Menu

No DF, Bolsonaro lidera com 27%. Lula tem 20%

No Correio Braziliense Bolsonaro lidera corrida eleitoral no DF, mostra levantamento do Correio Candidato do PSL se mantém à frente na corrida ao Palácio do Planalto em dois cenários: com ou sem a presença de Luiz Inácio Lula da Silva. Levantamento do Instituto Opinião Política foi produzido com exclusividade para o jornal Por Helena Mader […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Correio Braziliense

Bolsonaro lidera corrida eleitoral no DF, mostra levantamento do Correio

Candidato do PSL se mantém à frente na corrida ao Palácio do Planalto em dois cenários: com ou sem a presença de Luiz Inácio Lula da Silva. Levantamento do Instituto Opinião Política foi produzido com exclusividade para o jornal

Por Helena Mader
postado em 16/08/2018 04:01 / atualizado em 16/08/2018 11:10

O candidato à Presidência Jair Bolsonaro, do PSL, lidera as intenções de voto dos brasilienses, tanto na pesquisa espontânea quanto no levantamento estimulado. O capitão reformado do Exército aparece à frente dos adversários em dois cenários: com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa e também na simulação em que o petista é substituído pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Na pesquisa estimulada em que houve a inclusão do ex-presidente, Jair Bolsonaro está à frente com 27% das intenções de voto. Lula aparece em seguida, com a preferência de 19,8% dos eleitores, e Marina Silva, da Rede, ocupa a terceira colocação, com 11,7% dos votos dos eleitores moradores do Distrito Federal.

Em quarto lugar, está o candidato do PDT, Ciro Gomes, que figura na pesquisa com 7,4% das intenções de voto. O pedetista é seguido por Geraldo Alckmin (PSDB) que, segundo a pesquisa do Instituto Opinião Política, encomendada pelo Correio Braziliense, teria 6,3% dos votos, se a eleição fosse hoje.

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, candidato do MDB, é o preferido de 1,9% dos eleitores de Brasília e Álvaro Dias (Podemos) foi citado por 1,8% dos entrevistados da pesquisa.

João Amôedo, representante do Partido Novo na corrida pelo Palácio do Planalto, tem 1,6% das intenções de voto. Já o deputado federal Cabo Daciolo, do Patriota, recebeu a preferência de 0,8% do eleitorado.

O candidato do PSol à Presidência da República, Guilherme Boulos, aparece no levantamento com 0,6% das intenções de voto, seguido por João Goulart Filho, do PPL, com 0,5%. Completam a lista a representante do PSTU na disputa, Vera Lúcia, com 0,4%, e José Maria Eymael (DC), com 0,3%. No total, 5,9% dos eleitores consultados pelo instituto não souberam avaliar qual o candidato de sua preferência. Os votos brancos e nulos somaram 14,0%.

Sem Lula

O Instituto Opinão Política analisou ainda um cenário de eleição presidencial sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba e pode ter o registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso isso aconteça, o petista será substituído pelo ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

Nessa perspectiva, Jair Bolsonaro lidera a corrida pelo Palácio do Planalto com praticamente o mesmo percentual: 27,2% das intenções de voto. Sem Lula na disputa, Marina Silva (Rede) aparece em segundo lugar, com a preferência de 14,7% do eleitorado brasiliense.

O pedetista Ciro Gomes tem 9,7% das intenções de voto, seguido pelo tucano Geraldo Alckmin. O candidato do PSDB tem a preferência de 7,1% do eleitorado, em um cenário sem Lula. O substituto do petista, Fernando Haddad, surge apenas em quinto lugar na pesquisa, com 5,0% das intenções de voto dos brasilienses.

Disputa

Quando questionados em qual candidato votariam, sem a apresentação de uma lista de opções, os eleitores citaram exclusivamente nomes que realmente estão na disputa. Jair Bolsonaro (PSL) lidera a pesquisa espontânea, com 23% das citações. O ex-presidente Lula está em segundo lugar, com 14,5% das menções.

A ex-ministra Marina Silva ficou em terceiro na corrida pelo Palácio do Planalto, segundo a pesquisa espontânea, com 5,7% das intenções de voto. O tucano Geraldo Alckmin é o quarto mais bem colocado. O tucano conta com 3,4% dos eleitores da capital federal, de acordo com o levantamento técnico do instituto.

Na sequência estão Ciro Gomes, com 3,0%, além de Álvaro Dias e João Amôedo, ambos, com 1,1% das intenções. Henrique Meirelles, Cabo Daciolo, Fernando Haddad e Guilherme Boulos também foram citados na pesquisa espontânea, mas todos aparecem com percentual inferior a 1%.

O número de eleitores indecisos é grande, de acordo com a pesquisa. Ao todo, 24% declararam que não sabem em quem votar e 20,8% afirmaram que pretendem votar nulo ou em branco na disputa para presidente da República.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) com o número DF-03100/2018. Para a amostra, foram realizadas 1.231 entrevistas, entre 10 e 13 de agosto, com eleitores residentes no Distrito Federal com mais de 16 anos. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3%.

Tags #pesquisa eleitoral #eleições #presidente

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luis Castro

17/08/2018 - 10h29

Realmente o Centro Oeste elege alguem, que o diga Dilma que perdeu nesta região, mas ganhou nas maiores regiões do Brasil. Cresçam e apareçam

kleber delta

16/08/2018 - 21h24

DIZER BRASILIA .. É APENAS UM PLUS…

POREM O CORRETO SERIA PEGAR OS 3 ESTADOS DO CENTRO OESTE…
MT MS GOIASS.. NAO SÓ DF… BOLSONARO LIDERA MAÇIÇAMENTE NO CENTRO OESTE..

MAÇIÇAMENTE… POR AQUI ELE TEM MAIS DA METADE DE TODOS OS VOTOS SEGURAMENT…

#NAOVAITERSEGUNDOTURNO

Luis Castro

16/08/2018 - 20h49

Qual a vantagem de Bolsonaro ganhar num Colegio Eleitoral inexpressivo como Brasília? A capital ja há algum tempo se jumtou a São Paulo e vota a direita.

    isma

    16/08/2018 - 21h26

    BRASILIA FICA NO GOIAS BOBO..
    GOIAS FICA ONDE BOBO ??
    CENTRO OESTE ??
    O CENTRO OESTE IRÁ ELEGER O BOLSONARO SOZINHO..
    FARA A DIFERENÇA…
    OS 3 ESTADOS IRAO ELEGER BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO…

Alan Cepile

16/08/2018 - 19h50

Bolsonaro está muito sólido, não ganha eleitores mas tb não perde (pelo menos até agora) e assim vai garantindo, por enquanto, um lugar no 2º turno.

Doura

16/08/2018 - 19h24

Quantos eleitores há no DF?

    Igor

    16/08/2018 - 19h51

    O bastante pra elege-lo também TOLINHA kkkkkk TREME VERMELHADA kkkk

      JACÓ

      16/08/2018 - 20h59

      Deixa de ser inconformada choronsa coxinha blosolixo não ganha nem aí em brasilia e em apenas em um BAIRRO de qualquer das capitais do nordeste já supera esse resultado.

        Igor

        17/08/2018 - 07h43

        O nordeste é que nunca elegeu e nem elege sozinho nenhum presidente da república, abestado, os maiores colégios eleitorais são o sudeste, centro-oeste e sul, esses sim sempre elegeram os presidentes do Brasil. Mas o que espera de um idiotizado por um guru de meia tigela de uma seita cataclísmica TOLINHO !!!

    Igor

    16/08/2018 - 19h52

    O bastante pra elege-lo também TOLINHA kkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes