Menu

Alguns comentários sobre a entrevista de Dirceu ao Valor

Dirceu tem uma força mental admirável, mas não é, exatamente, o analista mais imparcial do processo eleitoral. Ele tem lado, o PT. A opinião dele será sempre, naturalmente, a mais favorável a seu partido. Então eu gostaria de comentá-la, a entrevista, sob um aspecto um pouco mais crítico. Eu acho incrível a capacidade do PT […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Dirceu tem uma força mental admirável, mas não é, exatamente, o analista mais imparcial do processo eleitoral. Ele tem lado, o PT. A opinião dele será sempre, naturalmente, a mais favorável a seu partido. Então eu gostaria de comentá-la, a entrevista, sob um aspecto um pouco mais crítico.

Eu acho incrível a capacidade do PT de não enxergar o trem vindo em sua direção. Durante anos, após a primeira eleição de Dilma, quando o julgamento do mensalão começa a avançar e a devorar o prestígio do PT na sociedade, blogueiros e movimentos sociais alertaram o governo petista, e o próprio PT, sobre a necessidade de montar estratégias de inteligência e comunicação para responder à mídia e fazer planejamentos de longo prazo.

Não fizeram nada. Absolutamente nada.

Em 2014, o PT recebeu, no segundo turno, um apoio social muito forte de todos os setores identificados com ideias de transformação, com essa esquerda social que é infinitamente maior que qualquer partido. Assim que venceu as eleições, porém, toda a energia acumulada foi jogada fora, num dos movimentos mais estúpidos da história das esquerdas. A direita, esperta, não se desmobilizou, e três meses após o início da segunda gestão da presidenta, organizou algumas das maiores manifestações da história da república.

O governo Dilma respondia como avestruz, enfiando a cabeça num buraco, ou pior, cedendo às pressões conservadoras. Dilma tinha nomeado Joaquim Levy para o ministério da Fazenda, e se escondia cada vez mais em Brasília. A omissão na comunicação chegou a tal ponto que, após os “panelaços”, a presidenta decidiu não mais usar o seu direito constitucional de fazer pronunciamentos na TV. Disse que iria apelar à internet. Mas não foi à internet. Ficou sem TV e sem internet.

Um ano depois, veio o golpe, numa crônica anunciada.

O que vemos hoje, depois de tudo?

O PT faz uma campanha despolitizada, em que um dos destaques é um vídeo do candidato Fernando Haddad chorando na tela ao lembrar da prisão de Lula.

O candidato fala em “regulamentação de mídia” para atender o apelo da militância ingênua, mas não há uma proposta minimamente criativa, factível, objetiva, que possa começar a ser implementada a partir do primeiro dia de governo.

Nessa eleição, não basta termos uma vitória eleitoral. É preciso que ela se constitua em vitória política, e para isso é preciso aumentar o apoio dos setores mais instruídos e articulados da sociedade, de maneira que, pós-outubro, se mantenha uma mobilização permanente da população.

Como fazer isso? Com estratégia, inteligência, mobilização.

Não dá para ser muito otimista, contudo, porque o eleitor petista de hoje, excessivamente concentrado nas camadas mais simples, volta para casa no dia seguinte às eleições, e não participa do debate político.

Em outras eleições, o PT ganhava com folga no Rio, por exemplo. Hoje, Bolsonaro tem quase 40% no estado.

Há maneiras de neutralizar esses pontos críticos, através da própria campanha, que deve sair um pouco do passado e fazer projeções futuras, acendendo a imaginação coletiva e ajudando a diluir os ressentimentos acumulados.

É preciso mostrar um Brasil inteiramente interligado por trens de alta velocidade, conectando as capitais e articulado com um sistema organizado e moderno de mobilidade urbana. Um país dotado de indústrias de ponta, nos setores em que possamos ser competitivos. Um país com thinks tanks progressistas e autônomos, capazes de neutralizar o avanço das ideias neoliberais promovidas pela mídia hegemônica.

A publicidade estatal pode usar, dentre outros instrumentos, sistemas randômicos inteligentes, de maneira a dar transparência republicana na distribuição dos recursos, mas sempre adotando critérios democráticos, protegendo o direito à diversidade, ao contraditório, e às próprias prerrogativas do governo.

É preciso acender, na classe média, o sonho de uma nação moderna! É preciso sonhar alto e pensar grande!

E quando eu falo de classe média, não falo de “coxinhas”, um termo que esconde um certo preconceito.

Lula, apesar da origem pobre, era um trabalhador típico representante da classe média operária, por exemplo. Representava o trabalhador especializado, que ganhava bem acima da média do brasileiro, podia comprar um carro usado, adquirir uma casa a prestação e tinha tempo para o lazer.

A classe média também é a classe trabalhadora. De que adianta a esquerda elevar o padrão de vida de milhões de brasileiros, levando-os a classe média, e depois deixar que abracem ideias reacionárias, atrasadas, hostis às próprias ideias que os levaram a avançar na escala social? Não tem sentido. Se o PT ajudou a levar tanta gente para a classe média, tem o dever político de lidar com as novas demandas dessa mesma gente.

Tudo isso tem de ser refletido nas próprias campanhas eleitorais, que precisam ser altamente politizadas, atentas ao fato de que, desta vez, elas não poderão ser desmobilizadas após o fechamento das urnas.

O tratamento aos aliados num eventual segundo turno deve ser, por sua vez, costurado na forma de propostas para acordos programáticos. Ou seja, as alianças de segundo turno também precisam ser mais políticas e menos eleitorais. Falar em alinhamento automático no segundo turno é pueril e arrogante.

***

Trecho da entrevista:

Valor: O PT estará no segundo turno contra Jair Bolsonaro?

José Dirceu: As pesquisas indicam isso e a conjuntura política também. Bolsonaro tem um eleitorado consolidado de 30% a 35% dos votos, e o Haddad terá cerca de 20% a 25%. Então são 60% dos votos já mais ou menos consolidados, acho improvável que outro candidato chegue aos 20%. O Ciro [Gomes, do PDT] pode manter essa média de 13% a 15%, mas não acredito que passe disso.

Valor: Haddad ainda tem margem de crescimento?

Dirceu: Ele pode chegar nos 30%, não é impossível. Mas depende da campanha, dos debates, dos incidentes. Porque não existe candidato do governo nem dos governos do PSDB. No Nordeste, Haddad vai ter 60% dos votos, pode escrever.

Valor: O senhor tem receio do voto útil em Ciro Gomes, porque Haddad é o único que não vence Bolsonaro no segundo turno?

Dirceu: Não acredito em voto útil para o Ciro, mas vai funcionar para o Haddad que está na frente.

***

Íntegra da entrevista:

No Valor

“Não acredito em voto útil para o Ciro, mas vai funcionar para o Haddad”

Andrea Jubé
Do Recife

Um dos maiores estrategistas do PT, e um dos nomes mais próximos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – com quem se entende “por telepatia” – o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu está em campanha pelo Nordeste de divulgação de seu livro de memórias e pela eleição de Fernando Haddad à Presidência da República.

Depois de sobreviver às idas e vindas da prisão nos últimos cinco anos, condenado no âmbito do mensalão e da Lava-Jato, Dirceu está em plena forma física e continua influente no partido. Os atos de lançamento da obra são verdadeiras plenárias petistas, onde é recebido – sempre com o punho erguido – por centenas de militantes, ao som das palavras de ordem: “Lula livre” e “Brasil urgente, Haddad presidente”.

“É uma exigência dos amigos que me apoiaram, tenho que agradecer, as pessoas querem me abraçar; em parte elas estão vendo o Lula, abraçando o Lula”, afirma nesta entrevista ao Valor, que concedeu no ônibus, no trajeto de Recife a João Pessoa (PB).

Homem forte do governo Lula, até ser abatido pelo mensalão em 2015, Dirceu tem sido procurado e ouvido por líderes do PT e da esquerda sobre os rumos das campanhas, estaduais e presidencial.

Ele nega envolvimento com a campanha de Haddad, mas está a par das pesquisas internas e pede votos para o petista em entrevistas para rádios e jornais regionais, em palestras para apoiadores.

Nas escalas, reúne-se com os líderes locais: em Salvador, esteve com Jaques Wagner; no Recife, com o senador Humberto Costa; na Paraíba, jantou com o governador Ricardo Coutinho (PSB). Antes do primeiro turno, ele terá visitado oito capitais do Nordeste, além de Belém, no Pará.

Ao Valor, ele diz acreditar em um embate final entre Haddad e o deputado Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno, com o capitão da reserva chegando nesta fase com um “eleitorado consolidado de 30% a 35% dos votos”, enquanto o petista terá de 20% a 25%.

Aposta que será possível transferir “quase a totalidade” dos votos de Lula para Haddad, e que no Nordeste, o petista alcançará 60% dos votos.

Ele não descarta as chances de vitória de Bolsonaro, mas não atribui ao candidato do PSL a campanha de ódio disseminada pelo país. Dirceu afirma que a incitação à violência começou com as agressões aos petistas a partir do mensalão.

“Se ganharmos a eleição sem o Lula será uma derrota política para eles que cuspiram em nós, rasgaram nossas bandeiras, nos expulsaram dos lugares públicos, isso é violência e ódio”. Provoca: “Agora querem culpar Bolsonaro?”

Condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na Lava-Jato, ele aguarda em liberdade o julgamento de um recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em maio deste ano, ele cumpria o fim da pena relativa ao mensalão em regime domiciliar, quando teve de se entregar para o início da execução da pena de 20 anos e 10 meses imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) relativa à Lava-Jato.

Um mês depois, entretanto, o Supremo Tribunal Federal concedeu-lhe um habeas corpus para aguardar o julgamento do apelo em liberdade. A decisão extinguiu as medidas cautelares que haviam sido impostas pelo juiz Sergio Moro, como o uso de tornozeleira eletrônica ou restrições de viagens. Sua situação jurídica é a mesma de Lula, mas ele obteve o habeas corpus que foi negado ao ex-presidente.

Na turnê do livro “Zé Dirceu: Memórias”, ele viaja em um confortável ônibus alugado pela editora, acompanhado da companheira Simone e da filha de sete anos, Maria Antônia, a quem dedica o livro. Aos 72 anos, ele está bem e tranquilo. “Não fujo a prestar contas com a Justiça, eu cumpri minha pena, e se for condenado de novo, mesmo se for injusta, vou cumprir”.

Forjado na “luta e no combate”, ele só se dobra, nessa altura da vida, à criança que lhe impõe hora de voltar para casa. “Pai, que horas você chega?”, cobra Maria Antônia. “Antes de meia-noite”. Ela protesta. “Onze e quarenta e cinco”, negocia o líder político, antes de se dirigir ao jantar com o governador da Paraíba.

A seguir, os principais trechos da entrevista ao Valor:

Valor: O PT estará no segundo turno contra Jair Bolsonaro?

José Dirceu: As pesquisas indicam isso e a conjuntura política também. Bolsonaro tem um eleitorado consolidado de 30% a 35% dos votos, e o Haddad terá cerca de 20% a 25%. Então são 60% dos votos já mais ou menos consolidados, acho improvável que outro candidato chegue aos 20%. O Ciro [Gomes, do PDT] pode manter essa média de 13% a 15%, mas não acredito que passe disso.

Valor: Haddad ainda tem margem de crescimento?

Dirceu: Ele pode chegar nos 30%, não é impossível. Mas depende da campanha, dos debates, dos incidentes. Porque não existe candidato do governo nem dos governos do PSDB. No Nordeste, Haddad vai ter 60% dos votos, pode escrever.

Valor: O senhor tem receio do voto útil em Ciro Gomes, porque Haddad é o único que não vence Bolsonaro no segundo turno?

Dirceu: Não acredito em voto útil para o Ciro, mas vai funcionar para o Haddad que está na frente.

Valor: Bolsonaro cresce mais, depois que deixar o hospital?

Dirceu: No Brasil, 45% dos votos são nossos, e 45% dos conservadores. Se o Alckmin não consegue empolgar esse eleitorado, esses eleitores correm para o Bolsonaro, nem tapam o nariz. Se votaram no [Fernando] Collor e em Jânio [Quadros] por que não votariam no Bolsonaro?

Valor: Então pela história, Bolsonaro está quase eleito?

Dirceu: Não é assim, naquela época [de Jânio] não tinha o PT e não tinha Lula. E quando elegeram Collor, o PT não tinha o eleitorado consolidado que tem hoje.

Valor: O senhor foi um dos articuladores do apoio do PSDB a Lula em 1989. Os tucanos apoiariam Haddad contra Bolsonaro?

Dirceu: O PSDB não comanda o eleitorado dele. Primeiro vamos ver quantos por cento do eleitorado vai votar no Alckmin. Os movimentos de alianças para o segundo turno vão começar a acontecer nesta semana, quando as forças políticas começarem a se posicionar.

Valor: Quais forças políticas?

Dirceu: A eleição não é só o candidato, é a base que ele conquistou. Entra em campo uma máquina no segundo turno de prefeitos e governadores, nós vamos eleger quase todos os governadores pró-Lula do Nordeste, isso é uma força muito grande.

Valor: Se Haddad for para o segundo turno, Ciro Gomes estará com ele?

Dirceu: O Ciro já está conosco, ele já declarou que vota contra o Bolsonaro, até o Fernando Henrique [Cardoso] falou isso.

Valor: Vocês estão preocupados em neutralizar o antipetismo para vencer Bolsonaro?

Dirceu: Não existe antipetismo, o que tem é o eleitor que não é petista, é natural que o eleitor conservador não vote no PT. Como falar de antipetismo se Lula tem 45% de intenções de voto? O PT tem 22% de rejeição, a mais baixa da série histórica, tem 29% da preferência dos brasileiros, será o partido mais votado para a Câmara dos Deputados.

Valor: Haddad não era o preferido do PT para o lugar de Lula…

Dirceu: Era sim, o PT tinha dois nomes desde o começo: Jaques Wagner e Haddad.

Valor: A maioria preferia Wagner, não foi uma espécie de traição ele dizer não ao Lula?

Dirceu: Não faço nenhuma crítica ao Wagner, é um direito que ele tem. Ele foi franco e sincero desde o começo, quando disse que não queria, nós é que ficamos insistindo. Ele já deu provas mais do que suficientes de que é leal ao Lula e ao PT.

Valor: E o que o senhor acha de Haddad no lugar de Lula?

Dirceu: A maior vantagem do Haddad é que ele quer ser candidato, lutou pra ser e vai ser presidente.

Valor: Uma ala do PT reclama do estilo dele como prefeito de São Paulo, reservado e avesso a agendas com o povo.

Dirceu: Veja, 40% do PT sempre votou contra mim [para os cargos de direção do partido]. Isso faz parte do partido. Ele foi prefeito de São Paulo, fez um bom governo. Perdeu a eleição em 2016, e daí? O Fernando Henrique também perdeu a eleição pra prefeito de São Paulo [para Jânio em 1985].

Valor: Há no PT quem receie que ele repita Dilma Rousseff no estilo de governar, quanto à falta de acesso e de diálogo.

Dirceu: Dilma é Dilma, Haddad é Haddad. Todo mundo no PT conhece o Haddad da prefeitura, sabe defeitos e as qualidades dele. Como eu, as pessoas aprendem. Quem não aprende não vai a lugar nenhum. O Haddad, como qualquer ser humano, aprende.

Valor: Se Haddad se eleger, há quem diga que não conseguirá governar…

Dirceu: Isso aí falavam do Lula [em 2002], mas ele foi eleito e nós demos um banho de governo. Haddad vai assumir, se for eleito, e vai melhorar o ambiente político e a economia, vamos fazer a reforma tributária e do sistema bancário e financeiro.

Valor: Mas dizem que Haddad não controla o PT, quem vai governar?

Dirceu: Do PT nós damos conta.

Valor: Vocês esperavam que Lula, mesmo preso, transferisse votos?

Dirceu: Quando ele fez as caravanas pelo Nordeste [no começo do ano] isso estava claro. Dois terços do eleitorado é Lula.

Valor: No livro, o senhor diz que foi “abandonado à própria sorte” no mensalão. Tem mágoa de Lula?

Dirceu: Não tenho mágoa nem ressentimento, se tivesse estava morto há muito tempo.

Valor: Foi um erro Lula não se candidatar em 2014?

Dirceu: Claro que foi, mas ele tem as razões dele, um dia ele vai falar.

Valor: Quando se falaram pela última vez?

Dirceu: Depois de 2013, eu nunca mais conversei com o Lula.

Valor: Nem por carta?

Dirceu: Lula não gosta de carta. Pelo menos não gostava. Na transição de governo [em 2002] eu mandei uma carta pra ele, e ele falou: não faça mais isso. Mas fiz cartas pessoais pra ele quando estava preso.

Valor: Lula merece ser indultado se o Haddad ganhar a eleição?

Dirceu: Lula não aceita perdão nem prisão domiciliar e nem tornozeleira eletrônica. Mas esse é um poder discricionário do presidente. O [ministro] Barroso deu uma liminar assumindo o poder de presidente da República [ao mudar decreto de Michel Temer], é o Barroso quem deveria sofrer impeachment.

Valor: O PT errou na indicação dos ministros do Supremo?

Dirceu: O PT indicou todos que tinham antecedentes que justificam a indicação. Se o [Edson] Fachin mudou, se o [Luís Roberto] Barroso mudou, se a Cármen Lúcia mudou, é problema deles. Cada um vai ter que explicar um dia por que toda a história anterior que eles tinham mudou.

Valor: Mas o senhor acha que tem que mudar o modelo de indicação dos integrantes da Corte?

Dirceu: Quem vai decidir isso é o Congresso Nacional, e o Supremo não tem nada a ver com isso. Esses dias a ministra Cármen Lúcia disse que os presidenciáveis não deveriam discutir as atribuições do Supremo. Claro que devem, qualquer cidadão, muito mais os senadores e deputados, muito mais o candidato a presidente da República deve. O que a Constituição permite, nós podemos mudar. Se os deputados resolverem criar um tribunal constitucional e extinguir o Supremo, eles podem. Se quiserem transferir as atribuições do STF para o STJ [Superior Tribunal de Justiça], eles podem. Se decidirem dobrar o número de ministros e baixar pra dez anos o mandato, eles podem.

Valor: O senhor vê semelhança entre a sua última prisão, em maio pela Lava-Jato, e a do Lula?

Dirceu: O objetivo da prisão do Lula era impedi-lo de ser candidato. O objetivo da minha prisão na Lava-Jato era reforçar a imagem de criminalizar o PT. Virei bandido em 48 horas, nunca tinha sido investigado. No dia da entrevista do [ex-deputado] Roberto Jefferson (PTB) [em 2005] eu já era o maior bandido do país. Era hostilizado, cuspido, tratado na imprensa como condenado, cassado, liquidado, marcado para morrer. Eu fui marcado para morrer.

Valor: O senhor e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram condenados por corrupção na segunda instância. Mas o senhor obteve um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal para aguardar o julgamento dos recursos em liberdade, e Lula continua preso. Por quê?

Dirceu: O STF, por 6 a 5, não concedeu o habeas corpus pro Lula, mas a Segunda Turma me concedeu a ordem porque tenho direito. Essa pergunta tem de ser feita ao Supremo, não a mim.

Valor: Com a nova composição da Segunda Turma – agora com a ministra Cármen Lúcia, já que Dias Toffoli assumiu a presidência da Corte – acha que obteria esse HC?

Dirceu: Cada caso é um caso. Mas sabe por que eu conseguiria? Primeiro, não foi decidido que a decisão do STF sobre prisão em segunda instância é impositiva, ela é autorizativa. Precisa ser bem fundamentada, a minha não foi. Eu não tenho necessidade de ser preso, tenho profissão, cumpri minha pena no mensalão, não sou ameaça à ordem pública, não fiz nada com violência ou ameaça grave, nunca tentei fugir do país. Eu poderia, mas não pretendo.

Valor: O que o senhor diz sobre a acusação de que empresas terceirizadas da Petrobras pagavam uma prestação mensal para o senhor por meio de Milton Pascowitch, um dos delatores? E de ilegalidades relacionadas à empreiteira Engevix?

Dirceu: É só olhar o processo, tudo sobre o que o [juiz Sergio] Moro, ele não tem provas. Não tenho nada a ver com licitações da Engevix. Não tem um diretor da Petrobras que indique qualquer relação minha com a empresa. Nunca pedi nada pro Renato Duque [delator, ex-diretor da Petrobras], ele disse isso pro Moro.

https://www.valor.com.br/politica/5875813/nao-acredito-em-voto-util-para-o-ciro-mas-vai-funcionar-para-o-haddad

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jose Roberto de Paula Rodrigues

25/09/2018 - 15h46

O José Dirceu é filiado há anos ao PT. Com certeza suas análises não são imparciais, por óbvio. Agora, você é jornalista, e depois que vislumbrou uma possibilidade de o Ciro Gomes alcançar a presidência, suas análises também deixaram de ser imparciais. Você pode não perceber, mas nós percebemos. Sugiro a você, guarde todas as suas postagens feitas de maio/junho/2018 para cá. Lá pelo mês de janeiro/2019, depois de passar todo esse turbilhão das eleições, depois da posse do novo presidente, abra uma cerveja, senta na varanda da sua casa, sozinho, e as leiam. Depois você me fala. Um abraço.

julio

25/09/2018 - 12h23

Dirceu tem partido assim como esse blogueiro que torce por Ciro, mas fica cada vez mais distante o êxito de seu candidato

Pedro

25/09/2018 - 08h27

O Zé Dirceu tá escondendo o jogo. Ele confessa q foi abandonado no mensalão (pelo Lula, claro) e diz não ter mágoas de ninguém. Ora, esse comportamento franciscano não combina muito com o Zé Dirceu. Decerto q ele torce pela retomada do poder pelo PT, até mesmo pra aliviar a situação dele com a justiça, mas duvido q o relacionamento com Lula será o mesmo daqui pra frente. O Palloci, outro abandonado, já resolveu tomar outro caminho q foi a delação do chefe. Há muita coisa a ser revelada, mas enquanto houver esperança de uma revitalização do PT irá tudo pra debaixo do tapete.

Tamosai

25/09/2018 - 04h05

José Dirceu era (ou ainda é) um dos principais quadros do PT e da política brasileira. Com certeza ele não é imparcial. Ninguém é. Que o PT cometeu erros não há dúvida. Todos os partidos cometeram. Um dos principais erros foi não mudar muito a política da mídia, com apoio a cooperativas de jornalistas independentes, reforço à empresa pública de mídia, apoio a blogs etc. De qualquer forma, esse é um terreno minado, porque herdamos uma rede de mídia com o virtual monopólio da mídia no Brasil, a rede Goebbels, que tem propriedade cruzada de todos os meios de comunicação, e conta com repetidoras nos estados, que por sua vez são de coronéis do século 21, políticos que detém os currais eleitorais e o virtual controle de tudo em seus estados. Essa mudança tem que ser aos poucos, via fortalecimento de mídias independentes.
Aprecio os comentários de todos aqui, e gostaria de dizer que o momento é crítico. Corremos o risco de ter um fascistão no poder. O circo corre o risco de pegar fogo e não é hora de ir comprar pipoca, nem discutir a cor da roupa da trapezista. É preciso a união de todas as forças progressistas, sejam elas do tipo que for. Depois das eleições não só podemos, como devemos discutir os caminhos a seguir, mas agora precisamos nos concentrar em ganhar as eleições. Com Haddad ou com Ciro, o que estiver com mais possibilidades. O que ganhar vai precisar do outro. É preciso evitar essa luta fraterna, que interessa mais ao outro lado.
Abraços progressistas.

Piauiense da Silva

24/09/2018 - 19h10

Saiu Ibope: 28, 22, 11 …

ari

24/09/2018 - 16h53

Existe “analista imparcial”?

Justiceiro

24/09/2018 - 16h41

Pois é. Um bandido, um marginal reincidente que deveria está preso cumprindo sua pena, dá entrevistas.
Toffoli soltou esse cara na marra, na canetada e ainda tem gente reclama do STF?
Toffoli é um canalha, um serviçal de Dirceu.

Nilson Messias

24/09/2018 - 14h59

Miguel do Rosário por Miguel do Rosário, não é, exatamente, o analista mais imparcial do processo eleitoral.”

Xico

24/09/2018 - 14h04

#FASCISMONÃO! #NAZIFASCISMONÃO!

BrAsiL Um PaIs de ToLos

Alexandre Neres

24/09/2018 - 13h39

Dirceu não é o analista político mais imparcial do processo eleitoral. Tem lado, o PT. A bem do debate, outros analistas do processo eleitoral, que não podem ser tachados de imparciais pra quem acompanha de perto tal processo, que também têm lado, deveriam sair do armário.

Foo

24/09/2018 - 13h33

“Dirceu tem uma força mental admirável, mas não é, exatamente, o analista mais imparcial do processo eleitoral.”

Quá, quá, quá…

Respira…

Quááá, quá, quá…

Marcus Padilha

24/09/2018 - 13h19

Pior parte da entrevista “Dirceu: Não existe antipetismo, o que tem é o eleitor que não é petista, é natural que o eleitor conservador não vote no PT.”. O PT não acordou nem depois do golpe? Meu voto era no candidato do Lula mas depois dessa falta de visão de um quadro importante chegou a conclusão que o PT não tem mais jeito, por isso vou de Ciro, engolindo todos os sapos que esse sr muitas vezes destemperado nos fez engolir, e vamos ver que diabo vai dar.

    Josa

    24/09/2018 - 18h09

    Desculpa a grosseria,tu vai mudar o voto por isso,cala boca Padilha

    JOÃO BATISTA

    24/09/2018 - 18h49

    Excelente opção!
    É Ciro 12!


Leia mais

Recentes

Recentes