O depoimento de Lula à juíza Gabriela Hardt

Barroso será relator do pedido de registro de Lula

Por Miguel do Rosário

15 de agosto de 2018 : 20h21

O príncipe do regime de exceção, o iluminista do projac, terá mais uma oportunidade para brilhar aos olhos da elite raivosa.

***

No Globo

Barroso é sorteado relator do pedido de registro de candidatura de Lula

Ex-presidente pode ser barrado pela Lei da Ficha Limpa

POR ANDRÉ DE SOUZA 15/08/2018 20:05 / atualizado 15/08/2018 20:14

BRASÍLIA — O ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi sorteado relator do pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula está preso e foi condenado na Lava-Jato por órgão colegiado, o que pode fazer com que seja barrado pela Lei da Ficha Limpa.

O prazo para registro de candidaturas terminou nesta quarta-feira. O próximo passo é a publicação de um edital com todos os pedidos. Isso deverá ocorrer até a sexta-feira. Depois disso, é aberto um prazo de cinco dias corridos (fins de semana inclusive) para que o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou qualquer candidato, partido ou coligação possam contestar o registro de candidatura. Caso haja alguma falha ou ausência de documento nesses pedidos, serão dados mais três dias para resolver o problema.

Passado o prazo de contestação, o pedido de registro é encaminhado para o relator no TSE. Depois de ser notificado, o candidato tem sete dias para se manifestar sobre o questionamento e contra-argumentar, indicando testemunhas. Abre-se então prazo de quatro dias para que as testemunhas indicadas sejam ouvidas. O TSE pode não conceder esse prazo, se considerar que não há necessidade dos depoimentos para julgar a candidatura.

Se não tiver ocorrido nenhuma contestação à candidatura, o próprio relator pode sozinho aceitar o registro. Ou, conforme destacado na noite de quarta-feira, pela minstra Rosa Weber, o relator pode indeferi-lo sozinho, sem ser provocado pelo MPE ou algum candidato, caso entenda não estar presentes as condições de elegibilidade ou compreenda haver alguma causa de inelegibilidade.

Caso contrário – se houver contestação à candidatura -, o relator elabora seu voto e o leva para julgamento no plenário do TSE, que, por maioria, decide se barra a candidatura ou não. A lei eleitoral estabelece que todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os contestados, devem ser analisados até 20 dias antes da eleição (17 de setembro).

(…)

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

14 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Reginaldo Gomes

17 de agosto de 2018 às 13h19

Defendo que a relatoria seja desse ímpio e infeliz juiz!!!!
Tem certeza ??? Ele é o mais pior que tem no stf!!!!
Por isso mesmo! É a chance desse safado se arrepender!!!! É a vontade de Deus!!
Deus falou pra um de seus profetas:
“”””Eu, Deus vivo, não quero a punição do ímpio, mas que o ímpio se converta de seu caminho e viva!!!”
Para a honra a para glória do senhor Jesus Cristo!!!
Glória a Deus!!!! Aleluia!!!

Responder

Serg1o Se7e

16 de agosto de 2018 às 13h53

Agora o barro vai pro ventilador e essa ilusão socialista coletiva vai findar.

Responder

Pacheco

16 de agosto de 2018 às 11h53

Caiu como o Barroso?
Já era. Nenhuma chance

Responder

CRITICADORDOREALMADRIDDEPIUM

15 de agosto de 2018 às 23h38

ISSO É SÓ O COMEÇO, A BATALHA VAI LONGE . AGORA, O ENGRAÇADO É QUE EM 2016, 145 CANDIDATOS A PREFEITO CONCORRERAM COM AUTORIZAÇÃO DO TSE NA MESMA SITUAÇÃO DE LULA, OU SEJA , CONDENADOS EM SEGUNDA INSTÂNCIA .

Responder

    Brasileiro da Silva

    15 de agosto de 2018 às 23h40

    Quantos eram condenados em 2º grau?

    Responder

Pedro

15 de agosto de 2018 às 22h55

O Barroso é também funcionário da Globo. Qual será a decisão hein? rsrs

Responder

    Brasileiro da Silva

    15 de agosto de 2018 às 23h05

    Pode postar o registro dele? Ou seria o mesmo caso de um presidiário com a Odebrecht? PJ? Ou através de laranjas?

    Responder

    Brasileiro da Silva

    15 de agosto de 2018 às 23h09

    Que nem o presidiário era da empreiteira?

    Responder

Leo Oliveira

15 de agosto de 2018 às 22h26

Todo mundo sabia que seria assim.

A decisão do Barroso já está pronta e acabada.

Mas, em certa medida, é bom para o PT, assim talvez ainda tenha tempo de tentar uma vaga no segundo turno com o Haddad.

Numa eleição de campanha relativamente curta, a largada vai ser de fundamental importância, principalmente a participação nos debates, e o candidato petista já perdeu o da Band, vai perder o da Rede TV, a não ser que o seu partido tome vergonha e pare com o maldito autoengano e o registre como o titular da chapa.

Redes sociais, debates e campanha na TV serão fatores decisivos para estar no segundo turno. Sem direito a errar em qualquer um dos fatores, pois, ao contrário de outros pleitos, não haverá tempo hábil para uma reviravolta.

Quanto antes o Haddad for anunciado, mais legitimidade ganha, mais será conhecido e reconhecido como candidato do Lula – tudo o que PT tem e pode apresentar -, o que por si só não deveria ser razão alguma para ganhar votos, vide a Dilma, mas reflete muito a concentração de poder em uma figura única.

Tendo juízo e considerando toda a violência cometida contra o ex-presidente, a candidatura Haddad posta na rua o quanto antes, tem grandes chances de chegar ao segundo turno, numa eleição que será bastante disputada.

Talvez acostumados as últimas eleições, até mesmo quando as perdeu, quando teve no mínimo quase sempre um terço dos votos, por arrogância, o PT não entendeu que o Lula preso não faz comício, não faz alianças, não pega na mão do eleitor, sem contar o passivo chamado Dilma.

Uma vaga quase certamente é do Alckmin, embora haja um certo desespero de alguns analistas, por conta da sua distância do Bolsonaro, desconsideram aritmética básica: o tucano não precisa ter o dobro de votos do candidato de extrema-direita. Só precisa empatar tecnicamente, o restante dos votos a máquina do PSDB e o Centrão garantem.

Alguns se esquecem que o PSDB teve a maior votação no pleito passado, ou seja, um grande número de prefeituras, uma máquina poderosa, dezenas de milhares de cargos de confiança, que vão contar muito na hora da decisão. Sem contar os vereadores, com muita força em cidades médias e pequenas. Junte-se a tudo isso os comissionados do Centrão no plano federal, suas prefeituras e mais os milhares de candidatos a deputados federais e estaduais, ou seja, uma força que as pesquisas não conseguem captar, para depois os desavisados ficarem surpreendidos.

A segunda vaga vai ser uma disputa muito apertada entre o Ciro e o PT, se este colocar o Haddad nos debates e nas ruas, do contrário o Ciro larga melhor, criando possivelmente o fato político mais importante dessas eleições: a exclusão do PT como a maior ou segunda força eleitoral do país desde a redemocratização.

Responder

Ubelino Nunes

15 de agosto de 2018 às 21h42

E se o Alckimin não ganhar ?
Tô achando que não chega nem ao 2 turno.

Responder

    Brasileiro da Silva

    15 de agosto de 2018 às 21h46

    E o que isso importa? O que vale é acabar com a “fraude do PT”.

    Responder

Rafael

15 de agosto de 2018 às 21h18

Ohh, que suspense…o que será que vai acontecer??

Responder

Brasileiro da Silva

15 de agosto de 2018 às 20h32

Que bom. Teremos uma decisão rápida.

Responder

Justiceiro

15 de agosto de 2018 às 20h30

Ai,ai…

Vai acabar mais rápido do que imaginávamos.

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com