Menu

A reação de Paulo Câmara a Ciro; e a resposta de um trabalhista ao governador

Peço licença para trazer ao blog uma polêmica regional, de Pernambuco, estado onde o Cafezinho tem a honra de ter muitos leitores. Vou publicar abaixo duas matérias: 1)  Uma resposta de Paulo Câmara a Ciro Gomes, ex-candidato a presidência da República, que fez algumas acusações ao governador quando esteve recentemente em Recife; 2) A réplica […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Guga Matos/JC Imagem

Peço licença para trazer ao blog uma polêmica regional, de Pernambuco, estado onde o Cafezinho tem a honra de ter muitos leitores. Vou publicar abaixo duas matérias: 1)  Uma resposta de Paulo Câmara a Ciro Gomes, ex-candidato a presidência da República, que fez algumas acusações ao governador quando esteve recentemente em Recife; 2) A réplica de Pedro Josephi, advogado pernambucano, militante trabalhista e vice-presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini.

Primeiro, a reação de Paulo Câmara:

No Diário de Pernambuco

Não aceita a derrota eleitoral’, diz Paulo Câmara em resposta a Ciro Gomes

Por Rosália Rangel

Publicado em: 28/05/2019 20:22 Atualizado em: 28/05/2019 21:18

O governador Paulo Câmara (PSB) reagiu nesta terça-feira (28) às declarações do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), que disse, em entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco, ter sido “enganado” pelo socialista nas articulações para fechar alianças na campanha de 2018. Em nota enviada à redação, o governador afirma que “em relação à tentativa de Ciro Gomes, de nos responsabilizar pelo insucesso na construção de uma aliança que reforçasse a sua candidatura presidencial, fica claro que o ex-ministro não aceita sua derrota eleitoral e procura sempre se vitimizar, procurando apontar culpados”, destaca o gestor no texto.

Ainda na entrevista ao Diario, Ciro lembrou que Paulo Câmara teria prometido a ele apoio na disputa pela Presidência da República, quando, de acordo com o ex-presidenciável, o PSB já teria fechado aliança com o PT em troca da neutralidade na campanha presidencial. O pedetista lembrou também que Paulo Câmara o chamou “desnecessariamente” para uma conversa, em Brasília, para dizer que ia apoiá-lo, quando, segundo o pedetista, já havia fechado acordo com o PT para “sacrificar” a candidatura de Marília Arraes (PT) na disputa pelo governo do estado.

Na nota, Paulo Câmara esclarece a proposta política do PSB na eleição presidencial de 2018, assegurando ter sido sincero com o ex-ministro e o com PDT, “pois colocamos desde o início, que nossa prioridade em 2018 era construir uma ampla frente de esquerda em Pernambuco, incluindo partidos como o PCdoB e o PT. Isso é de conhecimento público. Também sempre fizemos questão de destacar ao próprio Ciro, durante as reuniões que realizamos, que, nacionalmente, o PSB estava dividido entre três candidaturas presidenciais e a neutralidade, que terminou prevalecendo”, frisou o governador, que também é vice-presidente nacional do PSB.

No ano passado, durante o período pré-eleitoral, Paulo Câmara chegou a receber Ciro Gomes duas vezes no Palácio do Campo das Princesas, nos meses de janeiro e junho. O socialista chegou a acenar para uma possível aliança, mas acabou fechado com o PT. O governador, que tentava a reeleição, subiu no palanque do então candidato petista à Presidência da República Fernando Haddad, podendo assim, usar o legado do ex-presidente Lula para fortalecer seu projeto de continuar no comando do estado. Ciro Gomes, por sua vez, passou a criticar durante a postura dos socialistas.

***

Agora, a resposta de Pedro Josephi, publicado no blog do Jamildo, um importante blog político do estado:

Aliado de Ciro Gomes sai em sua defesa e critica Paulo Câmara

Publicado em 30/05/2019 às 10:45

Por Pedro Josephi, advogado e vice-presidente da Fundação Leonel Brizola em Pernambuco

Após o ex-ministro Ciro Gomes, vice-presidente nacional do PDT, afirmar que fora enganado pelo governador Paulo Câmara nas articulações para a campanha presidencial de 2018, o chefe do executivo estadual e vice-presidente nacional do PSB afirmou em nota que Ciro “não aceita a derrota eleitoral”.

Inquieto que sou, acho por bem, trazer alguns elementos para esta discussão. Primeiramente, nós do PDT aceitamos sim a derrota eleitoral não só nossa, mas do campo político progressista, tanto é que o próprio Ciro Gomes estabeleceu um prazo de 100 dias para poder rodar o país discutindo e criticando a evidente paralisia e balbúrdia (aproveitando o termo do Ministro da Educação) do governo Bolsonaro.

No entanto, aceitar a derrota não significa “naturalizar” ou acomodar-se com a complexa realidade que levou à presidência uma figura desprovida de atributos mínimos para o cargo. Isto posto, na Câmara Federal, o PDT fez todos os esforços para consolidar um bloco, inclusive, com o PSB, para fortalecer uma oposição propositiva, responsável e atenta a mensagem que o povo nos deu nas eleições presidenciais de 2018.

Acontece que não naturalizar esta derrota nos impõe um exercício de profunda reflexão, análise e humildade, inclusive, para perceber que a derrota não se deu por e em 2018. Pelo contrário, a derrota política, que se expressou eleitoralmente ano passado, começou com o apoio do PSB, a partir do núcleo duro de Pernambuco, ao PSDB de Aécio Neves na disputa presidencial de 2014 no segundo turno.

A derrota eleitoral de 2018, que não queremos naturalizar, passa também, sobretudo, pela ruptura institucional ocasionada pelo impeachment da ex-presidenta Dilma.

Como Ciro Gomes sempre diz “remédio para governo ruim não é golpe”, e sim povo mobilizado para escolher o seu futuro. Todavia, parece que Paulo Câmara esquece do seu papel fundamental no impeachment de Dilma, pois além da bancada federal do PSB ter dado os votos necessários pelo impedimento, o governador liberou os seus secretários estaduais, que eram deputados, para votarem a favor da saída da presidenta democraticamente eleita. Ruptura esta que prejudicou os interesses de Pernambuco, haja vista a falta de verbas e investimentos do governo federal no estado, como diversas vezes o próprio Paulo Câmara publicizou.

O governador, na nota, justifica ainda a manobra e o drible em Ciro por ter o PSB a prioridade na eleição estadual de Pernambuco, sufocando a então candidatura de Marília Arraes que despontava nas pesquisas e nas ruas. Ora, sacrificou-se uma articulação nacional que poderia ter freado os ímpetos conservadores e reacionários que hoje estão em volta da presidência da República por um projeto de manutenção e reprodução de poder no estado, afinal de contas já são 12 anos de PSB à frente de Pernambuco, com seus méritos e deméritos, saliento.

Portanto, quando o governador Paulo Câmara diz que Ciro não aceita a derrota eleitoral não nos incomoda, preferimos a inquietude e a humildade necessária para as reflexões do que a conformidade e ausência de autocrítica de quem foi decisivo para a conjuntura que levou Bolsonaro ao poder.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcio Prado

02/06/2019 - 09h00

Ciro está parecendo uma criança. Como alguém que se candidata à Presidente do Brasil diz que foi “enganado” por quem quer que seja? Só ingenuos ou muito incompetentes são enganados.
Primeiro foi o Lula que o enganou, depois foi o Paulo Câmara. Quantos mais passaram o otário pra trás?
Quando era Min da Fazenda do governo neoliberal de Itamar, celebrizou-se chamando um consumidor de otário por este comprar um carro com ágio, no contexto de implantação do Plano Real.
A maior prejudicada no acordo PT-PSB foi a Marilia Arraes que abriu mão de ser Governadora de Pernambuco. E o fez, nao por subserviência à Lula, mas por entender a gravidade do momento politico. Uma virtude chamada “Espirito Publico”. Coisa que o Corone Ciro demonstra, cada vez mais, que não tem. Perguntem à Dep Marilia Arraes sobre aquele acordo…

Alison Alves

01/06/2019 - 12h14

O PDT com Ciro está discutindo os reais problemas de nosso país e levantando quadros que possam ter protagonismo e força no futuro para promover mudanças em estados estratégicos, tem um projeto Nacional de desenvolvimento criado pelo que há de melhor de nossa inteligência. Isto é fazer política e ter que espírito público e não ficar discutindo ego e não ter um pingo de humildade pra reconhecer a ausência das reformas que o país necessita.

Arthur Leão

31/05/2019 - 10h27

Meu deus, quanta audácia tratar o Ciro como inimigo por apenas questionar toda a articulação política que levou o PT ao segundo turno, como pedir unidade com tanta deslealdade dentro da esquerda, o engraçado foi que ninguém esperava um golpe no caminho do encerramento do segundo tempo e para ver o fim trágico com bons políticos sacrificados para manter a coroa e falhar tristemente. Essa postura autoritária do partido dos trabalhadores me lembra a de outro partido e um tal presidente “Quem não seguir o que o governo está propondo, deve se calar”.

    Carlos

    31/05/2019 - 12h36

    Concordo

Luan

31/05/2019 - 00h37

Ciro parece defender uma simples coisa, a sua verdade enquanto candidatos sem personalidade se esforçam p defender a qqr custo a imagem já manchada de uma esquerda caída.
Como já disse Ciro e Mano Brown melhor seria assumir a culpa por seus erros e aí sim seguir em frente, essa babaquice de defender corruptos é o que queima partidos inteiros e perde eleições. PT perdeu pra ele mesmo.

    Pedro Accioli

    31/05/2019 - 09h08

    Concordo plenamente com você!!!!

    Carlos

    31/05/2019 - 12h38

    Concordo

NeoTupi

30/05/2019 - 23h35

Ciro só prova que é o pior articulador político que eu já vi. Só faz gol contra. Quer ser candidato em 2022 e já está arrumando intriga com todo mundo que poderia vir a ser seu aliado. Agora ataca o PSB, em vez de atacar o Bozo, o PSL.
Olha a diferença do Flávio Dino, um articulador político habilidoso e que sabe de que lado está, quem deve atacar e quem deve defender.

    marco

    31/05/2019 - 07h51

    Antes de mais nada , Pt nem com “reza-brava”.
    A conta vai ser cobrada nas próximas eleições acrescida de juros pela tentativa de desqualificar nosso candidato.
    Quem viver verá.
    Pt , nem para vereador!

    Marcio Prado

    02/06/2019 - 09h15

    O Dino é um lider de grande futuro. É um homem de partido. Nao fica como macaco, pulando de galho em galho como um certo coronel cearense. Tambem nao tem ligacoes estreitas com empresários, nem vive de cargos comissionados.
    Daqui a pouco o Maranhão vai superar o Ceará em IDH. Força Dino.

JOSE CICERO

30/05/2019 - 22h52

O que seria uma oposição propositiva? Aquela que não quer perder os gordos e suntuosos privilégios? Tenha vergonha na cara, acabou, o povo cansou de vocês políticos corruptos e saqueadores do suor dos menos favorecidos! Detalhe, Lula está preso babaca!

David

30/05/2019 - 19h18

Ficar calado teria sido melhor pro Câmara.
Na minha opinião, o PDT assumirá a liderança pela coerência das condutas e clareza das ideias

Sol

30/05/2019 - 17h40

Ciro tem direto de dizer o que pensa, além do que ele fundamenta muito bem suas idéias.

Sol

30/05/2019 - 17h37

A resposta do PT é a de que o Ciro tá magoado.Entao, expliquem o por quê.
Falem sobre a trapaça deles.

    Pedro Accioli

    31/05/2019 - 08h19

    Sim, o PT diz que o Ciro está magoado, mas ao mesmo tempo NUNCA admite quando erra e não dá nenhum sinal que vai fazer autocrítica!!!!! Isso é uma enorme prepotência e não dá para engolir!!!!

    Carlos

    31/05/2019 - 12h50

    Acho que o Ciro está indignado. E no lugar dele qualquer um se indigna.

Justiceiro

30/05/2019 - 17h26

Ciro, Haddad, Boulos…vocês levaram uma sova do capitão.

E Lula continua preso.

Antonio Silva

30/05/2019 - 14h09

Este tipo de artigo só comprova a falta de Espírito de Unidade. Ciro Gomes deve ficar calado por não ter o quê dizer. Ataca á todos, de A a Z. Outros dirigentes do PDT idem.
Não se deve dar palanque para essas desqualificações. Não é a primeira vez que vejo isso neste Blog.

    Ana Paula Patucci

    30/05/2019 - 21h35

    Explique o que seria “espirito de unidade” ? Trabalharem juntos sem criticar o PT, é isso? Para depois o PT lançar candidato e ligar o “foda-se” para o resto da turma supostamente unida? Já deu né…

      Carlos

      31/05/2019 - 12h52

      Penso o mesmo

      Nelson Perez de Oliveira junior

      01/06/2019 - 21h40

      Engraçado dizerem q o PT acabou. Vai em segundo turno ou chega em segundo turno ou ganha eleição desde 89. Ruim deste jeito até eu. O PT nasceu sendo rejeitado, pela elite econômica e pela classe média burra. Classe média deste blog q quer combater a corrupção quebrando o Brasil. Será q não vêem a corrupção o instalada no planalto ? Não falo mais em Ciro, não gosto de zumbis e walking dead. Melhor Jair se acostumando q o PT tem de 20 a 25 porcento do eleitorado. O resto e promessa e conversa fiada. O PT errou mas acertou muito mais q errou. Sem eleitores do PT nenhuma esquerda vai pro segundo turno. Do meu lado prefiro confiar q Esquivel, Bresser Pereira, Veríssimo, Chico, Gil, Arnaldo Antunes e tantos outros mais inteligentes e melhores q eu acreditam em Lula e no PT! Aos bobocas beijinho no ombro!

    Pedro Accioli

    31/05/2019 - 08h13

    Isso mesmo, unidade é não criticar o PT? Ah, tenha santa paciência!!!! Ou o PT faz a p**** da autocritica, se renova e admite seus erros, ou nada de PT ou até mesmo de esquerda no poder depois de 2022!!!


Leia mais

Recentes

Recentes