Menu

O artigo de José Padilha contra Sergio Moro

José Padilha: O ministro antiFalcone Pacote de Moro contra o crime vai fortalecer milícias Sergio Moro sabe que: 1 – As milícias são organizações criminosas controladas por policiais civis e militares corruptos e violentos; 2 – Esses policiais utilizam o aparato do Estado, como armas, helicópteros e caveirões, para expulsar o tráfico e dominar as […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
José Padilha (Foto: getty images)

José Padilha: O ministro antiFalcone

Pacote de Moro contra o crime vai fortalecer milícias

Sergio Moro sabe que:

1 – As milícias são organizações criminosas controladas por policiais civis e militares corruptos e violentos;

2 – Esses policiais utilizam o aparato do Estado, como armas, helicópteros e caveirões, para expulsar o tráfico e dominar as favelas;

3 – As milícias cobram por proteção e dominam atividades econômicas importantes nas áreas que controlam: distribuição de sinais de TV e de gás de cozinha e transporte alternativo;

4 – As milícias decidem quem faz propaganda eleitoral nas suas áreas e financiam campanhas políticas;

5 – Milicianos e políticos ligados a milicianos foram eleitos no Brasil para cargos legislativos e executivos em níveis municipal, estadual e federal.

Mesmo sabendo de tudo isso, o ministro Sergio Moro declarou que as milícias representam a mesma coisa que as facções criminosas dentro das prisões, sugerindo que esses grupos operam como o varejo do tráfico de drogas.

Ora, o leitor sabe que sempre apoiei a operação Lava Jato e que chamei Sergio Moro de “samurai ronin”, numa alusão à independência política que, acreditava eu, balizava a sua conduta. Pois bem, quero reconhecer o erro que cometi.

Digo isso porque não há outra explicação: Sergio Moro finge não saber o que é milícia porque perdeu sua independência e hoje trabalha para a família Bolsonaro. Flávio Bolsonaro não foi o senador mais votado em 74 das 76 seções eleitorais de Rio das Pedras por acaso…

O pacote anticrime que Sergio Moro enviou ao Congresso —embora razoável no que tange ao combate à corrupção corporativa e política— é absurdo no que se refere à luta contra as milícias. De fato, é um pacote pró-milícia, posto que facilita a violência policial.

Se Sergio Moro tivesse estudado os autos de resistência no Brasil teria descoberto que:

1 – Apenas no Rio de Janeiro, a cada seis horas, policiais em serviço matam alguém;

2 – A versão apresentada por esses policiais costuma ser a única fonte de informações nos inquéritos instaurados em delegacias para apurar os homicídios;

3 – Como policial tem fé pública, a sua versão embasa a excludente de ilicitude, evitando a prisão em flagrante;

4 – A Polícia Civil, além de raramente escutar testemunhas ou realizar perícias no local dos assassinatos, tem mania de desfazer as cenas do crime para prestar socorro às vítimas, apesar de a maioria delas morrer instantaneamente em decorrência de disparos no tórax;

5 – Desde 1969, quando o regime militar editou a ordem de serviço 803, que impede a prisão de policiais em caso de “auto de resistência”, apenas 2% dos casos são denunciados à Justiça e poucos chegam ao Tribunal do Júri.

Aprovado o pacote anticrime de Sergio Moro, esse número vai tender a zero. Isso porque o pacote prevê que, para justificar legitima defesa, bastará que o policial diga que estava sob “medo, surpresa ou violenta emoção” —ou, ainda, que realizava “ação para prevenir injusta e iminente agressão”.

O hábito que os policiais milicianos têm de plantar armas e drogas nos corpos de suas vítimas para justificar execuções é tão usual que deu origem a um jargão: todo bom miliciano carrega consigo um “kit bandido”. Aprovado o pacote de Moro, nem de “kit bandido” os milicianos precisarão mais.

Sergio Moro nunca sofreu atentados e nunca lidou com a máfia. Mas o juiz Giovanni Falcone, em quem o ministro diz se inspirar, foi morto aos 53 anos de idade na explosão de uma bomba colocada pela máfia em uma estrada. Sua mulher e três seguranças morreram com ele.

O crime foi uma reação da máfia à operação “Maxiprocesso”, que prendeu mais de 320 mafiosos na década de 1980. Ela deu origem à operação “Mãos Limpas”, que mostrou que a máfia elegia e controlava políticos importantes na Itália.

Ora, no contexto brasileiro, é obvio que o pacote anticrime de Moro vai estimular a violência policial, o crescimento das milícias e sua influência política. Sergio Moro foi de “samurai ronin” a “antiFalcone”. Seu pacote anticorrupção é, também, um pacote pró-máfia.

José Padilha

Cineasta, diretor dos filmes “Tropa de Elite” (2007), “Tropa de Elite 2” (2010) e “RoboCop” (2014)

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nelson

19/04/2019 - 00h31

“Sergio Moro finge não saber o que é milícia porque perdeu sua independência e hoje trabalha para a família Bolsonaro”

A quem o Padilha pensa enganar? Um juiz que pisa na lei maior de seu país reiteradas vezes nada pode ter de independência. Se ele cometeu tão graves delitos, é porque não tinha independência alguma. Quem tem independência, restringe-se ao cumprimento da lei.

Ao que tudo indica, por sua atuação no Escândalo do Banestado, Moro tornou-se refém do Sistema de Poder que domina os EUA e passou a trabalhar pelos interesses desse país na Lava Jato. Independência, seu Padilha?

Paulo

17/04/2019 - 17h27

Mas os milicianos em geral não são ex-policiais, expulsos por corrupção e outras práticas criminosas? Se isso é verdadeiro, o pacote não os atinge, nem para o bem, nem para o mal…

    Sergio Araujo

    17/04/2019 - 18h48

    Sào organizaçoes criminosas iguais as outras, que tenham sido policias ou pedreiros que diferença fàz ?

    Quanso sào expulsos acho que perdem automaticamente o direito de portar armas, por tanto se armam ilegalmente igual aos outros criminosos qualquer.

      Paulo

      17/04/2019 - 19h30

      A milícia é uma fonte de renda para eles, que, corruptos e com vencimentos em dia, quando na polícia, uma vez expulsos veem o chão lhes fugir sob os pés e partem para o “crime que combate o crime”, onde a maior perdedora é a população, encurralada e espoliada dos dois lados…

Sergio Araujo

17/04/2019 - 11h59

E’ muita falta de assunto e inversào de valores…esse Pais tà sem futuro, sò no Brasil pra ler uma coisa d’esse nivèl…e depois se perguntam porque a bandidagem tomou conta de tudo a todos os nivèis.

Se Deus existe tente dar uma olhada a mais pro brasileiro.

Alan C

17/04/2019 - 08h51

Ih, tem motim na bozolândia!!


Leia mais

Recentes

Recentes