Menu

Cristina K renuncia à cabeça de chapa e apoiará outro candidato

A ex-presidente Cristina Kirchner fez um movimento surpreendente no tabuleiro da política argentina. Mesmo liderando as pesquisas, Cristina comunicou que não será mais a cabeça de chapa e sim a vice. O cabeça será Alberto Fernandéz, que foi chefe de gabinete de seu marido Nestor Kichner, quando este foi presidente. A decisão de Cristina já […]

40 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Página 12

A ex-presidente Cristina Kirchner fez um movimento surpreendente no tabuleiro da política argentina.

Mesmo liderando as pesquisas, Cristina comunicou que não será mais a cabeça de chapa e sim a vice.

O cabeça será Alberto Fernandéz, que foi chefe de gabinete de seu marido Nestor Kichner, quando este foi presidente.

A decisão de Cristina já é, naturalmente, capa de todos os jornais argentinos.

No Página 12, simpático ao kirchnerismo, a manchete é “Por qué Cristina Kirchner eligió a Alberto Fernández?”

A reportagem traz explicação do próprio Fernández, que revelou uma conversa que teve com Cristina: “O país não precisa de alguém como eu, que divido, e sim alguém como você, que some”, foi a frase com que CFK (como é conhecida na Argentina) fez o pedido.

Ou seja, Cristina identificou que a polarização excessiva poderia beneficiar a direita e mudou de tática.

Cristina mostrou desprendimento e astúcia. Apesar de liderar as pesquisas de intenção de voto, seu nome também carrega muita rejeição. Ao indicar um nome com mais trânsito junto ao centro político, Cristina demonstrou humildade e ampliou as chances de vitória de sua chapa nas eleições que ocorrerão no dia 27 de outubro.

Mais importante ainda: segundo editorial do Página 12, Cristina mostrou que não está interessada apenas em ganhar, mas sobretudo em construir, desde já, condições de governabilidade.

Além disso, Cristina enfrenta problemas judiciais que também poderiam afetar, tanto nas eleições como no governo, o seu desempenho político. Há alguns dias, a suprema corte do país anunciou que, no próximo dia 21, votará análise de recursos da ex-presidente, no processo em que é acusada de corrupção. Já houve pedido de prisão de Cristina, mas ela tem conseguido, até aqui, sustar as investidas do judiciário.

O anúncio veio pelas redes sociais, através de um vídeo postado em sua própria conta no Youtube:

Em pesquisa de intenção de voto do instituto Circuitos, divulgada pelo Clarín (cujos proprietários são inimigos políticos de Kirchner), Cristina aparece com 44,2%, contra 36,6% de Macri, numa disputa apenas entre os dois.

No primeiro turno, Cristina tem 34% contra 24% de Macri.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Miramar

19/05/2019 - 23h45

O PT não é alternativa concreta de nada, pois não tem projeto. Se Ciro aceitasse ser vice de um poste petista eu teria que buscar outro candidato. Quanto a questão da bancada, isso só interessa a quem acredita que política é ciência exata. A bancada petista caiu pela metade na última eleição. Em um estado importante como o Rio de Janeiro, elegeu apenas uma deputada. Em outros estados nem isso.

    Alan C

    20/05/2019 - 10h32

    Tirando um ou outro estado no nordeste/norte, o PT não ganha mais nada.

      lucio

      20/05/2019 - 13h39

      porqué, o ceará está na noruega?

    lucio

    20/05/2019 - 13h26

    miramar,
    ainda é a bancada maior de todas, e isto é um “milagre” considerando o boicote total da midia que dura a 6 anos. com uma midia normal democratica como na europa, que dá espaço para tudo mundo egualmente, haddad teria vencido facil.
    se vcs pensam de tomar o lugar do pt estao muito enganados.
    esta é uma analise realista pois eu nao sou pt nem cirista, eu nem voto.
    vcs tem que se ALIAR com o pt, e o pt com vcs. esqueçer o passado e sair nas ruas, juntos, em vez de dar palestras ou video conferencias.

Nelsonz

19/05/2019 - 20h29

Acredito que haja muita desonestidade intelectual envolvida neste pseudo debate sobre a decisão de Cristina Kirchiner e a decisão de Lula e do PT. Desde 1989 o PT está disputando a presidencia, ora em segundo ora em primeiro lugar. Lula era candidato porque sua prisão era e é ilegal até para a ONU. Lula e o PT ofereceram a vice a Ciro e este decidiu sozinho que ele era mais importante que Lula, que o PT, que a esquerda e que qualquer um que não fosse ele. Se Lula fosse barrado no TSE, Ciro seria o candidato com Haddad como vice. Mas Ciro achou que deveria ser um candidato anti PT e anti esquerda tradicional. Saiu falando mal do PT/LULA e da esquerda. Ele estava apostando em tirar votos da direita e ir ao segundo turno e aí por absoluta chantagem eleitoral com a esquerda pedir seus votos. Kirchner já está na mira da justiça Argentina e também deve ter lá sua rejeição. Entendeu que sendo vice poderia eleger sua chapa. Lembrar que na Argentina Macri assumiu após o golpe no Brasil e no esteio de uma onda de direita. A politica economica lá foi implantada antes daqui e seus reflexos já são nítidos para os argentinos. Lá, os argentinos são muito mais politizados que os brasileiros e o fantasma da ditadura foi e é odiado. Aqui há muitas viuvas da ditadura e muitos que nunca a viveram e acham que foi uma maravilha. O PT é uma instituição assim como o nosso pais, sobrevive aos homens, e Lula já está muito perto de se tronar um mito histórico. Comparar coisas de tamanho e de dimensão diferentes é muito desonesto. O PT foi para o segundo turno, o PT fez a maior bancada e o PT foi e é a alternativa concreta ao projeto dos BOZOS. Os outros são promessas que ainda não tem amparo no povo. Devemos perguntar ao povo, porque não votou no CIRO? Na democracia, quem decide é o povo. O partido só coloca um nome no mercado eleitoral, o povo decide e o povo escolheu HADDAD para contrapor-se ao LULA e foi o povo que escolheu o BOZO, Agora o povo tem de escolher ou não protestar contra ele, se não o fizer, voces podem continuar a debater sobre o sexo dos anjos, nas nuvens e longe do povo.

    LYNDON LAROUCHE

    19/05/2019 - 21h00

    O PT é só um patido Neoliberal, que recebia dinheiro ilegal da Bunge e Born desde 1988. E de Wall Street.

    Alan C

    19/05/2019 - 22h01

    Lula cometeu um estelionato eleitoral, mentiu pro próprio eleitorado, além do mais o eleitorado do Lula é bem estranho, haja visto que as pesquisas diziam que aproximadamente 6 milhões de lulistas votariam no BOZO caso Lula não fosse candidato, quem entende essa petezada????

    Além do mais, “convidar” o outro principal político do campo progressista sendo este de outro partido foi, pra dizer o mínimo e sendo bem educado, uma deselegância monumental.

    As entrevistas do Lula mostraram um idoso senil, fora da realidade.

Oblivion

19/05/2019 - 12h35

Ah se certo grupinho que se acha o representante real da esquerda brasileira tivesse esse republicanismo, essa preocupação com seu povo…. E não adianta vir falando mal do Ciro, claro que ele era a melhor opção de vitória (pelo menos aparentemente), mas tinham muitas outras opcoes (inúmeras, se formos pensar que poderia ser alguém fora da política e filiado às pressas a um partido de esquerda que não fosse o pt).
A verdade, que dói pra essa gente arrogante é que a aberração que temos aí é culpa da cúpula podre do partido. Lutar pela justiça e soltar o ex presidente é uma coisa, condenar um país inteiro é outra. Então ptminions, chega se hipocrisia.

    nilson de souza lima

    19/05/2019 - 14h12

    Ciro e apenas mais canalha que subiu agarrado no genitais do Lula assim como a Marina . se largar o saco vira farelo exatamente como Marina virou ou este fdp safado que tem varias caras me engana, ja passou por vários partidos, nunca teve identidade, Asim que FHC ganhou as eleições da qual ele era do mesmo partido, ele foi para os EUas aprender como lascar o Brasileiro ficou la ate FHC criar a reeleição ai passou a ser oposição a FHC.

      Miramar

      19/05/2019 - 15h34

      Nilson
      Detesto levar o diálogo para esses termos, mas se tem algum canalha aqui é você.
      Você já leu o livro escrito pelo Ciro nos Estados Unidos? Pois se ler, faça-me um favor, apresente um livro melhor de crítica ao neoliberalismo escrito por um petista. Você queria o quê? Que o Ciro compactuasse com as farsas eleitorais petistas? Vá procurar sua turma, rapaz! Isso aqui não é o chiqueiro do Brasil 247, não!

      Em tempo, Ciro não pediu para ser ministro do Lula. Foi Lula quem o convidou. Ciro aceitou por respeito ao resultado eleitoral e para contribuir com o país. Idem a Marina.É assim que vocês agradecem? Por favor tentem mentir menos!

        Jon

        20/05/2019 - 10h41

        Deve detestar realmente..
        Por essas e outras que o Ciro (e seus eleitores) são chamados de Bolsonaro da esquerda. O comportamento é o mesmo do “irmão” da extrema direita.

        Carlos Marighella

        20/05/2019 - 10h52

        E o mais interessante, assim que o Ciro viu que o governo petista ia dar no que deu, rapidamente ele pulou do barco, como já tinha pulado anteriormente quando Lula ficou contra o plano Real. Petista tem memória seletiva…

        Já o grande Lula, pra se agarrar ao poder, faz alianças com gente da estirpe do Sarney, Collor, Eunício, Calheiros, Eduardo Cunha. Francamente…. É de dar nojo!

    Alan C

    19/05/2019 - 14h44

    Petismo e bozonarismo, duas faces da mesma moeda, o país precisa se livrar dessas chagas.

Wilton Santos

19/05/2019 - 10h59

Certamente Alberto Fernández não ficou torcendo para a Cristina Kirchner ser presa e ter seus direitos políticos cassado. Também não deve ter xingado a Cristina, sua família, as lideranças e simpatizantes de seu partido. Assim como não tentou se aliar aos partidos de direita adversários da provável candidata à presidência. O Alberto Fernández deve ser alguém capaz de dialogar com as principais forças políticas de esquerda do país e não ser uma pessoa arrogante e intolerante.

    CezarR

    19/05/2019 - 14h00

    Como você é deturpador e desonesto! Você conhece a intimidade do Ciro para tascar uma conclusão dessas? E ainda que fosse verdade, a questão é que Cristina nem deu oportunidade do Alberto torcer contra, já que ao ver a armação se aproximando, já fez o que se espera de um grand líder popular.

João Ferreira Bastos

19/05/2019 - 10h51

Cristina mostrou desprendimento e astúcia ao contrario do Ciro
que continua agressivo, desagregador e estupido

Mas dia 23 o Lupi ao visitar o maior Presidente que o Brasil já teve, LULA, vai escantear o Ciro e construir as pontes que o fujão destruiu

    Miramar

    19/05/2019 - 13h19

    Você não é muito inteligente, não é mesmo?

    Tudo o que você disse a respeito do Ciro cabe perfeitamente no Seu Lula, defunto eleitoral injustamente preso. Independente disso saiba que essa visita foi solicitada a mais de um ano. Na época até o Ciro compareceria, coisa que não ocorrerá mais por razões que são de conhecimento público. Se isso representa uma possível união eleitoral com o PT, isso que só um petista descalibrado afirmaria.
    No mais, com todo o respeito a figura de Brizola, só um bobão acreditaria que algum eleitor do Ciro vota no Ciro por causa do partido dele. O projeto de desenvolvimento nacional de Ciro Gomes é muito anterior a sua filiação ao PDT e é isso que atrai seus eleitores.

    CezarR

    19/05/2019 - 14h03

    Como é que é? O Ciro não teve desprendimento? Era ele que todos já sabiam de antemão que não poderia se candidatar?

LUPE

18/05/2019 - 21h53

Miguel do Rosário, assim é flórida.

A quadrilha de “comentaristas” bandidos
trabalhando
(pagos em dólares)
para vir o Cafezinho só para achincalhar, ridicularizar ,

manter aceso o ódio ao Lula
(alvo principal e fundamental,
por ser “perigoso” para nossos inimigos )

e ao petismo ,

vieram em peso para cumprir sua missão.

Os bandidos neste post>>>

>>>>> Lyndon la Rouche (pseudônimo novo, que mimo !!!)
>> George
>>> Sergio Araújo (agente do inimigo bandidaço manjado no Cafezinho)
>>> Justiceiro (outro agente manjado…)
>>> CezarR
>>> Marcos Videira
>>> José Ricardo Romero

M do R, a luta é desigual.

Este site que se diz de esquerda
dá vez aos inimigos
para queimarem, destruirem a imagem da esquerda ,

de Lula ,
do petismo,

do jeito que nossos inimigos ………….

gostam………

    Ricardo

    18/05/2019 - 22h04

    Poxa…esqueceu de mim …
    Refaz ai e me acrescenta na lista por favor!!

    Alan C

    18/05/2019 - 23h34

    Isso aqui não é aquela derrota do 171 que quem não dá amém a São Lula da Silva é sumariamente expulso e bloqueado em todas as mídias do editor ex-Veja. Se vc quer debater somente com a petezada frequente lá, assim vc não se aborrece aqui.

    O Cafezinho não é aquela porcaria, preciso repetir todo dia isso pra petezada chorona.

    Miramar

    19/05/2019 - 01h43

    Lupe
    Acho ótimo que a parcela amalucada da petezada esteja desaparecendo desse site, mas espero que você continue aparecendo. Você é muito engraçado!

    Só fico triste de ter ficado fora da sua lista dessa vez. Por favor, me inclua na próxima. Não se esqueça dos dólares, beleza?

    Ultra Mario

    19/05/2019 - 04h28

    Não importa o quanto a realidade jogue na cara de vocês que fizeram besteira, sempre irão inventar alguma narrativa pra não admitir que estavam errados. Sensacional, quem vê até pensa que cada molécula do universo conspira contra o PT.

    No mais, parabéns aos Argentinos por terem uma líder responsável.

    CezarR

    19/05/2019 - 09h34

    Prezado puxa-saco, idólatra, minion;

    Creio que eu e a maioria que compara esse episódio argentino e o que aconteceu no ano passado, especificamente numa noite de agosto, o faz pelas dimensões pessoais dos líderes envolvidos.

    Lula apequenou-se diante do tamanho que eu o imaginava. Sou bandido por me decepcionar com um momento crucial de sua biografia?

    Acreditava eu piamente que o maior presidente do meu tempo d vida (não da história, ok?) teria o desprendimento de pensar no país, nos pobres, em primeiro lugar e que apoiaria um outro candidato. Claro, eu prefiro Ciro, mas se ao menos tivesse lançado Haddad lá atrás, já estava razoável.

    Só que ele pensou em: ele próprio, no PT, no controle da esquerda.

    E você meu caro, é um fanático que pensa primeiro no Lula sobre o seu próprio interesse e o da maioria.

    El Bartho

    19/05/2019 - 11h19

    Amigo, não perca seu tempo em relacionar os comentaristas de direita, certamente é a mesma pessoa com vários nicks. Não sei até que ponto o cafezinho é um site de esquerda,é um site Cirista.

    LUPE

    20/05/2019 - 12h21

    Caros leitores

    Quanto ao meu comentário

    desculpem-me,
    não devia ter escrito nada,
    naquele momento.

    O autor, desculpe-me.
    Desculpem-me todos.

    Quanto ao assunto do post,
    é fundamental que haja harmonia,
    RESPEITO
    entre todas as lideranças.
    E que saia à frente,
    e acima de todos,
    aqueles que melhor oferecerem
    condições de liderança,
    e aceitação e voz
    junto aos eleitores.

    Desculpem-me, mais uma vez.

LYNDON LAROUCHE

18/05/2019 - 20h36

Lula entregou o país a Bolsonaro, esperando ser solto logo logo, pelo sistema. Se tivesse apoiado outro alguém da Esquerda. Esse sistema Economico, Judiciário, iria deixa-lo mofar. Lula só pensa nele. Quem acha que o Lula muda, está enganado.

Miramar

18/05/2019 - 19h10

Mesmo que Cristina Kirchner nunca ganhe um Nobel, moralmente ela é muito maior que um certo presidente…

    george

    18/05/2019 - 20h08

    Cristina demonstrou ser muutopia mais inteligente e habil politicamente, fez o que um certo “cumpanheito” deveria ter feito para nós pouparecebemos do atual estado de coisas desse (des)governo de lunáticos e antípovo.

Sergio Araujo

18/05/2019 - 18h25

Essa mulher nào tà enrolada com corrupçào tambèm ?

Paulo

18/05/2019 - 18h04

Resta saber se o “candidato” à presidência, uma vez eleito, não vai renunciar em favor da vice! Não vai colar!

ricardo

18/05/2019 - 17h59

IIiii agora deu ruim pros petebas fanaptcos, lul(n)áticos que adoram a cristina e achavam que ela iria ganhar a eleicao!! Ela espertamente, sabendo que no segundo turno perderia ,devido a sua enorme rejeição, apoiou o Ciro gomes deles…kkkkkkk
E agora petebas ..??
Vamos…. podem começar a me achincalhar, pq e só o que vcs sabem fazer, quando a verdade e esfregada na fuca de vcs!!
Vai ter algum louco dizendo , alias como uma senhora ja disse aqui..que o Miguel paga pra eu e outros entrarmos aqui para denegrir o pt!!! Como se precisasse alguem fazer algo pra denegrir o pt, esse partidose denigre por conta propria !!

Justiceiro

18/05/2019 - 17h16

Esse Bolsonaro é phoda! Fez pressão e a louca desistiu.

O mito derrotou Lula aqui e Cristina lá

    lucio

    18/05/2019 - 21h57

    pare de usar alucinogenos do paraguai

    nilson de souza lima

    19/05/2019 - 14h17

    KKKKKKK o que fez Cristina acender novamente e Lula crescer absoluto foi exatamente o mito, ate o lobao ja viu isto

CezarR

18/05/2019 - 17h10

É a exata medida da diferença entre nosostros. Cristina saiu enorme dessa, Lula apequenou-se ano passado.

    Alan C

    18/05/2019 - 18h08

    T-O-T-A-L-M-E-N-T-E

Marcos Videira

18/05/2019 - 16h41

Vi em outros blogs q petistas já saíram em defesa de Lula, sem q Lula fosse citado. Portanto, os próprios petistas reconheceram Lula como o antípoda de Cristina K.

    José Ricardo Romero

    18/05/2019 - 17h38

    Sim, eu também vi. Os petistas se auto denunciaram e agora estão correndo atrás do próprio rabo para justificar a atitude do Lula que pôs tudo a perder.

Alan C

18/05/2019 - 15h38

Já disse isso aqui e vou repetir, estive na Argentina em 2018 e vi uma Buenos Aires toda pichada com palavras de protesto contra Macri e a favor de Nestor Kirchner, ex-presidente já falecido. Pró-Cristina vi muito pouco, ao contrário, como a matéria disse ela carrega uma forte rejeição, portanto, ela ceder a cabeça de chapa foi uma manobra política muito inteligente.
A situação da Argentina é semelhante a do brazilzinho, o povo não aprova a gestão Cristina Kirchner acusando-a de corrupção, seria o PT argentino.
Já em relação a Macri (um político que lembra muito o Dória) o povo está furioso pq alega que ele mentiu na campanha, disse que nada aumentaria e foi só ele assumir e alguns itens básicos aumentaram mais de 20 vezes o valor.


Leia mais

Recentes

Recentes