Entrevista de Haddad ao SBT

A força monstruosa de Lula em Pernambuco: 65%

Por Miguel do Rosário

18 de julho de 2018 : 14h32

Agora entendi porque o governador Paulo Câmara (PSB) está apavorado com a candidatura de Marília Arraes (PT). A força de Lula em Pernambuco é simplesmente monstruosa.

Segundo pesquisa Datametrica, divulgada hoje no Diario de Pernambuco, principal jornal local, Lula tem 65% dos votos no estado. Bolsonaro, por exemplo, tem apenas 9%. Ciro fica num distante terceiro lugar, com 4%. Marina, 3%.

A rejeição ao ex-presidente no estado é de ridículos 12%.

Num cenário sem o ex-presidente, e com Haddad como candidato do PT, os votos nulos saltam para 44%, e Marina e Bolsonaro disputam o primeiro lugar, com 14% e 12%, respectivamente, seguido de Ciro, com 7%. Haddad pontua apenas 2%.

Os números mostram que Marina tem sido a principal herdeira espontânea do voto lulista: a candidata ganha 9 pontos quando o ex-presidente sai da disputa.

A força de Marina em Pernambuco deriva da campanha de 2014, quando ela circulou como vice de Eduardo Campos, governador do estado e candidato presidencial pelo PSB.

A Datametrica fez um cenário em que o nome de Haddad é apresentado enfaticamente como “o candidato apoiado por Lula”. Neste gráfico, o petista salta para 16% e fica em primeiro lugar. Marina vai a 12% e Ciro, a 6%. Os votos inválidos, mesmo com indicação tão explícita sobre o candidato apoiado por Lula, continua extremamente alto, 37% nulos/brancos e 9% indecisos, perfazendo 46%.

Os números em PE revelam um eleitor ainda distante do processo eleitoral, porque, em caso contrário, não haveria migração de votos para Marina Silva, que é uma das adversárias mais ferozes (apesar da voz mansa) do PT e de Lula. Marina apoiou o impeachment e a prisão de Lula.

 

 

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Sergio Sete

20 de julho de 2018 às 09h39

Uau!
Glória ao Pai que Pernambuco elege nossos presidentes!!!

Responder

    Vandernailen Medina

    20 de agosto de 2018 às 18h56

    Ao Filho e ao Espírito Santo, amem.

    Responder

otavio de oliveira rodrigues

19 de julho de 2018 às 11h16

Esqueceram de avisar os Pernambucanos que Lula é Inelegivel

Responder

    Luiz Carlos de oliveira

    21 de agosto de 2018 às 15h01

    É importante lembrar que numa democracia, todo poder emana do povo e que alguém só pode ser impedido de participar de um pleito eleitoral através do devido processo legal(quando for o caso).

    Responder

Nostradamus

18 de julho de 2018 às 17h07

É Lula livre, Lula candidato, Lula presidente !
A água da bacia tá paradinha que nem espelho… É Lula pelo Brasil afora !!!

Responder

sergi cardozo

18 de julho de 2018 às 14h56

ONDE VC VIU ISSO EM 2016 COM LULA NOS PALANQUES ??
E MAIS.. NAO CONFUNDA EDUARDO CAMPOS COM LULA ..
SE NAO TIVESSE MORRIDO EDUARDO CAMPOS TERIA GANHO A ELEIÇÃO.. CONTRA O LULA..

Responder

    Valdeci Elias

    18 de julho de 2018 às 18h26

    O mais triste da morte de Eduardo Campos, é o fato dele não poder mais se desculpar com o Povo pernambucano, e fazer as pazes com Lula.

    Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com