Menu

Expectativa de que o desemprego vai aumentar sobe fortemente

A pior notícia possível para Bolsonaro é a forte alta na expectativa da população de que o desemprego vai aumentar. Ainda mais que ela vem acompanhada de um fator que a confirma: a efetiva alta no desemprego.   Após alta pós-eleitoral, otimismo econômico recua em abril Opinião Pública – 08/04/2019 16h14 Baixar a pesquisa completa […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A pior notícia possível para Bolsonaro é a forte alta na expectativa da população de que o desemprego vai aumentar. Ainda mais que ela vem acompanhada de um fator que a confirma: a efetiva alta no desemprego.

 

Após alta pós-eleitoral, otimismo econômico recua em abril
Opinião Pública – 08/04/2019 16h14
Baixar a pesquisa completa
DE SÃO PAULO

Pesquisa Datafolha mostra que o otimismo dos brasileiros adultos com a economia brasileira recuou de dezembro a abril. É o que mostram os indicadores macroeconômicos de expectativa sobre inflação, desemprego e poder de compra e as expectativas com a situação econômica do país e pessoal para os próximos meses pioraram. O otimismo com a maioria dos indicadores, porém, segue elevado quando comparado à série histórica.

Nesse levantamento, entre os dias 02 e 03 de abril de 2019, foram realizadas 2.086 entrevistas presenciais em 130 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro máxima no total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A parcela de brasileiros adultos que esperam que a inflação aumente nos próximos meses cresceu 18 pontos de dezembro a abril, foi de 27% para 45%. Já, a taxa de brasileiros que espera por uma redução da inflação recuou 13 pontos, passou de 35% para 22%, e a taxa dos que acreditam que a inflação ficará igual recuou de 33% para 29%. Uma fração de 5% não opinou (era 4% em dezembro). O cenário é mais otimista do que o observado há um ano, quando 53% esperavam por aumento da inflação e 11% por uma diminuição.

A mesma tendência é observada com o poder de compra dos salários, para 34%, o poder de compra irá aumentar nos próximos meses (era 43% em dezembro), para 33%, irá diminuir (era 18%), e para 30%, ficará igual (era 36%). Uma parcela de 3% não opinou (era 4%). Apesar da queda do otimismo, o índice ainda é melhor do que o observado há um ano (quando era 20%), e taxa de pessimismo é próxima à de abril do ano passado (35%).

Quanto ao desemprego para os próximos meses, 47% esperam por um aumento (era 29% em dezembro), 29% por uma diminuição (era 47%) e para 21%, o desemprego ficará igual (mesmo índice anterior). Uma parcela de 3% não opinou (era 2%). Os índices são próximos aos observados há um ano, quando 46% esperavam por aumento do desemprego e 21% por uma redução.

No período, a expectativa de que situação da economia brasileira irá melhorar nos próximos meses recuou 15 pontos, passou de 65% para 50% – o índice segue elevado em comparação à série histórica. A expectativa que a situação econômica do país irá piorar dobrou, foi de 9%, em dezembro, para 18%, e a expectativa de que a situação econômica ficará igual passou de 24% para 29%. Uma fração de 3% não opinou (mesmo índice anterior). Apesar da piora na expectativa, os índices são melhores do que aos observados há um ano, quando 29% esperavam por uma melhora na situação econômica do país e 26% por uma piora.

A expectativa com a situação econômica pessoal seguiu tendência semelhante a do país. Para 59%, a situação econômica pessoal irá melhorar (era 67% em dezembro), para 11%, vai piorar (era 6%), e para 29%, ficará como está (era 25%). Uma parcela de 2% não opinou. Há um ano, 46% tinham a expectativa que a situação econômica pessoal iria melhorar, e para 13% iria piorar.

Quando perguntados se a situação econômica do país e pessoal melhorou ou piorou nos últimos meses, a maior parcela dos respondentes declarou que a situação ficou igual.

Três em cada dez brasileiros (31%) avaliam que a situação econômica do país piorou, este é o índice mais baixo da série histórica, iniciada em 2015, e o segundo levantamento consecutivo que o índice recua (era 72%, em junho passado e 37%, em dezembro). A avaliação que a situação econômica do país melhorou nos últimos meses também alcançou patamar recorde, 22% (era 6% em junho de 2018 e 20% em dezembro). Com tendência de alta também ficou a parcela que avalia que a situação econômica do país ficou igual: era 20%, em junho passado, 42% em dezembro e 46% no atual levantamento.

Na avaliação sobre a situação econômica pessoal nos últimos meses, 29% avaliam que houve uma piora (era 30% em dezembro), 20% que houve uma melhora (mesmo índice anterior) e 51% que está igual (era 49%) – este é o índice mais alto da série histórica.

Texto, gráficos e link publicados no portal do Datafolha

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

LUPE

09/04/2019 - 14h44

Caros leitores

TODAS as iniciativas do atual presidente
são para sabotar,
destruir o um Brasil.

Não para construir.

Outrossim, senão, vejamos:

>>>>>>>>. Reforma (Destruição) da Previdência.
Além de crime contra os brasileiros,
vai deixar de injetar dinheiro na economia.
Consequência >>> maior desemprego
>>>>>>> Redução da arrecadação de impostos
(inexplicável,
injustificável diminuição de imposto sobre cigarros
e outros impostos) >>>> consequência >>> menos investimentos >>>>>> maior desemprego
>>>>>> redução de 20% (vinte por cento )
no Ministério da Educação.
Além da destruição do Ministério >>>>>>>>>> menos investimentos >>>> Maior desemprego

>>>>>>>>>> etc >>>>>>>etc >>>>>>> etc………………………………

A mim me parece que o atual presidente
tem uma missão: ::: >>>>>> Destruir o Brasil.

Afinal, sabotagem/destruição do País
vai formar um povo
com altíssimo nível de desemprego,
povo massacrado.

E povo massacrado
é do interesse dos nossos inimigos,
principalmente
nossos inimigos estrangeiros,
que nos pilham
escabrosamente.

Sob a proteção
e complacência
da Grande Mídia.

Que para eles trabalha e serve………..

    LUPE

    09/04/2019 - 15h36

    Concluindo:

    Os primeiros efeitos já se fazem senti>>>>>>>>>>. Mais de 500.000
    (quinhentos mil )
    vagas de emprego
    COM CARTEIRA ASSINADA (
    não é temporários de Natal) >>>>>>>>> já foram detonadas
    pelo atual presidente.

    E é isso que as pessoas percebem,
    e demonstram
    em pesquisa de opinião,
    como a pesquisa apontada
    neste post.

Zé Maconha

09/04/2019 - 13h54

Mentira!!
Bolsonaro é um gênio e seu governo sólido como uma rocha , nimguém tem medo do desemprego e o exército não mata inocentes.
Isso é delírio da esquerda que não aceita que Ciro Gomes é um super-homem e o único que pode vencer a direita bolsonarista.
Realidade segundo Miguel do Rosário.

Guimarães Roberto

09/04/2019 - 12h51

É um erro imaginar que o Bozo se preocupa com o desemprego e/ou a expectativa de seu aumento. O dele e dos seus golpistas estão garantidos, o resto que se dane.

Alan Cepile

09/04/2019 - 11h15

Assumindo que estes números estão corretos podemos concluir, facilmente, que o brasileiro está completamente perdido e não consegue fazer uma avaliação coerente da situação.
Não dá pra ter pessimismo com a economia, dizer que o desemprego irá piorar, achar que a inflação irá subir e, mesmo com tudo isso, o poder de compra aumentar, não faz sentido.

    Lucas

    09/04/2019 - 13h14

    Desaquecendo-se o mercado interno, a curva de oferta e demanda, irá pender para oferta. Quando menos consumidores podem comprar, equivalerá ao acumulo de oferta. Quando mais oferta, menor os preços. Por isso o aumento do poder de compra sem que, efetivamente haja ganho em espécie real.

      Alan Cepile

      09/04/2019 - 18h04

      E vc acha que o povão tem a menor ideia dessas situações que vc apresentou? rs

      Paulo

      09/04/2019 - 18h42

      Há algo errado nesse raciocínio, Lucas! Se essa espiral de “curva pendendo para a oferta” permitisse manutenção permanente (sei que você não disse isso) da demanda e do padrão de vida, estaríamos no melhor dos mundos. Mas não é o que se vê, atualmente, no Brasil. Pra onde você vai, tem comércio fechando as portas e indústrias desempregando…também achei contraditórios os nºs da pesquisa, nesse ponto.

Neotupi

09/04/2019 - 10h15

Contraditório com a análise do outro post chamando de delírio da esquerda e desdenhando da queda da popularidade do Bozo.
Por que não comentar a pesquisa encomendada pela Cut que desaprova a deforma da previdência? Ah… É da Cut? Mas é a única que publicou. Que putros institutos publiquem também. Não fazem porque vai contra os interesses do poder anti-povo que está no governo desde o golpe.


Leia mais

Recentes

Recentes