Menu

Vitória da oposição: Coaf fora das mãos de Moro, Funai reempoderada

09/05/2019 – 14h24 Comissão mista aprova MP sobre os ministérios e retira Coaf da Justiça Em reunião marcada por divergências, deputados e senadores também devolveram a demarcação de terras indígenas para a Funai. O texto segue agora para o Plenário da Câmara A comissão mista que analisou a Medida Provisória 870/19, que reorganiza a estrutura […]

35 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Michel Jesus/Câmara dos DeputadosReunião deliberativa para emitir parecer sobre a Medida Provisória nº 870, de 2019

09/05/2019 – 14h24
Comissão mista aprova MP sobre os ministérios e retira Coaf da Justiça

Em reunião marcada por divergências, deputados e senadores também devolveram a demarcação de terras indígenas para a Funai. O texto segue agora para o Plenário da Câmara

A comissão mista que analisou a Medida Provisória 870/19, que reorganiza a estrutura ministerial do Poder Executivo, aprovou nesta quinta-feira (8) o relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Em reunião marcada por divergências, alguns pontos do texto foram “destacados” para votação em separado.

Um dos destaques aprovados retirou o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça. Pelo texto, o órgão voltará a integrar a estrutura do Ministério da Economia, como era até o ano passado com o então Ministério da Fazenda.

O governo e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, defendiam a permanência do Coaf na Justiça. Fernando Bezerra admitiu uma derrota, mas disse que o governo vai tentar negociar no Plenário da Câmara dos Deputados, para onde o texto segue agora. “Claro que o governo vai brigar para voltar o Coaf, é a sua posição. Nós vamos brigar, mas temos que respeitar a posição contrária, nós vamos negociar.”

O deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ) havia apresentado uma emenda para a transferência do órgão, alegando que o Coaf é uma unidade de inteligência financeira que combate, entre outros crimes, a lavagem de dinheiro.

Já o deputado Marcel van Hatten (Novo-RS) defendeu a permanência do Coaf no Ministério da Justiça justamente por considerá-lo um instrumento importantíssimo de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. “O ministro Sérgio Moro precisa ser saudado pelo combate à corrupção que fez enquanto juiz e vai fazer agora enquanto ministro”, disse.

Direitos indígenas

Outro destaque aprovado deixa a demarcação de terras indígenas a cargo da Fundação Nacional do Índio (Funai), no Ministério da Justiça. Alguns indígenas acompanhavam a reunião e houve comemoração na hora em que o destaque foi aprovado.

Por meio da MP, o governo havia transferido a questão indígena para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O relator, no entanto, havia acatado uma emenda para que os direitos dos índios, inclusive a Funai e o acompanhamento das ações de saúde desenvolvidas em prol das comunidades indígenas, estivessem entre as competências do Ministério da Justiça. O processo de demarcação de terras indígenas, porém, ficaria com o Ministério da Agricultura.

Joenia Wapichana, comemorou a mudança aprovada na comissão: “A Funai sem demarcação é um órgão vazio”. Rodrigo Pertoti/ Câmara dos Deputados

Ao defender a delegação da demarcação de terras indígenas à Funai, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) apontou um desinteresse do atual governo pelas comunidades indígenas e quilombolas, principalmente ao entregar a tarefa ao Ministério da Agricultura. “Na mão dos ruralistas, que não têm o menor interesse na demarcação”, criticou.

Joenia Wapichana, comemorou a mudança aprovada na comissão: “A Funai sem demarcação é um órgão vazio”

A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) acrescentou que não se trata de discurso ideológico, mas de um dever do Estado brasileiro. “A Funai sem demarcação é um órgão vazio que não vai poder viabilizar os direitos dos povos indígenas”, defendeu.

Para o deputado Filipe Barros (PSL-PR), por outro lado, não faz sentido levar a Funai para a pasta da Justiça, uma vez que a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, seria especialista em indígenas, tendo inclusive uma filha indígena. “Por que tirar dos direitos humanos?”, questionou.

Na avaliação de Barros, o que houve com a aprovação da MP foi uma tentativa de desgastar o ministro Sérgio Moro, tirando dele a atribuição do combate à corrupção por meio do Coaf e obrigando-o a viajar pelas aldeias indígenas do País, para tratar da política indigenista. Ele disse que lutará no Plenário para reverter a decisão da comissão mista.

Ministérios recriados

Apesar do protesto de alguns parlamentares, Fernando Bezerra manteve o desmembramento do atual Ministério do Desenvolvimento Regional para recriar os ministérios das Cidades e da Integração Nacional. Foi o próprio relator quem apresentou emenda para prever esse desmembramento.

“A decisão vai dar mais visibilidade aos programas de habitação e mobilidade urbana, que voltarão a ser tocados pelo Ministério das Cidades a partir de agora”, exemplificou.

O deputado Daniel Coelho (Cidadania-PE) reclamou da decisão. “Por que dividir agora esses dois ministérios? Essas economias que estão sendo feitas vão se perder.”

O texto original da MP 870/19 reduz de 29 para 22 o número de órgãos com status ministerial no governo federal.

Jabuti

Também foi mantida no relatório de Fernando Bezerra a parte que limita o poder de investigação de auditores da Receita Federal. O senador Major Olimpio (PSL-SP) considerou o ponto um “jabuti”, por não ter a ver com o teor da MP. “Na medida que se acolher o relatório, os auditores da receita federal não poderão atuar, por exemplo, em crimes de lavagem de dinheiro”, reclamou.

Para Fernando Bezerra, no entanto, a iniciativa merecia aprovação. “Em uma matéria de interesse da estrutura do governo, achamos que era absolutamente importante abordar essas competências do trabalho e da atuação dos auditores da receita federal”, explicou.

Íntegra da proposta:

MPV-870/2019

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra
Publicado na Agência Câmara Notícias

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Henrique

10/05/2019 - 18h45

Não é só uma ´vitória da oposição, mas também uma vitória dos corruptos e de seus adoradores !

Paulo

10/05/2019 - 18h17

É uma vergonha o que esses parlamentares fizeram, nesse caso da transferência do COAF. Agiram em causa própria, contra toda a sociedade brasileira, sob pretexto vil e mentiroso, quando todos sabemos que não querem ser investigados e, ao que tudo indica, pretendem “limpar a área” para praticarem corrupção à vontade. Um dos atos mais vergonhosos do Parlamento brasileiro, em toda a sua história. A sociedade brasileira não pode aceitar isso. Quem eles pensam que são?

BEIÇOLA TODOFEIO

10/05/2019 - 17h00

… de formas que a greve dos caminhoneiros não está interferindo no trânsito e é legal. Bem como os estudantes nas praças há sete dias não interferem no trânsito. Assim como mandamos suspender as intervenções nas universidades, mandando retirar os policiais dos centros acadêmicos. O petroleiros devem seguir os 30% de trabalhadores nos postos para não interromper… assim como os cobradores de ônibus, enfermeiros…
Segue a pauta!
Em discussão pedido de prisão do presidente Bolsonaro por ter divulgado vídeo de um homem nu sobre um ponto de ônibus durante o carnaval de 2019 com o dedo no ânus com outro urinando sobre sua cabeça na internet durante o dia em plena luz do sol, durante suas atividades palacianas…

El Bartho

10/05/2019 - 15h12

Não foi uma vitoria SÓ da oposição… ( quem tem o controle sobre o sigilo bancário do padrinho de casamento e amigo pessoal, tem um conge -ou dois- na mão). A medida que os golpistas vão perdendo a utilidade vão sendo descartados.
https://www.esmaelmorais.com.br/2019/05/governo-bolsonaro-ajudou-retirar-coaf-de-sergio-moro/

Alexandre Neres

10/05/2019 - 14h22

Segundo o PHA, neste caso quem jogou a bola nas costas do ministro-que-perde-todas foi o Ônix Lorenzoni ou Lorenzetti, sei lá. Parece a fábula do escorpião e do sapo. O pior é que, depois de anos em que o ex-juiz de camisa negra e fala fina posava de durão e intransigente, foi justamente com o Ônix que ele se abriu todo como uma mala velha. Disse que o perdoava, embora tivesse praticado o crime de caixa dois, já que ele tinha se arrependido. Coitado. Já a Veja, aquela revistinha fajuta, disse que moro só não saiu do desgoverno por não ter pra onde ir. Aff.

    Roberto

    10/05/2019 - 18h19

    O ministrinho que perde todas, é aquele que colocou na jaula o calango bebum condenado (líder da quadrilha) e tantos outros bandidos da seita lulopetista??? Se é deste ministro que vc tá falando, ele já fez o que a população brasileira exigia, cadeia para bandidos travestidos de políticos. Precisa mais…kkkk

Zé Maconha

10/05/2019 - 13h45

Tá vendo , quando escutam minha opinião fazem matérias relevantes.
Não sobre o que a Tabata ou o Ciro estão dizendo.

Tauros

10/05/2019 - 11h37

Bolsonaro diz que haverá “tsunami” semana que vem.

Veja o poder de destruição do tsunami de Bolsonaro

https://youtu.be/AYA6-hrbwtE

    LUPE

    10/05/2019 - 15h29

    Caro Taurus

    Por isso é que ele já está sendo chamado de …………………Anjo Exterminador…………….

Nostradamus ( bacia & banquinho )

10/05/2019 - 11h25

Engraçado… Pesquiso, pesquiso… não encontro em que o Moro é doutor… Será que é em quebrar sigilo telefônico de presidenta ? Porque o Philosofo Honoris Doctor do texto dele é de uma lógica muito precária. Não liga lé com cré. O nexo e apenas dizer que Lula é culpado. Agora de que, como, quando, onde e que tais outras determinações ele atravessa a Alemanha de trem, visita todos os castelos de Duces e Furers jurisconsultos e nada na praia da Normandia. Eles fazem para ele né ?

    Sérgio Araújo

    10/05/2019 - 13h16

    Tá procurando o nome do Doutor Moro no Conselho de Medicina né…fala a verdade !! Kkkkkkk

      LUPE

      10/05/2019 - 14h55

      Caro Sergio Araujo , “comentarista” bandido, etc etc.

      Ele deveria procurar DoTô no Conselho da CIA………………….

El Bartho

10/05/2019 - 11h19

Pelo visto o conge subiu no telhado.

    Alexandre Neres

    10/05/2019 - 13h47

    Prezado El Bartho, estou com uma dúvida atroz e não consigo resolvê-la sozinho, para tanto preciso da sua ajuda: é conge ou conje?

      Alan C

      10/05/2019 - 13h57

      É Kafka ou Cafta?

      É incitar ou insitar?

      E o ornitorrinco? Tem leite e vive na Amazônia???

      Show dos horrores da bozolândia!! kk

      El Bartho

      10/05/2019 - 15h19

      Amigo gostaria de poder te ajudar mas sou inculto, para vc ter uma ideia, somente no carnaval descobri o que era golden shower, sou muito grato (as crianças da escola onde trabalho também o são) ao grande mijair.

Sergio Araujo

10/05/2019 - 11h14

Dificil mesmo è acreditar que esses elementos saibam o que estào votando, o resto è sò alegria.

    Paulo

    10/05/2019 - 18h12

    Nesse caso, sabem! E muito bem…

      Sergio Araujo

      10/05/2019 - 18h48

      E’ capaz que foi um agrado para a votaçào da Previdencia…vai saber o que aprontam là dentro.

        Paulo

        10/05/2019 - 22h49

        Não, foi instinto de sobrevivência, mesmo. No pior sentido, da autoproteção contra as investigações que poderiam atingi-los…e muito suspeito o papel do Onyx…

Jeferson

10/05/2019 - 11h08

Com ou sem o COAF nas mãos, o Dr. Sergio Moro (o verdadeiro herói do povo brasileiro), vai continuar colocando na cadeia bandidos corruptos e lavadores de dinheiro. O Guedes já disse que o COAF vai ficar com o Moro, de qualquer jeito. Os deputados safados que votaram contra o Moro terão uma surpresinha…

    LUPE

    10/05/2019 - 14h49

    Caro Jeferson “comentarista” bandido, etc. etc.

    E o Ah! é sim ……..bandidaço de primeiríssima linha de “corrupção”?

    Tá preso? Na Câmara?

    Cadê o Do utô? ((Cuidado, não ponha agente da CIA aí no meio…………………))

      LUPE

      10/05/2019 - 15h17

      Nem no fim de Do uTÔ (essa é prá poucos)

Alan C

10/05/2019 - 10h57

Somente um governo muito desastrado pra ficar acumulando derrotas com a bancada que tem.

Essa bozolândia tá batendo todos os recordes de amadorismo e incompetência.

    Sergio Araujo

    10/05/2019 - 11h12

    Competencia atè ontem foi compra de voto.

      Alan C

      10/05/2019 - 11h17

      A compra de voto sempre existiu e continua existindo Serjolinha, vide a reeleição do FHC e as duas vezes que o #ForaTemer teve denúncias arquivadas pela câmara devidamente agraciada com “emendas parlamentares”…

        Sergio Araujo

        10/05/2019 - 11h25

        Eu sei,

        quando teremos noticais a respeito tambèm desse Governo falaremos a mesma coisa, alias fica com vòce a tarefa eventualmente, jàjà eu vou embora…. !!!

          cid

          10/05/2019 - 14h01

          Esperando tua hipocrisia ao responder pro Bartho, que te mandou um link acima. Bora bandido!

          Sérgio Araújo

          10/05/2019 - 15h17

          Compra de votos é outra coisa Tontolone.

          Que você não saiba disso não surpreende ninguém.

Almir

10/05/2019 - 10h35

Procure o video do coronelão Ciro Gomes pedindo voto pra outro coronel, Agripino Maia. Ambos foram derrotados.

Alexandre Neres

10/05/2019 - 10h29

Pobre conge, foi entregue aos leões. Não tem a menor habilidade política, afora o fato de ser membro de um governo sem projeto e completamente despreparado, cuja única preocupação é armar a população. Facilita armas para adolescentes e dificulta o acesso às universidades. O ministro-que-perde-todas poderia ao menos não desprezar a Funai e os índios, fica feio pra ele tamanho desdém. Seus olhinhos só brilham quando está diante do Tio Sam.

Pedro Accioli

10/05/2019 - 10h15

Bastou a liderança da oposição sair das mãos de parlamentares petistas (que lideraram após o impeachment frajuto contra a Dilma durante o governo Temer) que a oposição começa a ter algumas vitórias importantes como essa! Não será isso uma mera coincidência? Pois o atual congresso continua quase tão conservador quanto o eleito de 2014!

    cid

    10/05/2019 - 12h49

    Sabe nada o inocente… Esquece o PT, pena paga

    Francisco

    10/05/2019 - 15h28

    Cara, tá parecendo o japonês morador de Hiroshima, que em 06 de agosto de 1945, após fazer tranquila e gostosamente o número 2 no banheiro de fundo de quintal de sua casa, exatamente ás 8:15 da manhã, ao puxar a cordinha da descarga, ouviu uma explosão que o fez abrir imediatamente a porta e ao ver tudo destruido, exclamar assustado:

    Karaio!!!
    O que é que eu fiz?


Leia mais

Recentes

Recentes