Menu

Rejeição a Haddad chega a quase 80% entre quem ganha mais de 5 salários

O Ibope fez a seguinte pergunta aos entrevistados: caso o ex-presidente Lula seja impedido, e declare seu apoio a Haddad, o senhor poderia votar nele com certeza, poderia votar ou não votaria de jeito nenhum? Esses números são os mais próximos que se pode chegar de uma transferência de votos de Lula para Fernando Haddad. […]

35 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Fernando Haddad

O Ibope fez a seguinte pergunta aos entrevistados: caso o ex-presidente Lula seja impedido, e declare seu apoio a Haddad, o senhor poderia votar nele com certeza, poderia votar ou não votaria de jeito nenhum?

Esses números são os mais próximos que se pode chegar de uma transferência de votos de Lula para Fernando Haddad.

Na média, 13% dos entrevistados responderam que, se Lula declarasse seu apoio ao ex-prefeito, com certeza votariam nele.

Entretanto, 60% dos entrevistados responderam que “não votariam de jeito nenhum” no ex-prefeito.

A rejeição é maior no Sudeste (65%), nas capitais (66%), entre quem tem ensino superior (71%) e atinge níveis realmente alarmantes entre quem ganha mais de 5 salários de renda familiar (79%).

Esse é o mais grave problema que o PT terá de resolver com urgência: Haddad já está herdando toda a rejeição a Lula sem possuir o carisma do ex-presidente.

Acesso relatório completo do Ibope aqui.

****

Nota importante: não confundir essa parte da pesquisa, que estabelece uma relação muito direta entre Lula e Haddad, com a tabela que trata da rejeição a todos os candidatos, e onde o ex-prefeito aparece somente com 16% de rejeição. A rejeição a Haddad nas tabelas acima é um reflexo direto da rejeição ao PT e a Lula.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

ari

22/08/2018 - 10h44

Não sou dono do blog mas, se o fosse, deixaria esse tipo de manchete para o PIG. Pode deixar que eles fazem o trabalho sujo, não precisam de ajuda

marco antonio

22/08/2018 - 01h01

Na minha opinião se Ciro e Boulos realmente são de esquerda. Deveriam somar abrindo mão de suas candidaturas e apoiar o PT.

    Ultra Mario

    22/08/2018 - 01h57

    Devemos inverter o seu pensamento… se o PT fosse de esquerda mesmo deveriam apoiar o Ciro. Pois o Ciro é muito maior que o Haddad.

    Baruch

    22/08/2018 - 08h35

    Quem tem que provar que é esquerda é o Haddad, criador das PPPs.

    Baruch

    22/08/2018 - 08h38

    Enquanto o PT não atacar o problema central, esquema da dívida pública, ele continua sendo o partido do neoliberalismo vermelho. Sem auditar a dívida é mais um partido dos banqueiros.

    Daisy

    22/08/2018 - 08h50

    Quem nasce no ninho da ARENA e faz morada no PSDB não pode ser considerado de esquerda. Acho que Boulos é de esquerda sua vida e luta mostram.

      Alan Cepile

      22/08/2018 - 10h35

      Ciro NUNCA foi da ARENA, isso é a mais pura e genuína FAKE NEWS.

Diego Baptista

21/08/2018 - 19h33

Será que vai dar merda?… Acho que o PT está cagando mesmo…

Justiceiro

21/08/2018 - 18h38

80% de Rejeição…foi essa herança que Lula transferiu para Addad???

humberto

21/08/2018 - 18h30

Ciro muito estranho.Diz não ter participado do segundo governo Lula,devido a certos acordos que ele não admite.Mas por agora procura apoio de muitos com que Lula fez acordos que ele não admite.Ele procurou ou não procurou o PP e o Dem?E sobre o passado dele com o Jereissate.Por que nao critica o
Jeiressati?
Em entrevista na Carta Capital disse que foi procurado para ser vice na chapa do Lula,mas não aceitou,
por que não aceita participar de fraude.Será que não aceitou para fazer diminuir a influência do PT e até
torná-lo insignificante,bem como a Lula e fazer um serviço que serve muito bem ao anti-petismo conservador e que ajudou a realizar o golpe e assim ganhar confiança e apoio destes?

    André Romero

    21/08/2018 - 19h06

    Humberto, veja as entrevistas e declarações do cara a respeito antes de julgar.
    O Tasso foi seu mentor. Ele não ataca o cara por isso mas faz questão de dizer as diferenças com o cara no PSDB e por questões lá do Ceará.
    Quanto ao Centrão, o que consta – inclusive atestado nos jornais da Direita – é que esses partidos que procuraram o PDT e Ciro e não o contrário, apenas para vender seu ‘passe’ mais caro para Alckmin. E de fato, parece que eles arrancaram os tubos do Xuxu nessa coligação.
    Mas não sou ingênuo de achar que Ciro não aceitaria essa aliança. O mesmo vale para o PT, que só tem feito aliança espúria nessas eleições, inclusive com o MDB e os demais partidos que o derrubaram.
    Humberto, para mim, uma aliança com esse Centrão, embora incômoda sob o ponto de vista ideológico, cairia muito menos danosa para a imagem de Ciro (no geral do eleitorado) do que o PT fechando com os caras. Afinal, o Centrão derrubou foi o PT do Poder, não fez nada contra Ciro.
    E Ciro não deve nada, rigorosamente nada ao PT para esse pretender cobrar “lealdade” de Ciro ao partido, que sempre considerou-o e tratou-o apenas como satélite.
    Estou errado?

    Alan Cepile

    22/08/2018 - 10h46

    O André já disse tudo, Ciro foi procurado pelo Rodrigo Maia (DEM) e não o contrário.
    Além disso, Ciro deixou claro que estava montando um “núcleo moral” que iria dirigir o seu governo, e que o centrão não faria parte dele, isso não agradou o Rodrigo Maia, portanto, Ciro permaneceu firme e não ofereceu muita coisa pro centrão, que, como um grupo fisiologista, oportunista e corrupto que sempre foi, percebeu que com Ciro eles não teriam muita chance de fazer o que sempre fizeram, sugar o estado.

    Quanto a Tasso, Ciro e Tasso são amigos pessoais porém adversários políticos, da mesmíssima forma como é entre Ciro e Alckmin, normal.

Floriano de Oliveira

21/08/2018 - 18h09

Miguel, sabemos sua posição em relação ao PT, Lula e Haddad, mas não precisa tentar confundir e atrapalhar a estratégia do PT. Analise todos os dados e não somente os que interessam à sua interpretação. Soma comigo: 13% com certeza votaria no Haddad e 14% poderiam votar. 14% “poderiam” votar. Logo, o potencial do Haddad é de 27% dos votos. Mas se tiver 20% já está no 2º turno.
Isso sem contar que quando o Lula não aparece como candidato, votos brancos e nulos quase dobram e vão a 34%. Sei que esse dado é de outra natureza, mas é razoável supor que o Haddad terá voto da maior parte dos que dizem que votarão em branco ou nulo com ausência do Lula. Enfim, se por um lado ele tem 60 de rejeição, tem igualmente 40% de potencialidade.

    Miguel do Rosário

    21/08/2018 - 18h34

    Floriano, com certeza você não tem nem ideia da minha “posição em relação ao PT, Lula e Haddad”. Sou aliado de primeira e última hora, então não vem com esse papo. O post não é de opinião. É simplesmente baseado na pesquisa e nos números expostos.

    Justiceiro

    21/08/2018 - 20h25

    E você ainda manda o Miguel somar com você?

    Veja bem, matemático: 80% rejeitam Addad, aí você adiciona 13% que votaria com certeza mais 14% que poderiam votar. então temos………107%.

      Alan Cepile

      22/08/2018 - 10h52

      Floriano, teu raciocínio tem um erro…
      O grupo de 14% que podem votar no Haddad se sobrepõem, total ou em parte, a outros grupos.
      Por exemplo, eu voto no Ciro Gomes, mas na mesma pesquisa eu respondo que posso votar em Haddad dependendo do cenário, assim como tb respondo em quem eu não votaria de jeito nenhum.

sempre Voltaço

21/08/2018 - 17h22

Esse Miguel…risos…querendo fazer a gente votar no Ciro.
Onde já se viu o cara que ganha 5 salário mínimo votar no Lula ou em quem ele indicar. Nunca. Os caras se acham classe média e pensam que são das elites.
Ô Miguel, me ajuda ai…pare com postagem como essas, por favor.

    Miguel do Rosário

    21/08/2018 - 18h11

    Agora sou eu que vou rir, o que tem a ver isso com Ciro???

    Para te acalmar, digo que isso é uma rejeição passageira. Com a campanha, o PT conseguirá reverter essa situação.

      sempre Voltaço

      21/08/2018 - 18h29

      Gostei do acalmar. E me acalmou.

    André Romero

    21/08/2018 - 21h00

    Já que o assunto é Haddad, acabei de ver a entrevista dele no Canal Livre.
    É um bom sujeito, mas representa uma facção política que não me representa mais.
    Alertado por um colega daqui num comentário, constatei que o Haddad de fato está copiando na cara dura quase ‘ipsis litteris’ a fala e as propostas que Ciro apresenta há tempos. Chega a citar os mesmos números nas propostas que Ciro. Não que isso seja ruim na finalidade – se ele for eleito, torcerei para que ele as implemente – mas me soa conveniente e falso.
    É conveniente porque é uma clara apropriação do discurso de seu concorrente, este claramente mais talhado para a investidura do cargo de Presidente, discurso esse esmiuçado até a certos detalhes.
    Em segundo, mais importante, é que tiveram 4 mandatos para colocar essas medidas em prática – quase uma década e meia! – e nada fizeram do que hoje Haddad anuncia.
    Importante lembrar que não se trata de medidas revolucionárias, atualíssimas para esses tempos bicudos nos quais vivemos, mas sim medidas que já tinham a sua urgência desde os idos de 2003, quando Lula virou Presidente.
    Não fizeram na época e agora anunciam que vão fazer?

      Vinícius

      22/08/2018 - 00h42

      Oi, André. Entendo seu comentário e, de fato, também acredito que o Ciro tem melhor talhe do que o Haddad, embora este seja igualmente bem preparado, mais do ponto de vista técnico do que político, ao meu ver. O problema, e aí me afasto da sua opinião, é que por trás do Haddad o que importa e existe é a figura do Lula – seu legado, seu carisma e brilhantismo político. Veja que com toda a máquina midiática contra Lula, ele lidera as pesquisas. Lula foi forjado no chão de fábrica durante décadas. Ele não é um Dória da vida que se fabricou pelo dinheiro. Veja o Alckmin, outro exemplo destruído pelo que indicam os números da pesquisa. Ciro e o PT apresentam, sim, as mesmas propostas. Mas por que não implentaram antes, vc pergunta, e, como disse o próprio Haddad no Entrevistas, questionado exatamente sobre isso, à época do Lula tudo tava indo bem, então não vale a pena mexer em certos vespeiros. Eu, hoje, depois do golpe, discordo dessa postura. Mas e àquela época? Será que eu, ou outros, discordaríamos? Em certa medida, todo esse processo que estamos vivendo está sendo muito bom. São aprendizagens para se ter uma certeza: não se pode dar refresco para o capital financeiro. A luta deve ser cerrada, ininterrupta e, agora, se o PT, caso ganhe, não cumpra o seu “radical” plano de governo, aí sim será um golpe de morte na militância e na população de modo geral. Porém, não podemos esquecer do legislativo, né? Sem base de apoio….. nada feito.

        André Romero

        22/08/2018 - 11h53

        Vinicius, meu amigo, entendo sua posição mas não concordo.
        Convenhamos, essa de ‘não mexer em certos vespeiros’ é papo para boi dormir, sejamos francos. O PT apanhou desde seu nascimento dessas mesmas elites, chegou ao Poder, teve 4 mandatos mas preferiu cristalinamente fazer um acordão com essa turma que não parou um segundo de conspirar. Já se falava seriamente em impeachment de Lula em 2005. Os resultados todos nós vimos qual foi.
        E o pior: continua fazendo. Já está coligado com o MDB em 15 Estados, as mesmas forças do atraso. Preferem compor com a mesma imundície de Direita do que dar lugar a Ciro, muito mais preparado e de cujo governo teriam a voz principal. Os caras não aprendem?
        Vinicius, não há como baixar a guarda para essa turma, que envolve interesses nacionais e transnacionais, incluindo aí sabotagem ao nosso governo por potências estrangeiras. O jogo é pesado, e para joga-lo tem de entrar com bastante munição. Teve treze anos para comprar todas as brigas possíveis, ainda que uma de cada vez, usando sua força política e não o fez.
        Outro ponto de discordância, o principal para mim: embora respeite muito a história de Lula, o fato é que ele entrou nos braços do povo com quase 70% dos votos, com um gigantesco capital político e não promoveu UMA reforma sequer. Não fez reforma política, administrativa, tributária/fiscal, previdenciária (uma honesta, como Ciro hoje propõe), não abriu debate com a sociedade sobre os privilégios de grupos dentro do Estado (Judiciário, Militares), não pactuou uma reforma trabalhista com os empresários (uma que corrigisse algumas distorções sem atacar direitos, acalmando a demanda dos empresários), não combateu a brutal concentração bancária, não elaborou uma política industrial… nada.
        Leia-se: não tocou nos fundamentos da miséria. Passou 13 anos mitigando essas enormes distorções usando os Band-Aids dos programas sociais, que custam dinheiro, esquecendo-se de reformar a economia para sustentá-los a longo prazo.
        O resultado: foram derrubados num golpe que nos jogou no caos, as poucas ações e os pequenos avanços promovidas pelo PT foram demolidas em apenas alguns meses (mostrando que não tinham lastro algum) e pulamos direto para uma agenda de reformas selvagens. Qualquer pessoa de mínimo senso crítico percebe que o PT tem muita responsabilidade por esse desfecho.
        Por isso tudo e muitas outras coisas mais (não abordadas aqui), vou de Ciro no 1o turno. No 2o, veremos. Grande abraço.

    Daisy

    22/08/2018 - 08h57

    Acho que só na primeira eleição do Lula essa camada votou no PT, o golpe é prova disso.

baltazar pedrosa

21/08/2018 - 17h11

O Haddad,não possui essa rejeição,mesmo porque,ele estar se apresentando agora,só aqueles que embarcam em canoa furada acredita nesses números,não tem lógica e nem faz sentido,depois de Lula se realmente ele for a nossa opção dentro do PT,tenho certeza que ele decolará em pouco dias, e aqueles que endorsam, o ponto de vista dos golpista, e que se ilude como um adolescente peço que acorde do seu sono letárgico,porque então poderá cair da cama.

marco antonio palvarini

21/08/2018 - 17h06

Penso que essa rejeição é especifica entre os possiveis eleitores de Lula.
Não ser rejeitado no contesto mais geral não significa necessariamente ser o escolhido.

fábio f. maia

21/08/2018 - 16h49

Pergunta bem simples. Se o cara não é conhecido pela maioria da população como poderia ter 80% de rejeição? Miguel, sei que você defendeu Ciro até o último momento e acho super válido. Mas esse triplo twist foi muito feio

    JC

    21/08/2018 - 16h56

    O carambola. ENTRE QUEM GANHA MAIS DE 5 SALÁRIOS MÍNIMOS. Serião que você está perguntando isso??

    André Romero

    21/08/2018 - 18h04

    Simples Fabio, incrível como você não percebeu, na boa.
    A pesquisa é entre os que ganham mais do que 5 salários. Ele é bem mais conhecido nos extratos superiores e com maior escolaridade. E ainda que não fosse conhecido, nem precisaria, pois a ´maioria dessa rejeição (tirando talvez alguns paulistas que o tiveram como Prefeito) não é endereçada a ele e sim a Lula e ao PT. Ele só está pagando o pato. Entendeu?

    Miguel do Rosário

    21/08/2018 - 18h12

    Fábio, é a pesquisa. Olhe lá. O que tem isso a ver com Ciro?????

FABIO MEDEIROS

21/08/2018 - 16h28

Acharam o índice alfabeto funcional no Brasil.
79%

    Baruch

    22/08/2018 - 08h51

    Parabéns pelo “alfabeto funcional”, essa é nova.
    Aí eu te pergunto, você conhece o Haddad? Sabe como foi seu governo em SP? Sabe o que é a lei das PPPs que ele criou? Ou vai votar nele pq o líder supremo Lula indicou? Igual indicou Dilma/Temer?

Jochann Daniel

21/08/2018 - 16h05

Ajude Lula
a ser reconhecido
como grande amigo
e herói nacional,
e,
se não puder ser ele,
ajude Haddad
a nos livrar
dos Bolsonaro,
dos Alkmin,
das Marinas
e de outros Males
(amém).
Veja e divulgue este imperdível, definitivo e fundamental vídeo >>>>>
>>>>>>> https://www.youtube.com/watch?v=I2TEtQgpgD0&t=2s

foo

21/08/2018 - 15h53

Tem caroço nesse angu.

De acordo com o Globo:

“Quando o assunto é taxa de rejeição, a pesquisa do Ibope aponta Jair Bolsonaro (PSL) acima de todos os demais. Bolsonaro, que lidera as intenções de voto no cenário em que Lula é impedido de concorrer, tem a rejeição de 37% dos eleitores. O próprio Lula aparece logo atrás na rejeição, com 30%. Haddad é o sexto colocado neste ranking, com 16% de rejeição, atrás também de Geraldo Alckmin, do PSDB, (25%); Marina Silva, da Rede (23%); e Ciro Gomes, do PDT (21%).”

Ou seja: a rejeição a Haddad é de 16%, e não 60%.

    Miguel do Rosário

    21/08/2018 - 16h06

    É uma outra pergunta, mais direta, que relaciona Haddad com Lula. Com isso, ele ganha muita coisa, mas também perde outras tantas.

João Paulo

21/08/2018 - 15h36

Tem algo de podre neste quesito . Lula tem 30% de rejeição Nacional e Haddad , desconhecido, tem 60% .

Sem falar que em outro ponto da pesquisa Haddad tem 16% de rejeição.


Leia mais

Recentes

Recentes