Ciro Gomes criticou os atos “Ele Não”?

Imagem: vempramassa.com

Circula desde ontem uma notícia do site da CBN (veículo de rádio da Globo) dizendo que Ciro Gomes afirmou terem sido um “erro” e “um grosseiro equívoco” as manifestações contra Bolsonaro do último fim de semana.

Vi petistas e eleitores de Haddad divulgarem a notícia para criticar Ciro. Entretanto, não foi bem isso que ele falou.

O raciocínio de Ciro é mais complexo. Vai no sentido de que tornar Bolsonaro referência do debate nacional é um erro. Ele usa as manifestações como exemplo, mas a ideia, observando-se também a linha argumentativa que Ciro vem adotando há meses, parece ser criticar o debate pautado no ódio – antipetismo x antibolsonarismo – e defender que o Brasil deveria discutir sobre o melhor projeto para o país.

No site da CBN há o áudio da fala de Ciro.

Alguns sites de apoio ao candidato (como este e este) reproduziram a transcrição da fala, com a devida contextualização. No primeiro link está também o vídeo no qual o candidato convoca as mulheres para o “Ele Não” e chama-o de “movimento histórico que as mulheres brasileiras vão fazer para defender o Brasil do retrocesso, do preconceito, da violência, de apologistas da tortura”.

Após o ato, Ciro Gomes falou o seguinte:

As mulheres brasileiras vão salvar o Brasil deste precipício. Eu fiquei muito orgulhoso de ser brasileiro, de ver que há um lado muito sadio na sociedade brasileira, que está muito adoecida por ódios, por violência, por interdições e preconceitos ideológicos.

Não faria o menor sentido convocar as pessoas para o ato e exaltá-lo efusivamente para logo em seguida criticar a sua realização.

Ciro afirmou, hoje, que sua fala foi manipulada e chamou a notícia de fake news. Disse ainda que as manifestações foram “a coisa mais linda que aconteceu nesta campanha” e que apoia o movimento.

Não se pode descartar uma manobra da Globo, ao divulgar a notícia dessa forma, para evitar que votos da esquerda migrem para Ciro.

Afinal, segundo as pesquisas, o pedetista é quem tem as maiores chances de derrotar Bolsonaro no segundo turno. Para os representantes do capital parece, portanto, ser um bom negócio que o PT, e não Ciro, vá para o embate final.

Não é razoável confiar na Globo. Mesmo quando a notícia serve à nossa narrativa política.

Pedro Breier: Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.