Quem conhece o poder de City London, mais precisamente dos banqueiros Rotschild, sabem da astúcia dos mesmos em engendrar agentes duplos nas lideranças dos governos para confundir a população nacionalista.
Esse Ciro Gomes é Fake, é Fake que dói!!

    Antonio Passos

    09/06/2018 - 19h42

    Você disse tudo, Ciro é FAKE por si mesmo, não precisa de fake news. O cara terá um picareta da privataria (Steinbruck) na vice e faz acordo com o DEM. Precisa de fake news ?

José Zimmermann Filho

09/06/2018 - 19h29

Pessoal, baixaria é lá com os coxinhas. Miguel tem razão quanto à aproximação com outros partidos. Lula fez isso e, vejam só, chegou a namorar o PSDB, mesmo depois da trapaça do Mário Covas em cima da Marta, para se eleger governador em 94. Ninguém ganha eleição e consegue governar sem alianças políticas.

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 00h00

    Lula beijou a mão de Paulo Maluf, do PP, pra ganhar alguns minutos de propaganda eleitoral para Fernando Haddad, na eleição para a prefeitura de São Paulo. Se tem dúvida sobre isso ou falta memória, consulte o google ou o youtube. Além de Maluf, Lula compôs com José Sarney, Jáder Barbalho, Renan Calheiros, Geddel Vieira Lima, Michel Temer, Delcídio Amaral, Waldemar Costa Neto, Roberto Jefferson e muitos outros da escória moral da política. Petistas xiitas, olhem para seu passado. Olhem para seus pés, seus pavões!

Luiz Nalin

09/06/2018 - 19h18

A fakenews (eu prefiro dizer mentira) do Sr. Miguel e do Sr. Ciro:
https://www.facebook.com/miriam.moraes.05/videos/1958155537528409/

JOHN JAHNES

09/06/2018 - 19h16

Isso não é fake, é fato comprovado:
http://www.mariliacampos.com.br/secao/28-privatizacoes-fhc-e-seus-aliados-ldquovenderamrdquo-125-estatais-por-us-105553-bilhoes–nao-foi-venda-foi-doacao

PORQUE NÃO TEM NENHUM DOS PIRATAS TUCANOS LESA-PÁTRIA NA CADEIA?

Régis

09/06/2018 - 19h06

A direita não está conseguindo emplacar um candidato forte para 2018, com exceção da fascista extrema direita bolsonarista. Não é Jair Bolsonaro candidato ideal da TV Globo, nem dos abutres de Wall Street. O Santo Alckimin não decola! Então o que fazer? A direita entreguista, orientada pelo estrangeiro, já está agindo. Como? Ciro Gomes!!!! Mas Ciro tem discurso fortemente nacionalista, promete desfazer todo entreguismo feito por Temer, e olha só que inacreditável: ataca até os banqueiros, em discusos jamais ousados por candidatos anteriores. E olha só o mais surreal de todas: A imprensa golpista e entreguista não bate forte nele, o Ministério Público Federal não oferece uma denunciazinha contra ele e consequentemente o Judiciário deixa o em paz. É o candidato Cavalo de Tróia dos abutres de Wall Street inserida na esquerda nacionalista para dividi-la, confundi-la e se tudo der certo, teremos na Presidência da República o maior político Vira Casaca da história. E o Pré Sal continuará sendo dos espertos anglo-americanos!

    JOAO BATISTA

    09/06/2018 - 19h51

    Não se preocupem com Ciro, vocês já ganharam a eleição.

Nil

09/06/2018 - 18h41

Miguel, não sei se é uma notícia confirmada ou apenas replicada, mas saiu agora à tarde no DCM. Vale dar uma conferida e, se puder, fazer uma de suas ótimas análises detalhadas: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/pesquisas-de-bancos-apontam-um-segundo-turno-entre-ciro-e-bolsonaro/

Cícero Costa

09/06/2018 - 18h41

O que define alianças políticas não são ideologias, mas sim o cenário e as circunstâncias do momento político que se vive. A Política é um processo dinâmico, que se deve mover com perspicácia, de forma fria e calculista, sem fanatismos ou paixões.

Neste primeiro turno, o ideal seria a união das esquerdas em torno de um só candidato à disputa presidencial, sobretudo PT, PSB, PDT e PCdoB.

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta anunciou – alto e bom som – neste sábado que a sigla fechará alianças com o PCdoB e o PSB no plano nacional, tendo Lula como seu candidato e que “TODO O DEBATE NOS ESTADOS terá que se alinhar OBRIGATORIAMENTE a esta estratégia”.

Ao que parece, as três legendas mencionadas JÁ decidiram que caminharão juntas neste primeiro turno. O PDT, por sua vez, seguirá outro caminho junto com novos e eventuais aliados.

Teremos então duas frentes enfrentando Bolsonaro no primeiro turno: uma liderada por Lula, e outra por Ciro.

Não se sabe se a candidatura do Lula será deferida. Se for, não há dúvidas de que ele vence em primeiro turno. Se não o for, determina a lei que o candidato seja o Vice. Neste caso, teremos Ciro, Bolsonaro e o Vice do Lula disputando o primeiro turno.

Claro que não se sabe quem passará para o segundo turno, mas uma coisa é certa: seja Ciro ou o candidato do PT, o fato é que – no segundo turno – TODAS AS LEGENDAS DE ESQUERDA ESTARÃO UNIDAS EM TORNO DE UM SÓ CANDIDATO. Disso, pode-se ter certeza !!

Francisco de Assis

09/06/2018 - 18h34

Registrando horário atual: 09 de junho de 2018, 18h34. E quatro horas sob censura prévia do Cafezinho. Espacinho democrático este, não?

Angela

09/06/2018 - 18h25

E quem seria a maquina de fake news do PT, Miguel? O Attuch e o 247?

Se enxerga, Miguel…quem é você? Um ninguém. Você acha que está à altura de um jornalista tarimbado, de primeira linha como o Attuch? E esse seu bloguinho modesto?

Acho que o fracasso subiu a sua cabeça. Ou tem álbum motivo oculto (não sei se financeiro, ou não…) pra essa sua campanha tão agressiva. Sei lá… Não estou afirmando nada, mas que está esquisito, isso está. Todo mundo já notou…

    JOAO BATISTA

    09/06/2018 - 19h05

    Ângela, se esse blog é tão “bloguinho”, o que você faz por aqui? Não gosta de pluralidade, permaneça onde ouve e lê apenas o que lhe agrada. Narciso acha feio tudo o que não é espelho.

Francisco Assis de Sousa Junior

09/06/2018 - 18h23

Ciro se mostra muito hábil e cresce todo dia, apesar do PT.

    Mario Silva

    09/06/2018 - 18h31

    sem a benção do Lula não chega a lugar nenhum. Se Requião entrar na disputa … Adeus Ciro!!!

ari

09/06/2018 - 18h18

Concordar ou discordar é um direito de cada um, mas usar a votação do PCO para desclassificar sua posição política beira a má fé. É algo similar a dizer que minha opinião não deve ser ouvida por que sou baiano. Acompanho as análises do Rui e as vejo entre as mais lúcidas no momento, embora tenha cá minhas discordâncias. Sua análise da greve dos caminhoneiros foi a melhor que vi, inclusive jogando para escanteio essa história de lockout, greve de trabalhador, etc.

Fabio

09/06/2018 - 18h05

Se a esquerda não parar de trocar farpas vamos facilitar a chegada de um presidente da direita no poder, aí estaremos realmente lascados. CIRO GOMES.? PRESIDENTE 2018.

Wilton Santos

09/06/2018 - 18h01

Não adianta ficar discutindo, quem decide é o Lula. Se o ex-presidente decidir apoiar o Ciro acabou a controvérsia. Da mesma forma como o Lula decidiu se entregar no sindicato dos metalúrgicos, ele poderá apoiar o Ciro. Por mais que a militâcia e o dirigentes do PT esperneie, a últa palavra caberá ao Lula. E sinceramente acho que após a candidatura do ex-presidente ser impugnada ele apoiará o Ciro.

Toda essa indefinição sobre se apoia ou não o Ciro faz parte do blefe para confundir a direita. O jogo do Lula visa fortalecer o PT em nível nacional para eleger uma forte bancada no Congresso Nacional.

    JOAO BATISTA

    09/06/2018 - 19h11

    Permita-me, Thiago. Ciro, Manuela e Boulos candidatos, além de Lula ou seu substituto na urna, é a melhor estratégia para isolar a candidatura de extrema direita. Se houver segundo turno, poderemos somar forças e eleger um(a) candidato(a) do campo progressista.

Francisco de Assis

09/06/2018 - 17h41

Registrando horário atual: 09 de junho de 2018, 17h41

Celso Orrico Filho

09/06/2018 - 17h08

PT apoiar Ciro no primeiro turno é o rabo abanando o cachorro..Ciro é o candidato da direita para neutralizar a esquerda..cafezinho cada dia mais amargo..

Curió

09/06/2018 - 16h50

PS: O Ciro foi a Buenos Aires fazer o que mesmo ? Falar com quem mesmo ? Precisa mais algum comentário ?

Djailson Siqueira

09/06/2018 - 16h22

Meu Deus!
Será que Ciro Gomes está pensando que é Getúlio Vargas?

    JOAO BATISTA

    09/06/2018 - 19h54

    Ciro está pensando que é Ciro.
    Um cidadão com seus direitos políticos de se candidatar e levar suas ideias, propostas e compromissos à sociedade, que decidirá o que é melhor para ela. Simples assim.

Curió

09/06/2018 - 15h48

Se o PT já definiu porque você não respeita cara pálida e fica botando terrorismo na tela ? Convenhamos que isto é pura sacanagem ou profissionalismo altamente remunerado. Você é intriguento demais quando se trata do PT.

Alan Cepile

09/06/2018 - 15h37

Esse pensamento petista de “ou beija minha mão de joelhos ou é inimigo de direita” é politicamente um erro infantil que pode custar uma eleição.

Rogerio D Maestri

09/06/2018 - 15h36

O problema principal é que as pessoas procuram se adonar de rótulos para não mostrarem que são. Se Ciro se apresentasse como um candidato simplesmente, com uma plataforma conservadora que ele tem, ele provavelmente disputaria os votos de muitos que estão perdidos e que votariam no PSDB e no PMDB, porém ele procura mostrar como alguém de um teórico “bloco a esquerda”, e pessoas confusas como o Miguel do Rosário, por motivos que não me interessam, tenta demonstrar que ele estaria dentro desta classificação.
Alguém que terá como vice o seu ex-chefe e um dos principais beneficiários da fantástica venda da Benjamin Steinbruch, presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), um dos Oligarcas que se beneficiou com a privataria do PSDB, e que sonha em se aliar com o PP e DEM, querer mostrar um rótulo de esquerda é algo surreal.

eduardo apolinario gomes

09/06/2018 - 15h30

O Ciro deveria deixar de mendigar apoio e cuidar da sua candidatura fracassada. Tem só 5% das intenções de voto empatado tecnicamente com Temer com 3%.

    Ultra Mario

    09/06/2018 - 16h25

    Eu sempre achei muito engraçado quando as pessoas falam dessa forma. O futuro do Ciro e seus filhos já está garantido, o que está em jogo aqui é o nosso.

    Mas enfim, dá pra ver que esse pensamento auto destrutivo e inconsequente faz parte tanto da direita quanto da esquerda. Triste. Depois reclamamos que o país não vai pra frente.

      Paulo Oliveira

      09/06/2018 - 21h10

      Quem dera que todos fossem racionais como foi expressado em seu comentário…. parabéns!

    JOAO BATISTA

    09/06/2018 - 19h17

    Você terá uma surpresa na próxima pesquisa…
    “Não cante vitória muito cedo, não.”.
    Se Ciro é tão irrelevante, é só ignorá-lo.
    Pelo seu comentário, vocês se bastam, não precisam de ninguém.

Eduardo

09/06/2018 - 14h37

As vezes me pergunto se o PT virou um culto. Tratam dissidentes como hereges, não tem auto-critica e nem apresentem propostas para o futuro. Ciro é a melhor solução e nem cogito em votar no candidato que o PT indicar. Parece que tão mais preocupados com hegemonia que o futuro do país. Eu não quero viver numa nova ditadura militar ou ser governado pelo mercado financeiro.

    Curió

    09/06/2018 - 16h40

    A inveja dói até nos cabelos né?
    Olha não é seita mas tem seus adeptos fiéis e não vira-latas.

    JOAO BATISTA

    09/06/2018 - 19h19

    Bingo!

    Paulo Oliveira

    09/06/2018 - 21h12

    Bingo 2!!!

Francisco de Assis

09/06/2018 - 14h29

Manipulando deste jeito, Miguel do Rosário ainda acaba contratado pela Globo.

A notícia, que saiu em O Globo (e não em pt.org.br), é: “Em Buenos Aires, Ciro Gomes admite incluir PP e DEM em aliança”. Miguel diz que a reportagem de O Globo é “honesta”, mas a manchete é maliciosa. Por que “maliciosa” ele não explica e nem poderia, pois o título apenas retrata o essencial da notícia. Assim começa a manipulação, que prossegue com o incrível: em vez de justificar mais essa posição escrota do seu herói e líder (o principal), Miguel passa a tratar sobre “fakenews de setores do PT”.

Tergiversação, teu nome é Migué.

Brincadeira. Ciro do Rosário deve pensar que só vêm aqui os leitores de cabresto. Vai vendo.

Agora, pense numa mesa redonda: Ciro, seu seguidor Miguel do Rosário, e os usufrutuários de suposta eleição do Língua Solta – os chefões do PDT, PSB, PCdoB, DEM e PP (e mais escórias a caminho, como PPS de Cristóvam, Freire e Jungman, Tasso e seus tucanos bandidos lesa-pátria etc. Quem é o trouxa na mesa?

JC

09/06/2018 - 14h27

Triste é ver o DCM, do saudoso Paulo Nogueira, viver reproduzindo ipsis litteris os títulos das reportagens dos jornalões que tanto criticam. Misturam os posts de opinião com as manchetes reproduzidas na íntegra de jornalões venais, jogando a coisa no ar e dando uma de João sem braço. Batam no Miguel hoje. Mas deixem o rancor de lado daqui a alguns meses, pois será necessário para votar num candidato de segundo turno que, oxalá, será do campo anti golpe e com grandes chances de não ser do PT.

    eduardo apolinario gomes

    09/06/2018 - 15h32

    DCM apostou na candidatura Ciro para alavancar apoio. Seria um furo mas virou um buraco sem volta. O PT popular do maior partido do Brasil quer alguns gostem ou não.

      eduardo apolinario gomes

      09/06/2018 - 15h35

      Desculpem-me, na resposta confundi DCM com Cafezinho, contudo o cafezinho também fez a mesma aposta e está pagando pela escolha. Uma pena.

        JOAO BATISTA

        09/06/2018 - 19h56

        Eduardo, você está bem?

Jonas

09/06/2018 - 14h17

Manchete:
Ciro gomes vai “combater” concentração da mídia com controle remoto
É fake news

    Oblivion

    09/06/2018 - 14h55

    Se for combater, espero que não “combata” da forma que o pt “combateu”. Não é mesmo?

      Jonas

      09/06/2018 - 15h58

      Claro que sim. Essa é a ideia do novo governo lula. Combater o que não foi combatido nas outras oportunidades.
      A autocrítica do pt – olha ela tão cobrada- mostrou ao partido que não dá pra conviver com a mídia golpista.
      E todos que votam em lula cobram isso dele. Cobrar o passado não vai levar a nada nesse embate.
      O impotante é o futuro, o que vai se fazer. E nisso, queiram ou não, ciro sinalizou que está disposto a repetir o pior erro do pt. Sorry

        Gabriel Soares

        09/06/2018 - 22h36

        Combateu dando 70% das verbas de publicidade para Globo o que mais ele deu será o Miguel tá parabéns Pt não vale o que gato ? intera

        franc

        10/06/2018 - 08h15

        Pena que levaram de mais de treze anos pra descobrir isso, com muitos bacanas do partido justamente condenados.

      JOAO BATISTA

      09/06/2018 - 19h21

      Bingo!

Jackson Souto lepesqueur

09/06/2018 - 14h05

Achar que aliança com DEM e PP é mais honesta que com o PCO é no mínimo incoerente, pra não dizer tendenciosa.

    Eduardo

    09/06/2018 - 14h31

    A aliança do Lula com Calheiros, Sarney é honesta?

    Gabriel Soares

    09/06/2018 - 22h38

    Vocês fez aliança com mdb de Sérgio cabra e Eduardo Cunha não tem direito de falar nada calado ? vocês roubaram o Brasil

Patrice L

09/06/2018 - 14h04

Miguel,

Meus respeitos. E também ao seu direito de escolha pelo Ciro. Mas, sinceramente, o Cafezinho tem prestado um desserviço não só aos seus leitores, mas à sua própria inteligência quando tenta – e se acha no dever de – explicar cada palavra, cada gesto, cada posicionamento do candidato preferido. Mas, pensando bem, isso tem uma razão de ser: o Ciro tem que ser em cada vírgula explicado (justificado) na mesma proporção em que se mostra, como muitas vezes se mostrou, ambíguo e inconfiável. E, repito, porque já o fiz de outras vezes e segue sem explicação: o Cafezinho, vanguardista e brilhante, quase uma marca registrada no combate à concentração da mídia em poucas mãos e à tentativa de monopólio da expressão, adere justo ao candidato do chamado campo progressista que diz que NÃO vai mexer com isso, que mais uma vez vai valer o controle remoto. Como assim?

Minha posição: voto Lula e também admiro e torço pelo Boulos. Seria uma chapa dos sonhos

    Oblivion

    09/06/2018 - 15h10

    Caro Patrice L, infelizmente, o pt não pode criticar uma vírgula de nenhum candidato sobre isso. Pelo menos, essa é minha interpretação. Não quero ficar criticando os governos comandados pelo pt, afinal considero que foram governos com saldo positivo, principalmente quando levamos em conta o nosso País. Mas ninguém é perfeito né, porém não sei se, nesse ponto, eles chegaram a tentar ser.
    Sobre as propostas do Ciro, se formos observar veremos que elas são muito mais progressistas que os governos e que as propostas do próprio pt. Normalmente, ele tem colocado neoliberais sínicos nos seus devidos lugares quando o assunto é dívida, previdência, reforma trabalhista, petrobras, etc.

    andre2110

    09/06/2018 - 15h12

    Ciro tem histórico de direita…
    Não vem ao caso…

    O vice é o steinb… Aquele que disse que dá pra almoçar em 15min
    Não vem ao caso…

    Esta se alando ao pp e dem!
    Não vem ao caso…

    Tem dna tucano
    Não vem ao caso…

    Ciro vai ser apoiado por banqueiros e outros grandes exploradores …
    Não vem ao caso…

    O PT vai ter o apoio do PCO…
    Que absurdo, partido minusculo e sem representatividade…

    É cafezinho, só os cegos não querem ver o que tem debaixo do tapete da sala …

      Aliança Nacional Libertadora

      09/06/2018 - 15h57

      O golpe expõe as coisas de “lá” e muitas de “cá” também. …

      Curió

      09/06/2018 - 16h47

      Muito pertinente. Inteligente e hábil. André 2110. Lula 13 Livre! Lula presidente!

      JOAO BATISTA

      09/06/2018 - 20h05

      A sociedade decidirá o que é melhor para ela, ouvindo as ideias, propostas e compromissos de todos os candidatos. Ciro, Manuela, Boulos e Lula ou seu substituto na urna serem candidatos isolam a extrema direita em seu nicho. E, caso o PT não vença já no primeiro turno, somam esforços no segundo. Nenhuma novidade. Ciro não foi candidato em 2006, 2010 e 2014, quando apoiou os candidatos do PT, e em todas essas eleições houve segundo turno.

    Denilson

    09/06/2018 - 15h15

    E o Lula combateu a mídia nesses 8 anos como?

Ajsbuarque@ig.com

09/06/2018 - 14h02

Lula LIVRE!

Lula apto para disputar as próximas eleições presidenciais!

Recomendo a leitura do recente artigo do Mino Carta exigindo um posicionamento de Ciro Gomes enfático na Defesa da Democracia e no Direito de Lula a liberdade e apto para disputar as próximas eleições presidenciais.

Sem isso… nada feito! Ainda que tardiamente.

Ciro Gomes titubeou quando o momento político exigia uma maior firmeza e uma atitude mais clara.

Lamentavelmente!

Andre

09/06/2018 - 13h45

Esses petistas ou são burros ou idiotas mesmo! O que interessa é o Lula, não o país. O LULA E O 247 SERÃO OS RESPONSÁVEIS POR NÃO TERMOS CANDIDATOS NO SEGUNDO TURNO E A ENTREGA DO PAÍS!

Olinto A. F. de godoy

09/06/2018 - 13h03

Se lá na frente certas circunstâncias levarem o PT a um voto útil em Ciro, aí teremos a vingança do Miguel: “EU NÃO FALEI?! etc. etc.” Rsrsrs

    Miguel do Rosário

    09/06/2018 - 13h05

    Não terei jamais nenhum sentimento similar. Sem querer ser piegas, mas eu penso apenas no país e no interesse popular. Não guardo também rancor de ninguém. Estaremos todos juntos no segundo turno e fazendo um governo de transição de volta à democracia.

      Nelsonz

      09/06/2018 - 15h13

      Acho muita desonestidade intelectual comparar alianças em momentos históricos diferentes. Lula foi eleito em um momento em q o primeiro partido de esquerda de origem popular ia governar o país. Ele Lula seria o primeiro presidente eleito de origem popular. Precisou fazer um governo de coalizão e de pacto social com.as elites. A ingenuidade foi achar q o republicanismo da direita, da mídia e do alto funcionalismo público ia ajudar ou não atrapalhar. Agora Ciro não é nada disso, não agrega, não aglutona e não lidera. Pega um país fraturado e ajuda a fraturar no campo q diz querer unir. O PT tem o maior partido de esquerda, tem o maior líder popular, tem penetração ampla nos sindicatos e movimentos populares e Ciro acha q tudo isto deve ser entregue de mão beijada? Ou estou louco ou estão tentando me enganar!

        ari

        09/06/2018 - 18h14

        Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES, disse no antigo programa Brasil Nação da Educativa do Paraná que no seu primeiro mandato, os bancos mandaram um recado para o Lula: se ele mexesse com os bancos, acabariam com seu governo logo no início.
        Governar no brasil não é tão simples assim como se quer crer. Enfrentar o latifúndio, a banca e nossa burguesia não é tão fácil, ainda mais com o congresso que temos e que teremos. É sempre bom lembrar que os governos do PT, com toda a sua popularidade, não conseguiram renovar a SPMF

    Curió

    09/06/2018 - 14h19

    Com esse sassarico todo do Miguel agora se chegar ao segundo turno Ciro não levará votos não. Esta manchete e desenho está muita escandalosa. Ele inclusive cortou meu comentário anterior que a chamava de nazista. Ele se acha incólume ao pecado de Golbees (?). Voto útil em Ciro também não vai ter. Eleito um cara desses no dia seguinte está em Chicago, voltando pela capital dos USA. Uma semana para empresários coisa e tal. Banqueiros. Quem acredita em campanha política ?

Walter

09/06/2018 - 12h52

o Ciro fecharia acordo com a direita, mesmo sem compor com PC do B ou PSB. Capaz de apostar.

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 00h07

    Lula beijou a mão de Maluf no jardim da casa dele!

Ronaldo Braga

09/06/2018 - 12h50

A manchete não corresponde ao conteúdo deste post.
Onde estão “AS FAKENEWS DE SETORES DO PT CONTRA CIRO GOMES”?
Que decepção este Cafezinho…

Lindolfo

09/06/2018 - 12h50

Vc abraçou com muita desfaçatez a canalhice do farsante de Pindamonhangaba no seu blog.

Esse Ciro Gomes é um canalha que nega a injustiça contra Lula e a perseguição da Lava Jato apenas pra tentar se beneficiar nas eleições de 2018, precisa mais que isso pra repudiar o comportamento imundo desse quinta coluna.

Faça o favor, tenha dignidade. Respeite quem te respeitou e pensou que vc fosse sério.

    Nil

    09/06/2018 - 15h58

    Acho engraçado todos agora ficarem exigindo que o Ciro tome uma posição sobre a prisão injusta do Lula (coisa que ele já fez, diga-se de passagem). No entanto, quando foi que vocês ouviram, uma vez sequer, o Lula ou a Dilma (vá lá), defendendo com VEEMÊNCIA o Zé Dirceu ou o Genoíno, quando das suas também injustas prisões no mensalão, a não ser um comentário ou outro bem por alto? Ou vocês acham que todos se esqueceram disso? E olha que eles são do mesmo partido.

      Oblivion

      09/06/2018 - 20h05

      Nil, muito bem lembrado.
      Algo que, para mim, tinha passado completamente despercebido.
      E, coincidentemente, este site, o cafezinho, que muitos ptistas ferozes agora atacam, ajudou a divulgar a campanha que os familiares do honrado José Genoíno fizeram ( https://www.ocafezinho.com/2014/01/08/doacoes-a-genoino-continuam/ ), além de publicar outras reportagens em sua defesa. Afinal, pelo que me lembro, não foi apresentado nenhuma prova contra ele. Lembro à classe média burra que convicção não é prova, OK?.
      Pelo jeito, a ala de ptistas ferozes agora atacam a todos que defendem algo que ameaçaria a hegemonia ptista, aposto que sobraria até para o Brizola, que infelizmente já nos deixou.

Rita Monteiro

09/06/2018 - 12h44

Seu Migué, PSB FOI de esquerda. Salvo dois gatos pingados, todos foram a favor do GOLPE. Cirasse mesmo, não foi?

    Andre

    09/06/2018 - 13h43

    E O PMDB QUE O LULA AJUDOU A GOLPEAR A DILMA E DE ESQUERDA?

    Antonio Carlos

    12/06/2018 - 10h20

    O PSB só está bancando esquerda em busca de eleitor, especialmente para sustentar sua base no Nordeste.

osvald

09/06/2018 - 12h35

cara …. te pergunto … como onde quando ?? algum candidato ganhou sem ter maioria no seu domicilio eleitoral ??
ciro nao ganha p governador … p senador .. p deputado… nao tem voto.. povo cearence o deia a familia gomes..
perca de tempo miguel.. melhor ficar gritando lula lula lula lula lula … ciro gomes é um aproveitador interessado em sobras de campanha ..
viu cabral falando que sobrou 20 millhoes p ele na ultima eleiçao que ele disputou ??
imagina p presidente quanto nao sobra..

tem gente que vive de sobra de campanha .. muitos … pedem dinheiro p campanha e gasta so a metade.

    Miguel do Rosário

    09/06/2018 - 12h51

    tá maluco? ciro teve quase 700 mil votos para deputado na última eleição que disputou. foi o deputado mais votado no país, em termos relativos e absolutos.

      Aliança Nacional Libertadora

      09/06/2018 - 16h04

      Miguel deve achar tolos quem levou e leva tiro e xingamentos nas caravanas e no acampamento……Hoje Ciro perde pro Haddad…..cada vez mais ele se mostra como uma enganação de mau gosto….alguém que aposta no diabo pra ganhar o jogo….e ainda exige que quem tem a vitória no jogo roubada a sua fiel torcida…..o sindicato dele é o da farsa….

        JOAO BATISTA

        09/06/2018 - 20h11

        Calma, não é preciso destempero. O PT não precisa de Ciro.

      Gabriel Soares

      09/06/2018 - 22h44

      Parabéns eu como brasileiro agradeço o pt 16 anos d governo zero de reforma não fez agrária não fez de moradias basta ver prédios em São Paulo caído com pessoas dento na verdade foi governo de sonho quando acordamos estávamos no mar ? cheio de tubarão ? já mais quem pensa no povo colocar o Temer na sucessão mais me fale uma reforma os bancos estão aí ganhando dinheiro ? zero o legado Lula renda mínima não é política estrutura e emergência ?

    Thiago Araujo

    09/06/2018 - 14h24

    O Miguel tem razão…
    Alguém que prefere ficar gritando “lula, lula,, lula”, deve mesmo estar louco.
    Não é de candidato que ele precisa, é de uma vacina anti-rábica…
    Valei-me…

    JOAO BATISTA

    09/06/2018 - 20h20

    osvald, você tá bem?
    Ciro foi eleito deputado estadual e deputado federal pelo Ceará.
    Ciro foi eleito prefeito de Fortaleza e governador do Ceará.
    Ciro foi ministro de Itamar e Lula, além de secretário de estado.
    Ciro foi executivo de uma das maiores empresas privadas do Brasil.
    Ciro teve +/- 10% dos votos para presidente nas eleições de 1998 é 2002.
    Ciro apoiou Lula no segundo turno em 1998 e 2002.
    Ciro apoiou Lula em 2006 e Dilma em 2010 é 2014.
    Ciro apoiou Lula no mensalão, em 2005, e Dilma, no petrolão, em 2016.
    Agora, em 2018, é candidato novamente porque tem seus direitos políticos.
    A sociedade decidirá ouvindo as propostas de todos os candidatos.


Leia mais

Recentes

Recentes