Menu

Globo contra o golpe?

A Época, revista da Globo, publicou ontem o seguinte editorial: “Basta de ditaduras! Fora, golpistas!”. Não há menção a nomes, mas trata-se de um recado direto e pretensamente forte – reparem nos pontos de exclamação – para os arreganhos golpistas de Bolsonaro e seu vice, o general Mourão. Há, como não poderia deixar de haver, […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Época, revista da Globo, publicou ontem o seguinte editorial: “Basta de ditaduras! Fora, golpistas!”.

Não há menção a nomes, mas trata-se de um recado direto e pretensamente forte – reparem nos pontos de exclamação – para os arreganhos golpistas de Bolsonaro e seu vice, o general Mourão. Há, como não poderia deixar de haver, uma ou outra cutucada no PT e na esquerda, mas o alvo dos canhões da Globo é o autoritarismo personificado pela chapa do PSL.

Escrevi, logo acima, pretensamente forte porque a Globo não tem moral nenhuma para criticar golpe: o mea-culpa pelo apoio ao golpe de 1964 mostrou-se totalmente fajuto em 2016, quando a ação da empresa dos Marinho foi decisiva para a derrubada do governo eleito nas urnas.

No momento em que consolida-se uma grande probabilidade de termos um segundo turno entre Haddad e Bolsonaro, esse movimento é um pouco estranho. É inimaginável, afinal, que a Globo apoie o PT caso se confirme esse cenário.

Quais seriam, então, os objetivos globais com esse editorial? Parecem ser dois os intentos.

O primeiro: limpar a própria barra, antecipadamente, caso haja, mesmo, uma intensificação dos movimentos golpistas no futuro próximo. É claro que tratar-se-ia de mais uma falsificação histórica promovida pela Globo, já que o seu furioso jornalismo de guerra contra o PT e a esquerda em geral foi o grande propulsor do fascismo e de Bolsonaro como fenômeno eleitoral.

O segundo: enquadrar Bolsonaro e demais golpistas (aqueles camaradas que pensam, de forma absolutamente autocentrada e egocêntrica, que não precisam ser eleitos por ninguém para exercer o poder). Um endurecimento ainda maior do regime, especialmente se os militares estiverem envolvidos, pode ser ruim para a imagem do Brasil e, consequentemente, para os negócios.

Não pega bem, sabe como é.

Com os presumíveis – em caso de uma bizarra e anacrônica volta da ditadura militar – perseguidos, torturados e mortos, tudo indica, se observarmos o histórico, que a Globo conviveria bem.

 

 

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Giuliano

28/09/2018 - 01h38

Meu deus que matéria mais tendenciosa. O fato de igualarem o golpe militar com um impeachment é ridículo. A dilma caiu pq não respeitou a constituição e maquiou as contas, caiu de maneira democratica como manda a constituiçao, o golpe militar foi golpe mesmo, jamais desrespeitem a história brasileira querendo comparar as duas coisas! Vergonhoso…

Luis Castro

26/09/2018 - 11h20

A Rede Golpe contra o golpe? Me engana que eu gosto. Está no DNA dos metralhas Marinho apoiarem golpes que beneficiem seus bilionários negócios. Só que agora adotam uma nova tática dão uma de neutros e apoiam por baixo dos panos. Bem conveniente.

Gerson S.

26/09/2018 - 09h35

Que nada.É somente mais do mesmo. O recado é claro. mãoszalto!!! se mexer com nossa cornucópia nós impichamos vocês, Golpeamos novamente. Bolsonaro ameaçou a Globo. E também é um recado ameaçador para o LULAHaddad. Não toquem nos “nossos contratos juridicamente perfeitas”. Aceitem a entrega de tudo e podem brincar de governar para os pobres.

    Adam Smith Comuna

    26/09/2018 - 11h19

    Haddad já falou que não vai mexer nos “juridicamente perfeitos”, o que representa tudo que foi entregue pelo Temer.

Tamosai

26/09/2018 - 05h24

Sobre esse tema, eu faço referência à fábula do sapo e do escorpião. É preciso desconfiar sempre do escorpião. É da natureza dele ferroar e matar o adversário quando precisar. O tratamento dado ao Haddad pelo JN e não dado ao fascistão Mourão é uma indicação disso.

Seguem algumas pistas para esse procedimento estranho da rede Goebbels:
-A empresa está fazendo reestruturações internas. Alguns setores estão dando prejuízo. Eles estão perdendo de montão a concorrência para outras mídias (Netflix, Youtube, HBO, Face etc.). Uma das mídias que dá prejuízo é a Época. Pode ser fogo amigo, pode ser um lapso (descuido), pode ser uma coisa para “inglês ver”. Mas a Goebbels é a Goebbels. Escorpião é escorpião. Não podemos nos esquecer disso.
-Pode ser que estejam fazendo um “hedge” (seguro):
1) em caso das forças progressistas ganharem.
2) para posar de “democratas”, se o Coiso ganhar e quiser mexer em áreas que a afetem.

    Giuliano

    28/09/2018 - 01h42

    Cara não arrote palavras, a globo gostem ou não é o maior veículo de comunicaçao do país, vc nao tem qualquer informação de que eles de fato tem prejuízo, vc monta toda uma conspiração baseada numa inverdade que vc criou..

Paulo

25/09/2018 - 23h36

O que aconteceu com o Ciro, que tá internado em SP?

Paulo

25/09/2018 - 22h26

Já eu achei o artigo bem “murista”. Ele aponta nos dois extremos, direita e esquerda, para dar a ideia de que a Globo é a ponderada de plantão, o bom senso, o eterno meio termo…

Adalberto

25/09/2018 - 22h24

A globo ainda existe?
Faz muito tempo que não assito tv. Aposto que se ligar em qualquer um dos canais
terá programações a serviço do fascismo sendo transmitido 24 horas por dia para todos os cantos via ondas eletromagnéticas. ~~waves~~ contaminadas.

joao carlos

25/09/2018 - 20h24

bobagem culpar mídia por fazer o trabalho deles, reportar.

leio diariamente PTistas e Bolsomitos raclamando da mesma mídia. Isso é simplismos e culpar outros pelos seus erros de argumento. A mídia vai sempre fazer o que serve, reportar e divulgar assuntos de interesse do seus consumidores. Eles vendem notícias não politicas.

    Paulo Figueira

    26/09/2018 - 10h24

    Você é a saudosa velhinha de Taubaté?

Alan Cepile

25/09/2018 - 19h16

Antes de mais nada, é uma questão existencial, a Globo jamais seria contra o golpe pq ela é o próprio golpe.

E depois, não vejo muitos problemas na Globo apoiar o PT, afinal, em qual governo ela teve a sua concessão renovada? Em qual governo ela ganhou rios de dinheiro em propaganda? Em qual governo o neoliberalismo, que ela própria defende e está inserida, foi tão beneficiado e praticado livremente?
Basta lembrar que os parceiros do PT antes do golpe eram os próprios golpistas….

Marcelo goleiro

25/09/2018 - 19h04

Toca mais a bola, para de ser fominha


Leia mais

Recentes

Recentes