Menu

Site sobre censura no cinema brasileiro sai do ar

O blog acaba de receber a informação de que o site Memória da Censura do Cinema Brasileiro, que fazia parte de um projeto iniciado em 2005, em conjunto com o o (hoje extinto) Ministério da Cultura, está fora do ar. O site constava neste endereço: http://www.memoriacinebr.com.br O site tinha um rico acervo de quase 30 […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O blog acaba de receber a informação de que o site Memória da Censura do Cinema Brasileiro, que fazia parte de um projeto iniciado em 2005, em conjunto com o o (hoje extinto) Ministério da Cultura, está fora do ar.

O site constava neste endereço:

http://www.memoriacinebr.com.br

O site tinha um rico acervo de quase 30 mil documentos, mostrando como ocorria a censura a filmes e documentários brasileiros durante a ditadura militar.

Pelos mecanismos de busca, ainda é possível encontrar muitas informações sobre esse projeto, inclusive reportagens e entrevistas que foram vinculadas nos sites da imprensa.

No site é possível ver como o site era antes de ficar offline. No Web Archive é possível ver que o site continuou online até poucas semanas atrás (a última captura periódica foi de maio). Ou seja, foi desativado recentemente.

O projeto havia recebido financiamento do Itaú, através leis de incentivo à cultura.

A fonte que nos deu a informação manifestou preocupação de que o site tenha sido removido do ar por pressão ou ação direta do governo federal.

Seria um tanto irônico, e trágico, que um importante banco de dados, de interesse público, e financiado com dinheiro público, sobre a censura ao cinema brasileiro na ditadura, tenha sido… censurado.

Vamos averiguar.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

24/07/2019 - 18h35

Se foi isso é lamentável. Independentemente do uso político que se possa fazer dos dados, eles se constituem em fontes históricas indiscutíveis (e até imprescindíveis) e que devem, portanto, ser preservadas para os estudiosos e interessados…


Leia mais

Recentes

Recentes