Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Sarah Cleveland, vice-presidente do Comitê de Direitos Humanos da ONU (Crédito: Columbia Law/Reprodução)

Representante da ONU joga duro com Brasil: medidas do comitê tem de ser cumpridas

Por Miguel do Rosário

21 de agosto de 2018 : 16h00

A vice-presidente do Comitê de Direitos Humanos da ONU, Sara Cleveland, foi firme: caso o Brasil não atenda os pedidos da entidade, que são “vinculantes”, ou seja, obrigatórios, e continue restringindo a liberdade do ex-presidente Lula em participar do processo eleitoral, o país “terá violado suas obrigações legais internacionais”.

Neste caso, abrir-se-iam vários novos caminhos para a defesa de Lula, inclusive na justiça brasileira.

Num outro trecho da entrevista, Cleveland dá uma indireta violentíssima à justiça brasileira: “uma condenação baseada em um julgamento fundamentalmente injusto é inválida sob o Pacto”.

Os advogados de Lula, Cristiano Zanin e Valeska Teixeira, conquistaram uma vitória histórica não apenas para o caso Lula, mas para as lutas contra o lawfare político em todo mundo.

Considerando o comportamento do judiciário brasileiro e do STF em particular, cujos únicos pronunciamentos tem sido no de minimizar a recomendação da ONU, não haverá mudança nenhuma na superfície das coisas.

Mas é claro que, no fundo, houve uma mudança importante de paradigma. Lula saiu da defensiva. Agora o judiciário é que está na defensiva, tendo que responder, a todo momento, perguntas sobre os pedidos da ONU.

A situação deve estar sendo particularmente constrangedora para Luis Roberto Barroso, que sempre se gabou de ser um defensor dos direitos humanos e dos tratados internacionais.

Leia abaixo um trecho da entrevista que Cleveland concedeu hoje ao Jota.

O trecho revela que setores importantes da comunidade jurídica internacional tem ficado cada vez mais atentos à onda de arbítrios judiciais que o Brasil vem experimentando, numa escala crescente, desde o impeachment da presidenta Dilma.

No Brasil, há um histórico de descumprimento de decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Como a senhora avalia a possibilidade de que o Brasil descumpra a decisão do Comitê envolvendo o ex-presidente Lula?

As medidas interinas expedidas pelo Comitê são legalmente vinculantes, e impõem uma obrigação legal internacional para que o Brasil as cumpra. O Comitê de Direitos Humanos é um órgão formado por especialistas estabelecido pelo Pacto para monitorar a implementação das obrigações do Brasil sob o Pacto. O Brasil também é signatário do Protocolo Facultativo ao Pacto. Este tratado dá autoridade ao Comitê para que ouça indivíduos como Lula sobre a violação pelo Brasil dos seus direitos assegurados pelo Pacto, e obriga o Brasil a considerar de boa-fé o parecer que o Comitê expedirá sobre o caso do ex-presidente no devido tempo. Qualquer falha do Brasil na implementação das medidas interinas seria, portanto, incompatível com a sua obrigação de respeitar de boa-fé o procedimento do Comitê ao considerar casos individuais, estabelecido sob o Protocolo Facultativo.

Medidas interinas são expedidas para prevenir o dano irreparável aos direitos do autor sob o Pacto e para preservar a possibilidade que o Comitê julgue um caso enquanto ele estiver pendente diante do Comitê. Medidas assim são frequentemente expedidas em casos em que o autor está diante de uma execução ou deportação para um país em que há uma probabilidade substancial que ele, ou ela, seja torturado, morto ou sofra outro dano irreparável. Elas também já foram aplicadas para preservar o direito à participação política de um indivíduo, como no caso recente de Jordi Sanchez na Espanha.

Os países geralmente cumprem as medidas interinas do Comitê, incluindo Estados na América Latina. Por exemplo, o México respeitou as medidas interinas do Comitê para que não destruíssem as cédulas de voto das eleições presidenciais enquanto uma reivindicação relacionada à eleição estava pendente.

Em caso de descumprimento da decisão do Comitê o Brasil poderá estar sujeito a alguma sanção?

A inobservância das medidas interinas significaria que o Brasil terá violado suas obrigações legais internacionais sob o Protocolo Facultativo.

Lula poderia buscar uma declaração adicional do Comitê de que o Brasil descumpriu suas obrigações legais. Dependendo das leis domésticas do Brasil, ele pode também buscar soluções através das Cortes brasileiras.

Se os recursos judiciais nacionais ainda não foram esgotados, por que a denúncia foi aceita para processamento pelo Comitê?

O esgotamento dos recursos domésticos disponíveis e efetivos é uma questão que o Comitê abordará quando examinar a admissibilidade e mérito do caso do ex-presidente. Lula esgotou os recursos domésticos para alguns dos pedidos incluídos na sua reclamação perante o Comitê, e seus dois recursos contestando sua condenação estão pendentes. O Comitê não abordará o mérito do seu caso até que estes processos sejam concluídos.

A “Lei da Ficha Limpa” – sancionada pelo próprio presidente Lula em 2010 – na opinião do Comitê, privaria indevidamente Lula de participar das eleições?

Restrições ao direito à participação individual nas eleições podem ser consistentes com o artigo 25 do Pacto em determinadas circunstâncias, quando um indivíduo for condenado de um crime grave baseado em um processo judicial justo. Entretanto, uma condenação baseada em um julgamento fundamentalmente injusto é inválida sob o Pacto, e, portanto, não pode ser tomada como base para tal restrição. Por exemplo, o Comitê recentemente entendeu que a República das Maldivas violou o direito à participação política do ex-presidente ao restringir seu direito a participar como candidato das eleições baseado em um julgamento fundamentalmente injusto.

Como citado acima, a condenação de Lula não é final e ele está contestando seu processo judicial como fundamentalmente injusto perante as cortes domésticas e o Comitê de Direitos Humanos. Esta foi a base da ação do Comitê.

(…)

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

57 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marcio santos

06 de setembro de 2018 às 15h04

Comitê de merda protetor de bandido não apita aqui no Brasil, estão perdendo tempo, nós não somos idiotas não aceitamos que nenhum político safado aceito esse tipo de recomendação.

Responder

Serg1o Se7e

30 de agosto de 2018 às 14h08

Fake news….
Bom ler:

http://jornalpequeno.blog.br/johncutrim/fake-onu-por-carlos-alberto-sardenberg/

Responder

Jochann Daniel

22 de agosto de 2018 às 12h18

Como eu afirmei
em comentário anterior,
os trollers continuam
postando comentários
aos montes
para esvaziar, esmaecer, denegrir
a importância da medida da ONU
para a luta por Lula.
Ironizando, debochando,
achincalhando a medida
até com comentários chulos.
E Miguel do Rosário
continua acolhendo
esses bandidos,
que trabalham
e colaboram
com o inimigo. Traidores da pátria que são.
Por que, Miguel do Rosário?.
O que Lula,
o PT,
o petismo
ganha com isso?
Que “democracia” é essa.sua?
A Mídia bate bate lá em cima
e esses bandidos
acabam de destruir
aqui em baixo,
no Cafezinho…..

Responder

    Miguel do Rosário

    22 de agosto de 2018 às 13h07

    Jochan, é bom haver o contraditório.

    Responder

    Jorge

    22 de agosto de 2018 às 14h14

    Militonto, larga de ser chorão!!! Aprenda a respeitar o contraditório. Ou vc acha que todos os sites tem que ficar babando nos ovos do calango bebum condenado??? Não quer ler ou ouvir criticas ao seu Deus, vaza…

    Responder

      Laerte moreira

      22 de agosto de 2018 às 18h18

      ESSE ai deve ser mais uma viuva do Aécio…………..cala boca magda…………………

      Responder

        Paulino camargo

        25 de agosto de 2018 às 08h07

        Viúva do Aécio ou do Ciro !
        hehehehehehehehe

        Responder

degas

22 de agosto de 2018 às 08h57

Além da nota da ONU já ter colocado o sub-comitê em seu devido lugar, a própria entrevistada entrega sua irrelevância ao dizer que os países “geralmente” cumprem suas diretrizes. Outra coisa que ela entrega é a base furada sobre a qual os “peritos” decidiram. Lá pelas tantas ela diz:

“Uma condenação final para um crime grave após um julgamento justo pode fundamentar a negação da possibilidade individual de participar de eleições como candidato. Mas a condenação de Lula não é final…”

Não é nem precisa ser, querida, pois a Lei da Ficha Limpa torna o camarada inelegível após condenação em segunda instância. Ignorância sobre a lei brasileira ou má-fé? Por coisas como essas e a sua omissão frente às ditaduras esquerdistas o próprio Conselho de DH, criado em 2006, já está amplamente desmoralizado e esvaziado.

Responder

Grande Jurista

22 de agosto de 2018 às 06h38

A ONU oficial ja lancou nota que esse comite plantonista petista nao tem autoridade para determinar. Se continuarem com esses fakes para desestabilizar nossas eleicoes e nossa ordem juristica, recomendo que nosso governo entre com uma acao na ONU contra esse comite plantonista.

Responder

Claudio

22 de agosto de 2018 às 02h05

E essa idosa tem condições de jogar duro com alguém? Vá cuidar dos netos, minha senhora !

Responder

Sônia Cristina Freitas.

22 de agosto de 2018 às 00h44

Eu gostaria muito de saber onde estava esta senhora ou o próprio Comitê dos Direitos Humanos da ONU quando em fevereiro de 2009 passei uma tarde inteira tentando conseguir uma ambulância para levar minha mãe para o hospital e depois quando minha filha passou três dias em cima de uma maca no corredor de um hospital sem leito, sem medicamento adequado e teve que receber alta porque até um simples soro chegou a faltar . Por onde anda esta senhora que não visita nossas escolas públicas, nossas favelas ou mesmo os bairros de periferia, onde as crianças convivem com a violência, drogas e abusos de todas as espécies, mas ninguém pode denunciar porque quem manda é a bandidagem. Enquanto esse meliante, que se diz defensor dos pobres, acumulou em doze anos uma fortuna de R$ 7,9 milhões, nossos alunos continuam sem 0,50 Centavos para comprar um lápis. A Senhora entendeu ou quer que eu desenhe?

Responder

    Sergio Ferreira

    22 de agosto de 2018 às 01h25

    Você está mentindo.

    Responder

    Jochann Daniel

    22 de agosto de 2018 às 01h50

    De quem “Sônia Cristina” está falando????
    Do Aécio?? Do Fernando Henrique?? do Alkimin??? do Moro??? do??? PSDB???
    Do Temer ??
    Da Globo??
    Do resto da Mídia???
    Dos trollers do Cafezinho???
    Do Lobo Grande???
    Do traidor da pátria
    oriundo de japonês
    que responde
    pelo Movimento Brasil Livre – MBL
    (japonês brasileiro
    vira até bandido….
    eta vírus forte…..).
    Fala prá nós, moça
    (ou moço???)

    Responder

    Jair Soares

    22 de agosto de 2018 às 02h32

    Vc recorreu ao comite de direitos humanos da ONU, para dar-lhes conhecimento de sua situação?
    Entendeu ou quer que desenhe?
    ?????

    Responder

    Cláudio

    22 de agosto de 2018 às 04h02

    Ela estava lavando as cuecas , as meias do marido ou areando as panelas !

    Responder

      Suelene

      28 de agosto de 2018 às 07h15

      De sua opinião, mais não seja desrespeitoso com as mulheres! Por acaso não veio ao mundo através de uma ? Ou não tem irmãs?com certeza não tem! Vc é machista e preconceituoso.

      Responder

    Claudio

    22 de agosto de 2018 às 04h05

    Ela estava lavando as cuecas, as meias do marido ou ateando as panelas .

    Responder

      Claudio

      22 de agosto de 2018 às 04h07

      Digo, areando…….

      Responder

Silvio Luis

21 de agosto de 2018 às 21h57

Vao é manipular as pesquisas que puderem manipular e as urnas. Nao vao seguir mesmo a ONU. Mas isso é melhor para o PT porque fica cada vez mais claro que o PT está sendo perseguido pela justiça e que o Lula sofre Lawfare.
A estratégia do PSDB/midia/judiciario vai culminar num golpe militar. Se estivesse dando certo isso, o Alckimin nao estaria na rabeira das pesquisas e o Lula ampliando vantagem, Quem bolou essa estrategia, esse golpe, é muito incompetente.
Tao apostando tudo na rede globo. Apostando que será como foi com o Collor em 89. Basta TV e o cara será eleito.

Responder

Welington Maia

21 de agosto de 2018 às 21h13

“…Entretanto, uma condenação baseada em um julgamento fundamentalmente injusto é inválida sob o Pacto, e, portanto, não pode ser tomada como base para tal restrição…”

Deixa eu adivinhar…

É algum mortadela da onu que vai definir o que é justo ou injusto…Kkkkkk

Responder

Trazibulo

21 de agosto de 2018 às 20h33

Miguel, que vergonha para a nossa justiça, sou formado em direito estudei sobre direito internacional, no curso se aprende sobre os tratados, direito humanitário etc. Imagine quão doloroso é para a gente ver o pisoteio do Direito por esses juizecos tudo por dinheiro… Não reconhecer uma decisão da ONU? Joguem essas togas no lixo senhores do STF, negar a razão de ser do direito, as pessoas!

Responder

    Justiceiro

    21 de agosto de 2018 às 20h56

    Você é apenas um petista inconformado com a prisão de Lula e que quer abrir mão até da soberania do seu país pra livrá-lo da cadeia.

    Responder

    Flávio

    21 de agosto de 2018 às 21h06

    Meu caro, do jeito que você escreve mal, não sabendo nem pontuar corretamente o texto, deve ter cursado direito por correspondência !

    Responder

      Brasileiro da Silva

      21 de agosto de 2018 às 21h50

      Ele é formado com “louvor” no antigo IUB. Pagou todas as mensalidades em dia.

      Responder

      Régis

      22 de agosto de 2018 às 01h05

      Ele escreveu e pontuou corretamente. Já sua falta de respeito pela opinião alheia mostra muito do seu caráter. Pobreza de espírito.

      Responder

        Jochann Daniel

        22 de agosto de 2018 às 01h12

        Pobreza de espírito não!…
        Ele é troller,.
        Ele é muito mais maligno!!!!………….

        Responder

Reginaldo Gomes

21 de agosto de 2018 às 19h27

A ONU tem que jogar duro mesmo com o Brasil !!!
Onde já se viu um país que a mulherada da suprema corte federal , chapadas e manguaçadas cantando e rebolando no pagode!!!!!!!!!!!!!
Na mesma hora veio na minha cabeça um grande sucesso da música sertaneja ,que diz mais ou menos assim:

“”””””” Se tem pinga a gente bebe ;
Se não tem a gente canta !!!

Mais nóis canta mais bonito;
Com a pinga na garganta!!!

Mais nóis canta mais bonito;
Com a pinga na garganta!!!

Se tem pinga a gente bebe ;
Se não tem a gente canta !!!

Responder

    Justiceiro

    21 de agosto de 2018 às 20h18

    Jogar duro como? Mandar os capacetes azuis invadirem o Brasil pra tirar Lula da cadeia?

    Se essa ideia não der, qual outra ideia você tem? Chamar a Liga da Justiça? Mas essa não vai dar, eles detestam criminosos.

    Responder

ari

21 de agosto de 2018 às 17h11

Com tempo sobrando hoje, resolvi dar uma passada nos sites da direita. Por exemplo, o Notícias Agrícolas, do latifúndio, repercute o Antagonista. Em nenhum, que eu saiba, é citado um jurista sequer, incluindo a TV, segundo li em algum lugar. No Notícias Agrícolas a grande referência é o Fakenberg. Pelo jeito não acharam nem um advogado pé de chinelo para se expor ao ridículo. Assim, parte para a ironia

Responder

    Justiceiro

    21 de agosto de 2018 às 18h36

    Jurista??? Que tal Alexandre de Morais que já disse que é apenas um subcomitê que não apita em nada?

    Responder

      Renato

      21 de agosto de 2018 às 18h52

      Pois é. Acho que o tal Ari não sabe o significado da palavra jurista. Acho que ele pensa que é aquele

      Responder

      Paulo Figueira

      21 de agosto de 2018 às 19h48

      Estamos falando de juristas, não do PCC.

      Responder

        ari

        21 de agosto de 2018 às 20h14

        Cara, vc liquidou o homem

        Responder

          Justiceiro

          21 de agosto de 2018 às 20h54

          Liquidou quem? Alexandre de Morais é um jurista conceituado, tem livros publicados sobre direito que serve de bússola para a estudantada que quer ser um bom advogado. Morais tem nome e sobrenome, diferente de um ministro do STF que só chegou lá porque foi sabujo de Dirceu. Por isso mandou soltá-lo.

          Vão buscar outros argumentos, vocês são fraquinhos, fraquinhos. Por isso não nos querem aqui, se borram todo com medo do contraditório.

        Flávio

        21 de agosto de 2018 às 21h09

        Verdade, não estamos falando de PCC. Não estamos falando de Petê e nem de Gilmar, de Tóffoli e nem de Lewndowisk, o trio do “Deixa que eu solto”!

        Responder

      Jandui Tupinambás

      21 de agosto de 2018 às 21h33

      Jurista, meu caro. Não estamos falando de Skinhead.

      Responder

        Alexandre Neres

        22 de agosto de 2018 às 00h10

        Esse troll pelo menos é sincero, com a alcunha de justiceiro. Faz lembrar que tem como herói o inquisidor, que mesmo afirmando que era incompetente, alegou que interveio porque a libertação do maior líder popular do Brasil de todos os tempos representaria um risco muito grande. Embora conte com o aval de todo o partido da justiça, seus argumentos foram risíveis, deixando evidente que morre de medo do ômi, sabe que ele com uns segundinhos de microfone na mão faz um estrago irreparável. Depreende-se pelos comentários dos juristas independentes do comitê que já foi detectado o arremedo de processo judicial a jato levado a cabo contra o gênio do povo, segundo Maria da Conceição Tavares. Lula livre!

        Responder

          Justiceiro

          22 de agosto de 2018 às 09h13

          Sérgio Moro tem medo do Lula? E quem foi que mandou Lula pra cadeia?

          Moro decretou a prisão de Lula numa quinta e deu 24 horas para Lula se entregar, como Lula se escondeu n o sindicato do metalúrgicos, Moro mandou prender o meliante na manhã de sábado. Lula pediu que pudesse participar da missas em memória de Marisa e depois do almoço se entregaria. Como não se entregou, Moro deu a ordem: prendam agora, podem invadir.

          Lula, se borrando todo, deu aquela corridinha (lembra?) e foi se entregar.

          É…Moro tem medo de Lula.

          Alexandre Neres

          22 de agosto de 2018 às 09h54

          O juizeco adiou as audiências a respeito do sítio de Atibaia, localizado em São Paulo e não no Paraná, para depois das eleições. Porque sabe que aquele seu sotaque provinciano e sua voz fina não dão camisa a ninguém, morre de medo do embate com Lula, se desespera, mete os pés pelas mãos. Teve paúra porque daria palco para Lula se destacar como sempre. Um espaçozinho mínimo para Lula é um latifúndio, o mesmo que Romário fazia na grande área e não faz na política. Um juiz carcereiro, inquisidor, justiceiro, por isso sua alcunha é um verdadeiro ato falho, Justiceiro. Moro é o Simão Bacamarte da Casa Verde. Conhece, Sr. Justiceiro?

Jochann Daniel

21 de agosto de 2018 às 16h56

Olha os trollers entrando rapidamente em campo para achincalhar, tirar a força do post, ridicularizar, desmerecer a matéria:
Por enquanto os trollers:
>>> “Flávio Almeida”
>>> “Dio”
>>> “Paulo”
Mas,
os leitores
destes comentários
não precisam
esperar muito.
Muitos outros trollers
virão
a estes comentários.
Afinal esta decisão
esta nota
da vice-presidente
do Comitê de Direitos Humanos da ONU
é muito forte
em pelo menos
reconhecer
a total inocência
de Lula.
Junto com a Mídia
(que obviamente
não vai falar nada
sobre esta nota),
os troller
vão fazer
seu trabalho sujo
contra o Brasil,
contra os brasileiros,
em favor
de seus patrões………..

Responder

Justiceiro

21 de agosto de 2018 às 16h40

Ainda esse mimimi???

É só um subcomitê, como disse o ministro Alexandre de Morais. Desde quando um puxadinho vai querer mandar no Brasil?

P.S. Lula tem processo correndo na justiça americana. Se ele for condenado lá, você vão aceitar amigos petistas???

:)

Responder

    Jandui Tupinambás

    21 de agosto de 2018 às 21h35

    Nenhum jurista ainda teve coragem de questionar o inquestionável

    Alexandre de Morais? Não me refiro a skinhead ou membros do PCC. Estamos falando de juristas.

    Responder

Flavio Almeida

21 de agosto de 2018 às 16h39

Primeiro ponto, vocês sabem o que é Protocolo Facultativo, certo ? Acho que a discussão termina ai sobre essa questão!

Segundo ponto, não lembro se defenderam a Venezuela cumprir as decisões da ONU nos casos contrários ao governo lá implantado.

Responder

    Hudson

    21 de agosto de 2018 às 16h48

    Protocolo Facultativo significa que o Brasil DECIDIU fazer parte dele, mesmo sendo opcional.

    Daí a obrigação de cumpri-lo.

    Responder

Jochann Daniel

21 de agosto de 2018 às 16h27

Infelizmente
a Organização superpoderosa
(tem uma entidade financeira
com sede
em Bruxelas na Bélgica,
com inexplicável capital
(inexplicável origem)
de mais de um trilhão de dólares
para fazer o Mal
no Mundo inteiro
em proveito próprio)
manda no Tribunal de Haia,
manda na ONU,
e claro,
manda aqui no Brasil.
Mas,
Deus é grande……

Responder

Dio

21 de agosto de 2018 às 16h22

A “Lei da Ficha Limpa”, na opinião do Comitê, privaria indevidamente Lula de participar das eleições?

“…uma condenação baseada em um julgamento fundamentalmente injusto é inválida sob o Pacto, e, portanto, não pode ser tomada como base para tal restrição.”

Esse trecho é uma porrada com luva de ferro na cara de quem evoca essa lei pra dizer q a ONU é bobinha enganada pelos advogados malvados de Lula. Não é a ficha limpa q está sendo julgada na ONU, mas o julgamento do triplex.

Responder

    Jochann Daniel

    21 de agosto de 2018 às 16h40

    “Dio”
    o manjado troller
    “Justiceiro”
    com outro nome?
    Comento não para ele
    mas,
    para outro leitor
    não tão politizado:
    Não existiu crime
    (tecnicamente
    em advocacia
    chamado de
    “fato gerador”) para Lula.
    Logo em essência,
    Lula só é criminoso pela Lei
    [(Moro) + (Mídia)}
    Vale só
    para o Brasil.
    Mas, não vale
    para nenhum outro país
    civilizado.
    Logo a Lei “Ficha Limpa”
    para Lula
    não seria reconhecida
    em nenhum país civilizado.
    Mas no Brasil da Mídia (Globo à frente)
    é…………………………

    Responder

      Dio

      21 de agosto de 2018 às 17h18

      Admiro sua dedicação em combater os trollers. Por isso peço q leia de novo o meu comentário e verifique q não tem nada q indique q eu seja esse aí com quem me confunde.

      Responder

        Jochann Daniel

        21 de agosto de 2018 às 17h27

        OK, desculpe,
        reconheço que tenho que pedir desculpas.
        Desculpe meu engano.

        Responder

          Justiceiro

          21 de agosto de 2018 às 18h42

          HAHAHAHAHAHAHAHA

          Você, numa guerra, ia matar seus companheiros. Nem seria preciso o inimigos gastar munição: você faria o serviço.

          HAHAHAHAHAHAHA

          Jochann Daniel

          22 de agosto de 2018 às 01h08

          Mas você “Justiceiro”,
          é fácil de reconhecer.
          Troller bandido,
          colaborador do inimigo,
          inimigo do Brasil e dos brasileiros.
          Serviço sujo pago em dólares.
          Reles canalha do Mal.

Paulo

21 de agosto de 2018 às 16h22

Segue o enterro.

Responder

    Jochann Daniel

    21 de agosto de 2018 às 16h44

    Epa
    o troller
    “Justiceiro”
    com mais outra
    alcunha…
    Eta gente
    agente do Mal.
    Trabalham full time
    (claro,
    para fazerem jus
    aos dólares que ganham
    de nossos inimigos… )

    Responder

      Miguel do Rosário

      21 de agosto de 2018 às 18h39

      Jochann, relaxa um pouco companheiro. Seu papel de “polícia” de comentários já está fazendo se confundir e atacar até mesmo quem pensa igual a você. Deixa o pessoal comentar à vontade. Não machuca tanto assim. Se houver exagero, deixa que eu coíbo.

      Responder

        Jochann Daniel

        22 de agosto de 2018 às 01h24

        Desculpa Miguel,
        mas foram muitos os “exageros”
        (eu diria alta técnica
        do Instituto Millenium,
        do Fórum da Liberdade
        e outros)
        que você deixou passar.
        Desculpe,
        mas esses bandidos
        postam tantos comentários
        cretinos
        e canalhas,
        e você deixa passar.
        Cafezinho,
        me desculpe,
        está sendo servido
        de ferramenta
        para ataque
        a Lula,
        ao PT,
        ao petismo,
        à esquerda,
        ao socialismo,
        enfim,
        à luta a favor do Bem…….

        Responder

    José Silva

    21 de agosto de 2018 às 16h44

    Da democracia…

    Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?