Menu

Contraf analisa os impactos da reforma da previdência para o trabalhador rural

NOTA PÚBLICA CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA APRESENTADA PELO GOVERNO BOLSONARO As mudanças na lei irão excluir grande parte dos trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar do regime previdenciário na condição de segurados especiais Publicado em: 21/02/2019 – 18:02 • Última modificação: 21/02/2019 – 18:05 A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

NOTA PÚBLICA CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA APRESENTADA PELO GOVERNO BOLSONARO

As mudanças na lei irão excluir grande parte dos trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar do regime previdenciário na condição de segurados especiais

Publicado em: 21/02/2019 – 18:02 • Última modificação: 21/02/2019 – 18:05

A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (CONTRAF BRASIL), por meio desta Nota Pública manifesta seu repúdio à proposta da Reforma da Previdência apresentada pelo atual Governo Federal, na última quarta-feira 20.02.2019, da qual tem por objetivo a exclusão, a retirada e a redução de direitos da classe trabalhadora, principalmente da Agricultura Familiar.

Na nossa avaliação, as mudanças na lei irão excluir grande parte dos trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar do regime previdenciário na condição de segurados especiais, sendo que as mulheres agricultoras serão as mais prejudicadas.

Vale lembrar que a concessão da cobertura previdenciária aos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares ocorreu de forma bastante tardia no Brasil. Foi somente no ano de 1988, com a edição da Nova Constituição da República Federativa do Brasil, que os trabalhadores rurais e a agricultura familiar passaram a ser reconhecidos como cidadãos e trabalhadores e a ter direito de participar do Regime Geral da Previdência Social. E, na prática isso efetivou-se apenas em 1991 com as leis 8.212 e 8.213, que incluiu a agricultura familiar no RGPS como segurados especiais, mediante a contribuição sobre o valor bruto da comercialização.

A Contraf Brasil entende que o modelo previdenciário apresentado pelo atual Governo é excludente, injusto e desleal com os povos do campo. Trata-se de um retrocesso que recoloca a agricultura familiar em condições mais vulneráveis socioeconomicamente e aumenta a desigualdade social de condição de vida entre o campo e cidade.

É de sol a sol, enfrentando o calor, o frio e a chuva, em condições árduas, que os trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar produzem o alimento da nação. Logo, percebe-se que a postura do Governo em não avaliar as diferenças de trabalho e impor condições como a idade mínima é mais uma injustiça social.

Consideramos que o enfrentamento é urgente, pois é iminente o aumento da pobreza e miséria com a aprovação da reforma previdenciária, o que pode piorar ainda mais com a Lei Complementar que virá posteriormente e consequentemente impedir o acesso a direitos.

A presente Nota Pública tem como objetivo não apenas o repúdio a reforma da previdência, mas também mobilizar toda a categoria de trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar contra a reforma da previdência a fim de impedir tal retrocesso nas política e direitos sociais.

Junte-se a Nós, nesta caminhada de garantir nossos direitos! Todo o poder emana do povo e se os representantes eleitos ferem os direitos do povo, a resistência retomará a justiça social nas ruas.

A Direção da CONTRAF-BRASIL
BRASÍLIA, 21 de fevereiro de 2019

NOTA PÚBLICA

ANÁLISE DETALHADA DA REFORMA PREVIDENCIÁRIA COM O RECORTE DA AGRICULTURA FAMILIAR

Texto publicado no site da Contraf

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

22/02/2019 - 22h02

Não entendi a similitude homem/mulher, no campo, no que toca à idade mínima, o que não ocorre em relação a outras categorias, todas com privilégios às mulheres, nessa tal reforma, quanto a esse aspecto…contradição inexplicável e ainda mais exponenciada quando se sabe que o tradicionalismo é maior no campo (a tal “dupla jornada”), além da vida mais curta…


Leia mais

Recentes

Recentes