Menu

Mulheres do Brasil: um chamado à virada!

Por Dafne Ramos Os direitos civis das mulheres no Brasil são uma conquista *muito* recente. As mulheres conseguiram efetivamente o direito ao voto aqui em 1946. Faz só 62 anos! A título de comparação, a primeira eleição no Brasil aconteceu em 1532, ainda que fosse um direito concedido apenas aos “homens bons” (os cidadãos de […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Dafne Ramos

Os direitos civis das mulheres no Brasil são uma conquista *muito* recente.

As mulheres conseguiram efetivamente o direito ao voto aqui em 1946. Faz só 62 anos! A título de comparação, a primeira eleição no Brasil aconteceu em 1532, ainda que fosse um direito concedido apenas aos “homens bons” (os cidadãos de bem da época).

As chagas da opressão que as nossas antepassadas sofreram influenciam de maneiras complexas a nossa relação com o mundo e reverberam até hoje.

Mas o Bolsonaro chama de coitadismo as políticas afirmativas que tentam reparar essas desigualdades sociais. Vou levantar aqui alguns pontos para reflexão:

• A taxa de feminicídios cometidos no Brasil é a quinta maior do mundo. Bolsonaro é contra a lei e o termo. Mas o nome é feminicídio, sim, e se chama assim porque é um tipo específico de crime cometido contra mulheres, porque nós – *ainda* – somos vistas como propriedade dos homens.

• Nós somos as únicas responsabilizadas pela gestação e muitas vezes pela criação dos nossos filhos. Não bastasse essa carga para uma mãe solo, segundo o vice do Bolsonaro, ela é uma “fábrica de desajustados” e, sem um homem, seus filhos tenderiam a ingressar no narcotráfico (!).

• Mesmo assim, se ela quiser insistir e criar seu filho e trabalhar, encontrará dificuldades. A quantidades de creches hoje está muito aquém de atender à demanda existente. Mas não importa de qualquer forma, não é responsabilidade do Estado fornecer creches para as mães que precisam trabalhar, segundo o Bolsonaro. A responsabilidade é do pai e da mãe (da mãe).

• Vale dizer que a diferença salarial entre homens e mulheres, para o Bolsonaro, está totalmente justificada pelo fato de nós engravidarmos: damos prejuízo às empresas. O ônus, mais uma vez, é todo nosso.

• Há ainda todo o execrável discurso do candidato envolvendo estupro, merecimento e armamento. Como se armar uma mulher destreinada fosse resolver alguma coisa, sabendo que a maioria dos estupros acontece dentro de casa. A questão é cultural e complexa e deve ser tratada como tal.

Nós somos uma ínfima minoria no congresso (cerca de 10%), ainda que sejamos mais da metade da população do país. Outro dia, tive que escutar que isso acontece porque nós, mulheres, naturalmente nos interessamos menos por política (esse é o tipo de discurso que ganha força com o Bolsonaro).

O fato é que nós precisamos de representatividade política para que nossas necessidades também sejam ouvidas.

Bolsonaro não parece estar interessado em ouvir as necessidades de ninguém sem ser as dele mesmo. Para ele, a maioria tem que dominar a minoria.

Se for mesmo assim, de acordo com o último senso, nós, mulheres, somos a maioria do país. Vamo dominá, taok? Vamo virá issudaê!

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Hudson

27/10/2018 - 21h56

O mais impressionante é que quem vota em Bolsonaro não conhece nenhuma proposta dele (porque ele as esconde).

Justiceiro

26/10/2018 - 17h52

Miguel, meu velho..publica meus comentários

Robson Guimarães

26/10/2018 - 15h46

Mulheres, preferem um tanque ou um fogão?

Paulo

26/10/2018 - 15h46

As conquistas das mulheres independem de Bolsonaro (entre os direitos da mulher não coloco o do aborto, frise-se; e, sim, essa história de feminicídio é novilíngua das esquerdas). Conquistas das quais a igualdade salarial é uma delas – se bem que só vejo esse tipo de queixa em matéria jornalística, pois em nenhum local onde trabalhei havia essa diferenciação, para um mesmo cargo e tempo de serviço, até porque a própria legislação trabalhista veda. Mas as mulheres deverão suportar os ônus, também. O principal deles será a idade mínima comum para aposentadoria.

    CAR-POA

    26/10/2018 - 16h47

    Vc ,assim como seu candidato é misógino ,no fundo tentam ocultar com seu “machismo” o homosexual que carregam dentro.
    As pesquisas indicam isso,é só se tomar o trabalho de faze-lo,não espere pelo whats,não virá.
    Já em relação aoaborto ,muito provavelmente vc é um fundamentslista relgioso que vota num BANDIDO que defende a tortura ,o estupro e o assasasinato de cidadãos pela polícia sem investigação posterior.
    E VC É RELIGIOSO NÉ? É CONTRA O ABORTO ,MAS ,A FAVOR DE TODO O QUE LISTEI,TEM ALGO ERRADO AÍ,NÉ?
    SE JESÚS VOLTASSE,VCS O MATARIAM POR “COMUNISTA”

      Justiceiro

      26/10/2018 - 17h47

      Por falar em Jesus Cristo, quantos cristãos os comunistas mandaram pra cova?
      Quantos homossexuais Che Guevara matou sorrindo?
      quantas mulheres o Exército de Stálin estuprou?

      Para de falar asneira e vota no Bozo, que é o melhor para o país.

        Hudson

        27/10/2018 - 22h02

        Bom pra qual país?

        Lembra-me a antiga frase: “O que é bom para os Estados Unidos…”

        Seu candidato bate continência para a bandeira dos EUA? Defende a entrega da Base de Alcântara para os gringos? Apóia e é apoiado por alguns dos criminosos mais perigosos do Brasil (os milicianos)? Seu candidato tem idade mental maior que cinco anos? Quanto fez seu candidato pelo país a vida inteira?

Mario Vidal

26/10/2018 - 15h38

Sinceramente eu nao consigo entender como uma mulher vota num cara que queria bater numa mulher em frente as cameras de TV.
Esse mequetrefe vai ferrar as mulheres, principalmente, as pobres e vai ferrar os pobres de modo geral, sobretudo, os negros.
Bolsonaro é um elitista, ele defende o interesse da elite e só, basta ver quem apoia ele, a bancada do boi, da bala e da biblia.
Votar nele é dar um tiro na cabeça. Ele nao se importa com os pobres e nem quem ele representa. O famigerado Mercado detesta pobre. Essa é a causa dessa primavera tupiniquim – a ascençao dos pobres à classe média.
No programa dele nao tem nada pensado, desenhado, bolado, para os pobres. É tudo cópia do pt e do psdb a area social desse nazista.
Alias, boa parte do programa do Bolsonaro é copia e cola de outros programas de governo e simplificaçoes, redundancias etc.

    Paulo

    26/10/2018 - 15h49

    O Programa do Bolsonaro é visivelmente carente de recursos. E é precisamente aí que está um dos principais apelos dele…

      CAR-POA

      26/10/2018 - 16h51

      OS RECURSOS DOS QUE CARECE ESSE FDP,NÃO E DINHEIRO (GASTAM FORTUNAS EM WHATS).
      O RECURSO DOS QUE CARECE SÃO:
      IDEIAS
      MORAL
      CONHECIMENTO
      HUMANIDADE
      DECÊNCIA
      HONRADEZ

        Trimegisto do Tridente

        26/10/2018 - 18h37

        Concordo plenamente. Esse Paulo é um fascista aleluia formado na ideologia da prosperidade. Não engana ninguém que tenha ido na escola.

Justiceiro

26/10/2018 - 15h01

quanto mais as lacradoras fazem manifestação mas Bolsonaro cresce na simpatia feminina.
Ele estava bem atrás do bananão até a turma da Daniela Mercury inventar o #elenão. Depois dessa manifestação, Bolsonaro passou a liderar no eleitorado feminino.

Elas, as mulheres de verdade, sabem das coisas. E voto no coiso.

KKKKKKKKKKKK


Leia mais

Recentes

Recentes