Menu

Rejeição a Bolsonaro se aproxima de 50%

A pesquisa Ibope traz um relativo alívio para o campo democrático. A campanha das mulheres surtiu efeito e a rejeição a Bolsonaro cresceu para 46%, um índice que agora também se reflete nos números de segundo turno. A rejeição a Haddad também cresceu, mas não tanto: está agora em 30%.  Ciro é o candidato com […]

110 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A pesquisa Ibope traz um relativo alívio para o campo democrático. A campanha das mulheres surtiu efeito e a rejeição a Bolsonaro cresceu para 46%, um índice que agora também se reflete nos números de segundo turno.

A rejeição a Haddad também cresceu, mas não tanto: está agora em 30%.  Ciro é o candidato com menor rejeição, 18%.

Segundo o Ibope divulgado há pouco, com pesquisas feitas entre os dias 22 e 23, Bolsonaro agora perde tanto de Haddad quanto de Ciro, embora a surra tomada de Ciro seja mais expressiva. Haddad ganha com 6 pontos de vantagem, Ciro, com 11 pontos.

Simulações de segundo turno

Haddad 43% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
Ciro 46% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
Alckmin 41% x 36% Bolsonaro (branco/nulo: 20%; não sabe: 4%)
Bolsonaro 39% x 39% Marina (branco/nulo: 19%; não sabe: 4%)

No primeiro turno, o cenário previsível aconteceu: Bolsonaro se manteve estável na liderança, com 28% das intenções de voto; Haddad avançou 3 pontos, descolando-se de Ciro; talvez a surpresa seja a resistência de Ciro, que mantém seus 11% intactos.

Agora é esperar o Datafolha de sexta-feira à noite. A pesquisa Ibope aborda 2.500 pessoas, em 178 cidades, ao passo que o Datafolha entrevista quase 9 mil pessoas., em mais de 300 municípios.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Piauiense da Silva

25/09/2018 - 13h55

Alguém sabe como está a situação de candidatos do PDT aos diversos cargos em disputa?

Piauiense da Silva

25/09/2018 - 13h28

Alguém sabe informar como está o desempenho dos candidatos do PDT a governos estaduais e ao senado?
E a perspectiva de bancada de deputados federais?

Alguém indica deputados nos diversos estados?

J Fernando

25/09/2018 - 12h14

Miguel, te acompanho desde o tempo do Óleo do Diabo.
Suas análises sempre foram bastante críticas em relação às pesquisas eleitorais. De forma alguma contesto que o resultado das urnas vai surpreender. Não somente Ciro terá um índice mais alto de votos, como também Alckmin. O PSDB sempre cresce nos finais das eleições. Todos sabemos que a manipulação com os números das pesquisas é grande. O problema é que você mesmo sempre debruçou suas análises nos estratos da pesquisa. E desta vez não há uma análise imparcial disso. Você disponibilizou os estratos, sem análises aprofundadas.
Não sei porque você não diz agora que Haddad está vencendo o “bolso” no segundo turno. O 2º turno era o mantra de todas suas análises enquanto somente o Ciro vencia o bolso. Agora não mais.

    MARCIO MARCONATO DE CARVALHO

    25/09/2018 - 14h03

    É que o Miguel aprendeu com o jornalismo da Globo. Quando os índices são ruins para o candidato que a gente apoia, escondemos os números.

Nostradamus ( banquinho & bacia )

25/09/2018 - 11h31

Esses ícones de Anjos que o cafezinho utiliza para ilustrar os artigos de análises políticas que não acabam mais já estão virando um verdadeiro assédio a Nossa Senhora. Quem na verdade profetizou foi Isaías. O Gabriel fez o Anúncio. Como nada está certo… logo… A não ser que o salvador não esteja no ovo da serpente mas na terceira via. O que é mais incerto ainda. Mas o Miguel é um homem bíblico, angélico, de fé, vai saber ?

Ronaldo Gonçalves

25/09/2018 - 11h17

Haddah x Bolsonazi é um perigo: o nazista pode ganhar!
Basta que a rede “Grobo” o apóie.
Imaginem novelas interrompidas por “Globo Urgente” de 15 segundos:
“Globo urgente: Bolsonaro ganha flor de meninha e retribui com um beijo”
“Globo urgente: mais uma denúncia de corrupção contra Fernando Haddad”
“Globo urgente: Bolsonaro vai ser vovô”
“Globo urgente: Fernando Haddad nega que tenha roubado”
Etc…

    Diabinho Maluco Junino

    25/09/2018 - 14h41

    Bolsonaro não vai para o segundo turno. Vai ficar com a cabeça quente de febre. Basta chegar em casa mandar um churrasco e dar uma de macho. No primeiro peido os pontos vão para o stand de tiro…

Serg1o Se7e

25/09/2018 - 10h56

O que explicaria o mais rejeitado ser eleito? (estou hipotetizando que Bolsonaro seja eleito)
Isso não seria ilógico?

Miguel Coelho

25/09/2018 - 10h50

Minha análise da pesquisa (comparada com a anterior da mesma empresa):
Haddad subiu de 19% para 22%. De onde podem ter vindo estes 3%?
Brancos/Nulos/Não sei caiu de 21% para 18%, já são 3%.
Ciro não se moveu. Marina cedeu 1%, já temos 4%.
Os vermelhos (PSOL, PSTU, PCO etc) cairam de 2% para 1%, já temos um total de 5%.
Amoedo, Álvaro e Meirelles somados passaram de 6% para 7%. Ganharam 1%.
E o Alckimim subiu !%,
Haddad deve ter sugado 1% dos Vermelhos + 2% dos B/N/Não sei.
Mas, na verdade o que importa são os VOTOS VÁLIDOS. Então teríamos:
Bolsonaro = 34,1%, Haddad = 26,8%
Os demais: Ciro = 13,4%, Marina = 6,1% e Vermelhos = 1,2%.
Alckimim = 9,8%, (Alvaro + Amoedo + meirelles) = 8,5%
Simulando votos úteis no primeiro turno, com os votos de Ciro, Marina e Vermelhos indo 80% para Haddad e 20% para Bolsonaro.
E Votos de Alckimim, Alvaro, Amoedo, Meireles indo 80% para Bolsonaro e 20% para Haddad , teríamos:
Bolsonaro = 52,8% e Haddad = 47,2%. Diferença de 5,6%.
Usando os mesmos critérios para a pesquisa anterior, teríamos:
Bolsonaro = 53,2% e Haddad = 46,8%, diferença de 6,4%
A diferença diminuiu, mas uma das fontes de votos do Haddad que era dos votos Nulos/Brancos/Não sei, está secando,
Conclusão; se a tese de voto útil no primeiro turno vingar, o Bolsonaro tem grande chance de vencer.
E fiquem atentos para um detalhe: a maior parte dos votos úteis se definem nos últimos dias.

    joão carlos

    25/09/2018 - 11h33

    É o meu caso, sou voto vencido no primeiro turno, e se confirmar Bolsonaro x Haddad no segundo turno eu realmente nao sei o que fazer. Desprezo a direita retrograda representada por Bolsonaro, mas tenho vergonha de votar em Haddad. Talvez mesmo eu tome apostura de Pilatos e lave minhas mãos. Afinal Bolsonário nasceu e cresceu dos erros do PT, é o nêmesis do PT.

    “Não está em minhas mãos este sangue inocente.”

      Alan Cepile

      25/09/2018 - 13h07

      Estou na mesmíssima situação.
      Num 2º turno entre bozo e PT, quando estiver de frente pra urna eu decido.

      Pacheco

      25/09/2018 - 13h07

      Penso igual a vc. Ciro no primeiro turno e nulo no segundo

      Alexandre Neres

      25/09/2018 - 13h45

      Haja pachecagem! Como o Ciro troca mais de partido que de roupa e nunca conseguiu agregar em torno de si um projeto coletivo, seus eleitores, pelo menos neste blogue, são despolitizados e não sabem perder que nem Aecinho. Agarram-se a um salvador da pátria, uma figura messiânica que sabe tudo e resolverá todos os problemas. Vale o registro da fotografia do que dizem seus eleitores.

        Alan Cepile

        25/09/2018 - 14h38

        Acima se pode ver claramente pq eleitores do Ciro Gomes estão pensando 12x se vão votar em alguém num 2º turno entre a extrema direita (aquela que **PASMEM** conquistou alguns bons votos dos **LULISTAS**) ou na 3ª opção do PT, aquele que teve 4% de aprovação na prefeitura de SP e perdeu estando no cargo.

Justiceiro

25/09/2018 - 08h49

Ai,ai…

Bolsonaro começou com 37 e agora tem 46. Aumento de 9 pontos.

Addad começou com 16 e agora tem 30. aumento de 14 pontos

Bolsonaro tem tudo para diminuir a rejeição, Addad tem tudo pra aumentar a rejeição.

ai,ai…

    Alexandre Neres

    25/09/2018 - 09h46

    Caro Justiceiro, pelo visto analisar pesquisas não é o seu forte. Não consegue enxergar as variáveis que importam, pinçando dados que lhe convêm e sem o mínimo discernimento. Fica a impressão de que se trata de um idiota da objetividade, com todo o respeito. Quando o povo restaurar a legitimidade democrática e deixar patente que abomina o outro justiceiro do Paraná de camisas negras, só te restará suspirar. Ai, ai.

      Justiceiro

      25/09/2018 - 10h37

      Ora, meu caro. Addad é o candidato que mais cresceu em rejeição e que começou a aparecer só a partir do dia 11 passado, enquanto os outros já estavam em campanha. Então Addad ainda tem trilha pra subir na rejeição.

      É incrível que você venha falar em restaurar a democracia vendo o candidato do seu partido disputando uma eleição, Deputados e Senadores do PT fazendo campanha e subindo às Tribunas do Senado e da Câmara para se manifestar. Se isso não é democracia, é o quê?
      Seu conceito de democracia deve ser a Venezuela, onde opositores são presos, ou Cuba, onde tem eleição com um só partido.

      Aff…

    Adam Smith Comuna

    25/09/2018 - 12h55

    Justiceiro, você percebe que vai votar em um candidato que pretende colocar como ministro da fazenda um economista da mesma escola e profissão do ministro da Dilma? Bolsonaro vivia elogiando o Dr. Enéas, agora pretende fazer tudo o que Enéas criticava.

Josue

25/09/2018 - 02h16

Na TV, Haddad não reconhce a transferencia dos votos que iriam para Lula;
Não teve coragem de usar a Palavra Golpe;
Declara que ” Põe a Mão no fogo por Alkimin, um golpista, sem nem ter visto a denúncia;
Apoia Eunício Oliveira, outro golpista;
Apoia Renan Calheiros, outro golpista, e ainda abraça-o e chama-o de “Amigo da Democracia”
Não Defendeu A Embraer ( “Depende do ato jurídico perfeito”) ( E o golpe?)
Não denuncia o Lucro exorbitante dos bancos nem se posiciona;
Declarou que não vai mudar a equipe econômica.
Nenhum PTista percebeu nada disso?
Foi Golpe, Não foi golpe ou Está participando do golpe?
Depois alguns vem atacar Ciro.
#Ciro12

    Adam Smith Comuna

    25/09/2018 - 13h12

    Perfeito compatriota! Só esqueceu de citar o combate(sic) aos bancos do Haddad, reduzindo os já escassos impostos do setor.

    Miguel cedeu espaço para Eleitores do Ciro e Haddad exporem a razão da sua escolha, nenhum eleitor do Haddad até agora apareceu falando onde acha que o plano de governo do Haddad é melhor. Eles ficam martelando sobre a fraquíssima lei dos meios, que não parece em nada com as feitas na Argentina ou Venezuela.

    A democracia do PT não se discute projeto ou macroeconômia, eles se auto-definiram como a “verdadeira esquerda” e ponto. Usa um vídeo de choro, coloca medo na população (na eleição da Dilma colocaram o terror que ia faltar comida na mesa, a comida faltou agora é o risco do fascismo), enquanto negociam com os banqueiros com as portas fechadas para o povo!

    Alan Cepile

    25/09/2018 - 14h04

    Tem um blog de esquerda aí que afirma que Haddad é um traidor, um blog com dois malucos que inclusive já estiveram aqui no Cafezinho…

      Adam Smith Comuna

      25/09/2018 - 14h34

      Compatriota, eu não voto no no Haddad/Marcos Lisboa nem com uma arma na minha cabeça, porém preciso ser justo e dizer que Rui Costa Pimenta tem tanta credibilidade hoje quanto o “historiador”, sem nenhum artigo acadêmico ou citação, do brasil247 que fala que o Ciro é de direita.

      Depois de anos de críticas ao PT, a tentativa do Rui Costa tentar forçar uma coligação do PCO apoiando a candidatura do Lula jogou sua credibilidade no lixo. Ele teve uma derrota histórica na votação da coligação no partido e, creio, que em breve ele perderá a presidência do PCO, dificilmente voltará a ter alguma relevância no partido.

Fabio

25/09/2018 - 01h47

Ciro tem menor rejeição porque sempre foi candidato de 5 a 10% e por isso as barbaridades que ele diz não ganham eco.

Marcelo

25/09/2018 - 00h31

E não adianta militar na internet pra tentar virar o jogo pra Ciro.

Os eleitores do PT em grande não estão na Internet, são uma “massa” de gente que vive na pobreza, e apenas viram as inserções na TV associando Haddad a Lula. É gente como a Dona Maria Francisca (eleitora de Lula abordada pela Folha), de 61 anos que vive no sertão. Deve ter visto a inserção no intervalo da novela. O agricultor aposentado Severino Marques, que a Folha abordou também

Essas pessoas têm o voto fechado em Lula/PT.

Já era pra Ciro. Não tem como reverter o jogo. Só se os militantes irem nos rincões de pobreza e áreas carentes em geral fazer campanha. Na Internet não adianta.

    Justiceiro

    25/09/2018 - 08h53

    Massa de pobres? Mas Lula não tinha acabado com a pobreza no Brasil?
    Ora, se ele diz que filho de pobre tava virando dotô, que pobre tava comprando o carrinho e viajando de avião, como não ter internet?

    Alguem está mentindo: ou você, que diz que ainda tem uma grande massa de pobres, ou Lula.

      Serg1o Se7e

      25/09/2018 - 11h06

      É gópi! É gópi!

        Alan Cepile

        25/09/2018 - 14h05

        Aí então vem a pergunta que nao quer calar:
        Pq essa suposta massa de pobre não elegeu o PT em massa nas eleições municipais???

          Serg1o Se7e

          26/09/2018 - 10h00

          Porque foi gópi! Foi gópi!!

    joao carlos

    25/09/2018 - 11h55

    PT vive uma esquizofrenia política, hoje vemos petistas no Nordeste lado a lado com os tais “golpistas”.

    Triste ver Haddad e Bolsonaro no segundo turno. Recuso-me a votar em Bolsonaro e tenho vergonha de votar PT.

    Vai ser nulo mesmo. Voto de Pilatos.

Renato

24/09/2018 - 23h28

No nordeste, Bolsonaro tem a mesma intenção de votos de Ciro. Nem o nordeste quer muito que Ciro seja presidente !

    Alan Cepile

    25/09/2018 - 14h06

    Mas o PT quer os votos do Ciro no 2º turno…..

Marcelo

24/09/2018 - 23h24

No final das contas, o Bolsonaro é quem está dando o poder ao PT. Se ele não tivesse teimado a ser presidente, Ciro vencia.

Graças a ele, Haddad vai ao 2º turno contra o único candidato que tem chance de vencer.

Leonidas Mendes Filho

24/09/2018 - 23h23

Miguel…

já tá dando pena…

tiago orengo

24/09/2018 - 23h16

Achei que sairia uma materia sobre a rejeicao que beneficia o ciro que tem os melhores numeros e outra sobre a subida do haddad e o fato de ele ja ganhar no segundo turno do inominavel fora da margem de erro, ao acessar essa vi que a informacao foi escondida. Lamentável.

Jandui Tupinambás

24/09/2018 - 22h27

MIguel,

mais uma manchete grotesca e desonesta que foge milhas de um bom jornalismo.
Estou te avisando: você está jogando “detritos da maré baixa” no seu único patrimônio. Seus leitores não voltarão aqui depois que esta eleição passar. Seu blog vai ficar do tamanho do Ciro depois que o PT ganhar esta eleição.

É seu carma. Você está plantando um futuro obscuro e seu tempo está esgotando.

    Josue

    25/09/2018 - 02h40

    Respeite as pessoas.
    Você vem na casa dos outros para atacar e ameaçar ” Depois que o PT Ganhar”
    Cara se você quer se masturbar intelectualmente, ler e ouvir o que quer, vai para ou blogs financiados pelo PT e Desesperados para que ele ganhe.

    Alguns de vocês não estão nem aí para o Brasil. Querem uma boquinha devolta.

    Na TV, Haddad nem soube reconhcer a transferencia dos votos que iriam para Lula, mesmo todo mundo sabendo que foi expulso de SP;
    Não teve coragem de usar a Palavra “Golpe”!?;
    Declara que ” Põe a Mão no fogo por Alkimin”, um golpista, sem nem ter visto a denúncia;
    Apoia Eunício Oliveira, outro golpista;
    Apoia Renan Calheiros, outro golpista, e ainda abraça-o e chama-o de “Amigo da Democracia”
    Não Defendeu A Embraer ( “Depende do ato jurídico perfeito”) ( E o golpe?)
    Não denuncia o Lucro exorbitante dos bancos nem se posiciona;
    Declarou que não vai mudar a equipe econômica.
    Nenhum PTista percebeu nada disso?

    Foi Golpe, Não foi golpe ou Está participando do golpe?
    Notou que Lula está preso pelos ministros indicados pelo “PTJurídico”, bem como, pelas leis criadas pelo “PTJurídico”?
    Acha mesmo que os golpistas estão do outro lado do muro?
    Tomaram o PT de Lula, a vida de sua esposa, sua liberdade e agora a sua imagem e reputação para sevarem-se no poder sem lhe dar satisfação.

    Ciro, sem ser do PT e com inúmeras queixas às escolhas e comportamentos de Lula, é mais Leal ao amigo e nosso Expresidente que vc (com suas ameaças e chantagens a Blogueiros que não se submetem), e que a maioria da cúpula petista.
    Se respeite e respeite o Blogueiro.

    Alguns de vocês são Bolsomínions-Petistas, não podem ser contrariados que atacam o outro.
    #Ciro12 #NemOdioNemHipocrisia

    Dinis

    25/09/2018 - 11h33

    Visito este site pelo menos 2 x por dia. Acho o Miguel um dos maiores jornalistas do Brasil, não concordo com a posição dele em relação a estas eleições e ao PT, mas inteligente e perspicaz que é, saberá reconhecer seu erro de avaliação.

    Alan Cepile

    25/09/2018 - 14h13

    O Cafezinho é DISPARADO o melhor portal de notícias da internet, não faz esse pseudo jornalismo raso e desonesto como a maioria dos blog “de esquerda” fazem, aceita o contraditório, não expulsa ninguém, respeita seus leitores, até aqueles que vivem reclamando mas não saem daqui, tem colunistas com diferentes pontos de vista, algo impensável em qualquer outro portal, e o Miguel é o melhor analista político da atualidade, não apenas tecnicamente, mas na coragem de assumir quem apoia de forma clara, como deveria ser numa democracia.
    O Cafezinho vai continuar a ser sempre O Cafezinho, antes, durante e após as eleições!

Damião Bonfim

24/09/2018 - 22h23

Sobre as pesquisas e até onde devem decidir o nosso voto: em 2014, segundo o IBOPE, o candidato do PSDB à época, 15 antes da eleição, também não deveria sonhar com o 2º turno. Então, mudar o voto agora por causa das pesquisas só atende interesse de quem estimula voto inconsciente (do tipo: vote em quem não sabe sequer o nome direito, mas ajude nosso projeto de poder (Haddad no governo é Lula no poder – ideia que deveria envergonhar um democrata autêntico). Mas porque numa espécie de estelionato eleitoral, dizer que Haddad é o Lula, faz que parte do eleitorado caia nessa conversa; vote sem compromisso para com o futuro, mas com saudade do passado, se agarra a propagadas emotivas, de conteúdo zero, a explorar a miséria do povo, que aceitou se contentar com migalhas, enquanto os banqueiro ficam o filé. Mas acontece que, do jeito que vai, de novo, ponto para Renato Russo: “o futuro não é mais como era antigamente”). Por causa disso, é Ciro 12 com muito orgulho e consciência!

    Damião Bonfim

    24/09/2018 - 22h28

    Correções: Sobre as pesquisas: em 2014, segundo o IBOPE, o candidato do PSDB à época, 15 [dias] antes da eleição, também não deveria sonhar com o 2º turno. Então, mudar o voto agora por causa das pesquisas [,] só atende [o] interesse de quem estimula voto inconsciente (do tipo: vote em quem não sabe sequer o nome direito, mas ajude nosso projeto de poder (Haddad no governo é Lula no poder – ideia que deveria envergonhar um democrata autêntico). Mas, numa espécie de estelionato eleitoral, dizer que Haddad é o Lula, faz que parte do eleitorado caia nessa conversa; vote sem compromisso para com o futuro, mas com saudade do passado, [e] se agarre a propagadas emotivas, de conteúdo zero, a explorar a miséria do povo, que aceitou se contentar com migalhas, enquanto os banqueiro[s] ficam [com] o filé. Acontece que, do jeito que vai, de novo, ponto para Renato Russo: “o futuro não é mais como era antigamente”). Por causa disso, é Ciro 12, com muito orgulho e consciência!

    Serg1o Se7e

    25/09/2018 - 11h12

    “Haddad no governo é Lula no poder – ideia que deveria envergonhar um democrata autêntico”

    Parabéns por ter escrito isso!
    Pior do que idolatrar um “deus” preso por corrupção e lavagem de dinheiro é votar num laranja a mando do chefe – ideia completamente contrária à democracia!

JOão Carlos

24/09/2018 - 22h22

Ainda há riscos de se elegerde Bolsonaro, desde o BREXIT na no Reino Unido, e passando para a eleição do Trump. Percebe-se um erro sistemático em pesquisas de opiniões quando se enfrenta um forte conteúdo ideológico, como tem acontecido com simpatizantes do Bolsonaro. Um erro sistemático nas pesquisas.

Eu, faço uma correção de pelo menos +3% para todas as projeções de primeiro e segundo turno de Bolsonaro, sem incluir a mergem de erro. O que pode, por fim, apresentar uma variação de uns 5% (3% do tal erro que eu suspeito +2% da margem de erro da pesquisa).

Só com pelo menos 5% acima de Bolsonaro que se pode ver com mais segurança que há uma certa vantagem contra ele.

Estes 3% eu percebi no BREXIT e na eleição do TRUMP. Duas votações que acompanhei bem de perto.

    joao carlos

    24/09/2018 - 22h25

    corrigindo:

    Ainda há riscos de se eleger Bolsonaro, desde o BREXIT no Reino Unido, e passando pela a eleição do Trump nos Estados Unidos, percebe-se um erro sistemático em pesquisas de opiniões quando se enfrenta um forte conteúdo ideológico conservador, como tem acontecido com simpatizantes do Bolsonaro. Um erro sistemático nas pesquisas.

    Eu, faço uma correção de pelo menos +3% para todas as projeções de primeiro e segundo turno em favor de Bolsonaro, sem incluir a margem de erro. O que pode, por fim, apresentar uma variação de uns 5% (3% do tal erro que eu suspeito +2% da margem de erro da pesquisa).

    Só com pelo menos 5% acima de Bolsonaro que se pode ver com mais segurança que há uma certa vantagem contra ele.

    Estes 3% eu percebi no BREXIT e na eleição do TRUMP. Duas votações que acompanhei bem de perto.

Nilson Messias

24/09/2018 - 22h04

O bom, é o bate boca com o torcedor editor do blog…tem uma esperança o datafalha…tem outra… a globo…Virou zona.

    Robson Bonelli

    24/09/2018 - 23h50

    Bateu para afofar.
    Ehehehe
    #13

Darcy Brasil Rodrigues da Silva

24/09/2018 - 21h47

Eu, que defendi o nome de Ciro como o ideal para ser sustentado por uma Frente Ampla, nucleda pela esquerda, que, entretanto, faço campanha para Haddad-Manuela, desde que a Frente Ampla se tornou inviável, sou obrigado a reconhecer que é quase impossível que o 2° turno não se realize entre Haddad e o fascista.Cheguei a acreditar que um duplo voto útil, contra Bolsonaro e contra o PT, pudesse se combinar e levar Ciro ao 2° turno. Mas, para mim, as pesquisas, apesar de todas as reservas com que as devemos considerar, descartam essa combinação. Por isso, daqui até o último dia desta eleição, me empenharei, como sempre fiz, pela vitória do candidato do PT, que agregou o PCdoB, tirando a brilhante Manuela dos debates, em confronto direto com o fascista e com Marina Silva, como pareceu que poderiam se realizar. Depois das eleições, passarei a considerar com mais calma outras alternativas de luta, menos economicistas que as ofertadas pelo PT e seus ideólogos, para poder me dedicar com a mesma abnegação que me fez, um dia, garoto ainda, trocar a Engenharia Química, curso em que ingressei em 2° lugar, no antigo vestibular unificado do Rio de Janeiro, pela luta contra a ditadura e em defesa do Socialismo. Agora, sou mais Haddad do que os petistas. Derrotar Bolsonaro, o fascismo, é a minha grande ambição e obsessão. Darcy Brasil, despede-se, aqui, do debate na Internet até o final destas eleições. Passarei a ser apenas o meu avatar no Facebook e no Twitter, seguindo militando na campanha Haddad-Manu. Um abraço aos leitores e elaboradores do sítio!

Stalingrado Lula da Silva

24/09/2018 - 21h46

Não aceitam mais posts de Stalingrado?
Não adianta nada, pois :
#HaddadNoGovernoLulaNoPoder

Nostradamus ( banquinho & bacia )

24/09/2018 - 21h43

O que pode estar passando-se desapercebido é a negociata entre o Coiso e o Vampeta a respeito do indulto para ele no futuro caso venha a ser engaiolado num governo de sequência golpista. Em troca o temeroso aprovaria a reforma da previdência. Já mandou emissário. Ninguém comenta nada porque ? Estão pensando que o gangster já está morto ? Não comentam para não derrubarem o Coiso nas pesquisas.

Robson Bonelli

24/09/2018 - 21h37

Ciristas, uni-vos!
Com nóis.
#haddadmanu

    JESSE OLIVEIRA GUIMARAES

    25/09/2018 - 00h42

    Meu voto é Ciro. Havendo segundo turno e o Ciro estando fora, aí eu penso no Haddad. Será um voto anti Bolsonaro.

Fábio Ribeiro

24/09/2018 - 21h23

Eu avisei ,meu caro Miguel, te respeito muito, mas você estava usando o leito de Procusto em suas análises de pesquisa e conjuntura. Agora você vem com este papo de vamos esperar as urnas, concordo desde o início, mas se entrou na brincadeira de analisar pesquisa, tem que saber brincar. Abraço fraterno companheiro de luta

antonio lobo

24/09/2018 - 20h50

Blog de direita, a noticia mais importante do dia ‘e que o Haddad veneceria no segundo turno e os canalhas vem falar de taxa de rejeicao do bolsonaro, ridiculo,

Carlos

24/09/2018 - 20h44

Me enoja ver um blog provavelmente financiado por algum partido imundo pra tentar a todo custo denigrir a imagem que luta pra tentar mudar esse pais pra melhor

    JESSE OLIVEIRA GUIMARAES

    25/09/2018 - 00h45

    O PT está financiando o 247, o DCM e O Tijolaço?

      Alan Cepile

      25/09/2018 - 14h24

      Se não está financiando assim fica parecendo, e muito.

Stalingrado Lula da Silva

24/09/2018 - 20h42

Lula Magno, o estrategista, chefia campanhas eleitorias desde a década de 70, no sindicato, e da década de 80, no PT.
Esta é uma das diferenças fundamentais entre Lula e Ciro.
Lula criou um partido político e nunca saiu dele. Levou o partido ao poder e mudou para melhor a vida de milhões. É uma figura internacional querida e reconhecida.
É por isso que Haddad ganhará.
A praxis política como definidora da realidade, não apenas discurso.

#HaddadNoGovernoLulaNoPoder

raquel tatiana Feminino lopes

24/09/2018 - 20h36

Cara, vc está me embrulhando o estômago. Vc sempre foi isso ou se transformou depois que o Ciro te contratou????

Vicente

24/09/2018 - 20h18

Prezado Miguel
Passei a acompanhar seu blog diariamente a uns 2 anos. Admiro seu trabalho. Mas a manchete escondendo a subida do Haddad no segundo turno pareceu manipulação que tanto criticamos.

    antonio lobo

    24/09/2018 - 22h46

    Eu tinha parado de ler este blog porque estava chato, chocho. Voltei com as eleicoes. Agora ‘e adeus

Foo

24/09/2018 - 20h13

BOMBA!!!

Disputa acirrada entre Amoedo, Álvaro Dias e João Goulart Filho na disputa pela menor rejeição! Vera e Boulos correm por fora! Nessa disputa, Ciro também fica para trás…

Maurício Rubem

24/09/2018 - 20h13

Caro Miguel, na boa !
O seu Blog se transformou no robô do Ciro !
Depois do artigo do WGS o título dessa matéria é de doer !
Gosto muito de você, mas vou tirar dos preferidos !
Abraço!

Jonathan Gonçalves

24/09/2018 - 20h12

Miguel, força em sua missão de informar. Vivemos tempos difíceis. De muita raiva e pouco diálogo. Acompanho o blog há um tempo. Sei da sua luta durante o impeachment. Gosto muito do blog. Claro que em alguns pontos discordo de você, em especial em relação ao apoio ao Ciro e algumas análises que nascem a partir desse posicionamento. Vou com Haddad nesse primeiro turno. E se as tendências se confirmarem e ele estiver no segundo turno, certamente as forças progressistas se unirão contra a barbárie. Caso o Ciro for para o segundo turno, algo que creio improvável, haja vista as variadas pesquisas que apontam uma parada no crescimento dele, também tenho certeza que estaremos juntos na luta contra o candidato fascista. Enfim, sei que sua vida não está sendo fácil, por causa da coerência de suas escolhas. Só quero desejar o melhor para você e que continuemos juntos na luta contra o atraso, simbolizado de maneira evidente na figura do inominável, que lidera as pesquisas de intenção de voto. #Elenão

Carcará

24/09/2018 - 20h12

Não entendo como nem porque o blog não aborda o tipo de adesão fanática ao candidato Bolsonaro. Há um Blog em Florianópolis chamado Desacato que traz frequentemente artigos neste sentido. A gente tem a experiência própria com estes fascistas mas é muito bom ver isso verbalizado nos sites de política. Tantas vezes ficam teimando por uma ninharia sem sentido, perdendo tempo, enquanto os verdadeiros adversários avançam. Depois não vão chorar. Muito pior, culpar os outros !!!

    Serg1o Se7e

    25/09/2018 - 11h26

    E qual é a diferença para a adesão fanática dos esquerdistas?
    Fanatismo é fanatismo em qualquer área.
    É o cego falando mal do cego.

    Alan Cepile

    25/09/2018 - 14h27

    São Lula mandou orar, oremos!

Alexandre Neres

24/09/2018 - 20h04

Haja torcida para conseguir garimpar tantas informações favoráveis ao Ciro nessa pesquisa. Vamos receber o Ciro de braços abertos.

Stalingrado Lula da Silva

24/09/2018 - 19h52

Como planejado por Lula Magno, o maior conhecedor de eleições do Brasil, o Andrade ultrapassará #EleNão na próxima semana.
#HaddadNoGovernoLulaNoPoder

Dulce

24/09/2018 - 19h45

Só digo uma coisa bem cirista: vem voto útil
#haddademanu13

    Spinoza

    24/09/2018 - 20h04

    Voto útil no único que perde para o bolso no segundo turno? Seria voto útil para o bolso né?

      Dulce

      24/09/2018 - 20h10

      Pelo que eu saiba, ganha quem tem 43% e não 37%.

      O chão sumiu e vc não viu.

      EDGARD FELIX SANTANA

      24/09/2018 - 20h28

      Segundo a última pesquisa ibope, dos 5 primeiros, só a Marina perde para elenão.

Mané

24/09/2018 - 19h43

#JUMENTONAO !!!

Alex

24/09/2018 - 19h41

Alckmin acho vai bater mais no Bolsonaro. Única esperança dele é mostrar para classe média que o Bolsonaro é derrota certa.

gN

24/09/2018 - 19h30

No segundo turno o Bolsonaro vai ter igualdade no horário eleitoral, se ele esta em primeiro agora, imagina o q ele pode fazer no segundo turno!

    Alex

    24/09/2018 - 19h39

    Não tenho certeza se Bolsonaro saberá usar esse tempo direito. Para começar, ele vai perder uns dias tentando provar que gosta das mulheres. Depois vai ficar que nem matraca que o PT é corrupto (algo que a Globo fala todo santo dia faz 4 anos). E ainda acho que ele vai pegar aquela história de kit gay, que pode ter muito voto no nicho eleitoral dele, mas que para os milhões que tiveram bolsa família cortada ou estão sem emprego, não vai pegar voto. Ainda perderá tempo demais tentando provar que seu governo não virará ditadura. Aquela fala do Mourão de autogolpe, foi um tiro de canhão no pé.

      Mané

      24/09/2018 - 19h48

      Já ouviram o bordão ,- cala a bôca Ofélia ??? Pois é ,quanto mais derem tempo para o ¨jumento¨urrar ,mais urros sairá !!! Para o ¨asno¨,muito melhor é se calar ,pois quando estava surfando ,na onda da facada ele subiu . Só foi retirar a ¨peixeira¨ , e passar a relinchar ,veio a rejeição .

        Francisco

        24/09/2018 - 20h30

        Mané, ‘argumentos’ e adjetivos, como esses, utilizados massacradamente contra Trump é que acabaram fazendo com que acabasse eleito.

        Para combater as trevas, luz, não mais da mesma escuridão.

    Dulce

    24/09/2018 - 19h43

    Alcriminoso tem quanto tempo mesmo?
    30, 40, 50%?
    E tem quanto de intenção de voto?

    JC

    24/09/2018 - 20h04

    Alckmin não cresceu nada com o tempo de TV. Quem vai ver o programa do bolsonaro é a mesma renca de bolsominion que já assiste ele hoje e vai assistir sempre porque tudo que vem de informação pra eles é o que vem da bolha que eles vivem.
    Só a Globo melhora a situação do bolsonaro. Só que toda a classe artística mais influente tá fechando contra ele. Como o que mantém o jornalismo canalha é a audiência que se mantém cativa por conta do entretenimento, o posicionamento pró fascista vai queimar o filme do setor de entretenimento. Então não dá pra falar que vão mergulhar de cabeça pra turbinar o bozo.

    Portanto, aguardemos os movimentos dos canalhas mor: a trupe dos meninos da face rosada da Lava Jato. O YMCA da direita hipócrita.

    ari

    24/09/2018 - 20h08

    Desmaiar no debate, como fez seu filho

Evandro Torres

24/09/2018 - 19h30

Acabou, Ciro!
Agora é Haddad13

    Miguel do Rosário

    24/09/2018 - 19h36

    Vem o Datafolha na sexta, e muitos debates. E vai por mim, os institutos vão errar. O que sairá das urnas, teremos que esperar para ver.

      Manoel

      24/09/2018 - 20h30

      Você tá engraçado Miguel!!
      Vivia analisando até pesquisa de boteco, agora não acredita em nenhuma. Eu também acho que os institutos não são confiáveis, o Haddad tem mais. Mas foi sempre assim, eles ajustam na boca de urna!!

Piauiense da Silva

24/09/2018 - 19h30

Aguardar a datafolha como última esperança?

    Piauiense da Silva

    24/09/2018 - 19h31

    E o Dirceu é parcial …

      Miguel do Rosário

      24/09/2018 - 19h44

      A entrevista do Dirceu é incrivelmente ruim. Não só é parcial. É fraca. Vou tentar comentar mais amanhã.

        Piauiense da Silva

        24/09/2018 - 19h54

        Mas esse seu post é fraquíssimo também.

Piauiense da Silva

24/09/2018 - 19h27

Sério?
Esse é o título do posto?

    Alex

    24/09/2018 - 19h34

    Ele sabe que não tem como mais o Ciro alcançar o Haddad. Ciro não tem máquina nos estados Só o Bolsonaro está conseguindo votos sem máquina forte, por ter votos demais na classe média que se informa pela internet.

      Miguel do Rosário

      24/09/2018 - 19h40

      Calma. Espera para ver o que sairá das urnas. Choca-me tanta arrogância, sabia? Tenha humildade, meu caro não basta vencer eleições, é preciso conquistar o respeito do adversário que você derrotará, e não se conquista respeito com pequenez e arrogância.

        Alex

        24/09/2018 - 20h00

        Rejeição entre as mulheres parece é 54%. Está se tornando completamente inviável o Bozo.

        Renato

        24/09/2018 - 23h31

        Bolsonaro e seus eleitores não querem conquistar o respeito do eleitor , não de adversário corrupto !

    Foo

    24/09/2018 - 19h34

    Eu também não estou acreditando.

    Ele podia escrever:

    HADDAD JÁ VENCE BOLSONARO NO SEGUNDO TURNO

    Mas preferiu focar na única métrica favorável a seu candidato.

      Adam Smith Comuna

      24/09/2018 - 20h20

      Haddad empata na melhor das oportunidades, jogando Bolsonaro dois pontos para baixo e Haddad dois pontos para cima.

        Serg1o Se7e

        25/09/2018 - 11h30

        Algo que na vida real (um descer 100% da margem e o outro subir 100% da margem) é praticamente impossível.

Alex

24/09/2018 - 19h27

Pelo jeito a Datapoder não estava errada. 26 a 22. Margem de erro apenas diferença. Haddad vai crescer ainda mais.

    Foo

    24/09/2018 - 19h35

    Pois é.

    Quem meteu os pés pelas mãos foi o Miguel do Rosário.

      Miguel do Rosário

      24/09/2018 - 19h39

      O Poder 360 meteu os pés pelas mãos, porque dava que os eleitores de Boulos votariam em Bolsonaro. Minhas análises permanecem rigorosamente corretas.

        Foo

        24/09/2018 - 19h53

        Eu expliquei naquele post e repito :

        Qualquer análise que se faça deve levar em conta o erro de mais ou menos 2 pontos percentuais.

        Boulos, COM cerca de 2% de intenção de votos, estava na margem de erro.

        Portanto é de se esperar que uma análise de seus números tenha um erro de 100%.

        O único erro deles foi publicar um dado irrelevante para fins de análise. (Mas, que ainda assim, era parte dos dados)

          Adam Smith Comuna

          24/09/2018 - 20h16

          Amigo, 2% de 4000 são 80. 73% de 80 são 58. Das 80 pessoas que vão votar em Boulos 58 declararam voto no Bolsonaro, aproximadamente. Na margem de erro seriam 71%,, algo próximo a 56 pessoas. Não conheço nenhuma pessoa que vai pretende votar no Boulos no primeiro e no bolso no segundo, e olha que sou filiado ao PSOL (este ano vou de Ciro para presidente, todos os outros cargos meu voto vai para Psolistas). Não dá para levar a sério uma pesquisa dessa. Sem falar que o BTG é o banco do Paulo Guedes, ele tem interesse em jogar o Haddad para o segundo turno que é o único que perde do bolso.

          Ronaldo Gonçalves

          24/09/2018 - 21h34

          A margem de erro é dada pela fórmula 2raiz[p(1-p)/n], onde n é o número de pessoas entrevistadas e p é a estimativa da proporção de votos para o candidato com base pesquisa.
          Para p=0,5, a fórmula se reduz a raiz(1/n), o que, para n=2500, dá 1/50=0,02=2%
          Mas, para p=0,02, como no caso do Boulos, dá 2raiz(0,02×0,98/n); se n=2500, tem-se 2raiz(0,02×0,98/2500) =2raiz(0,0196/2500)=2raiz(0,00000784)=0,0056=0,56% e não 2%!. Ou seja, a margem de erro do Boulos é 1/3 da do Bolsonazi (que é de 1,8%). Percebe? Não existe essa coisa de “margem de erro da pesquisa”; a margem depende de p e de n. Do mesmo modo, não existe “taxa de confiança da pesquisa” (geralmente tida como 95%); o que se tem é um intervalo de confiança de 95% em torno dos percentuais de votos obtido para o candidato, se aplicada a fórmula acima, ou seja, se fosse colhida outra amostra de eleitores nos mesmos dias, a probabilidade daquele percentual escapar daquele intervalo seria de apenas 5%; aumente-se a margem, e aumenta a confiança; diminua-se a margem e diminui a confiança. A escolha 95% é arbitrára; pode-se usar 50%, por exemplo, caso em que a margem de erro diminuiria. A fórmula acima é para taxa de confiança de 95%.

          Ronaldo Gonçalves

          24/09/2018 - 21h47

          Talvez alguém aqui prefira trabalhar com margens de erro correspondentes a intervalos de confiança de 68% em vez de 95%. Nesse caso, basta tirar o 2 da fórmula, ficando-se com raiz[p(1-p)/n]. As margens de erro correspondentes são a metade das usualmente divulgadas. Note-se também que para p entre 0,3 e 0,7, não faz muita diferença usar p(1-p) ou simplesmente 1/4; daí os institutos não divulgarem a fórmula exata. No entanto, cuidado com o Datafolha! Esse instituto usa amostras grandes, de 8000 ou 9000 pessoas, mas continua divulgando, erroneamente, margens de erro correspondentes a n=2500! Para n=10000, a margem é metade da de n=2500, como se vê da fórmula. Em 2014, isso fazia a diferença, no segundo turno, entre empate técnico e vitória da Dilma.

EDGARD FELIX SANTANA

24/09/2018 - 19h24

A pesquisa do Ibope de hoje confirma a do vox, que foi triturada neste blog.

    Miguel do Rosário

    24/09/2018 - 19h35

    porque a do vox era forçada. e o vox é muito ruim, me desculpe: não traz relatórios estratificados, e força muito a barra.

      Foo

      24/09/2018 - 19h37

      Forçado é o título desse post.

        Miguel do Rosário

        24/09/2018 - 19h42

        Forçado é sua postura de patrulhamento.

          Foo

          24/09/2018 - 20h04

          Você cansou de patrulhar o PIG, denunciando manipulações jornalísticas.

          É o que eu estou fazendo aqui.

          Qual a novidade dessa pesquisa IBOPE?

          – Haddad deixou Ciro para trás e já vence Bolsonaro no segundo turno

          O que não é novidade?

          – A rejeição de Bolsonaro é alta

          Você optou por esconder a notícia e dar destaque para uma métrica secundária, somente por que ela é o que resta para o seu candidato.

          Dulce

          24/09/2018 - 20h51

          Pois é, miguel: quem com ferro fere…
          A sua maldição não foi só saber ensinar como se patrulha uma mídia que usa artífices canalhas, foi o lado de cá aprender.
          Truques q enrolam minions e coxinhas não funcionam com sua audiência.

          manoel

          25/09/2018 - 11h49

          Muito bom Dulce.
          O Miguel já deu algumas dicas do porque mergulhou no apoio ao Ciro depois de anos na blogosfera e pedindo alinhamento da esquerda e inteligência na ação.
          Ainda acho que falta alguns dados para entendermos melhor esta guinada para um candidato específico de nosso campo. Seria mais fácil pra entender e aceitar esta manipulação extremamente grosseira que ele nos presenteia praticamente todo dia.
          Sou seu leitor Miguel e faz muito tempo e continuarei a ser, mas esta explicação um dia virá. Abraço Dulce e Miguel.

      Dinis

      25/09/2018 - 11h47

      Uai Miguel está dando a entender que pesquisa que vale é aquela que corrobora suas teses! Pare com isto sô! Caia na real


Leia mais

Recentes

Recentes