Menu

O tsunami lulista e o plano nada infalível do golpe

Os números da pesquisa Ibope de ontem, mais especificamente o crescimento vertiginoso de Haddad, reforçam uma conclusão sobre toda a movimentação golpista que resultou na prisão de Lula: a montanha pariu um rato. Os atropelos à lei cometidos pelo Judiciário e o mergulho sem volta no partidarismo explícito feito pela grande mídia não impediram que […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Os números da pesquisa Ibope de ontem, mais especificamente o crescimento vertiginoso de Haddad, reforçam uma conclusão sobre toda a movimentação golpista que resultou na prisão de Lula: a montanha pariu um rato.

Os atropelos à lei cometidos pelo Judiciário e o mergulho sem volta no partidarismo explícito feito pela grande mídia não impediram que o substituto de Lula desse um salto monstro nas intenções de voto – de 8 para 19 pontos percentuais – após míseros sete dias de sua efetivação como candidato.

Também não adiantou manter Lula, além de preso, quase que completamente incomunicável. A mística em torno do seu nome e o que seus dois governos representaram para o Brasil pobre e profundo foram suficientes para impulsionar Haddad ao segundo lugar isolado. Mais um feito invulgar na inverossímil trajetória de Lula. Estamos presenciando a história, camaradas.

É patente o fracasso da estratégia golpista. Prender o político mais popular do país sem provas não tirou a sua força e não alijou o PT do jogo eleitoral. O plano infalível, à la Cebolinha, falhou miseravelmente.

Conseguiram, isso sim, inflar o fascismo a um tamanho que seria impensável há pouquíssimo tempo. Trágicos 28% da população, quase um terço, pretendem votar em Bolsonaro segundo o Ibope.

Se Ciro Gomes não conseguir atrair os eleitores que querem escapar da polarização, como pontuou o Miguel do Rosário no podcast postado aqui no Cafezinho mais cedo, a eleição caminha para uma espécie de juízo final: antipetismo/fascismo contra petismo/democratas. Quer dizer, “juízo final” não é um bom termo porque o clima de guerra entre os polos certamente persistirá após a eleição – ou seja, o juízo não terá nada de final -, qualquer que seja o resultado. Algo próximo de “guerra civil” parece mais adequado.

Parabéns aos envolvidos na transformação do Brasil em um celeiro de fascistas, em especial à grande mídia e ao Judiciário. A história e o nosso país acertarão as contas com vocês com juros e correção, podem ficar tranquilos.

Um último comentário importante sobre a pesquisa Ibope: Cabo Daciolo estagnou em 1% das intenções de voto, demonstrando que isolar-se em um monte para jejuar, orar e gravar vídeos alucinados – tive um ataque de riso ao ver um vídeo gravado à noite, que começa com o som dos grilos e o crepitar da fogueira ao fundo, seguidos do indefectível “Glória. Glória a Deus”; recomendo – não é, definitivamente, uma boa estratégia eleitoral.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Batista Neto

21/09/2018 - 13h01

A melhor força eleitoral para o Lula nesse momento é a burrice e arrogância da malandragem judiciária. A comparsa dessa quadrilha, a GLOBO, ainda consegue ser menos criminosa, mais discreta e sutil no seu partidarismo. Mas a malandragem judiciária rouba o eleitorado de forma despudorada e descarada, à luz do dia. A cada assalto o Lula cresce mais um pouco, e se agiganta cada vez mais!!

Sônia Bulhões

19/09/2018 - 22h21

Quibiábéisso ? Coxinha fascista de boca de privada, tão suja se metendo a dar pitaco. Além de limpar as merdas da boca, precisam estudar História contemporânea e estudar muito.

Nilson Messias

19/09/2018 - 21h14

A “fraquejada” do blog transformou o numa zona.

Nilson Moura

19/09/2018 - 18h44

“Se Ciro Gomes não conseguir atrair os eleitores que querem escapar da polarização” Há esses analistas…desde da volta das eleições direita existe polarização. Polarização não é uma vontade dos eleitores.

joao sigrist

19/09/2018 - 16h48

Alem do Miguel publicar seu fantasioso discurso, penso que suas consideraçoes carecem totalmente de analise critica e bom senso.
Se um discurso de milicos subalternos e graduados nao forem fascistas, os grandes ditadores de ontem tipo Mussolini e seu amigo alemao seriam de dar liçao a icones mundiais como Gandi e Martin Luther King.
No Iemen e no Iraque existem crianças morrendo de fome por culpa de ditadores que a midia brasileira esconde e nao sei se vc sabe sao 5 milhoes no Iemen e 500 mil no Iraque isto e a populaçao de metade de Cuba onde existe uma placa no aeroporto de Cuba que diz que nao existe uma unica criança nascida em Cuba que passa fome.
Para sua informaçao sao 25 milhoes ,mais de 2 Cubas que sao famelicos nos EUA.Informaçao de um cientista americano que acaba de vir ao Brasil e chama-se Noam Chomsky.
A democracia do PT eliminou a fome de mais gente em 8 anos de governo Lula do que 500 anos de governo apoiado pela zelite e milicos iguais aos candidatos que estao ai em disputa.

augusto

19/09/2018 - 16h45

Então o Lulão devia ser um tipo espião duplo…
Porque o FATO engraçado é que aquele que tinha ‘verdadeira paixao pelos regimes ditatoriais’ era sempre recebido com tapete vermelho, palmas e elogios pelos lideres e mandatários dos Usa, França, Alemanha, portugal, Argentina, Japão etc et… E imprensa mainstream nesses lugares. Todos democracias incontestáveis. E

Justiceiro

19/09/2018 - 16h30

eu tinha dúvidas que você publicaria meu post abaixo. Publicou.

Você, Miguel, é diferente de todos os outros blogueiros de esquerda. Você permite opinião contrária e por isso as vezes é xingado.
Nós temo um blog chamado Coxinhas’Club. Aceitamos todo mundo. quem quiser, pode ir lá comentar.

Blogs como DCM, GGN e 247 simplesmente nos baniram da área de comentários. No 247 é pior. E eles dizem que são democráticos.

    Jota Santos

    19/09/2018 - 19h24

    Putz cara! Até para falar de política vocês montam um clube!

      Justiceiro

      19/09/2018 - 20h46

      É o nome do blog.

      Aqui é Cafezinho, tem o Duplo Expresso, Tem o DCM…cada qual tem seu nome.

      Mas, diferente dos blogs petistas lá ninguém é bloqueado. Se quiser,. vá lá.

Justiceiro

19/09/2018 - 15h32

Será que esse cara que escreve isso sabe qual é o primeiro mandamento do fascismo? É o culto à personalidade. E quem mais gosta de ser cultuado, adorado?

qual democracia esse cara diz que existe no PT? A De Cuba? A da Venezuela? Lula tem verdadeira paixão pelos regimes ditatoriais. Robert Mugabe, Kadafi, Chavez, sempre foram considerados irmão por Lula.
Fidel é para Lula um deus, um exemplo a ser seguido. Essa é a democracia do PT

Então, rapaz. Para de chamar os outros de fascistas e olha pro próprio rabo.

Acho que Miguel não vai publicar este comentário.

    Nostradamus ( banquinho & bacia )

    19/09/2018 - 16h36

    Vejo tua bunda assando nos mármores em brasa dos infernos… cada vez que as gorduras pingam elevam-se mais labaredas como numa churrasqueira… é para lá que vão todos os incautos, os perversos, os que só tem ódio no coração. Fazer o que ?

      Justiceiro

      19/09/2018 - 18h56

      Pesquisa, rapaz. Fascismo, o líder gosta de ser paparicado, quer ser o líder supremo, não gosta do parlamento, detesta a imprensa…tudo a ver com Lula e seu sonho de por canga na imprensa livre, além de adora que gente como você lhe beije os pés.
      Se a minha bunda vai queimar no inferno, a sua você vai dar pro Lula.

    Pedro Lemus

    19/09/2018 - 17h23

    mano. esses coxinhas são uns doentes. quem foi que disse que o culto a personalidade é primeiro mandato do fascismo. da onde esse verme tirou essa afirmação?
    pior que eles falam essas m. e batem o pé, como se fosse vdd.

    Fabricio Azevedo

    19/09/2018 - 18h51

    Lula já é maior que Fidel. O PT governou por 14 anos. Me mostre quantos jornais ele fechou, quantos presos políticos ele fez, quantas vezes as vidas de opositores foram ameaçadas? Coisas que o Bolsonaro parece disposto a fazer.

      Justiceiro

      19/09/2018 - 20h49

      Não restringiu a imprensa porque seu plano de conselho popular de imprensa não foi aprovado no congresso. Mas ele detesta a imprensa livre.
      E sabe quando ele vai conseguir isso? Nunca. Os verde oliva estão de olho.

        Aliança Nacional Libertadora

        20/09/2018 - 08h29

        E o nazismo era de esquerda né?

          Justiceiro

          20/09/2018 - 09h02

          Era de esquerda, sim.

          Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, era o partido de Hitler.

          Você já viu partido de direita socialista e/ou trabalhista? .


Leia mais

Recentes

Recentes