Menu

A mentira vos elegerá?

Bolsonaro adotou como seu lema o versículo bíblico “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). Como costuma acontecer com quem se proclama dono da verdade, Bolsonaro mente alucinadamente. Seus apoiadores, idem: espalham fake news como se não houvesse amanhã. Alguns exemplos. Em qualquer post que uma amiga minha faça sobre as eleições, […]

28 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Bolsonaro adotou como seu lema o versículo bíblico “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).

Como costuma acontecer com quem se proclama dono da verdade, Bolsonaro mente alucinadamente. Seus apoiadores, idem: espalham fake news como se não houvesse amanhã.

Alguns exemplos.

Em qualquer post que uma amiga minha faça sobre as eleições, um eleitor do Bolsonaro desata a mandar memes e vídeos com fake news. Freneticamente. Montagens bizarras, como a de Haddad segurando um vibrador, são compartilhadas sem dó. Eu e outros abnegados às vezes comentamos, falamos que aquilo é falso. O cidadão simplesmente ignora e escreve coisas como “E a quadrilha do PT hein???”. Em seguida, manda mais um caminhão de memes absurdos.

Os bolsonaristas um pouco mais sofisticados são só isso mesmo, um pouco mais sofisticados. O método é o mesmo: fake news na veia. Em um debate pelo Facebook, um deles, médico, me pediu para explicar o que era fascismo, dando a entender que nós, que apontamos a óbvia e escrachada volta do fascismo, não sabemos do que estamos falando. Na resposta, mencionei as consequências do discurso de ódio do Bolsonaro e ele retrucou dizendo que “muitos petistas candidatos e eleitos também convocaram a matar os adversários”. Perguntei se tinha vídeos desses petistas. Ele não respondeu. Após eu insistir mais duas vezes, ele disse que “não tem tempo para procurar os vídeos”. Peeguntei se ele não tinha vergonha de espalhar fake news e a resposta foi a clássica: “Vergonha é apoiar a quadrilha” e etc.

Os apoiadores do Bolsonaro apenas replicam os métodos do candidato e de seus filhos.

Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro, compartilhou um post bisonho – e evidentemente falso – do “filósofo” Olavo de Carvalho em que este afirma que Haddad defendeu o incesto em um livro. Mesmo após o próprio Olavo relativizar o que havia escrito, Carlos Bolsonaro manteve seu tweet com a pergunta: “É isso que você quer ver governando o país”?

O próprio candidato à presidência encarregou-se de espalhar a maior das fake news desta eleição: o livro com imagens de cunho sexual que ele levou ao Jornal Nacional e afirmou ser parte do “kit gay”, o qual teria sido distribuído em escolas públicas. Trata-se de mais uma grotesca mentira. O livro nunca foi distribuído em escola nenhuma. O TSE ordenou, só agora, a remoção dos vídeos de Bolsonaro em relação ao tema. Ação tardia e, portanto, inútil, tendo em vista que o estrago já está feito e é impossível repará-lo.

Diante deste sórdido espetáculo de mentiras protagonizado pela campanha de Bolsonaro, outra passagem bíblica, Pedro 2:1-3, cairia muito melhor para o candidato das fake news:

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.”

Amém.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Caridade e Esperanca

17/10/2018 - 09h43

Meu voto no Bolsonaro é para proteger a comunidade LGBT que durante os governos do PT viu o numero de mortos triplicar de 100 por ano para 300 por ano. Se o PT continuar, chegremos a 900 por ano em 2022. Bolsonaro é o unico com propostas para diminuir efetivamente a criminalidade.
A informacao é do site
http://blogs.correio24horas.com.br/mesalte/numero-de-mortes-de-lgbts-bate-recorde-em-2016-bahia-teve-32-homicidios/

Nikson

17/10/2018 - 06h08

Gente vamos ser neste momento dificil em que vivemos ,mais realistas com realidade.Nao podemos ignorar coisas que vem acontecendo em nosso país.Vamos pensar e discutir de fato o nosso país.E saberemos o que é melhor para ele.

Daniel Silva

16/10/2018 - 23h24

Duas irmãs evangélicas tem visão de Deus que Bolsonaro é sim o anticristo:

https://www.youtube.com/watch?v=uybxqeYw0rU

https://www.youtube.com/watch?v=H1K0Muy6gtc&t=

Rosa

16/10/2018 - 22h27

O Brasil tem tantas problemas sociais para serem sanados mas, o Bozo mente limitada, só sabe falar de kit gay. Só está preocupado com quem o outro vai namorar. Com quem o cidadão vai fazer sexo. Os preconceituosos têm baixo Q.I., já está comprovado.
O Brasil merece um presidente com mais inteligência.

    Freitas

    16/10/2018 - 23h17

    PT vive de clichês publicitários elaborados por marqueteiros. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan (tal qual “Dononinho Vale por Um Bifinho”/Ou: “Fiat Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Eis:

    0.
    “Coração Valente”
    1.
    “Fica Querida”
    2.
    “Impeachment Sem Crime é Golpe”
    3.
    “Foi Golpe”
    4.
    “Fora Temer”
    5.
    “Ocupa Tudo”
    6.
    “Lula Livre”
    8.
    “eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
    7.
    “O Brasil Feliz de Novo”
    8.
    “Lula é Haddad Haddad é Lula”
    9.
    “Ele não”.
    10.
    “Haddad agora é verde-amarelo” [rsrsrs].

    PT é vigarista. Vive de mitos publicitários.
    É o tal de: “me engana que eu compro”.

      Daniel Silva

      16/10/2018 - 23h25

      IRMÃS EVANGELICAS TEM VISÃO DE DEUS DIZENDO QUE BOLSONARO É O ANTICRISTO
      https://www.youtube.com/watch?v=uybxqeYw0rU

      https://www.youtube.com/watch?v=H1K0Muy6gtc&t=

      Rosa

      16/10/2018 - 23h44

      Não é verdade. O PT é muito maior que isso.
      O governo trouxe inúmeros benefícios para a população mais carente e para o Brasil em geral.
      O que você citou é apenas o que sua mente limitada consegue captar.
      Sinta-se privilegiado em receber minhas palavras, porque geralmente não dirijo palavras para gente como você.

        Carlos Aleixo

        17/10/2018 - 11h16

        Assista aqui, Dona Rosa (3 minutinhos apenas):

        Esse trecho de entrevista de um dos fundadores do PT, Plínio Arruda Sampaio, fala um pouco disso:

        https://youtu.be/hZj5cXYmOo0

      degas

      17/10/2018 - 08h49

      A sorte do PT é o grande número de analfabetos e ignorantes que o Brasil ainda possui. Como mostram as pesquisas, se você pegar só quem tem o ensino fundamental para cima, o partido-quadrilha não engana quase ninguém.

      Daniel Silva

      17/10/2018 - 15h07

      Na Gematria, o nome B-O-L-S-O-N-A-R-O representa o numero 666, podem conferir:
      https://www.gematrix.org/?word=bolsonaro

Yan

16/10/2018 - 19h09

Nunca vi orelha passar cabeça. Só de burro.
Nunca vi capitão mandar em general.
Acho que o capitão em 2019 vai limpar o pátio.

Hudson

16/10/2018 - 19h07

A orientação do marqueteiro do Bolsonaro é não utilizar fatos na campanha, apenas mentiras:

https://www.viomundo.com.br/denuncias/video-faz-raio-xis-da-campanha-de-bolsonaro-fatos-nao-importam-o-odio-move-eleitores-imperdivel.html

Danilo

16/10/2018 - 18h42

Rapz nao sou delegado de esfincter alheio quem quiser dar dê e fdpapo

Joao Maria

16/10/2018 - 18h15

Bolsonaro, o anticristo, a BESTA 666, a serpente, esta levando a perdiçao os cristaos do Brasil.

    jania

    16/10/2018 - 20h50

    Caro amigo, quem realmente segue os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo jamais se deixa levar por discurso de ódio ao semelhante.O primeiro e mais importante mandamento de Cristo: amar a Deus de todo coração e ao teu próximo como a ti mesmo; portanto, se aqueles que andam com a bíblia debaixo do braço e entram na fila da santa Eucaristia seguissem só este preceito, Bolsonaro não seria nem síndico de condomínio.

      Paulo

      16/10/2018 - 22h26

      Claramente você confunde católico com evangélico, Jania (na questão da Bíblia debaixo do braço)! E quem celebra a eucaristia (católico) não vota em quem apoia o aborto…

        Nostradamus ( consultoria em psiquiatria )

        17/10/2018 - 17h30

        Conheço bem esse tipo que gosta de emprenhar as mulheres e abandoná-las sozinhas… Ou sugerir que tirem suas preocupações… Depois vem arrotar contra o aborto. Deixa as mulheres seguirem suas vidas como bem entenderem crápula! Tua moral é da boca para fora. Desde que possas trepar com quantas quiseres sem responsabilidade alguma víbora.

Nostradamus ( banquinho & bacia )

16/10/2018 - 17h43

¨ … como se não houvesse amanhã… ” !!! Que beleza ver escrita esta frase! Que nos traz para a realidade, dura que seja, mas, com esperança e coragem. Não desanimemos! Não desanimemos! Não desanimemos! em hipótese alguma! A luta continua!
E muitos chorarão tardiamente, caso façam acontecer a tragédia, quando os coturnos baterem às portas!
E muitos lamentarão quando não tiverem mais a liberdade de imprensa!
E muitos gritarão do desabastecimento, dos filhos mortos, das filhas desaparecidas, dos torturados…

degas

16/10/2018 - 17h40

Sim, o livro não fazia parte do kit gay.

Mas não existiu kit gay? Não foi feito pelo MEC do Adad? É só ver os vídeos do próprio kit gay, dos funcionários do MEC falando sobre ele, dos jornalistas entrevistando o Adad e usando o termo “kit gay”, etc.

Ficam se apegando a um detalhe secundário quando o principal é indiscutível:
Kit gay é do PT e é do Adad

    Glauber Tocha

    16/10/2018 - 17h45

    Não te faças de tolo seu debochado nazista FDP !!!

Renato

16/10/2018 - 17h35

A corrupção, por quatro vezes, já elegeu, por que a mentira não poderá eleger ?

marco araujo

16/10/2018 - 17h24

É muita falta de caráter desse capitão. Já vem ele há muito tempo insistindo nesse kit gay tentando desestabilizar o ex-ministro da Educação que era o Haddad.

    Renato

    16/10/2018 - 17h37

    Faz parte do jogo. E o PT já cansou de usar esse mesmo expediente, mas pimenta nos olhos dos outros é refresco, né !

      Carcará

      16/10/2018 - 17h47

      Nazista FDP ! Agora é assim seus safados, virem gente!

        Renato

        16/10/2018 - 18h10

        Ué, agora a petralhada vem com mimimi ? kkkkkkk

          jania

          16/10/2018 - 20h59

          Talvez vc não saiba,mas está no grupo errado de debate.Não lutamos contra ou a favor de PT, hoje lutamos por sobrevivência.Voltar 50 anos…..Meu amigo acorda !!!!!


Leia mais

Recentes

Recentes