Menu

Conselho Superior do MPF arquiva representação contra Dallagnol

Foi um bom susto no procurador. Aliás, ontem circularam rumores de que há “gente graúda” articulando para indicar Dallagnol para a vaga de Raquel Dodge, mas que também gente igualmente graúda articula para que ele não substitua Dodge. *** No G1 Conselho do Ministério Público arquiva investigação sobre Deltan Dallagnol por críticas ao STF Coordenador […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Rede sociais

Foi um bom susto no procurador. Aliás, ontem circularam rumores de que há “gente graúda” articulando para indicar Dallagnol para a vaga de Raquel Dodge, mas que também gente igualmente graúda articula para que ele não substitua Dodge.

***

No G1

Conselho do Ministério Público arquiva investigação sobre Deltan Dallagnol por críticas ao STF

Coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná disse que ministros da Segunda Turma formavam ‘panelinha’ e mandavam mensagem de ‘leniência à corrupção’.

Por Luiz Felipe Barbiéri, G1 — Brasília

02/04/2019 12h46 Atualizado há 19 horas

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) decidiu nesta terça-feira (2) arquivar um inquérito administrativo disciplinar aberto para investigar o procurador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba Deltan Dallagnol em razão de uma entrevista na qual ele criticou o Supremo Tribunal Federal (STF).

Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, deu uma entrevista à rádio CBN em 15 de agosto de 2018, criticando uma decisão da Segunda Turma do STF. Um dia antes, a Turma havia determinado a transferência de termos de colaboração premiada da Odebrecht da Justiça Federal em Curitiba para a justiça federal e eleitoral do DF. O material dizia respeito ao ex-presidente Lula e ao ex-ministro Guido Mantega.

Na entrevista, Dallagnol disse que os ministros que votaram a favor da decisão (Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski) formavam uma “panelinha” e mandavam uma mensagem “muito forte de leniência a favor da corrupção”.

“Agora, o que é triste ver é o fato de que o Supremo, mesmo já conhecendo o sistema, e lembrar que a decisão foi 3 a 1, os três mesmo de sempre do STF que tiram tudo de Curitiba e que mandam tudo para a Justiça Eleitoral e que dão sempre os habeas corpus, que estão sempre formando uma panelinha, assim mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”, afirmou Dallagnol.

“Objetivamente, não estou dizendo que estão mal intencionados nem nada. Estou dizendo que, objetivamente, a mensagem que as decisões mandam é de leniência. E esses três de novo olham e querem mandar para a Justiça Eleitoral como se não tivesse indicativo de crime? Isso para mim é descabido”, disse o procurador.

Para a maioria dos integrantes do Conselho Superior do MPF, entretanto, a fala não extrapolou do direito de liberdade de expressão.

O procurador é alvo de um pedido de abertura de processo disciplinar pelos mesmo fatos, mas em outro foro: o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A decisão sobre abertura ou não do processo foi interrompida na semana passada por um pedido de vista.

Votos

A relatora, Célia Regina, disse que não deve haver restrição que impeça o integrante do MPF de dar opinião crítica sobre atuação de outros órgãos e agentes públicos, inclusive do STF.

“O exercício da liberdade de expressão pelos membro do Ministério Público deve contemplar a possibilidade de avaliação dos impactos de decisões judiciais, sobretudo em relação à efetividade da persecução penal dos delitos de corrupção, como no caso concreto”, afirmou a relatora.

A conselheira lembrou ainda de opiniões críticas dadas por Gilmar Mendes sobre a atuação do Ministério Público na Lava Jato.

“A crítica não atacou a honra dos ministros, não utilizou palavras agressivas ou depreciativa, tampouco excedeu limites, tendo apenas respondido pergunta sobre tema relacionado a sua atuação na operação Lava Jato, encontrando sua opinião acerca da decisão do STF dentro dos limites da liberdade de expressão da manifestação de pensamento”, disse a relatora.

Ela foi acompanhada por outros 8 conselheiros, incluindo a procuradora-geral da República, Raquel Dodge

Dodge disse que Dallagnol foi infeliz, mas entendeu que ele ressaltou que não considerava os ministros mal-intencionados.

“Ao esclarecer a sua motivação, o procurador investigado diz que abordava a questão sobre o aspecto da mensagem que a Corte envia à sociedade e, nesse ponto, situando-a dentro da liberdade de crítica”, disse Dodge.

Os conselheiros Luciano Mariz Maia, vice-procurador-geral da República, e Ela Wiecko divergiram e votaram pela continuidade das investigações e abertura do processo disciplinar.

“Me parece que a justificativa dada para o uso da palavra ‘panelinha’ ou de ‘leniência’ não me convenceu. Penso que sim , houve um excesso e nesse sentido eu não acolho o pedido de arquivamento”, afirmou Wiecko.

“As expressões dirigidas contra ministros da mais alta Corte concretizam falta de decoro pessoal. Constrangem não apenas os ministros da Suprema Corte, constrangem os que lutam pelo respeito ao estado de direito e à democracia. Constrangem o MP, órgão previsto em lei com atuação perante ao Supremo Tribunal Federal”, disse Mariz.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Franco

05/04/2019 - 14h55

É tudo um corporativismo só! Desvirtuam tudo, desvirtuam a lei e a constituição para que prevaleçam suas teses extravagantes e desatreladas da lógica processual legal. Aos demais, não sobrou nem o “jus esperniandis”. Um dia os que os apoiam com adjetivações cruéis, revanchistas e puramente discriminatórias, saberão que estavam errados, mas, ao contrário dos devaneios poéticos, não mais encontrarão braços que os esperem e acolham. Raça de víboras, com elas havereis de ficar!

Sérgio

04/04/2019 - 13h27

Espero que Dallagnol, em breve, seja o novo Procurador Geral da República. Bandido bom, é bandido preso, trabalhando para custear as despesas geradas, sem visita íntima, sem saidinha, apenas cumprindo sua pena, de preferência, estudando para se preparar para o retorno ao convívio social.

Renato

03/04/2019 - 23h36

“Foi um bom susto no procurador.”. Bom susto foi quando Lulaladrão abriu a porta e deu de cara com a Polícia Federal, que o levou sob vara para depor ! kkkkk

    LUPE

    04/04/2019 - 01h38

    kkkkk ……………… risos cretinos……………….
    caro Renato, bandido traidor ,
    empregado de nossos inimigos,
    que lhe pagam em dólares para trairr seu próprio país, ajudando a destruir a reputação e a imagem do melhor presidente que o Brasil jamais teve, e que fez o melhor governo que o Brasil jamais teve.
    E que está preso sem ter feito nenhum crime, só porque , solto é uma ameaça aos nossos inimigos que rouba, pilha, e faz negociatas escabrosas all the time , todo o tempo

      LUPE

      04/04/2019 - 01h46

      Nota: publicado sem revisão.
      Mas, em essência, o recado está dado.
      Renato, “comentarista” bandido traidor da pátria manjado,
      a serviço no Cafezinho
      a mando de seus patrões,
      nossos inimigos, que lhe paga em (bons) dólares.
      Assim como outros “comentaristas” >>>>>>>>>>>>o Sergio Araújo, o Justiceiro, o Brasileiro da Silva, o Degas o Alisando Cresce o o o o o o (não são a mesma Pessoa?????????) etc etc etc…………

Alan Cepile

03/04/2019 - 18h07

Bandido

    Brasileiro da Silva

    03/04/2019 - 22h25

    Alanzinho, parabéns. Vc finalmente conseguiu definir o corrupto preso em Curitiba. Que evolução, menina.

      Alan Cepile

      03/04/2019 - 22h34

      Porra brasileirinhas!!! kkkkkkkk

        Brasileiro da Silva

        03/04/2019 - 22h39

        Ta vendo alanzinha? Quando vc acerta, eu elogio. Deve ter sido um enorme esforço para vc. Parabéns novamente.

Paulo

03/04/2019 - 17h16

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade. Foi o que disse Dallagnol. Então deveria ser punido por isto?

LUPE

03/04/2019 - 15h06

Caros leitores

Ponham o bandido (e traidor da Pátria)
na prisão,
e soltem o HONRADO melhor presidente
que o Brasil jamais teve.

Preso para satisfazer aos nossos inimigos,
sem NENHUM crime provado.

O resto são os “comentaristas” Roque e Justiceiro ,
pagos em dólares pelos nossos inimigos
para virem ao Cafezinho
defender e promover bandidos
e manter destruídas as reputações e as imagens
de Lula, PT e petismo.

Que a Grande Mídia,
a serviço de nossos inimigos destruiu,
envenenando com ódio as cabeças das pessoas…

    lucio

    03/04/2019 - 15h51

    na sua opiniao, roque n´roll e justiçeiro de formigas quanto ganham? 10 centavos por comentario?

      LUPE

      03/04/2019 - 16h22

      Caro Lucio
      Nossos inimigos pagam muito bem em dólares
      a seus colaboradores.

      Estes são escolhidos a dedo.
      Sem dúvida, esses dois “comentaristas”
      (ou são uma pessoa só?)
      são bons no trabalho que fazem:::
      “comentar” no Cafezinho para confundir,
      esvaziar denúncias,
      manter a destruição das reputações e imagens
      do petismo
      (principalmente manter o ódio ao Lula,
      que nossos inimigos mais temem ,
      se for posto em liberdade)

Roque

03/04/2019 - 12h23

Não vai dar em nada. Denúncias vazias e sem nenhuma credibilidade. Dallagnol em breve será o novo Procurador Geral da República. Teremos enfim um procurador decente, honesto, íntegro e disposto a colocar no xilindró os bandidos travestidos de político.

Justiceiro

03/04/2019 - 09h52

Só no Brasil mesmo para quererem prender o xerife e soltar o bandido.


Leia mais

Recentes

Recentes