Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

CNMP blinda Dallagnol e procuradores contra denúncias da Vaza Jato

Por Redação

27 de junho de 2019 : 22h39

O corporativismo do sistema reage blindando seus próprios membros e se recusando a fazer qualquer autocorreção.

***

CNMP decide que não há ilegalidades em mensagens entre Deltan e Moro

Publicado em 27/06/2019 – 21:56

Por André Richter – Repórter da Agência Brasil Brasília

O corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Orlando Rochadel Moreira, decidiu hoje (27) arquivar pedido de abertura de reclamação disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato. O procedimento chegou ao conselho após a divulgação de supostas conversas entre Dallagnol e o então juiz Sergio Moro, divulgadas pelo site The Intercept.

Ao analisar o caso, o corregedor entendeu que, mesmo diante de dúvidas sobre a veracidade das conversas, não houve nenhuma conduta ilegal de Deltan no caso. Além disso, Orlando Rochadel disse que as mensagens são ilegais e foram obtidas “à revelia de qualquer autorização judicial e com infração do direito à intimidade dos interlocutores”.

“Contatos com as partes de processos e procedimentos, advogados e magistrados, afiguram-se essenciais para a melhor prestação de serviços à sociedade. Igualmente, pressupõe-se para os membros do Ministério Público a mesma diligência da honrosa classe dos advogados que vão despachar processos e conversam, diariamente, com magistrados. Em resumo, ainda que as mensagens em tela fossem verdadeiras e houvessem sido captadas de forma lícita, não se verificaria nenhum ilícito funcional”, decidiu o corregedor.

O pedido de abertura da reclamação disciplinar foi feito pelos conselheiros Luiz Fernando Bandeira de Mello, Gustavo Rocha, Erick Venâncio Lima do Nascimento e Leonardo Accioly da Silva, integrantes das cadeiras da OAB, do Senado e da Câmara dos Depurados no CNMP, além de uma petição protocolada pelo Psol.

Desde a publicação das supostas mensagens, o ministro Sergio Moro afirma que não reconhece a autenticidade dos diálogos e diz que as mensagens podem ter sido “editadas e manipuladas” por meio de ataques de hackers.

Edição: Liliane Farias

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Leo

28 de junho de 2019 às 07h56

O CNMP está cego, só pode. Porque para dizer que as conversas não revelam nenhuma irregularidade, tem que ser muito cara de pau. Deveriam era criar alguma forma de diminuir o poder do Ministério Público, retirando os atuais membros do CNMP, por exemplo. Porque ali o corporativismo já tomou conta por completo.

Por mais corruptos que sejam, esses Procuradores poderiam pelo menos tentar ser mais independentes e autônomos, ao invés de aceitar se tornar um pau mandado de um juiz farsesco como o Moro.

Se divulgar informações sigilosas de todo tipo para a imprensa, condenar réus sem provas, manipular o andamento do processo, grampear advogados… Se isso não é considerado ilegal, o que seria ilegal, então?

Responder

degas

28 de junho de 2019 às 00h10

Como a gente sempre disse:
1 – As mensagens não contêm nada de irregular.
2 – Se aparecer alguma que contenha será preciso provar que ela não foi adulterada.

A tentativa petista foi ampla, devem ter gastado bastante para roubar os dados, acionaram o tal Glenn e seus demais braços na imprensa, tentaram fazer um escarcéu, combinaram para coincidir com o julgamento da suspeição do Moro… mas sempre faltaram as duas coisas acima. Qualquer pessoa honesta percebe isso.

Responder

    mario

    28 de junho de 2019 às 13h43

    Degas, você não deveria usar o nome do grande Degas para publicar suas babaquices.
    Você é honesto? ha ha ha

    Responder

Brasileiro da Silva

27 de junho de 2019 às 23h17

Copiando manchete do 247? Não blindou. Analisou e verificou que não existem irregularidades….

Responder

chichano goncalvez

27 de junho de 2019 às 22h44

Infelizmente, nossos juizes, com dois ou tres que são exeções o resto não valem metade do salario que recebem, pois só fazem acobertar bandidos de toga, assassinos, traficantes, estamos no meio de juizes que só fazem INJUSTIÇA. Pobre Brazil.

Responder

    Flávio

    27 de junho de 2019 às 23h36

    Por que você não faz concurso para juiz, caro militonto ? Falta-lhe capacidade? Ah tá ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder

Deixe um comentário