Menu

A palestra de Ciro em Lisboa

O ex-presidenciável Ciro Gomes participou, nesta terça-feira 26 de março, de uma aula-palestra na Faculdade de Direito, na Universidade de Lisboa, que durou mais de 3 horas. O evento foi organizado pelo NELB – Núcleo de Estudo Luso Brasileiro – da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, por meio da sua presidente Elizabeth Lima […]

42 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Bruno Falci, correspondente do Cafezinho em Lisboa

O ex-presidenciável Ciro Gomes participou, nesta terça-feira 26 de março, de uma aula-palestra na Faculdade de Direito, na Universidade de Lisboa, que durou mais de 3 horas.

O evento foi organizado pelo NELB – Núcleo de Estudo Luso Brasileiro – da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, por meio da sua presidente Elizabeth Lima (advogada e mestranda em Portugal na FDUL), que aparece sentada ao lado de Ciro durante a palestra.

Antes da palestra, Ciro concedeu entrevista coletiva, do qual participou Bruno Falci, correspondente do Cafezinho em Portugal, com uma pergunta sobre possível participação do Brasil num ataque militar à Venezuela. Esse vídeo é exclusivo, embora a coletiva tenha contado com a participação de outras mídias.

***

A íntegra da palestra de Ciro pode ser vista nos links abaixo:

https://www.facebook.com/nelb.oficial/videos/509165619612802/

https://www.facebook.com/nelb.oficial/videos/2123375114378267/

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Niu Armistrongui

28/03/2019 - 15h27

Parece um ser educado, de longe. De perto, no Brasil, além de ofender e cuspir nos reporteres que nao pergunta o que lhe simpatiza.

    marco

    29/03/2019 - 16h20

    Ciro incomoda mesmo.
    Muitos detestam pela ‘forma”, alguns, entre os quais me incluo gostam pelo “conteúdo”, pela proficiência.

Admar

27/03/2019 - 21h42

Ciro foi vaiado por aqui, então é melhor palestra lá fora!!!

Miramar

27/03/2019 - 21h00

Ah, e um adendo.
Acho que todas palestras do Ciro tem realmente relação com sua candidatura. Só não sei o que isso tem de ruim.
Quanto a forma dele se expressar alguns acham falta de objetividade, outras acham opinião bem embasada em fatos e informações. Questão de opinião.
É isso.

Miramar

27/03/2019 - 20h47

Prezado Ze Maconha

Lamento, mas realmente acho que não tem ninguém dentro do Pt que tenha melhor conhecimento sobre a realidade brasileira, sua história e suas possíveis soluções, nem acho que exista melhor projeto político no Brasil atual.
Realmente, talvez existam políticos experimentados que consigam dar palestras de três horas sozinhos. Dessa qualidade, porém, não conheço nenhum. Dentro e fora do Pt.
Quanto às realizações que você citou do governo Lula, eu posso dizer que tanto concordei com você, que votei na Dilma em 2010. E o Ciro também. Não é porque não gosto do Pt que vou deixar de reconhecer a verdade.
Aliás, o Ciro foi ministro do Lula, durante quatro anos, e teve um papel importante em uma famosa realização do Rio São Francisco. Papel esse reconhecido pelo próprio Lula.

Prezado Nostradamus

Como você mesmo disse parte da sua antipatia em relação ao Ciro e meramente pessoal e isso eu não posso responder. Quanto às palestras do Ciro em universidades brasileiras, só esse trimestre já ocorreu mais de uma dezena. Você pode encontrá-las com facilidade no YouTube. E tem palestra fora de universidade também. Você verá muitas críticas ao governo Bolsonaro (e poucos xingamentos, mas na medida certa).
Quanto a parte das armas, concordamos.

Nostradamus ( bacia & banquinho )

27/03/2019 - 19h10

Sou suspeito para comentar Ciro porque não vou com a cara dele. Sinto-o um boçal por demais enfadonho. Qualidades todo ser humano tem. Os seguidores as defendam. Dado este posicionamento crítico passo a questionar algumas coisas… A nossa educação não vai de mal a pior com uma crise profunda e a nossa juventude universitária não careceria de uma liderança motivando-a na labuta ? O cara vai para Portugal, tudo calminho por lá como um mosteiro da idade média!… Estaria com medo de nossa moçada ? Ou nossa moçada já é caso perdido ? Qual seria a ideia de Ciro a respeito, sem prolegômenos, gostaria de saber… Quem sabe nisso ele assemelha-se também ao Bolsonaro que suspendeu a visita numa universidade ? Como gostaria de conhecer o perfil desses estudantes de direito portugueses! Aqui em Florianópolis, na capital de Santa Catarina, numa universidade não pública havia 102 alunos numa sala de aula. Pois bem… Quando foi da questão da liberação da posse de armas uma aluna da sala fez a pesquisa: 80 alunos iriam comprar, 12 alunas não iriam comprar. Elas eram mais a esquerda… sentiram o perfil ? Eles andaram até pesquisando em lojas e não saia por menos de R$ 4.500,00 !
O que isso tem a ver com Ciro ? A maioria das coisas que ele fala, senão a totalidade, está ligada sempre a sua candidatura, ao seu programa e de quebra a sua grande obra catequética antipetista. Ele não é capaz de responder uma pergunta objetivamente sem considerar meia encíclica e metade de um código canônico. Assim como o Bolsonaro alimenta sua base neurótico-fundamentalista com petardos de mamadeira de piroca, dedo no cu, coisas horripilantes para as velhinhas comentarem no zapzap o Ciro vez ou outra senta os pés no Lula e outras babaquices mais. E pior: a sua crítica ao fascista é de tal forma suave como no sítio o caboclo tira o ovo da galinha… quer dizer, o voto daquela turma…

Naldo

27/03/2019 - 18h16

Contra o tucano do Haddad é Ciro 2022

Miramar

27/03/2019 - 17h00

Gostaria que os petistas fizessem um esforço mínimo e indicasse uma única pessoa filiada ao Pt capaz de fazer uma palestra do mesmo nível que essa. E por favor, o façam depois de tirar três horas da sua vida para assisti-la. A verdade é que se os bolsonaristas nunca leram livro nenhum, os petistas pararam de ler pelo menos na década de oitenta. Esses xingamentos bestas como coronel e coisa parecida são do mesmo nível de molusco e nove dedos. Aliás, gostaria que as mesmas pessoas que chamam o Ciro de coronel apresentassem a definição sociológica do termo coronelismo.

    Zé Maconha

    27/03/2019 - 18h49

    Quer dizer que Ciro é um gênio e nimguém no PT iguala sua superioridade intelectual?
    Dar palestra qualquer um( com média de QI um pouco acima do Bolsonaro) consegue.
    Tirar 40 milhões da pobreza , ter quase 90% de aprovação ao fim do mandato , governar um país complexo sendo minoria no congresso , tirar o país do mapa da fome , colocar 10 milhões de pobres na universidade e ser chamado de “o cara” pelo presidente dos EUA , é bem mais difícil.

27/03/2019 - 15h22

Ciro e sua eterna dor de corno. Lamentável. A vaidade e orgulho pessoal o tiraram a razão.
O Brasil perdeu um quadro importante na luta progressista para a ambição e vaidade. Se Ciro disputar pra prefeito de fortaleza com esse discurso, não ganha.

Esquerdonho

27/03/2019 - 14h09

Nunca mais votarei no PT, voto em qualquer coisa que estiver do outro lado. Partido de traidores corruptos!!!

Wilton Santos

27/03/2019 - 12h35

Já que o Miguel do Rosário quer uma alternativa ao PT, sugiro começar a apoiar o Flávio Dino. O Ciro Gomes não tem a menor condição de liderar qualquer coisa!

    Renato

    27/03/2019 - 12h54

    Eu sugiro a volta de Dilma ! kkkkk

      Carlos Eduardo

      27/03/2019 - 13h04

      Eu sugiro o Ustra!! kkkkk

    Pj

    27/03/2019 - 15h26

    Excelente proposta. Flávio Dino pode sim liderar um governo progressista. Ciro perdeu o bonde da história e guarda muito ódio no coração quanto à eleição passada. Não precisamos de mais ódio!
    Mais amor (ao povo), por favor!

    Zé Maconha

    27/03/2019 - 16h42

    Concordo com você Wilton.
    Dino seria a melhor opção pra esquerda em 2022.

    CezarR

    27/03/2019 - 18h43

    Flávio Dino é um baita quadro, mas você só diz isso pelos rumores de que ele está de malas prontas para ir para o PT. Não me enganas!

Nilton José Dantas Wanderley

27/03/2019 - 10h34

Prezado editor,
Ciro comete pelo menos um equívoco neste entrevista de 13 minutos a estes correspondentes. Eduardo Cunha não foi eleito presidente da Câmara com apoio do PT. O PT teve candidato à presidência da Câmara,Arlindo Chinaglia. Portanto, esse erro o PT não cometeu.

Marcia regina castro

27/03/2019 - 09h29

Meu Deus que absurdos todas essas asneiras que o Ciro está dizendo lá fora.

    Vinícius

    27/03/2019 - 10h59

    Dizem lá nas minhas terras, as Minas Geraes, que peixe morre pela boca e quem fala muito dá bom dia a cavalo!!!!
    Deixa o Ciro de lado!!!
    Deixar falar!!!

Lideana

27/03/2019 - 09h28

CIRO CORONEL NORDESTINO

Justiceiro

27/03/2019 - 08h55

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk

Só português pra gastar tempo ouvindo Ciro.

Zé Maconha

27/03/2019 - 05h15

Enquanto Ciro , Haddad e o PSOL não enxergarem que a lava-jato é o maior inimigo do Brasil não chegaremos a lugar nenhum.
É mais do que punitivismo barato , a lava-jato lesa a pátria e atenta contra a democracia.
Pelo menos ao chamar Bolsonaro de fascista Ciro parece ter aprendido algo.
Até outro dia ele dizia que Bolsonaro não era ameaça a democracia.

    Garibaldi

    27/03/2019 - 07h00

    Ciro sempre chamou Bolsonaro de fascista. Um fascista na presidência não implica em ameaça grave a democracia. Combater a lava jato é uma tarefa complexa e paciente. Nosso maior problema é a ignorância e falta de comprometimento do cidadão.

      Vinícius

      27/03/2019 - 11h03

      Companheiro, essa de colocar a culpa no cidadão é do tempo do Pelé! Quando ele se tornou garoto propaganda da turma que mandou no Brasil nas décadas de 60, 70 e 80.
      Pega leve com o cidadão!!!!
      Que tal refletir sobre isso?!?!

        Garibaldi

        28/03/2019 - 11h32

        Sim, tens razão, foi um exagero. Na verdade a maior culpada de nossa condição é a elite brasileira como um todo, que agora tem a Lava Jato, amanhã terá outra coisa. É a elite do atraso. Mas à de convir que o cidadão não colabora muito, haja vista votar em massa em Janaina Paschoal, Tiririca (mesmo depois de renunciar ao mandato), Kim Kataguiri, Joyce Hasselmann, Bolsonaro por 30 anos, Frota… Seguir bovinamente o que a mídia coloca… Falta educação, mas falta outra coisa também…

    Rubinho

    27/03/2019 - 07h06

    PT quadrilha que roubou bilhoes do povo ladroes covardes mentirosos assassinos ciro gomes é racista, violento analfabeto intelectual igual o luladrao nunca vai ser presidente se Deus quiser

      Sergio Araujo

      27/03/2019 - 09h32

      Chamar alguem de fascista (duvido que Ciro saiba do que fala) em 2019 è em um atestado de idiotice reconhecido internacionalmente.

Paulo

26/03/2019 - 23h04

Chamar o presidente eleito de imbecil é leviano e precipitado. A meu ver, o Governo Bolsonaro tem agido bem, no contexto geral da política brasileira. Só errou ao referendar “ipsis litteris” o projeto de Reforma da Previdência, que teria que ter mitigado para deixar sua marca de pacificador, de condutor da transição, de forma equilibrada e socialmente justa. Não entrar na pilha da imprensa vendida já é, por si, um mérito. Mas o elemento diacrítico será a negociação com o Congresso. Para mim, se ceder ao “toma lá, dá cá”, o Governo termina, precocemente. Vamos aguardar!

    Carlos Eduardo

    26/03/2019 - 23h19

    “para deixar sua marca de pacificador, de condutor da transição, de forma equilibrada e socialmente justa.”

    Fala a verdade, vc copiou essa parte do Sensacionalista, né?? kkk

    lucio

    26/03/2019 - 23h41

    querido paulo “o ocidental”,
    num pais ocidental o seu heroi estaria na cadeia com no minimo 3 prisoes perpetuas: terrorismo, atentado á constituçao, atentado aos poderes do estado, associaçao subversiva, reconstituiçao do partido fascista, apologia á tortura, apologia ao homicidio e outros 156 crimes menores.
    se nao estar e se tem “seres” com opiniao como a sua, é a prova que vcs sao selvagens pior que as tribos da nova guiné.

Ingenuidade

26/03/2019 - 22h26

Ingenuidade de Ciro Gomes para com a Lava Jato. Ele quer fazer politicagem, ganhar votos de desinformados.

Alan Cepile

26/03/2019 - 22h23

Ihhh, lá vem choradeira da petezada…..

    marco

    27/03/2019 - 16h33

    A tentativa da desconstrução de Ciro continua `a todo vapor.
    O trágico é que não trará os votos do Pt. de volta, pelo menos até o partido explicar a que interesses obedeceu ao escolher os ministros do STF , dos tribunais superiores e do Parquet durante 14 longos anos.
    Só não vale falar em “republicanismo” que é uma lenda semelhante a “mamadeira de piroca”.

Oblivion

26/03/2019 - 21h38

So vi a entrevista, já valeu a pena.
Fico me perguntando, sera que o pt nas próximas eleições vai pensar no país e apoiar uma candidatura realmente possível de trazer paz e prosperidade ao país? Com gleise e companhia hoje parece impossível, mas espero que a razão possa prevalecer. Essa gente tem colocado os fanáticos do partido passar vergonha, falar bobagem, por exemplo, dizer que as propostas do Ciro são de direita e coisa do tipo… De esquerda é não taxar 200 bi de bancos – um país de todos?

    Renato

    26/03/2019 - 23h56

    Trazer paz e prosperidade ao país ? Ciro não conseguiu levar nem pais e muito menos prosperidade ao Ceará, curral de sua família !

    Zé Maconha

    27/03/2019 - 05h24

    Ciro dividiu a esquerda e vai trazer paz?
    E outra , não quero paz com o fascismo.
    Quem votou em Bolsonaro é meu inimigo.
    E vocês tem que se decidir , durante a campanha Ciro tratava o PT como extrema-esquerda , você acha que não é suficientemente de esquerda.
    Você tem mais razão do que o Ciro nessa questão.
    Essa conversa de paz é que foi o erro do PT , tivesse punido os militares que torturaram na ditadura , agido contra as mílicias e as PMs que as protegem , quebraria a espinha dorsal da extrema-direita.

Ivan

26/03/2019 - 20h52

Sei que não tem nada a ver com a matéria, mas fiquei aqui pensando no bozo dando uma palestra de 3 horas na Europa kkk

Seria mais engraçado que o Joel Santana dando entrevista em inglês!! rsrs

    Renato

    26/03/2019 - 23h57

    Bem mais engraçado seria Dilma tentando palestrar por apenas meia hora ! kkkkkkkkkkk

      Ivan

      27/03/2019 - 09h57

      Mas a Dilma, mas o PT, mas o Lula, masaDilmamasoLulamasoPT….. mas….mas…mas…. rsrsrsrsrs

        Roque

        27/03/2019 - 11h51

        Pra vc vê como o povo brasileiro não esquece jamais destes dois bandidos culpados pela maior roubalheira já praticadas contra os cofres públicos. Estes dois e o partido trambiqueiro nunca mais serão esquecidos pelo povo honesto e trabalhador. E o troco será sempre nas ruas…

    Roque

    27/03/2019 - 08h46

    Neste quesito a Anta estocadora de ventos é imbatível… Estou com saudades daquela beócia. Me divertia muito com os discursos dela.


Leia mais

Recentes

Recentes