Menu

PT registra candidatura de Lula no TSE

No DW Brasil PT registra candidatura de Lula à Presidência Dirigentes do partido protocolam registro em Brasília. Ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é inscrito como vice. Ato é acompanhado por marcha em apoio ao ex-presidente. O PT registrou nesta quarta-feira (15/08) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da […]

35 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No DW Brasil

PT registra candidatura de Lula à Presidência

Dirigentes do partido protocolam registro em Brasília. Ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é inscrito como vice. Ato é acompanhado por marcha em apoio ao ex-presidente.

O PT registrou nesta quarta-feira (15/08) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. O registro foi protocolado em Brasília por dirigentes do partido.

O PT espera agora a decisão do TSE que pode tirar Lula da disputa devido à condenação em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Apesar da condenação, o ex-presidente é o líder isolado nas pesquisas eleitorais.

A chapa foi inscrita com Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, como vice-presidente. O também ex-ministro da Educação deve liderar a candidatura petista caso o TSE vete a participação de Lula no pleito com base na Lei da Ficha Limpa.

No registro da candidatura, o PT declarou que Lula possui 7,9 milhões de reais em bens e sua ocupação é torneiro-mecânico. Já o patrimônio de Haddad, professor universitário, é de 428 mil reais.

“Chegamos até aqui apesar do golpe, o primeiro passo para tentar evitar que Lula volte ao poder”, disse em entrevista a presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, fazendo referência ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Haddad disse que o PT insistirá na participação de Lula nos debates previstos até a realização do primeiro turno, pedido que já foi negado pela Justiça, ou que pelo menos um representante do partido seja convidado no lugar do ex-presidente.

A candidatura foi registrada dentro da coligação “O povo feliz de novo, liderada pelo PT e composta por PCdoB, PCO e PROS.

Carta de Lula

Depois do registro, o PT divulgou uma carta do ex-presidente, na qual ele afirma ser vítima de uma “caçada judicial”. Lula diz ainda ter sido condenado com base numa “fake news” do jornal O Globo sobre o apartamento no Guarujá.

“Que digam qual foi o ato que eu cometi para justificar uma condenação. Mas o que vemos, dia após dia, é a revelação de fatos que apenas reforçam uma atuação ilegítima de agentes do Sistema de Justiça para me condenar e me manterem na prisão”, ressalta Lula.

Na carta, o petista diz ter certeza que será absolvido em Cortes superiores e pede que seu direito de concorrer na eleição seja reconhecido. “Não quero favor, quero Justiça. Não troco minha dignidade por minha liberdade”, destaca. O ex-presidente afirma também que “brigará até o final” para obter o registro de sua candidatura.

Marcha em apoio a Lula

O registro da candidatura de Lula foi acompanhado por uma marcha em apoio à participação do ex-presidente nas eleições presidenciais de outubro. Segundo informações dos organizadores, a manifestação reuniu cerca 40 mil pessoas, enquanto a polícia militar do Distrito Federal indicou 10 mil participantes.

Os manifestantes caminharam pela Esplanada dos Ministérios em direção ao TSE empunhando cartazes e vestindo camisetas com a frase “Lula Livre”. Em frente ao tribunal, os manifestantes pediram que Lula não seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

A passeata, organizada pelo Movimento do Trabalhadores Sem Terra (MST), contou ainda com a participação de Haddad e de Manuela D’Ávila (PCdoB), a possível vice da chapa caso a candidatura de Lula seja barrada pelo TSE.

Condenado em segunda instância na Operação Lava Jato a 12 anos e um mês de prisão em janeiro deste ano, Lula está preso em Curitiba desde 7 de abril e pelas regras da Ficha Limpa é virtualmente inelegível. O ex-presidente sempre negou as acusações.

Após a publicação de um edital com os registros, o Ministério Público Eleitoral (MPE), partidos, coligações ou o relator do processo no TSE podem entrar com a impugnação das candidaturas. A defesa do impugnado tem um prazo para se defender. A partir de então, o TSE tem até o dia 17 de setembro para decidir sobre uma possível inelegibilidade.

CN/efe/lusa/ots

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

otavio de oliveira rodrigues

16/08/2018 - 13h58

Se esse bandido pode concorrer nas eleições eu tambem quero que concorra, o Marcola , Fernandinho Beira Mar e o Nem da rocinha

    Francisco

    16/08/2018 - 15h22

    Você não quer nada!
    Quem quer que pense que possa querer algo, enquanto na prática só replica estultas indecências, são os que o adestram e o tem por chinfrinzinho de estimação.

    degas

    16/08/2018 - 16h01

    Pois é, imagine se nos dobrássemos à vontade desse criminoso petulante como fazem seus amestrados seguidores. Como poderíamos negar o mesmo direito aos demais bandidos?

Cláudio

16/08/2018 - 13h14

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Contra Cufezinha e demais golpistA$$:

Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].).

Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
U m homem simples, como as coisas boas da vida,
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira,
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
I magem perfeita do homem de si senhor,
O humano defensor de humana lira.

L uz de nossa gente, lutador incansável,
U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro.

D igno e sincero, fraterno e muito humano,
A migo do povo, honesto e sempre lhano.

S eja o meu/nosso canto para te louvar,
I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
V itória da melhor sorte no número treze,
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
::
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro,
U m digno e fiel lutador,
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza,
U m feito memorável, sem precedentes,
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ * * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * * ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
????????????????????? ::
????????????????????? ::

Sebastião Farias

16/08/2018 - 12h15

É Miguel, custou mas, saiu, tudo se encaminha, para assistirmos nessas eleições, a mais bela e justa resposta cívica e, grandiosa vitória do povo brasileiro, contra o imperialismo, o arbítrio e a injustiça, aguardem. Caros cidadãos, escutem, a propósito da reverência respeitosa que todos nós, cidadãos comuns, temos por nossos juízes públicos e demais autoridades do judiciário, a qual, é plenamente merecida, quando essas autoridades jurídicas, são exemplos eticamente, no cumprimento correto de sua função sagrada, de guardião da Constituição, das leis, dos direitos dos cidadãos, da justiça imparcial e da paz social e, como árbitro imparcial na solução de conflitos de direitos de pessoas e instituições, etc.
Fora disso, todos, seja cidadão-juiz, ministro, como qualquer cidadão-excluído, pobre, miserável, marginalizado, coxinha, mortadela, milionário, empresário, religioso, mulher, branco, negro, índio, nordestino, etc, são todos iguais perante a lei e a justiça. É fato que, cada um, tem apenas um voto na constituição do poder nacional, expressado pelo §Único do Artigo 1º da CF, que assim se expressa: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente ou nomeados, nos termos desta Constituição”.
“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, etc”, conforme dispõe o caput do Artigo 5º da CF, que é a gênese dos direitos dos cidadãos, assim também, como o seu Inciso LVII, é a gênese da liberdade dos cidadãos, quando diz: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.
Concluindo, como leigo, esse é o nosso entendimento, sobre o poder político natural do Ministro, do juiz, do desembargador, do procurador, defensor, etc, pertencentes ao judiciário, na hora de votarem, como cidadãos, eles são como os demais, são donos de apenas UM VOTO ( https://www.brasil247.com/pt/colunistas/carlosdincao/337148/Sobre-a-ignor%C3%A2ncia.htm ). Agora, o seu poder e autoridade institucional quando investido na função jurídica, não é mérito seu, como alguns chegam a fazer crê mas, da confiança, do respeito, da necessidade e da consideração do povo, que são outorgadores desse poder e dessa autoridade a ele, que é remunerado de forma justa, com subsídio adequado por lei à sua função pública, para ajudar no progresso integral da sociedade e fazer o bem e justiça imparcial para todos .
Deve ser lembrado, no entanto, que quando um juiz desrespeita a Constituição, desrespeita a ética e as boas práticas jurídicas, desrespeita as leis e, a sua condição de árbitro do povo, imparcial, desrespeita os direitos dos cidadãos, desrespeita a justiça imparcial e igual para todos, não promove a paz social, perdem a credibilidade do povo, etc, esse cidadão, perde a confiança do povo que é seu patrão e, por isso, não merece e não é mais digno da função pública, de juiz de direito do povo.
Tudo isso, que expusemos, serve de parâmetros para que o povo brasileiro, na atual conjuntura de dificuldades para o país, conclua por sua consciência e opinião própria, se é justo o Poder Judiciário pleitear e aprovar aumentos para si, uma vez que é sabido por todos que, por ser o subsídio do Presidente do STF, referência de teto salarial público, para a nação, essa atitude estimulará aos demais segmentos de poder do país, a exigirem o mesmo direito, desestabilizando ainda mais, o orçamento público. Eu, como cidadão, não acho justo e você?.
Que os parlamentares e o Congresso Nacional que representam o povo e o Estado brasileiro, ajam com racionalidade, justiça e coerência com as dificuldades do momento do Brasil e com os anseios do povo que representam.
Ao juíz injusto, considerando-se que, muitos se dizem cristão, és a advertência que que vem da Bíblia Sagrada: “Tu não queres nada com juízes desonestos, pois eles fazem a injustiça parecer justiça, ajuntam-se para prejudicar as pessoas honestas e condenam à morte os inocentes. Ele ( Deus ) castigará esses juízes por causa das injustiças que eles têm cometido; o Senhor, nosso Deus, os destruirá por causa dos seus atos de maldade.” (SALMOS 94 v. 20-21, 23).
São esses, o nosso comentário, observação e contribuição. Paz e bem.
Sebastião Farias
Um brasileiro nordestinamazônida

Sergio Sete

16/08/2018 - 08h36

O registro é livre! O choro também.

O que me impressiona é a “coerência” do PT: se eleição sem Lula é fraude, porque eles irão concorrer com Haddad e Manuela e corroborar a fraude?

Se tivessem coerência simplesmente retirariam todos os candidatos de todos os níveis da eleição.

Só essa “coerência” já comprova para que (e quem!) serve o partido.

    Brasileiro de Silva

    16/08/2018 - 08h56

    Esse é o desejo de vocês nada escondido. Mas as candidaturas vitoriosas vão para as urnas.

      Serg1o Se7e

      16/08/2018 - 13h54

      Mas comentar sobre a incoerência você não comenta…. dói, não é mesmo? Dói defender uma incoerência dessa envergadura e não poder admitir sob pena de ser linchado pelos “companheiros” da seita.

        Carcará

        16/08/2018 - 18h48

        Que coisa idiota ! Sem Lula é fraude ! Então o coerente é ele sair, abandonar a candidatura própria ou de outro do PT ? Ficar sem Lula ? Mas que idiotice sem tamanho é essa ? Sem ele é fraude, se for tirado à força bruta fascista. E o candidato dele vai mostrar o que é a força do povo derrotando o golpe. Cada um doido nesse mundo sempre coerente com a sua mania! Retardado!

    Jandui Tupinambás

    16/08/2018 - 13h06

    Haddad já se encontra com 27% em Pernambuco e Paraíba.

    O choro é livre!!!

    Chora ….que eu quero ver

      Serg1o Se7e

      16/08/2018 - 13h55

      Folgo em saber que dois estados que decidem uma eleição presidencial tem esses números vindos sabe Deus de onde quando nem o primeiro turno aconteceu ainda.

Pedro Vieira

16/08/2018 - 08h03

Brasil LULA Presidente!
Livre da APOROFOBIA dos golpistas da classe média, em especial a paulistana, em outras palavras coxinhas de plantão!

    Paulo

    16/08/2018 - 09h15

    Traduz.

    al Bora Jar

    16/08/2018 - 11h52

    que paga teu pão com mortadela .. se não é São PAULO seu bolsa família não rende . Vai para Curitiba encarar a federal machão… é mas fácil generalizar um estado todo do que enfrentar os ¨gorpistas¨.. Machão de internet. Não consegue ficar 2 minutos na Paulista defendendo o bandido ..kkkkk

Brasileiro da Silva

16/08/2018 - 07h51

Lula 2018 – Lula livre !

Thiago Melo Teixeira

16/08/2018 - 07h42

Ciristas e esquerdistas bunda moles cortando os pulsos em 5 … 4 … 3 … 2 ….

Ábner Jandir Piffero Gomes

16/08/2018 - 00h53

Impressionante como ignora povo! Lula é o povo! Ciro é “o que poderia ser” e que queimou todas as pontes. #LulaPresidente!

Flávio

15/08/2018 - 23h56

Meu vizinho também registrou a candidatura do seu cãozinho de estimação !

    Brasileiro da Silva

    16/08/2018 - 00h03

    Ele ( o cãozinho) é corrupto condenado? Se não, pode.

    Pedro Vieira

    16/08/2018 - 10h04

    Com certeza há uma grande diferença entre vc e o cão do teu vizinho! Aliás o cão do teu vizinho é um ser bem melhor que vc!

      Serg1o Se7e

      16/08/2018 - 13h57

      Pelo menos o animal não está preso. Animal o cãozinho, que fique claro.

Alan Cepile

15/08/2018 - 22h25

Lula livre

Ciro presidente

    Francisco

    16/08/2018 - 12h44

    Do Ceará, na série B, em 2019.

Brasileiro de Silva

15/08/2018 - 22h03

Lula 2018 – Lula livre !

    Brasileiro da Silva

    15/08/2018 - 22h27

    Nossa. Que menina “expertcha”. Bonito nick, pena que defenda presidiários.

    Brasileiro da Silva

    15/08/2018 - 22h53

    Menina, respeito sua paixão por mim, mas procura outro.

      Zé dos Bagos

      16/08/2018 - 09h18

      Sai daí ô… não respeitas nem a tua mãe escroto.

De Soisa

15/08/2018 - 22h01

Lula presidente!

Zé dos Bagos

15/08/2018 - 21h59

Lula livre! Lula presidente!

Menestrel

15/08/2018 - 21h55

Coxinhas, vão ter que engolir.Vitória, vitória, vitória!!!

Chairman Mao

15/08/2018 - 21h49

Lula Presidente.

Brasileiro da Silva

15/08/2018 - 20h00

Registar qualquer um pode. Vamos ver quanto tempo o TSE vai levar para indeferir.

    Brasileiro da Silva

    15/08/2018 - 20h02

    Correção: Registrar

Silva

15/08/2018 - 19h58

Lula Livre! \o/

    Brasileiro de Silva

    16/08/2018 - 08h58

    Lula Livre !
    ………………………………………Livre e candidatíssimo!………………………. pega!


Leia mais

Recentes

Recentes