Hangout com Miguel do Rosário 17 de abril de 2019

Portal do STF

Por que Carmen Lúcia ganhou medalha da Legião de Honra da França?

Por Redação

21 de março de 2019 : 15h55

Para registro histórico, publico a informação abaixo.

Eu acho estranho isso. Medalha da Legião de Honra, principal honraria do Estado francês, para um membro do poder judiciário do Brasil?

Isso me parece bastante emblemático sobre o avanço da coordenação internacional do poder judiciário, em especial no Ocidente.

É uma maneira velada e inteligente de tutelar outros países. Na medida em que uma ministra como Carmen Lúcia ganha uma honraria desse tipo, é como se ela estivesse sendo premiada por todos os seus atos, e como o STF hoje se tornou uma das instituições mais poderosas do país, outros Estados, que tem grandes interesses econômicos no Brasil, promovem esse tipo de bajulação.

***

No portal do STF

Ministra Cármen Lúcia recebe a insígnia de Oficial da Ordem da Legião de Honra da França

A honraria, criada pelo imperador Napoleão Bonaparte em 1802, é a mais alta distinção concedida pelo país e foi entregue pelo general Benoît Puga, ex-chefe do Estado-Maior do Presidente da França.

21/03/2019 12h45

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu, na noite de ontem (20), a insígnia de Oficial da Ordem da Legião de Honra da República Francesa. A honraria, criada pelo imperador Napoleão Bonaparte em 1802, é a mais alta distinção concedida pelo país e foi entregue pelo general Benoît Puga, ex-chefe do Estado-Maior do Presidente da França. A solenidade ocorreu na Embaixada da França e contou com a presença de ministros do Supremo e de tribunais superiores, além de outras personalidades do meio jurídico.

Em seu discurso, a ministra Cármen Lúcia agradeceu o reconhecimento e disse que os princípios da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade) sempre a motivaram. “No atual momento do país, o compromisso com o outro e a defesa dos direitos conquistados requerem ainda mais atenção”, afirmou.

O general Benoît Puga destacou a trajetória da ministra, que atuou como advogada, no Ministério Público, chegando a procuradora-geral de Minas Gerais. “É uma carreira excepcional. O seu conhecimento do Direito Francês e o trabalho de combate à corrupção fazem a ministra Cármen Lúcia ser admirada por magistrados brasileiros e franceses”, apontou, ressaltando ainda que ela é uma “apaixonada” pela justiça e pelo Direito, além de ser uma militante em prol da democracia e da defesa dos direitos das mulheres.

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, disse que a condecoração é uma honra para o Brasil e o Poder Judiciário, que defende a democracia, as liberdades e a imprensa livre. O ministro Roberto Barroso frisou que a ministra é uma “pessoa exemplar na sua dedicação ao trabalho, na sua integridade e nos seus compromissos com o Brasil”.

O ministro Alexandre de Moraes assinalou que a ministra Cármen Lúcia, nos dois anos que foi presidente do STF (2016-2018), representou a excelência do Judiciário brasileiro. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, declarou que a ministra se destaca pela temperança, sobriedade e profundo saber jurídico, mas também como magistrada muito sensível aos principais problemas do Brasil.

RP/RR

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Pedro Netto

22 de março de 2019 às 12h12

Colocaram um diamante em focinho de porco . É assim que avalio essa condecoração.

Responder

    Othorgenes Brandão

    22 de março de 2019 às 20h32

    Bingo! Além do mais, o “diamante” está perdendo o valor.

    Responder

Paulo

21 de março de 2019 às 22h07

Até aí, Jânio Quadros fez pior: condecorou Che Guevara com a Grã Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul…

Responder

    chico

    22 de março de 2019 às 12h53

    esse paulo aqui deveria estar comentando nos meios provincianos e retrogrados da midia controlada dos puxa sacos de gringos… o Janio fez muito q bem condecorando o heroi Che, muito mais Homem que vc e que todos esses politiquinhos bregas e atrasados tupiniquins, essa corja suinica de vendilhoes ignorantes, a grande maioria, entregam o pais aos gringos q NADA vao dar em troca a nao ser por o povo brasileiro de 4 e piorar ainda mais sua luta diaria por pao. paulo vai comentar la no estadao dos mosquitos, e essa juiza ‘biased’ que a Esquerda toda sabe é uma hipocrita e falsa. trabalha para o mercado e como tal foi agraciada com uma tradicao antiquada e pro-agenda.. coisa pra ingles ver.. medalhinha patetica e subjetiva… vai paulo vai pro PIG comentar la.. fantoche facista

    Responder

Deixe uma resposta

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com