Menu

Brasil é campeão mundial em pagamento de juro de dívida pública

O Tesouro Nacional divulgou ontem o seu relatório mensal de maio sobre as contas públicas, intitulado Resultado do Tesouro Nacional. A íntegra pode ser baixada aqui. Eu separei alguns gráficos e uma nota publicada no site do Ministério da Economia. Um deles (acima) mostra que o Brasil é campeão mundial em pagamento de juros da […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Tesouro Nacional divulgou ontem o seu relatório mensal de maio sobre as contas públicas, intitulado Resultado do Tesouro Nacional.

A íntegra pode ser baixada aqui.

Eu separei alguns gráficos e uma nota publicada no site do Ministério da Economia. Um deles (acima) mostra que o Brasil é campeão mundial em pagamento de juros da dívida pública, quase 6% do PIB, bem acima da quebrada Argentina. Como se vê no gráfico, nenhum país desenvolvido gasta perto de 1% do PIB com juro de dívida pública.

No Ministério da Economia

Tesouro Nacional aponta crescimento da dívida pública em relação ao PIB até 2022

Caminho para redução do endividamento é consolidação do ajuste fiscal em andamento

por publicado: 26/06/2019 19h40 última modificação: 26/06/2019 23h12

Governo central registra déficit primário de R$ 14,7 bilhões em maio
Estoque da Dívida Pública Federal totalizou R$ 3,891 trilhões em maio

A Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública apresentou nesta quarta-feira (26/6), após a coletiva do Resultado do Tesouro Nacional, um relatório com projeções para a dívida pública brasileira.

O documento mostra crescimento acentuado da dívida pública em proporção ao PIB, do patamar de 51,5% do PIB em 2013 para 80% do PIB em 2019.

A projeção mostra que, considerado o cenário base, o pico do crescimento da dívida será em 2022, quando vai atingir 82,2% do PIB. Em uma análise de risco, os 30% dos cenários mais favoráveis apontam para uma faixa que vai de 65,1% da dívida x PIB no melhor cenário, para 77,2 % no pior cenário em 2028.

O documento considera ainda para as projeções apenas a implementação do teto de gastos, ou seja, não leva em conta a possibilidade de aprovação ou não da Nova Previdência e de outras medidas econômicas.

Para a coordenadora de Planejamento Estratégico da Dívida Pública, Lena Carvalho, o caminho para redução do endividamento a níveis de dívida inferiores passa pela consolidação do ajuste fiscal em curso.

Para a redução da proporção dívida x PIB a patamares de países com grau de investimento em torno de 50% do PIB, por exemplo, seria necessário que o país obtivesse um primário adicional de 2,37% em 2028, além dos 2% previstos no cenário base.

Em comparação com outros países emergentes, como índia, Chile, México e Argentina, o Brasil está entre os que mais pagam juros sobre a dívida pública.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Douglas

14/10/2019 - 19h02

As mega taxa se devem ao fato de que em em 2008 um certo presidente pegou dinheiro emprestado de bancos privados com uma taxa de juros de 16% pra poder pagar de forma antecipada a dívida com o FMI com juros de 4.5% de juros graças a isso o Brasil aumentou a divida publica em quase 60% em 10 anos, ironicamente em 2012 o mesmo presidente já estava pedindo dinheiro pro FMI, ninca antes na historia desse país os bancos lucraram tanto

angelcoak@yahoo.com

28/06/2019 - 09h54

O GOVERNO é incapaz de realizar ações positivas e parar de remunerar as sobras de caixas dos bancos c/ os altos níveis de juros, negociar firme a redução nos SPREADS bancários, realizar corretamente a escrituração contábil: pagamento de amortização é verdadeiramente *amortização,* pagamento de juros é juros! Entre outras ações positivas. É a metáfora de dar banho na criança e jogar a água suja fora, com ela, criança junto. Oh my God!
E esse Jegue só sabe repetir “desforma da Previdência, desforma da previdência, desforma da previdência” Volta prá Chicago para estudar de vdd.

Apocalipse Financeiro

27/06/2019 - 18h18

Suiça -0.75% Dinamarca -0.65% Suécia -0.25% Japão -0.10% Bulgaria 0.00

Em 2017 19 paises europeus tinham taxa de juros negativas.

stalingrado

27/06/2019 - 16h45

O PT não teve vontade política para este enfrentamento .
Não teve vontade política para enfrentar a Globo.
Ainda assim Dilma foi deposta e Lula preso.
Querer agradar os poderosos não garante nada.
Agora só resta a Lula fazer uma greve de fome . Sai de lá livre ou morto, só que lutando.

    Flávio

    27/06/2019 - 17h28

    Lula em greve de fome, militonto ? Pra quê? Lula tem muares ,como você, que estão dispostos a fazer greve de fome por ele !

    Romero

    07/02/2020 - 14h38

    O Lula foi preso por crimes, porque é bandido. Simples assim.

Edgar

27/06/2019 - 15h47

E também é campeão mundial do judiciário mais caro do mundo.
Uma máquina equipada para moer pobres.
Estamos batendo todos os records da barbárie.

Celso

27/06/2019 - 15h37

E é no pagamento da dívida pública que existe a maior corrupção no país, cujo grande fiscal da lei nada faz

Thiago

27/06/2019 - 15h28

O GENERAL HELENO COMETEU GENOCÍDIO CONTRA OS MISERÁVEIS HAITIANOS?

General Heleno, peça para sair ou seja exonerado! Por Eugênio Aragão
Publicado por Diario do Centro do Mundo – 27 de junho de 2019

Segue os dois parágrafos mais importantes da matéria de Eugênio Aragão
sobre o General Heleno, anteriormente citada:

“Notabilizou-se por arroubos políticos grosseiros, como o ataque ao Presidente Lula numa reunião de trabalho em que, visivelmente fora de si, esmurrou a mesa a exigir que seu suposto desafeto tomasse prisão perpétua.”

“O mesmo Heleno foi comandante do pilar militar da MINUSTAH, a missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti. Nessa condição, conduziu suas tropas ao ataque à Cité du Soleil, bairro de extrema pobreza em Porto Príncipe, promovendo verdadeiro massacre contra a população civil. Nunca foi oficialmente cobrado por isso. Não, voltou ao Brasil e tornou-se Comandante da Amazônia, quando fez uma série de declarações politicamente motivadas, voltando-se contra a proteção das populações indígenas”.

“Mas, isso não foi tudo. Foi para a reserva e esteve à frente, como adjunto do Sr. Nuzman, do Comitê Olímpico Brasileiro, o que dispensa comentários sobre as lambanças na gestão de recursos públicos ali constatadas”.

Matéria completa do Eugênio Aragão:
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/general-heleno-peca-para-sair-ou-seja-exonerado-por-eugenio-aragao/

    Flávio

    27/06/2019 - 17h33

    “Eugênio Argão ” o brevíssimo ministro da justiça, o ávido bebedor de chá de ayahusaca , aquele comédia para quem a corrupção é apenas um elemento que azeita as engrenagens de nossa economia ? Ele é a cara da mediocridade de nossa esquerda !

Alan C

27/06/2019 - 13h12

Não tem pagamento de dívida nenhuma, pois a dívida só aumenta, assim como o lucro dos bancos, que significa meia dúzia de barões que nem imposto pagam. Essa farra toda as custas do trabalhador.

O Brasil é um país saqueado!

Flávio

27/06/2019 - 12h41

Como dizia Dilma, a Anta, gasto público é vida. Vamos gastar !

    Ultra Mario

    27/06/2019 - 12h50

    Aí você compara os gastos brasileiros no governo Dilma e vê que estão na média dos países subdesenvolvidos. É quase como se o problema não fosse o governo mas aí pensar nisso fritaria o cérebro de alguns que cresceram achando que pode culpar o governo de tudo.

      Flávio

      27/06/2019 - 17h20

      Ué, militonto, eu pensei que depois de Lula e Dilma , o Brasil fosse um país desenvolvido. Os juros de nossas dívida pública , que chegaram a 13% no governo de Dilma, a Anta, também estavam na média dos países subdesenvolvidos , caro militonto ? Não vou dizer que seu cérebro vá fritar , pois não se pode fritar o que não existe!


Leia mais

Recentes

Recentes