Menu

Temperamento numa hora dessas?

No 1º Congresso Nacional dos Policiais Antifascismo, Ciro Gomes e a deputada Maria do Rosário tiveram uma discussão acalorada, a qual girou em torno das responsabilidades da esquerda pela eleição de Bolsonaro. Ciro fez uma análise que eu definiria como dura e certeira – ele mesmo definiu-a como “gélida e doída”. Com o “doída” Ciro […]

106 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No 1º Congresso Nacional dos Policiais Antifascismo, Ciro Gomes e a deputada Maria do Rosário tiveram uma discussão acalorada, a qual girou em torno das responsabilidades da esquerda pela eleição de Bolsonaro.

Ciro fez uma análise que eu definiria como dura e certeira – ele mesmo definiu-a como “gélida e doída”. Com o “doída” Ciro se referiu a si próprio, querendo dizer que não sentia nenhuma alegria em demonstrar o desastre da estratégia de Lula e do PT nas últimas eleições.

Ciro cedeu o microfone algumas vezes durante sua fala para Maria do Rosário fazer uma defesa de Lula. Rosário fez basicamente uma chantagem emocional – segundo a deputada, era sua “obrigação moral” defender Lula, já que Lula não estava lá para se defender – e uma insinuação sem pé nem cabeça de que Ciro estava avalizando o projeto anticrime de Moro.

Ciro, em outro momento de sua fala, disse que bater nos adversários é moleza. Difícil mesmo é avaliar os erros cometidos pelo nosso campo.

A escolha do PT e de uma parte da militância de esquerda parece ser a do caminho mais fácil. Muito combate à direita – o que é obrigação de qualquer progressista, por óbvio – e pouco ou nada de avaliação dos próprios erros.

Tantas questões fulcrais a serem debatidas e o trecho do debate que viralizou é o do momento em que os ânimos de Ciro, de Rosário e de membros da plateia se exaltaram e o pededista mandou um “Unidade é o cacete! Unidade é só na luta!”. Em seguida, Ciro pontuou a falsidade do chamamento do PT à unidade dando o exemplo da eleição para a presidência da Câmara, quando o PT compôs uma frente com o PSOL mas não deu todos os votos da sua bancada a Marcelo Freixo – também presente na mesa do congresso dos policiais antifascistas. 

E estamos nós, trágica e novamente, falando do temperamento de Ciro Gomes. Pipocaram análises pueris de sites e quadros da esquerda. Ciro explodiu de novo, está magoado, está com ódio etc. Alguns insinuaram até mesmo que Ciro “não está bem”, um disparate tendo em vista a acuidade de suas análises. Tal postura combina bem com a mídia conservadora, costumeiramente diversionista. Não com o campo progressista.

Sobre o conteúdo da análise do pedetista, silêncio. Nada. Zero. Deve ser mesmo porque quando se trata de conteúdo, a coisa fica mais complexa.

Ciro apontou corretamente que não foi feito nada de relevante na área da segurança pública durante o tempo em que estivemos no poder – e destacou que estava usando a terceira pessoa do plural. Escancarou, mais uma vez, a irresponsabilidade levada a cabo por Lula e pelo PT, com sua bizarra estratégia eleitoral que nos legou um governo protofascista e um presidente paranoico, lunático e com um severo déficit cognitivo.

Em vez de debater sobre essas graves e urgentes questões, vamos discutir o temperamento de Ciro? Sério?

Lula “não pode se defender” porque está preso, e este fato é mais uma evidência de que erros crassos foram cometidos. Um presidente extremamente popular está preso sem provas. Vamos apenas bradar contra a injustiça ou avaliar os erros estratégicos que cometemos para as coisas degringolarem a este ponto? Se não fizermos o balanço, a chance de cometermos os mesmos erros no futuro é altíssima.

A luta pela emancipação do povo brasileiro é maior do que qualquer político do passado, do presente ou do futuro. Ela é parte da luta milenar pela libertação de todos os povos oprimidos que construíram a história humana na Terra. Vamos ficar com melindres e discussões tolas sobre temperamento diante de um desafio grandioso desses? Ou vamos debater com seriedade e objetividade as questões de fundo, os nossos erros e projetos?

Além do mais, o debate acalorado fez com que o 1º Congresso Nacional dos Policiais Antifascismo – que seja o primeiro de muitos! – ganhasse uma visibilidade na mídia conservadora que provavelmente não teria de outra forma. Se for para provocar um debate mais profundo dentro da esquerda e ainda divulgar o antifascismo, que Ciro continue explosivo.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Miramar

30/05/2019 - 13h32

Puxa, cem comentários!
Acho que falar do Ciro dá Ibope…

    31/05/2019 - 18h11

    Ciro é aquele cara valente que para sobreviver tem que matar um Lula por dia.

30/05/2019 - 12h29

Parece que o grande hit “A Culpa é do PT” não sai das paradas de sucesso. Depois da pesada campanha de manipulação da opinião pública em torno do partido que virou a origem de todos os males nacionais, depois do golpeachment da Dilma, da condenação espúria de Lula pela operação fascista e de sua retirada das eleições pelos golpistas, das ilegalidades eleitorais cometidas por Bolsonaro durante sua campanha…é óbvio que a culpa da eleição de Bolsonaro é … do PT. Aí… Aí…

    Marcio

    30/05/2019 - 13h02

    Quem foi condenado para fake news foi o retardado do Andrade.

Luiz

30/05/2019 - 11h39

Ciro já percebeu que entrou para a galeria de Marina, Cristóvam e Aécio, por isso esse desespero todo. Que tipo de contribuição Ciro acha que está dando para o debate nacional, exigindo, desesperadamente, autocritica do PT? Enquanto Ciro exige autocrítica do PT, a extrema direita vai ocupando espaços. Ou nos unimos, ou é morte, e parece que Ciro não está interessado em unidade alguma. Aliás, seu único interesse é em seu projeto de poder. E dane-se os outros. Vai ser eterno candidato. Teria o meu voto, caso necessário, não tem mais. Voto em qualquer um, menos Ciro.

    Paulo Rogério

    30/05/2019 - 11h56

    Primeiro: quem está claramente desesperado é o Lula. E o PT, óbvio.
    Segundo: fanáticos do PT (que são minoria, ainda que barulhentos) só se preocupam em manter a própria máquina petista. Portanto, engula esse choro ridículo e infantil e pare de espernear e dizer que nunca vais votar no Ciro. Já sabemos disso e não nos importamos. Vocês, fanáticos, são minoria. Ponto.

      Roper

      30/05/2019 - 14h11

      Não Paulo Rogério, minoria é ter um cacife de 12% do eleitorado nacional em três disputas seguidas e jamais ter feito uma autocrítica para elevar seu carisma político ao invés dessa autofagia diária lastreada pela propaganda eterna do Estado do Ceará que na boca do incauto mais parece Nárnia. Para quem ,em ordem cronológica, julgou viável o imponderável sequestro de Lula em caso de condenação, passando por um vergonhoso afair pre eleitoral com o DEM, a recusa pela unidade progressista que não seja cirocêntrica e a recusa antes mesmo de ser convidado a visitar àquele a quem queria sequestrar, Ciro se mostra mais perdido que o próprio bolsonaro. Pode-se até dizer que tudo isso faça parte do jogo político, como realmente faz, mas querer passar atestado de ingenuidade aos outros 88% do eleitorado, usando essa falsa quadripolaridade dele pela fé de sua corrida eleitoral interminável apenas diminuirá a importância do PDT. Como criticar a insistência do bolsoanta em se manter em campanha ao invés de governar? O Ciro lhe inspira! E sabe o que uma autocritica do PT pode fazer ao Ciro em termos eleitorais? N.A.D.A.

        Carlos

        30/05/2019 - 19h58

        E os lucros dos bancos que explodiram no governo Lula, você não fala nada. Aliás esta pergunta (sobre o lucro dos bancos) foi perguntada ao ex- presidente Lula recentemente pelo jornalista Glenn Greenwald que desviou do assunto, mas disse que o seu governo nunca foi socialista. Falando em se ligar a políticos de direita o próprio ex- presidente Lula em 2012 ao lado do então candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad foram na casa de Paulo Maluf (que na época já era investigado por escândalos de corrupção) para pedir apoio o seu apoio político e tirar uma foto dos três juntos. Por este gesto de aproximação de Lula e Haddad a Paulo Mafuf, a então candidata a vice – prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (que estava na chapa do então candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad) ficou indignada e acabou desistindo de ser candidata a vice- prefeita.

    31/05/2019 - 17h41

    De fato.

João do Amor Divino de Santanna e Jesús

30/05/2019 - 11h18

Os vermelhinhos da TV 247 já estão transmitindo as manifestações dos comunistas nas ruas.
Aguardemos a declaração do nosso Presidente em breve.

Eugênio

30/05/2019 - 11h16

Não vou entrar no mérito da análise de Ciro sobre a eleição de 2018. Creio que suas suposições são legítimas, embora desconfie de que estejam corretas. No entanto, creio que sua principal falha no entrevero foi o de enfiar esse tema numa evento que propunha debater outras questões. E como tema principal, não acessório. Ele timidamente começou falando de segurança pública e depois anda a partir para a discussão da eleição. Não era hora. E se perdeu a chance de ouvir e discutir suas propostas, que imagino relevantes tendo em vista sua preparação.

Antonio Lopes

30/05/2019 - 10h08

Por quantos partidos Ciro já passou por sua vida política? Isso já diz bastante coisa né?

    Alan C

    30/05/2019 - 10h16

    Quem Dilma nomeou ministro da fazenda? Joaquim Levy! Isso já diz bastante coisa né?
    Quem Lula colocou pra controlar o Banco Central por 8 anos? Meirelles! Isso já diz bastante coisa né?
    Em quem o PT votou para presidência da câmara? Eduardo Cunha! Isso já diz bastante coisa né?
    Em quem o PT votou para presidência do senado? Renan Calheiros! Isso já diz bastante coisa né?
    Em quem o PT votou agora para presidência da câmara traindo o PSOL? Rodrigo Maia! Isso já diz bastante coisa né?
    Em qual governo os bancos tiveram o maior lucro da história do capitalismo mundial? PT! Isso já diz bastante coisa né?

    Esse é o PT, a “esquerda” que a direita adora…..

      lucio

      30/05/2019 - 10h35

      o PT fez o certo. um bom governo tem que cuidar de todas as classes sociais.
      alias o PT até agora foi o UNICO que cuidou tambem dos necessitados, por exempolos aumentando o salario minimo acima da inflaçao e aprovando a lei das domesticas. assim como dobrou o investimento em saude e educaçao publica.

        Alan C

        30/05/2019 - 10h50

        Eu gosto de petista assim, que admite que tudo isso que eu listei (e é só uma parte) como correto, isso mostra bem onde o PT está no espectro político, a partir daí cada uma escolhe o que mais convém, simples assim.

        Miramar

        30/05/2019 - 12h48

        Os governos petistas foram os únicos a se preocupar com os necessitados?! O professor de história mandou lembranças…

      João do Amor Divino de Santanna e Jesús

      30/05/2019 - 10h35

      Sim Alan, não tenho dúvidas que a campanha Lula Livre é financiada pelo Itaú e Santander.
      Nunca antes na história deste país!!

        Alan C

        30/05/2019 - 10h55

        Isso é um erro de visão, os bancos já ganharam trilhões quando Lula era presidente, agora preso ele não tem mais nenhuma utilidade, portanto não faz sentido o movimento Lula Livre ser bancado por eles. Os bancos estão de olho na reforma da previdência, que eu chamo de reforma dos bancos, onde eles irão ganhar ainda mais do que os tempos áureas com o PT no poder.

          João do Amor Divino de Santanna e Jesús

          30/05/2019 - 11h01

          É verdade Alan, imagina se os donos dos bancos, homens sérios e comprometidos com o desenvolvimento da nossa nação, iam se queimar com um preso condenado, mesmo que com ele tenham ganhado milhões. Melhor apoiar nosso Presidente mesmo que ganhem menos.
          Por isso que o nosso Ministro Sérgio prendeu, para que os bancos ganhassem menos.

          Paulo Rogério

          30/05/2019 - 11h18

          Moro é servo do Bolsonaro e dos EUA. Assim como o Lula é problema do PT. Se a condenação é, por um lado, injusta, por outro a prisão foi uma escolha do próprio Lula. Portanto, que não nos cobre solidariedade alguém que não foi capaz de ser solidário com o próprio povo, numa hora decisiva, e escolheu entregar o país inteiro nas mãos de um Nero.

          João do Amor Divino de Santanna e Jesús

          30/05/2019 - 11h30

          Sim, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
          Às vezes até penso que estavam todos combinados, Lula , Moro , a Cia, os bancos e Bolsonaro contra o povo brasileiro.
          O melhor para Lula seria estar preso mesmo, senão seria linchado pelo povo, vimos isso nas manifestações de favelados do sul naquela caravana. O povo não queria mais Lula, as pesquisas antes de ser preso indicavam isso claramente.
          Ele escolheu ser preso, afinal pode tomar cachaça e tem as visitas da namoradinha.

          Alan C

          30/05/2019 - 11h44

          “Melhor apoiar nosso Presidente mesmo que ganhem menos.”

          Esse capitalismo eu realmente não conheço, me desculpe, rs.

          João do Amor Divino de Santanna e Jesús

          30/05/2019 - 11h55

          Se Lula foi o maior defensor dos bancos e está preso, as coisas não são tão obvias Alan. Certamente ele poderia fazer a Reforma da Previdência para os bancos ganharem mais no período próximo, como vc bem disse.Ele com certeza ia fazer a Reforma da Previdência e a Globo, aliada dele desde sempre, ia chamar o povo às ruas para dizer que o povo além de defender Lula, defende a Reforma.
          Mas a nossa elite, que tanto a esquerda critica, não está preocupada só com os ganhos senão com acabar com os corruptos, mesmo que defendam bancos e governem para eles.
          Por isso que Cristina também será presa, mesmo que aceite governar com o FMI.

          Alan C

          30/05/2019 - 12h25

          Me desculpe mas não posso dizer o que um cara, que foi presidente a ***DEZ ANOS ATRÁS*** faria se fosse presidente hoje, aliás, nem me interessa…. O que me interessa é hoje, ontem já passou, é uma discussão que não tem nenhum valor prático pra nossa vida neste momento.

          João do Amor Divino de Santanna e Jesús

          30/05/2019 - 12h35

          Alanzinho desculpe a correção, mas é há com h e acento. Usamos o verbo há, forma conjugada do verbo haver na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo, quando nos referimos a tempo decorrido, ou seja, a tempo passado, transmitindo o mesmo sentido dos verbos tem ou faz.
          Usamos a preposição a, sem contração com o artigo definido feminino a, não havendo crase, quando nos referimos a alguma coisa que ainda não aconteceu, ou seja, quando nos referimos a tempo futuro.
          Talvez a confusão do Lula de 10 anos atrás( há 10 anos) com o que o Lula faria no próximo período ( a futuro) te levou a escrever esse errinho.
          Mas do resto concordamos, a burguesia também não estava preocupada com o que Lula faria a futuro, estava preocupada em prender um corrupto, como fez.

          Alan C

          30/05/2019 - 13h30

          “çei…”

      r

      30/05/2019 - 14h27

      Quem Dilma nomeou ministro da fazenda? Joaquim Levy! Isso já diz bastante coisa né?
      Que tal dizer o pq da nomeação? Como estava o cenário polítco pós reeleição? Como o congresso se portou? O que o “povo” segundo o mercado estava pedindo?
      Quem Lula colocou pra controlar o Banco Central por 8 anos? Meirelles! Isso já diz bastante coisa né?
      Pergunte ao Ciro o que ele acha do Meirelles? Pesquise aí, tem video recente de um encontro(Ciro, Alckmin e Meirelles.)
      Em quem o PT votou para presidência da câmara? Eduardo Cunha! Isso já diz bastante coisa né?
      Quando Eduardo Cunha foi eleito, o PT tinha candidato próprio Arlindo Chinaglia.
      Em quem o PT votou para presidência do senado? Renan Calheiros! Isso já diz bastante coisa né?
      O Vice Presidente era do mesmo partido do Renan e o PT não tinha candidato proprio.
      Em quem o PT votou agora para presidência da câmara traindo o PSOL? Rodrigo Maia! Isso já diz bastante coisa né? Apesar de eu achar um erro, os votos do PT não eram suficientes para eleger o Freixo.
      Em qual governo os bancos tiveram o maior lucro da história do capitalismo mundial? PT! Isso já diz bastante coisa né? Essa é fácil né? Os bancos são a história do capitalismo mundial. Ganharam muito em todos os governos, obviamente que nos governos do PT com o PIB elevado na casa dos trilhões os bancos lucrariam mais por osmose! O que difere dos lucros dos banqueiros durante a privataria tucana com os PROERes da vida.

      Esse é o PT, a “esquerda” que a direita adora…..
      Esse é o PT que a direita tenta extinguir. Mas que nunca conseguirá.

    Paulo Rogério

    30/05/2019 - 10h17

    Diz muita coisa sim! A mais óbvia é que Ciro, ao contrário de um certo político encarcerado em Curitiba, se recusou a vender a própria alma e a dignidade para alcançar o poder, como o tal Lula.
    Ciro mudou de partidos. Lula mudou de princípios. Ciro está livre, com a sua honra intacta.
    Lula esta preso e é desprezado por mais de 70% da população, sendo que a maior parte dessa considera justa a sua prisão.
    Ciro está vivo, politicamente. E cresce mais a cada dia.
    Lula é um defunto eleitoral, e será enterrado nas próximas eleições.

      João do Amor Divino de Santanna e Jesús

      30/05/2019 - 10h27

      Viva o nosso Ministro Sérgio que colocou o Nine no lixo da história.
      Ciro-Moro 20222.

        lucio

        30/05/2019 - 10h37

        certo: só no ano vinte mil, kkkk

          João do Amor Divino de Santanna e Jesús

          30/05/2019 - 10h40

          Desculpa, confundi, esse vai ser meu número para vereador Divino Santanna 20222

Antonio Lopes

30/05/2019 - 10h05

Se Ciro tivesse votos ele teria ido ao segundo turno e perderia para Bolsonaro. Eu como eleitor do PT desde 1985 não votarei em Ciro nunca! Ele precisa calçar as sandálias da humildade e reconhecer que ele não tem voto para disputar com QUALQUER candidato que o PT anunciar…..

    Carlos Marighella

    30/05/2019 - 10h11

    Concordo, Ciro jamais ganharia do bozo e o antipetismo.

    O PT deve estar bem satisfeito, derrotaram Ciro e agora estão junto com os milicianos no poder, parabéns! O Brasil está ótimo….

    Ícaro

    30/05/2019 - 10h15

    gado

Justiceiro

30/05/2019 - 09h21

Não adianta, enquanto Lula viver (mesmo na cadeia) ele será o centro da esquerda, oque manda em tudo. Não abrirá espaço para novas lideranças. Quem se atrever, como Marília Arraes, será abatido antes de voar.

E nós? Nós ficamos felizes, enquanto o calango for o centro da esquerda nós vamos nadar de braçadas.

    João do Amor Divino de Santanna e Jesús

    30/05/2019 - 09h28

    Não abra o olho deles, moço.
    Deixa eles acreditar que assim com Lula mandando tá bom.

      Gilmar Tranquilão

      30/05/2019 - 10h04

      Enquanto isso ruim/péssimo só subindo kkkkkkkkkkkk

Carlos Marighella

30/05/2019 - 09h11

Ok, na próxima ele dirá à Maria do Rosário:

“NÃO TE ESTUPRO PQ VC NÃO MERECE E É FEIA”

Aí sim ele será considerado (pelos bolominions, lógico) muito bem educado.

João do Amor Divino de Santanna e Jesús

30/05/2019 - 09h01

Esse é nosso Ciro que eu gosto
esse é o nosso que eu conheço
tanto tempo esperando esse momento
deixa eu festejar que eu mereço!!

Francis

30/05/2019 - 08h53

Vamos supor que Ciro esteja certo em suas análises. Vamos supor que ele seja a alternativa lúcida e crítica de centro esquerda. Vamos supor que ele tenha ideias pra fazer uma, digamos assim, “oposição propositiva”.
Feitas essas suposições eu pergunto: aonde ele quer chegar com essa performance violenta? “Dar a real pra galera” é só iconoclastia no campo progressista que lhe faz mal e o afasta de um debate com as forças que deveriam lhe interessar. A direita e centro direita não se interessarão por ele. Tudo bem eu entendo o ressentimento, mas são essas egotrips e caneladas que o jogam pra escanteio. Não foi ele quem disse que é preciso fazer política, negociar com quem se discorda porque ele era candidato a cargos políticos não à função de madre superiora do convento? Por mais que ele tenha ideias importantes e razões pro ressentimento, ele não tem tática. Eu lamento, pois é um grande quadro, mas que quer fazer a política no seu passo. Ele poderia emergir como principal liderança política da oposição (pois Haddad não é, não conseguiu formular nada que não seja “livros sim, armas não”), mas prefere fazer esses números de palmatória moral da centro esquerda e dar piti. Que papel pequeno. Uma pena.
Ele não se comporta como liderança.
A oposição está perdida e ainda Lula – com todos os seus inúmeros erros apontados com previsão e realismo por Ciro – é quem age como líder de dentro da cadeia. Busca diálogos e tenta formular um horizonte político.
Sabe a tristeza? A formulação do horizonte político com ideias de Ciro é o que precisávamos. Mas ele não quer ser líder de nada.

    Ana Paula Patucci

    30/05/2019 - 10h03

    Lula disse que se pudesse faria tudo exatamente como fez no ano passado. E depois dizem que é Ciro que só pensa nele próprio. Lula e PT nunca mais. Jà deram sua contribuiação, mas tchau, obrigada!

      Ivan

      30/05/2019 - 11h47

      PT NUNCA MAIS!!!

    Miramar

    30/05/2019 - 13h00

    Francis, não concordo com sua conclusão, mas foi tão de auto nível que sou obrigado a saudar sua postura. Apareça aqui mais vezes.

Fabio Brito

30/05/2019 - 08h36

https://rebeldesilente.wordpress.com/2019/05/29/ver-e-nao-enxergar/

PRECISAMOS DE AÇÃO!!!

Uma análise de nossos erros no texto do blog REBELDE SILENTE que se dedica inteiramente a isto, e, muito além de apenas uma análise dos erros, propõe saídas para a grave situação em que nos encontramos.

#LulalivreePresidente
#BolsonaroPreso
#MoronaCadeia

João do Amor Divino de Santanna e Jesús

30/05/2019 - 08h31

Cirão da massa, cada dia mais popular!!
Senão fosse os ataques do B247 e dos xiitas petistas teria ganhado a eleição no primeiro turno com 75% dos votos.

    Bar do Chulé

    30/05/2019 - 08h40

    Cirão coroné sendo o cirão coroné, ele acha que que só ele é certo, A ganancia de ganhar a eleição é tão grande que ele vende até a mãe. Ciro quer um conselho seu virador de casaca? Coloque suas chinelas e seu pijama e vai tomar chazinho quente pra dormir.

      João do Amor Divino de Santanna e Jesús

      30/05/2019 - 08h46

      No capitalismo comprar e vender é normal.
      No petismo normal é roubar.

      Ana Paula Patucci

      30/05/2019 - 10h04

      Vc não escutou quando ele disse “NÓS ERRAMOS”. NÓS. Ele frisou isso VÁRIAS VEZES. Mas sei lá, vai ver que vc tem alguma deficiência cognitiva como o nosso atual presidente, vai saber né.

Márcio

30/05/2019 - 08h00

Esse jumento é quem sabia como tirar todos os endividados do SPC e por isso os 60 milhões de negativados acreditaram e votaram para ele em massa…??? Kkkkk

É o tanga frouxa que nos debates falava só em Bolsonaro até quando o mesmo não estava…??? Kkkk

Esse é o jegue que chama os outros de FDP, manda prender e dá tapas na cabeça do entrevistador quando não gosta da pergunta…??? Kkkk

Um mínimo de seriedade, por favor…

Fabiana Raslan

30/05/2019 - 07h44

Obrigada, Pedro! É uma chatice inútil ficar falando do temperamento do Ciro, além de revelar ignorância e imaturidade política. Já parou para ver as discussões no parlamento inglês? Pois é… evoluamos afinal.

    Márcio

    30/05/2019 - 08h16

    Não é temperamento​ é maleducação e ignorância.

    Quando é do outro lado não é tolerada e quando a mesma coisa é do lado amigo é temperamento…ridículo.

    Esse cretino acha que o Brasil é um imenso Ceará onde todo mundo acredita nas fanfarronices dele.

      Carlos Marighella

      30/05/2019 - 09h10

      Ok, na próxima ele dirá à Maria do Rosário:

      “NÃO TE ESTUPRE PQ VC NÃO MERECE E É FEIA”

      Aí sim ele será considerado (pelos bolominions, lógico) muito bem educado.

        Marcio

        30/05/2019 - 13h08

        Nada….”è o temperamento” !! Kkkk.

        Ou outra…”sò ouvi verdades” !! Kkkk

Malco

30/05/2019 - 06h14

Vou repeti de novo não confio nem voto em candidato fujâo. Que deixou o Brasil e os Brasileiros na mão. E não vem com papo de petista que nâo sou e moro no Ceará onde este Sr. Perdeu sua credibilidade. Nordestino não gosta de cara fujão.

Ioiô de Iaiá

30/05/2019 - 06h11

Tá certo. O PT é feio, bobo e chato. Mas como explicar que no segundo turno o Ciro, em vez de ajudar a derrotar os fascistas, foi para a Europa descansar? Se ele não é um quinta coluna (Cabo Anselmo do século 21), o que ele é:

A) Um egocêntrico elevado a quinta potência
B) Um cara desequilibrado e ressentido, incapaz de participar do diálogo político, e que chama o Leonardo Boff de bo*ta
C) Um coroné muderno, mas com pé e atitudes firmemente plantadas no passado
D) Um pxxxx louca que se chegasse ao poder iria se associar à rede Golpe e aos de sempre
E) Todas as respostas acima

Miramar

30/05/2019 - 01h32

Antes de eu ir ler um pouco antes de dormir, só uma provocação bem pequenininha.
Ouvi dizer que anos atrás, um cara que eu detesto discutiu com a Maria do Rosário e virou presidente. Agora um cara que eu gosto discutiu com a Maria do Rosário. Acho que vai virar presidente também…

Só pra quebrar o gelo…

    Nostradamus ( bacia & banquinho )

    30/05/2019 - 08h51

    Hoje a água da bacia tá paradinha que é um espelho, Curiosinho… Dá para ver coisas do passado e do futuro… óóóóóóó´… O Ciro herdou o lado ruim do Brisola! Não vai presidente! Vai virar uma
    ” baleia-rrossi “… Credo em cruz, esse homem tem uma caca encraquilhada, não resolve… quer voto com coice… Eta mula velha sem cabeça. Ou quem sabe ele vive disso… vai ver é isso mesmo. Agora vai excomungar o Papa! Credo em cruz, esconjuro!!!

Miramar

30/05/2019 - 01h18

Eu sou o contrário. Voto no Ciro pelas ideias, mas o temperamento para lidar com certo tipo de gente também ajuda.

    Paulo Rogério

    30/05/2019 - 09h06

    Miramar, o PT está cometendo o erro suicida de atacar não apenas o Ciro, como todos os seus eleitores. A Bolsonaro eles fingem fazer oposição, mas também já deixaram claro o que pensam sobre quem votou nele. Para os petistas, há 57 milhões de fascistas no Brasil. Um completo nonsense.
    Seguramente, a maioria das pessoas que votaram no Bolsonaro são completamente despolitizadas. O que nós, os milhões de ciristas, devemos fazer é dialogar com os não radicais dentro do grupo decrescente de apoiadores do Bozo. Mostrar a eles, da forma mais simples que for possível, quais são seus interesses de classe, como o governo Bozo ataca esses interesses e como o PT os desprezou. Colocar o PT e o PSDB no mesmo balaio neoliberal, deixar claro que os interesses do povo não são os interesses do mercado, e apresentar, também de forma simples, o projeto de nacional desenvolvimentismo que defendemos.
    O PT e o establishment trabalharam durante todo o ano passado para isolar a candidatura Ciro Gomes. Para o azar deles, o Ciro conseguiu, ainda que com uma máquina pequena, mas orgânica, atingir quase treze milhões de votos. É uma massa crítica gigantesca, porque bem consolidada, bem informada, politizada. E nós fazemos parte dessa massa racional! Temos todas as condições de dialogar, objetivamente, com as pessoas próximas a nós e trazê-las para o nosso campo. Não da forma arrogante e identitária que o PT adotou nas ultimas décadas, mas de forma civilizada e respeitosa. Vamos pontuar os problemas que o país enfrenta, falar das soluções mais realistas e apresentar aquele que empunha justamente essa bandeira. Vamos apresentar primeiro o projeto, de forma simples e inteligível, e depois conversar sobre quem simboliza esse projeto, tomando o cuidado sempre de discutir ideias e não personalismos vazios.
    Vamos esmagar essa “exquerda” neoliberal, identitária, arrogante e desprezível que tomou conta dos diretórios petistas. Essa é uma galera infantilizada.
    Sejamos os adultos na sala.
    Saudações

Hamilton DAmato

30/05/2019 - 00h54

O problema é que ele briga até na fila da hóstia. Não fosse isso eu voltava nele.

Dulce Cabral

30/05/2019 - 00h35

Vi todo o vídeo e Ciro Gomes pode até dizer algumas verdades, mas peca porque perde facilmente as estribeiras, xinga grosseiramente pessoas do público que o criticam – fazendo o mesmo que ele aponta aos petistas – as desafia para a porrada, mas quem se portou mal foi a Maria do Rosário, pois claro!
Ciro não para de pedir autocrítica ao PT, não para de atacar Lula e os petistas e isto desde que acabou o segundo turno das eleições, ou seja, há sete meses. Que canseira ouvir esse cara com o mesmo mantra dos bolsominions contra o Lula e o PT!
Ah, mas Ciro tem “temperamento” e eu ainda acrescento “forte” como li em alguma imprensa, coisa de macho que cala meio mundo porque berra e ameaça, mas foi a Maria do Rosário que se “exaltou” porque, para defender Lula e o PT, se atreveu a interromper o coronel do Ceará que, destemperado, provocava todos os que não lhe estenderam o tapete!
Ciro Gomes é um excelente quadro que apresenta soluções interessantes e que podem ser importantes para o Brasil, mas decididamente é um péssimo articulador político porque perde o controle, não aceita ser contrariado, é arrogante, desagregador e demasiando impositivo! Decididamente, não tem a personalidade de um estadista capaz de concretizar políticas drásticas como as estruturais muito necessárias a este país.
O Lula, paz e amor, com um indubitável talento e muita experiência para articular e unir pessoas à sua volta, apenas conseguiu executar políticas conjunturais dentro de um governo moderado, um governo de centro, mas nem isto a classe dominante permite que se faça no Brasil. Ora, imaginar Ciro com o seu mau feitio, briguento, sem qualquer talento diplomático que, ainda por cima, já passou por uns sete partidos políticos, teria capacidade para agregar gente à sua volta que o ajudasse a implementar uma política econômica e social de ruptura, parece até piada!
Eu tenho muito boa memória e o antipetismo sempre existiu; então, por que cargas de água Ciro – que em outras eleições sempre valeu entre 11% e 13% – e seus eleitores, acharam que ele ganharia as eleições se em vez de Haddad tivesse ido ele para o segundo turno? Ah, as sondagens diziam que ganhava, mas as sondagens também diziam que Suplicy ganharia em São Paulo e Dilma em Minas e tal não aconteceu. Não esqueçamos os fatores Fake News e Fakeada!
Sinceramente lamento que Ciro com o seu comportamento furioso beirando o histérico, seja o seu próprio maior inimigo. Também lamento que ele não tenha a capacidade de fazer autocrítica sobre seu comportamento no segundo turno da eleição e, ainda, sobre sua forma grosseira e disparatada de ser. Igualmente lamento que ele não tenha quem o aconselhe a ser um pouco mais comedido, pelo contrário, os seus eleitores e admiradores portam-se como cirominions dizendo amém a todos os seus desmandos.

    Fabio Brito

    30/05/2019 - 08h46

    Você foi absolutamente certeira na avaliação de Ciro Gomes, nem sei mais o que falar, uma vez que você disse tudo. Coloque as palavras deste machista escroto que bebe leite em teta de onça na boca de uma mulher e ela sairá carregada por quatro homens e com camisa de força.
    Tem muito a acrescentar mas jamais como um líder pois é um desagregador, no máximo tem capacidade para Ministro de Estado.

    Quando perdeu a última eleição foi para os EUA, fazer curso em Harvard, crente que o PT iria lhe oferecer a penetração na esfera sindical e trabalhista que ele não tem e nunca se esforçou em conseguir, porque o ugar dele não é junto aos do chão de fábrica, mas aos que comandam as fábricas, não dá para confiar numa pessoa assim.

    De resto eu tenho uma análise sobre nossos erros em meu blog, o REBELDE SILENTE, e, além disto aponto caminhos para sairmos desta crise em que estamos, abraço.

    https://rebeldesilente.wordpress.com/2019/05/29/ver-e-nao-enxergar/

José Hugo Linden

30/05/2019 - 00h26

Chega a ser nojenta esta cobrança sistemática de uma autocrítica do PT. A fizemos constantemente mas, comcerteza, não será em rede nacional. Querer mostrar as mazelas dos outros para demonstrar que a tese que defendemos é a correta é a comprovação da maneira mais rasteira de se auto promover.

Miramar

30/05/2019 - 00h21

Na sua larga maioria, o eleitor do Bolsonaro não é fascista. Há fascistas lá, muitos conservadores, mas pelo menos 40% do seu eleitorado votou nele simplesmente por estar de saco cheio do PT. Já conversei com muitas pessoas que são muito menos de direita do que elas próprias imaginam. Quando percebem que, mesmo sendo de centro-esquerda, detesto o PT tanto quanto elas, me escutam. É impressionante a quantidade de pessoas que votaram no Bolsonaro simplesmente por não conhecer outra opção!

Um petista não pode conseguir fazer o que eu faço. Se disser para certas pessoas que elas devem não detestar o PT, estarão sujeitos até a violência física. Mas eu não preciso fazer isso. Posso apenas argumentar em favor do projeto nacional-desenvolvimentista em que acredito. Elas estão começando a escutar…

Como diz o próprio Ciro, parte do antipetismo é errada e injusta. A outra parte é justificadissima !

Dirão os petistas que estamos disputando mentes à extrema direita. Estamos mesmo. Não é todo eleitor de extrema-direita que é de extrema direita. E eu (oh, heresia) sou dos que abomina os extremos. É possível ser um antibolsonarista sem ser um radical. É possível ser um antipetista sem ser um radical.

Seu fosse petista, talvez eu também odasse o Ciro. Afinal, nosso projeto é a única contrapartida real ao bolsonarismo. É também o maior obstáculo no caminho do PT.

Unidade é o cacete.
Eu conheço vocês.

Claudio

29/05/2019 - 23h24

Não há debate e reflexão numa mente estagnada na idolatria.
Foi claro a reflexão(do Ciro) no contexto da violência, para se criar um paralelo ao projeto anticrime proposto no congresso.
Debates realizados sobre os problemas do País na presença de “viúvas(os)” vivas(os) do Sr. Luiz Inácio, não são possíveis, elas(es) precisam sair do luto para que o País tenha caminhos de soluções coletiva saudáveis.

Alexandre Neres

29/05/2019 - 22h46

Precisamos ao menos tentar fazer análises originais. Pra descer a lenha no PT e cobrar um autocrítica, a Globo já desempenha tal papel a contento. Desde que me entendo por gente, nunca vi tamanha cobrança a respeito de erros cometidos, devendo ser assumidos ao mesmo tempo que o partido era alijado do poder de forma fraudulenta por meio de um golpe suave. Será que não podemos ser mais do que caixas de ressonância da vênus platinada? Por exemplo, elaborando nossa própria pauta?

Getulio Evangelista Neto

29/05/2019 - 22h02

Sempre tenho uma dose exagerada de Ciro quando passo por aqui para tomar um Cafezinho… Ciro se tornará irrelevante por ele mesmo.

Nostra

29/05/2019 - 21h27

Ciro tem o caráter fascista. Mas o blog corta os comentários. Lacerdismo!

Alan C

29/05/2019 - 21h24

TEXTO PERFEITO!!!

E o próprio titulo já diz tudo, nem precisava escrever mais nada.

Mandou bem, Pedro!

Agora vamos esperar o contraponto do Tadeu… rs

Robson

29/05/2019 - 21h18

Só sei que em 2022 Cirão 1 dígito vai fazer campanha no sofá.
Tá na pegada da Mamma Bruschetta.
Um pouquinho mais calva.

Sergio Oliveira

29/05/2019 - 21h04

Este Lula e o PT são uns chatos e cheios de soberba; querem união das esquerdas, desde que os demais partidos sejam vassalos do PT; Lula disse que o único partido que existe é o PT; os demais siglas de interesses eleitorais; e querem que os outros os sigam?

Osair de Sousa

29/05/2019 - 20h59

“Em vez de debater sobre essas graves e urgentes questões, vamos discutir o temperamento de Ciro? Sério?”
O melhor para o campo progressista é esquecer Ciro, um covarde que foi pra Europa e se omitiu no 2º turno. O temperamento de Ciro Gomes é caso para uma junta psiquiátrica.

    Ultra Mario

    30/05/2019 - 04h55

    O melhor mesmo é votar no PT pra pôr a polícia pra matar negro e pobre igual fizeram em mais de uma década. Digo, pelo menos eles não falam grosso né.

    Viva a hipocrisia de “””esquerda”””

Zé Maconha

29/05/2019 - 20h21

Apontar erros é muito fácil , eu poderia passar dias apontando erros do Cafezinho.
O Miguel disse que o caso Queiroz era cortina de fumaça da mídia e que não via problema em ele ter movimentando tanto dinheiro e morar numa casa simples.
Até agora não vi auto-crítica , como o andamento das investigações tem mostrado Miguel errou feio.
Agora vencer quatro eleições , tirar 40 milhões da pobreza e colocar 10 milhões de pobres na universidade é um pouco mais difícil.
Ciro fez o que até agora?
O Ceará é exemplo de desenvolvimento?
De segurança?
Sentar numa mesa e criticar os outros qualquer idiota consegue.

    De Bourbon

    29/05/2019 - 20h41

    Zé maconha meu filho, deixa de ser rasteiro: compare o legado do PT com 8 anos de FHC, 8 anos de bolsonaro, dê 8 anos pro Ciro, põe a máquina na mão dele, não um estado pobre como o Ceará! Vc ta igual bolsominion!

      Zé Maconha

      29/05/2019 - 21h16

      Não estou comparando , claro que o Ceará e pobre e isso vem de séculos não é culpa de Ciro , só estou mostrando como apontar erros e defeitos é fácil.
      Mas podemos comparar com o que Flávio Dino faz no Maranhão que é mais pobre ainda.
      Nessa comparação o Dino ganha.

Selma Schiedeck

29/05/2019 - 20h12

Lamento profundamente o temperamento do Ciro. Fui simpática a sua candidatura e torci para que fossem juntos PT e PDT. No entanto, logo de início vi as dificuldades que surgiriam: tanto de um lado como de outro. Nenhuma militância é inocente. Os ataques entre uma e outra correntes, eram diários. Agora, acusar só o Lula pelos erros cometidos, me poupe. Sugiro que o Ciro procure o Lula, conversem e esclareçam suas diferenças, para que possamos nos unir pelo Brasil. Atacar o Lula em público, diante de todas as plateias em que ele fala, parece mais birra de criança. Claro que a direita se diverte. Acusar o PT pela derrota na eleição não é coerente. Porque o Ciro não passou passou para o segundo turno? Faltaram votos.

Henrique

29/05/2019 - 20h07

Policiais antifascismo, policiais mimimi !

joão barbosa

29/05/2019 - 20h02

bom. temos ai um candidato á bussonaro da esquerda,louco totalmente desprovida a sua critica,tive á oportunidade de ouvir as suas criticas, resumindo cobrando auto critica do PT,o engrassado quando ele foi governador no ceará ele não fez o que ele tanto cobra do PT, EMFIM o cara é doido está se matando sozinho e pior quem tem uns blogs progressista que fica ai enchendo este porra louca de moral , é só pegar a trajetória politica deste tonto.lembrando que foi o STF A IMPRESSA NO GERAL AS IGREJAS E O FAKE NEWS E CIA EUA COMTRA O PT e mesmo assim elegeu a maior bancada.simplesmente estão errando igual ao psol e rede psb na época da dilma , ficaram tudo dando coro para a oposição inclusive a globo dando espaço para o chico alencar criticar ela, deu no que deu. partido no brasil só tem um mesmo gostem ou não só o PT mesmo. e vai crescer mais ainda pela incapacidade tando da direita como das que se dizem esquerdas

ricardo

29/05/2019 - 20h01

Eu vi o video inteiro, o Ciro foi extremamente educado, não falou mal do deus lula nenhuma (vez apesar de ele merecer isso), sem ter obrigação, deus a palavra pra aquela chata do carai umas 4 vezes!! Deu a palavra a um ptonto que estava na plateia(devia ter uns 15 anos de idade), varias vezes!!Foi totalmente democrático e articulado.Agora cometeu um erro grave….vc nunca pode deixar um petista falar…porque quando esses fanaPTcos começam a falar a reunião acaba!!
Tentar argumentar com petista, e o mesmo que tentar tirar um burro do lugar sem amarrar um capim em uma vara a frente dele pra que ele ande!!
Isso o lula faz muito bem com eles todos!!
So pra terminar essa malia do rosario e a cara de petista…chatos..irracionais e deuses da verdade !!

    Ana Rocha

    29/05/2019 - 21h00

    Eu tive exatamente a mesma leitura. É aquela história, te chutam debaixo da mesa e quando vc reage, fazem um drama imenso. Claro que Ciro acabou caindo na armadilha, lembra daquela cena em que a mesma Maria do Rosário sai esbarrando no congresso, e logo depois sai chorando dizendo que foi agredida? Lamento pela parlamentar, lamento pelo encontro, mas principalmente lamento pela defesa de Lula que está sendo feita por pessoas irracionais. Enquanto Lula chama Luppi e Ciro, os militantes que aceitaram Haddad com muita graça, fazem o que bolsominions fazem: Esbravejam, e algumas mídias alternativas do PT, transformam lagartixa em jacaré.

      ricardo

      29/05/2019 - 21h12

      Pois e…mas no fundo e bom que os petistas continuem sendo tapados e de pensamento raso…assim, eles perdem cada vez mais espaço para as pessoas racionais do campo progressista!! Logo logo pt sera uma legenda secundaria e terá que se aliar a outros partidos de esquerda para sobreviver !!

Nostradamus ( bacia e banquinho )

29/05/2019 - 20h00

Até quando teremos que aturar esse fanchone ? Até quando o PDT vai iludir-se com o coroné ? E o blog vai até qual limite no seu Lacerdismo ? Vai declarar-se afinal fascista ou vai ficar apenas apoiando Bolsonaro subliminarmente ? Deu o microfone para a deputada mas não dialogou, apenas insistiu nos coices, nas agressões gratuitas com a finalidade de sempre. Nunca nesta vida será presidente do Brasil. É muito mais fascista que o próprio Bolsonaro.

    ricardo

    29/05/2019 - 20h04

    Ou vc nao viu o video e ta falando M..rda como todo petista adora fazer, ou vc viu o video e ta sendo mal intencionado como todo petista sabe ser!!

Ivan Lima

29/05/2019 - 19h52

O desequilíbrio de Ciro nos debates é óbvio. Não reconhecer isso é um acinte. Assim como utilizar o argumento da “autocrítica” em relação ao PT e “esquecer” da covardia do dito cujo “Coroné” no segundo turno. Ele é, e sempre foi, candidato de si mesmo. Utilizar sua postura destemperada e agressiva para balizar um debate necessário para a esquerda só leva a acirrar os ânimos. Deveria, de início, ter história como político de esquerda, o que não é o caso. Já são 7 partidos na carreira, inclusive um que apoiou a ditadura. Está sendo ingênuo ao atacar Lula. Deve achar que ganha votos da classe média de São Paulo. Não vai rolar.

    Ricardo

    29/05/2019 - 20h07

    Ta ganhando e muitos votos da classe media e tb da baixa em SP vcs ptontos terão uma desagradável surpresa nas próximas eleições

      Fábio maia

      29/05/2019 - 20h59

      Ciro tá certo. Disputando o voto que desapareceu nessas eleições. Da direita. Vá com Deus vc, Rosário, ele , Ciro, Roberto Carlos, BOB Marlei e as baleias

    Dilmar Miranda

    29/05/2019 - 23h40

    O cafezinho sempre fazendo contorcionismos silogisticos para defender o coronel de Sobral. O evento de grande importância para o momento político atual, era o 1o encontro Nacional de militares antifascistas. Quem introduziu o tema Lula e o Pt foi o ciro. Houve um apelo para a unidade, tema que faz o pitbull babar de ódio. Enquanto o Carlos Lupi, do PDT do ciro (não sei até quando ) e um quadro do PSB visitam o Lula para construir uma frente contra o boçalnazi, assim como vários outros partidos tb estão buscando essa mesma pauta em torno da oposição democrático popular, a obsessão do ciro é o eterno mantra contra Lula e o Pt. E isso no mesmo momento em que Lula recebe a magnifica carta de conforto e solidariedade do grande papa Francisco. Tudo isso não entra em consideração no texto laudatório do cafezinho, ao contrário de todos os blogs progressistas. Não critica p.ex. a reação do ciro contra um ex militar da plateia que chamou a atenção para a grosseria do ciro dirigida à Maria do Rosário, chamando o ex militar para a briga, chamando-o de “seu BOSTA” , o mesmo destempero é grosseria feita a Leonardo Boff por tê-lo criticado quando covardemente fugiu para Paris logo após a apuração do 1o. turno. Chamo aqui a atenção para os textos de Fernando Brito, brizolista histórico e que conhece muito bem o temperamento destemperado da melhor cria do tasso “homem de bens” jereissati. Quando ciro chamou Lula de defunto político descreveu com rara e perfeita previsão seu próprio destino político. Freud explica, e como explica.

Candil

29/05/2019 - 19h48

Ela foi deseducada, interrompeu seu raciocínio diversas vezes alegando fazer defesa a um ataque feito ao Lula, ataque este que não existiu em nenhum momento.
Oras por que ele está preso não pode sofrer críticas as suas políticas e escolhas?
Ela não estava defendendo Lula mas sim a narrativa petista!
Quanto mais Ciro expor a realidade do PT maior ele fica, ao contrário do que os sites ditos progressistas tem tentado construir.
Aliás, sites esses que vem censurando comentários de crítica ao PT e pasmem…defesa ao Ciro!
Saudações!

Leandro Viudes

29/05/2019 - 19h37

Ciro, esta tentando se achar, atacando o PT. Ciro não passa de um canditado, mas nada.

Aliança Nacional Libertadora

29/05/2019 - 19h24

Mitô! Mitô! Mitô! Mitô!

Acho que a esquerda deve continuar a responder as provocações dele…..uma hora o Coroné Testosterona volta de onde veio….

    Haian Souza

    30/05/2019 - 10h49

    Por isso nem meu irmão que é petista de corpo e alma aguenta vocês!
    Ele foi na Candelária balançar bandeira contra o impeachment da Dilma, eu já dizia que estava consumado, o PT foi quem cavou a própria sepultura, um governo totalmente fantasioso, prometia ser o paladino dos mais pobres, acabou entregando riqueza aos bancos, vale mais apena viver de remtismo nesse país!

    Eu já via esse cenário a anos, quanto mais reforçavam esses ataques baixos a qualquer crítico, mais fundo ficava o buraco.
    “Machista” “Racista” “Fascista” “CORONÉ” (NAO ERA A DIREITA QUE USAVA ESSES GOLPES BAIXOS?) agora o povão, o pobre trabalhador PEDREIRO, FAXINEIRA, EMPREGADA DOMESTICA, PORTEIRO e RODOVIÁRIO ninguém quer saber de PT.
    O povão não é burro, já se ligou nisso…
    RJ o PT estava do lado de CABRAL, PICCIANI, CUNHA…
    Colocaram TEMER de vice, CUNHA de presidente da Câmara, LEVY na fazenda… ???
    Chega! Erraram muito!!!

Jetro Oliveira

29/05/2019 - 19h14

Acompanho o comentarista na sua analise. Nao e possivel que o PT se auto declare dono da esquerda. Mais condenavel ainda e a desconstrucao de qualquer quadro da esquerda, dentro ou fora do PT, que comece a brilhar. So lamento nao termos ouvido propostas na direcao de uma Seguranca Publica realmente cidada. O prof. Soares falou em indice zero de homicidio em Porto Alegre? Fiquei curioso. Ciro mencionou sucessos e perplexidades no Ceara. Faltou ficar claro opcoes disponiveis e prioridades. Gostei do policial Negro e comunista. Radicalismo nao e agressao, mas sim foco no que precisa ser mudado. Nao ao neo-liberalismo, defesa da Soberania, retomada do Desenvolvimento

Marco César

29/05/2019 - 19h12

#ciropresidente

André Christóvão Pio Martins

29/05/2019 - 19h12

Discordo da parte que o Ciro assume parte da culpa. Ele diz claramente que no Ceará fizeram diferente, que contrataram policiais e compraram armas. Mas isso não é fazer diferente, tanto que o Ceará também tem problemas com presídios e rebeliões.

Juca

29/05/2019 - 19h11

#Ciropresidente seus felas PT nunca mais ?

Antonio Cândido

29/05/2019 - 19h10

Perfeito o comentário! Ciro 2022, e com esse temperamento!

Claudio

29/05/2019 - 19h04

Até quando vocês vão continuar difamando a imagem do maior presidente que este país já teve? Vocês estão ficando louco, é? Que jogo vocês estão fazendo? Pára de falar contra Lula Vocês não percebem que estão fazendo o jogo oda direita, e até mesmo da extrema-direita? Vamos parar com isso, amigos. Ou vocês acham que essa crítica a Lula atinge seu eleitorado? Muito pelo contrário: só aumenta e cria-se uma antipatia ao PDT que, diga-se de passagem, é um grande partido, pois é só lembrar dos seus grandes líderes. Veja: recentemente Lupi visitou LULA e falou muito bem dele logo em frente ao prédio da PF. Portanto, sejamos mais sensatos, amigos. Aqueles que falam do PT parece que desconhecem as lutas históricas desses partidos irmãos da ESQUERDA. Você é um excelente jornalista e leio sempre suas matérias, porque as acho instrutivas, mas não fiquem querendo denegrir a imagem do LULA e do PT, pois para essa tarefa já temos a turma do Bolsonaro com toda sua trup e a imprensa golpista. Ou ainda é preciso vocês??

Chiara

29/05/2019 - 19h03

Assisti a participação dos 3 políticos à mesa do começo ao fim. A análise feita aqui é precisa. Injustiças foram cometidas com o Lula mas a esquerda (e ele próprio) é, indubitavelmente, co-responsável nesse processo. Infelizmente, enquanto o PT não fizer essa análise crítica dos seus passos, sendo ele o maior partido de esquerda e, portanto, o que a representa majoritariamente, os rumos não vão mudar, seguiremos à mercê do que há de pior no pior da extrema-direita ignorante, retrógrada e violenta. O Ciro já perdeu a paciência (que, no caso dele, sempre foi curta) e reage seu modo. Tem todo direito de fazê-lo sem ser patrulhado pela própria esquerda.

Ronaldo

29/05/2019 - 19h00

Ciro tem direito e se destemperar, mas tem que assumir as consequências disso, especialmente quando é míope, injusto e inconveniente: um acinte dizer que não foi feito nada e segurança publica nos governos petistas; ele estava onde (na Europa?!) quando foram implantados em todo País os Território de Paz – com todos o diversos programas e projetos que envolveu? Quanto ao Lula, que necessidade patológica é essa de hostiliza-lo em público? E que precisa explicar melhor seu sumiço escabdaloso no segundo turno, que até agora não convenceu nenhum sensato.

    Claudio Santos

    29/05/2019 - 21h25

    T’aí uma coisa que não consigo entender. Algumas pessoas que se auto-denominam de “esquerda” estão descendo a lenha no Ciro, dizendo que ele é completamente “destemperado”.

    Mas mesmo sabendo desse “destempero” dele, o chamam de covarde por ter tirado uns dias de folga antes do segundo turno para, segundo ele mesmo, não atrapalhar a campanha do PT.

    Será que essas mesmas pessoas não conseguem enxergar que se ele tivesse aderido à campanha do Haddad ele estaria dizendo as mesmas coisas que ele sempre disse?

    Será que não conseguem ver que provavelmente ele não iria ficar calado diante das provocações e acabaria causando um mal-estar na campanha que poderia efeito ainda mais negativo na imagem do candidato do PT.

    Se o tivesse feito, certamente essas mesmas pessoas o estariam culpando pela derrota do PT nas urnas.

    Ou seja, ele não tinha saída: se ausentando da campanha, está errado. Se tivesse ficado, estaria errado do mesmo jeito.

    E na boa, minha gente! É sério mesmo que vamos ficar cheio de dedos pra debater os problemas dentro do nosso próprio campo político?

Raul

29/05/2019 - 18h56

O PDT tinha quatro candidatos a gobernador no 2*, três deles fizeram campanha para Bolsonaro. Se formos contar os deputados pdtistas que fizeram campanha pra Bolsonaro nem sei quantos sobrariam do lado de Haddad… E a culpa é do PT? Pra mim- ignore a falta de educación como fizera para Ciro- a culpa é do PT é o cacete!

jaciara siqueira coelho

29/05/2019 - 18h52

Muito boa sua pontuação, Pedro. Como disse Ciro, vamos ler o que diz a carta. Importante e necessária as reflexões que Ciro Gomes propõe. Ciro precisa parar de cair nas provocações baratas. Um homem na plateia afirma que ele estava sendo desrespeitoso com Maria do Rosário ao pronunciar a palavra cacete. Lembrei-me do Porta dos Fundos,no vídeo Esquerda Túnica, quando ela diz ” não preciso que nenhum esquerdo macho me defenda”. Ciro e Porta dos Fundos são necessários nesses momentos sombrios.

Raul

29/05/2019 - 18h51

O PDT deu 6 votos na Camara para a reforma trabalhista, outros tantos pelo golpe, um monte figurão e figurinhas embarcaram no bolsonarismo pedindo voto pra ele no 2*, enquanto Ciro estava em Paris… Alguém tem é que ficsr jogando isso tudo na cara de escroto do Ciro toda hora pra ver se ele se aquieta.

Marcio

29/05/2019 - 18h44

O “Circo” não possui temperamento nenhum, possui è ignorançia em doses industriais.

OBS: não comentar as materias sobre “Circo Gomes” è o caminho…peço perdão.

Marcio

29/05/2019 - 18h41

Policiais Antifascismo em 2019…Kkkkk

Gostam de ser ridiculos, não tem outra explicação para o atraso decenal tupiniquim


Leia mais

Recentes

Recentes