O que disse Lula sobre o crescimento do PIB?

O Brasil vai mal no ranking de ensino de terceiro grau

Por Miguel do Rosário

28 de janeiro de 2019 : 17h49

A tabela acima, com dados do Banco Mundial de países selecionados, relativos ao percentual da população com, no mínimo, um curso de terceiro grau (incluindo cursos profissionalizantes), retrata o atraso do Brasil em termos educacionais. Estamos muito atrás de países como Coreia do Sul, Venezuela (sim, até mesmo o “inferno bolivariano é melhor que aqui em educação) e Estados Unidos.

Nos EUA, 43,5% da população teve acesso a um curso de terceiro grau, profissionalizante ou acadêmico, segundo dados do Banco Mundial. É um dos maiores percentuais do mundo, e explica o poderio econômico do país.

Na Venezuela, 34% da população com mais de 25 anos completou algum tipo de curso de terceiro grau.

Aqui no Brasil, o percentual é de 13,6%. Até aumentou em relação aos anos anteriores: em 2004, era de 8,1%, nível menor do que na China em 2010, com seus quase 1,5 bilhão  de habitantes.

Na Coreia do Sul, o percentual da população com terceiro grau é de 40%

Aqui no Brasil, o nosso novo ministro da Educação fala que o ensino universitário é para uma “elite”…

 

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Afonso

29 de janeiro de 2019 às 13h22

Engracado que a Coréia e os EUA, os melhores no Rank, as universidades sao obrigatoriamente pagas. Na Koreia um curso custa de 2 mil dólares a 5 mil por semestre em uma universidade pública….

Responder

Roque

29 de janeiro de 2019 às 11h19

Não adianta tentar forçar a barra tentando colocar na faculdade, quem não teve um ensino fundamental de qualidade. Este foi um dos grandes erros dos desgovernos petistas.

Responder

    Paulo

    29 de janeiro de 2019 às 21h59

    Sim! E dividiram para sempre a população brasileira. Inadvertidamente, e para parecerem politicamente corretas, várias Universidades foram aderindo a esse projeto espúrio e iníquo…

    Responder

Paulo

28 de janeiro de 2019 às 22h52

E o pior de tudo é a política de cotas raciais e sociais, que vai sucatear ainda mais as Universidades públicas…quantidade não basta, é preciso qualidade. Se pudermos ter os dois, melhor; se não pudermos, fiquemos com a qualidade!

Responder

    Ultra Mario

    29 de janeiro de 2019 às 00h14

    Concordo. O pobre e o preto automaticamente sucateam tudo que tocam.

    Tragam o apartheid de volta!

    Responder

      Paulo

      29 de janeiro de 2019 às 00h26

      Se tiverem qualidade, não sucatearão. Você é contra a meritocracia?

      Responder

Super Mario

28 de janeiro de 2019 às 19h37

Ninguem vai querer estudar aqui no Brasil.
Vão sucater tudo.
Já o ensino privado universitário é um verdadeiro caça niquel.

Responder

Deixe um comentário