Debate entre presidenciáveis na RedeTV! 22 horas

A força monstruosa de Lula em Pernambuco: 65%

Por Miguel do Rosário

18 de julho de 2018 : 14h32

Agora entendi porque o governador Paulo Câmara (PSB) está apavorado com a candidatura de Marília Arraes (PT). A força de Lula em Pernambuco é simplesmente monstruosa.

Segundo pesquisa Datametrica, divulgada hoje no Diario de Pernambuco, principal jornal local, Lula tem 65% dos votos no estado. Bolsonaro, por exemplo, tem apenas 9%. Ciro fica num distante terceiro lugar, com 4%. Marina, 3%.

A rejeição ao ex-presidente no estado é de ridículos 12%.

Num cenário sem o ex-presidente, e com Haddad como candidato do PT, os votos nulos saltam para 44%, e Marina e Bolsonaro disputam o primeiro lugar, com 14% e 12%, respectivamente, seguido de Ciro, com 7%. Haddad pontua apenas 2%.

Os números mostram que Marina tem sido a principal herdeira espontânea do voto lulista: a candidata ganha 9 pontos quando o ex-presidente sai da disputa.

A força de Marina em Pernambuco deriva da campanha de 2014, quando ela circulou como vice de Eduardo Campos, governador do estado e candidato presidencial pelo PSB.

A Datametrica fez um cenário em que o nome de Haddad é apresentado enfaticamente como “o candidato apoiado por Lula”. Neste gráfico, o petista salta para 16% e fica em primeiro lugar. Marina vai a 12% e Ciro, a 6%. Os votos inválidos, mesmo com indicação tão explícita sobre o candidato apoiado por Lula, continua extremamente alto, 37% nulos/brancos e 9% indecisos, perfazendo 46%.

Os números em PE revelam um eleitor ainda distante do processo eleitoral, porque, em caso contrário, não haveria migração de votos para Marina Silva, que é uma das adversárias mais ferozes (apesar da voz mansa) do PT e de Lula. Marina apoiou o impeachment e a prisão de Lula.

 

 

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Sergio Sete

20 de julho de 2018 às 09h39

Uau!
Glória ao Pai que Pernambuco elege nossos presidentes!!!

Responder

otavio de oliveira rodrigues

19 de julho de 2018 às 11h16

Esqueceram de avisar os Pernambucanos que Lula é Inelegivel

Responder

Nostradamus

18 de julho de 2018 às 17h07

É Lula livre, Lula candidato, Lula presidente !
A água da bacia tá paradinha que nem espelho… É Lula pelo Brasil afora !!!

Responder

sergi cardozo

18 de julho de 2018 às 14h56

ONDE VC VIU ISSO EM 2016 COM LULA NOS PALANQUES ??
E MAIS.. NAO CONFUNDA EDUARDO CAMPOS COM LULA ..
SE NAO TIVESSE MORRIDO EDUARDO CAMPOS TERIA GANHO A ELEIÇÃO.. CONTRA O LULA..

Responder

    Valdeci Elias

    18 de julho de 2018 às 18h26

    O mais triste da morte de Eduardo Campos, é o fato dele não poder mais se desculpar com o Povo pernambucano, e fazer as pazes com Lula.

    Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com