Menu

Por que Carmen Lúcia ganhou medalha da Legião de Honra da França?

Para registro histórico, publico a informação abaixo. Eu acho estranho isso. Medalha da Legião de Honra, principal honraria do Estado francês, para um membro do poder judiciário do Brasil? Isso me parece bastante emblemático sobre o avanço da coordenação internacional do poder judiciário, em especial no Ocidente. É uma maneira velada e inteligente de tutelar […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Portal do STF

Para registro histórico, publico a informação abaixo.

Eu acho estranho isso. Medalha da Legião de Honra, principal honraria do Estado francês, para um membro do poder judiciário do Brasil?

Isso me parece bastante emblemático sobre o avanço da coordenação internacional do poder judiciário, em especial no Ocidente.

É uma maneira velada e inteligente de tutelar outros países. Na medida em que uma ministra como Carmen Lúcia ganha uma honraria desse tipo, é como se ela estivesse sendo premiada por todos os seus atos, e como o STF hoje se tornou uma das instituições mais poderosas do país, outros Estados, que tem grandes interesses econômicos no Brasil, promovem esse tipo de bajulação.

***

No portal do STF

Ministra Cármen Lúcia recebe a insígnia de Oficial da Ordem da Legião de Honra da França

A honraria, criada pelo imperador Napoleão Bonaparte em 1802, é a mais alta distinção concedida pelo país e foi entregue pelo general Benoît Puga, ex-chefe do Estado-Maior do Presidente da França.

21/03/2019 12h45

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu, na noite de ontem (20), a insígnia de Oficial da Ordem da Legião de Honra da República Francesa. A honraria, criada pelo imperador Napoleão Bonaparte em 1802, é a mais alta distinção concedida pelo país e foi entregue pelo general Benoît Puga, ex-chefe do Estado-Maior do Presidente da França. A solenidade ocorreu na Embaixada da França e contou com a presença de ministros do Supremo e de tribunais superiores, além de outras personalidades do meio jurídico.

Em seu discurso, a ministra Cármen Lúcia agradeceu o reconhecimento e disse que os princípios da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade) sempre a motivaram. “No atual momento do país, o compromisso com o outro e a defesa dos direitos conquistados requerem ainda mais atenção”, afirmou.

O general Benoît Puga destacou a trajetória da ministra, que atuou como advogada, no Ministério Público, chegando a procuradora-geral de Minas Gerais. “É uma carreira excepcional. O seu conhecimento do Direito Francês e o trabalho de combate à corrupção fazem a ministra Cármen Lúcia ser admirada por magistrados brasileiros e franceses”, apontou, ressaltando ainda que ela é uma “apaixonada” pela justiça e pelo Direito, além de ser uma militante em prol da democracia e da defesa dos direitos das mulheres.

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, disse que a condecoração é uma honra para o Brasil e o Poder Judiciário, que defende a democracia, as liberdades e a imprensa livre. O ministro Roberto Barroso frisou que a ministra é uma “pessoa exemplar na sua dedicação ao trabalho, na sua integridade e nos seus compromissos com o Brasil”.

O ministro Alexandre de Moraes assinalou que a ministra Cármen Lúcia, nos dois anos que foi presidente do STF (2016-2018), representou a excelência do Judiciário brasileiro. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, declarou que a ministra se destaca pela temperança, sobriedade e profundo saber jurídico, mas também como magistrada muito sensível aos principais problemas do Brasil.

RP/RR

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Pedro Netto

22/03/2019 - 12h12

Colocaram um diamante em focinho de porco . É assim que avalio essa condecoração.

    Othorgenes Brandão

    22/03/2019 - 20h32

    Bingo! Além do mais, o “diamante” está perdendo o valor.

Paulo

21/03/2019 - 22h07

Até aí, Jânio Quadros fez pior: condecorou Che Guevara com a Grã Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul…

    chico

    22/03/2019 - 12h53

    esse paulo aqui deveria estar comentando nos meios provincianos e retrogrados da midia controlada dos puxa sacos de gringos… o Janio fez muito q bem condecorando o heroi Che, muito mais Homem que vc e que todos esses politiquinhos bregas e atrasados tupiniquins, essa corja suinica de vendilhoes ignorantes, a grande maioria, entregam o pais aos gringos q NADA vao dar em troca a nao ser por o povo brasileiro de 4 e piorar ainda mais sua luta diaria por pao. paulo vai comentar la no estadao dos mosquitos, e essa juiza ‘biased’ que a Esquerda toda sabe é uma hipocrita e falsa. trabalha para o mercado e como tal foi agraciada com uma tradicao antiquada e pro-agenda.. coisa pra ingles ver.. medalhinha patetica e subjetiva… vai paulo vai pro PIG comentar la.. fantoche facista


Leia mais

Recentes

Recentes