Menu

Ciro ao UOL: “Sergio Moro é um analfabeto funcional em matéria de Direito”

No UOL Ciro diz que Bolsonaro renunciará e ataca Huck: ‘estagiário’ na Presidência Luciana Amaral e Gustavo Uribe, Do UOL e da Folha, em Brasília* 13/10/2019 02h01 Sem cargo eletivo, Ciro quer tentar de novo a presidência em 2022 Em entrevista, ele criticou Bolsonaro, Moro, Huck, Lula e o PT Ele também defende punir colegas […]

60 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No UOL

Ciro diz que Bolsonaro renunciará e ataca Huck: ‘estagiário’ na Presidência

Luciana Amaral e Gustavo Uribe, Do UOL e da Folha, em Brasília*
13/10/2019 02h01

Sem cargo eletivo, Ciro quer tentar de novo a presidência em 2022

Em entrevista, ele criticou Bolsonaro, Moro, Huck, Lula e o PT

Ele também defende punir colegas de partido que votem pela reforma da Previdência

Terceiro colocado na eleição de 2018, Ciro Gomes (PDT-CE) mantém o tom de campanha: desaprova o presidente Jair Bolsonaro (PSL), palpita que ele não concluirá o mandato e já projeta críticas sobre possíveis concorrentes para 2022.

“Chega de mandar estagiário para Presidência da República”, disse ao UOL e à Folha sobre o apresentador Luciano Huck, cogitado como candidato para a próxima eleição presidencial.

Atualmente sem cargo eletivo, Ciro, 61, negocia a publicação de seu quarto livro e dá palestras sobre a situação socioeconômica do Brasil —assunto que ele abordou na entrevista gravada em Brasília na última quarta (9).

“Só em São Paulo, fechamos 2.235 indústrias de janeiro a setembro, e a Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de SP] bate palma para a política econômica que está produzindo esse desastre”, afirmou.

Na conversa, Ciro também chamou o ministro da Justiça, Sergio Moro, de “corrupto” e afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pensa em política “24 horas” e está “desmoralizando a Justiça que resta no Brasil”. Ciro afirmou que não tem “mais nenhum apreço político pelo Lula”.

Confira os principais trechos, editados para fins de clareza e concisão:

Contra Lula e contra Moro

O senhor defende que o ex-presidente Lula não teve julgamento justo no âmbito da Lava Jato. O fato de ele não aceitar passar para o regime semiaberto não contraria essa fala e o movimento Lula Livre?

Eu não tenho nada com isso. Sou advogado, professor, outrora da universidade, e sei a importância de respeitar o Estado de Direito Democrático. Às vezes a gente tem tanta raiva, tanta paixão na política que a gente gosta que o adversário seja preso, esquartejado, torturado, espancado. Mas eu tenho que colocar minha cabeça fora disso e dizer todo dia para a sociedade brasileira que a gente tem que amar a regra. O pau que bate em Chico é o mesmo pau que bate em Francisco.E, evidentemente, o Moro não se comportou. Virou um herói nacional de um país que é órfão. É um inferno a vida do nosso povo, e o povo está sequioso pelo fim da impunidade dos grandões. Isso fez com que o Moro talvez tivesse encantado.O Moro é um politiqueiro ambicioso, corrupto, porque aceitou uma promessa de vantagem que está escrito no Código Penal, que é a corrupção passiva. Ou não é corrupção passiva receber uma promessa, antes como juiz, que ia ser ministro do Supremo? Ou não é corrupção em qualquer lugar um juiz condenar político, independentemente se é ou não culpado, e depois aceitar ser ministro do político que ganhou a eleição, porque aquele outro não pôde participar da eleição? Isso é deplorável, não existe esse tipo de precedente no mundo.Em razão de tudo isso que o senhor defende, o Lula deveria ter agarrado essa oportunidade de ir para o regime semiaberto?Eu volto a dizer, isso não é problema meu. A presença de um cidadão na cadeia é ordem do Estado e da lei, não depende da vontade dele. Então, se a Justiça determinar o regime semiaberto, cabe ao paciente, estou falando em tese, qualquer que seja ele, simplesmente obedecer. Não é voluntária a presença de ninguém numa cadeia pública.

O senhor avalia que tem uma jogada política por trás dessa atitude?

O Lula só faz política 24 horas por dia e está desmoralizando a Justiça que resta no Brasil.

Falando sobre Moro e Vaza Jato: os diálogos que foram expostos pela Vaza Jato são suficientes para modificar as decisões sobre a Lava Jato?

Sob o ponto de vista do direito, não, porque isto é notícia. O papel do jornalista é fuçar a notícia e publicá-la. Pouco importa o meio que ele teve para isso. De outro lado, a notícia não vale para os autos (…).Então a notícia é base da petição dos advogados do Lula. Se for seguido o direito, o Ministério Público vai considerar e dar parecer nisso. Vamos supor que o Ministério Público ponha dúvidas ou alegue a ilegalidade da origem dessas provas. Cabe ao juiz, neste caso, determinar uma perícia que afirme ou não a veracidade desses elementos para que, aí sim, se demonstre a verdadeira razão para se transformar o ex-juiz Sergio Moro em suspeito. Uma vez declarando a suspeição, todos os atos de que ele participou são nulos. Não é que o Lula é afirmado inocente.

Para preservar essas decisões e resguardar Lava Jato, o senhor defende, então, que não sejam anulados?

Não defendo isso não. Defendo que a lei seja cumprida, pouco importa o efeito dela. E a lei é muito clara: um juiz não pode aconselhar parte. No caso do processo penal, o Ministério Público é parte.

Esse episódio desqualifica uma indicação de Sergio Moro para o STF?

Absolutamente. Sergio Moro é um politiqueiro absolutamente desonesto e é uma mancha grave no Poder Judiciário brasileiro, além de ser muito despreparado. Sergio Moro é analfabeto funcional de matéria de direito.

O senhor considera adequada a instauração do inquérito sobre fake news?

Foi aberto de ofício pelo Supremo sem pedido do Ministério Público.Isso é de impertinência absurda, sem precedente.

Dependendo do resultado do inquérito e do clima político a partir de outras investigações também em curso, o senhor acredita que há clima para um novo impeachment?

Nem pensar. Estamos reconstituindo um bastidor que estava perdido, pela radicalização odienta da burocracia corrompida do PT e desse bolsonarismo boçal que estão aí infernizando o debate, incitando paixões e ódios, impedindo a sociedade brasileira de trabalhar, de produzir. Remédio para governo ruim, para nossa frustração, não é impedimento.Ninguém mais vai fazer o impeachment porque o mundo político, o PSDB, por exemplo, percebeu a grande bobagem que fez com o impedimento da Dilma.Acha que se arrependeram?Acho que estão profundamente arrependidos e com razão, porque, além de terem sido irresponsáveis, foram burros. Você imagina a Dilma arrastar esse governo trágico que ela fez até o fim. Em que ambiente aconteceriam as eleições? Não era o Bolsonaro que ia ganhar a eleição, ia ser o PSDB.

Acha que Michel Temer ajudou na eleição de Jair Bolsonaro?

Sem nenhuma dúvida, porque ali foi se criando um clima. Lutei muito contra o impeachment, porque sei que [Dilma] é uma pessoa honrada e não cometeu nenhum crime de responsabilidade. Mas o governo da Dilma foi um dos piores da história do Brasil sob o ponto de vista de números. E o PT faz de conta que isso não aconteceu. (…) Então o que acontece? 20% do eleitorado perde a crença no sistema e vai para o rancor, para a raiva. Então lá embaixo, no povão, o trânsito entre o lulopetismo e o bolsonarismo, só as elites não veem. Ou o PT assume que 68% do eleitorado de São Paulo é fascista?Tenha paciência! O Lula ganhou as eleições em São Paulo, muitas vezes. O PT assume, se quiser, assuma sozinho. Eu sou completamente respeitador dessas maiorias. (…) Essa petezada que tomou conta do país perdeu a noção. Além de se corromperem dramaticamente, eles perderam a noção e passam a fazer uma aposta na ignorância do povo. Apologia do culto à personalidade. E isso é um desastre para o Brasil.

Governo Bolsonaro

Acredita que Bolsonaro deve concluir o mandato?

Acho que não termina, mas é um mero palpite. Porque Bolsonaro não tem traquejo para o antagonismo. O Jair Bolsonaro confessa acordar de madrugada chorando aos quatro meses de governo. O Bolsonaro é o presidente que mais rápida e profundamente erodiu seu capital político de origem. Porque quando você ganha uma eleição no presidencialismo à brasileira, você não leva só os seus, você leva um imenso sentimento de cooperação de todo o mundo.Neste último 7 de setembro, ainda teve algumas “palminhas”, gritos de “mito!”. No 7 de setembro do ano que vem, Bolsonaro não bota a cara na rua, porque a economia não vai mudar nada, ele não entende nada. O [Paulo] Guedes não compreende o Brasil, está tomando o caminho oposto do que é necessário fazer, tivemos deflação, que é um sintoma de catatonia econômica.

O senhor acha então que ele renuncia?

Acho que ele [Bolsonaro] renuncia uma hora dessa. Eu achava [que ele renunciaria] mais cedo, porque é fatal a investigação. […] Os filhos do Bolsonaro estão envolvidos em desvio de dinheiro público, cada um no seu gabinete, imitando a prática do velho pai, que é o Jair Bolsonaro, meu colega de Câmara. No mesmo corredor, eu era deputado e todo mundo sabia que o Bolsonaro tinha cinco a seis funcionários fantasmas que não pisavam lá, assinavam o recibo e botavam o dinheiro no bolso. E ele ensinou isso para os filhos. Depois você tem (…) o envolvimento das milícias no Rio de Janeiro com a família Bolsonaro. E essa investigação está aberta no Ministério Público do Rio de Janeiro e suspensa de forma absolutamente incompreensível pelo ministro Dias Toffoli, pelo ministro Gilmar Mendes. Mais cedo ou mais tarde a Suprema Corte vai corrigir essa distorção. Aí você tem uma montanha de dinheiro de Queiroz na conta da primeira-dama. (…) Depois você tem em paralelo a questão das fake news e dos inquéritos. Tem uma CPI. Tudo isto é flagrante: o WhatsApp oficialmente já puniu várias empresas. É por que nós não temos imprensa [que essas coisas não foram divulgadas]. Mas quem denunciou foi a Folha… Não foi, não, fui eu. A Folha botou ontem e sumiu com o assunto hoje. E a gente sabe que informação só chega ao povo brasileiro se for novelizada e repetida em horário nobre na TV. Vamos concordar que esse assunto está abafado (…)

E é capital de fora, capital de estrangeiro, empresa corrupta de Israel impulsionando a partir de mainframes, de base de telemática na Espanha, com orientação de uma figura estrangeira chamada Steve Bannon, que o trabalho estava a serviço de comprar a Presidência da República brasileira para o império norte americano. É disso que nós estamos tratando.

O senhor tem provas do envolvimento das empresas de Israel?

Evidentemente, até porque todas essas informações que eu tenho sabe de onde vêm? De punições oficiais que o Facebook e o WhastApp fizeram, banindo essas empresas. Só não sabe a imprensa brasileira, que não quer saber, porque está a serviço de outros interesses. Não vocês, naturalmente, o baronato que é dono dela e a nossa Justiça.

Oposição

O senhor acha que a oposição também vem falhando em mostrar esses fatos?

Claro, por causa dessa fração da oposição que é o PT.

Essa fraqueza da oposição não se deve ao fato de a oposição ainda estar a reboque do PT?

Sem nenhuma dúvida.

E como fazer uma oposição sem o PT?

Apostar na inteligência do povo. Não deixar que a pós-verdade seja a regra. Estamos lutando para criar um vetor em que a inteligência, a racionalidade, a aposta na inteligência do povo substitua esses olhos e paixões amalucadas, que estão destruindo o tecido nacional brasileiro. As eleições de 2020 estão na porta.

A gente não vê um movimento amplo ainda de oposição, mas o senhor acredita que seja possível a esquerda formar esse movimento para as eleições e inclusive com candidaturas únicas?

A tarefa não é essa. A unidade agora é só na luta. A gente, por exemplo, vota contra, vota unidos contra a reforma da Previdência. Nas eleições municipais, nós não vamos com o PT.

Vocês vão conversar com outros partidos de esquerda?

Nós vamos conversar com quem for necessário conversar, e o Brasil, volto a dizer, não precisa de um gueto de esquerda fraudulenta e corrupta, como, infelizmente, a atual burocracia do PT representa.

Precisamos ampliar o diálogo, porque temos duas tarefas aí em que o centro democrático tem um papel central para cumprir. Proteger a democracia e suas regras. Porque não duvidem, quando a gente vê a Ancine ser proibida de financiar filmes com o tema A, B ou C, o nome disso é antecedência da censura. Quando a gente vê um presidente da República manipulando a verba publicitária exigindo dos donos a demissão de jornalistas, nós estamos a um flerte com o autoritarismo e com pular o muro. Não esqueça que tem nove generais de pijama ministros desse governo.

Poderia apontar um ponto positivo do governo Bolsonaro?

O ponto positivo mais relevante para mim é que há uma tendência, que já vinha de antes do Bolsonaro, mas que acho que está ajudando a aprofundar, da queda dos homicídios.

Essa política de segurança tem sido capitaneada pelo ministro Sergio Moro.

O senhor acha que o pacote anticrime pode ajudar nesse processo?

O pacote anticrime é uma grande bobagem, grande mentira. Não tem nenhuma coerência com nada que é mais moderno e avançado no mundo.

Os parlamentares é que estão cumprindo esse papel.

Tenho uma crítica às maiorias que se formaram na Câmara e no Senado, mas estão cumprindo dois papéis muito importantes que me fazem chamar atenção do povo. A gente ajudar o Legislativo a ter confiabilidade maior do povo. Uma, contendo danos e, a outra, obrigando Bolsonaro ao rito da democracia, ao cumprimento das regras da democracia.

Eleições de 2022

O senhor já confirmou que vai ser candidato à Presidência. Já que não pretende se aliar ao PT, pretende conversar com partidos de centro direita como DEM e PP?

Não estamos em campanha. Precisamos mostrar nossa cara, ajudar o povo a entender o problema e propor a nossa solução.

Acha que o apresentador Luciano Huck tem condições de aglutinar partidos de centro para a próxima eleição presidencial?

Pelo amor de Deus, chega de mandar estagiário para Presidência da República. (…) Ele é um grande artista, maravilhoso, gente boa, é amigo pessoal. Com pouca frequência, mas nos encontramos. Estive no casamento dele lá atrás, a Angélica encerrou minha campanha de prefeito de Fortaleza.  Tenho delicadezas com ele. Mas, camarada, experiência anterior no setor público, na política? Nenhuma. Aí vamos entregar a Presidência da República no olho do furacão da pior crise socioeconômica da história do Brasil a um grande malabarista? Eu não dou meu filho para ele fazer a cirurgia. Se o Brasil quiser, entrega o filho com apendicite para ele fazer a cirurgia.

Pretende falar com o ex-presidente Lula quando ele sair da cadeia?

Não tenho mais nenhum apreço político pelo Lula. Tenho um respeito e um carinho. Sinto dor por tudo o que tem acontecido. Mas o que me chama mais a atenção é que não parece ter aprendido nada. O Lula se afirmou um Pelé. Depois de comovidamente ter jogado as cartas com o peso, a força, a liderança que ele tem, produziu Bolsonaro. Lula se considera tão Pelé que acha que vai fazer um “dedaço” e eleger um poste eternamente.

Acha que o PT deveria abrir mão de uma candidatura própria nas próximas eleições?

Não acho nada. Acho que o PT tem que seguir seu destino, o que é lamentável, porque há um PT aí que eu apoiei nestas eleições de 2018 que tem muito êxito, sinal de uma conexão diferente com o povo. Por exemplo, o governador Rui Costa, da Bahia, tirou 75% dos votos.

Temperamento

O senhor é criticado pelo temperamento explosivo. Tem feito terapia? Pensa em fazer?

A minha terapia é beijar o [meu filho] Gael. Tô ficando mais velho, e as pessoas querem dizer que isso é temperamento para não ler a carta. Querem atacar o carteiro para não ler a carta. Conter obesidade é um imperativo que eu faço até para poder ter o gás que eu tenho. Passo 12, 15 dias viajando, dormindo cada dia em um lugar. Já não sou mais um pixote, vou fazer 62 anos. Em nome das responsabilidades que eu tenho com o país, vou me proteger, me cuidar o máximo que eu posso, mas não terapia, não preciso fazer, não. Agora, vou expressar indignação que eu sinto até morrer.O senhor escreveu um novo livro.

Já tem data de lançamento? Pode adiantar alguma coisa?

Esse é o meu melhor livro. Perco qualquer conveniência de militante político e expresso o pensamento sobre o Brasil, embora ambientado em valores universais. Eu estou especulando sobre o grosseiro equívoco que a humanidade está vivendo de achar que ser feliz é acessar um padrão de consumo impraticável, que está matando o planeta Terra, e passo a fazer propostas muito profundas, muito concretas de solução. Terminei o livro entusiasmado. Acabei de fazer a revisão. É audacioso, é polêmico, mas é muito indignado e esperançoso ao mesmo tempo.

Reforma da Previdência e fidelidade partidária

A senadora Kátia Abreu, que foi vice do senhor, votou no primeiro turno a favor da reforma previdenciária, orientação contrária à do PDT. O senhor defende que ela seja expulsa do partido?

Ela ainda tem o segundo turno para votar. Portanto, seria absolutamente precipitado, injusto que a gente não desse a ela a possibilidade, que é a razão de ter dois turnos, de refletir um pouco. E a questão aqui para nós é muito doída, muito central para o nosso ponto de vista programático. Quem cria o sistema previdenciário público no Brasil são os nossos ancestrais no partido.

Se a senadora votar com a mesma posição no segundo turno, ela deve ser expulsa?

O procedimento é uma representação ao Conselho de Ética do partido, que se reúne, abre ampla defesa, estabelece o contraditório, reúne os argumentos e faz um relatório apontando ao diretório nacional quais são as providências a serem tomadas. Elas vão de advertência até a expulsão.

Kátia disse não temer retaliação e disse que encontrou o senhor só umas quatro vezes desde o fim do primeiro turno das eleições do ano passado. Ficou algum ressentimento? Ela está descartada para ser sua vice em 2022?

Não, em absoluto. A questão básica é que o Brasil pede de cada um de nós que tome lado. A senadora Kátia Abreu é uma pessoa de muito valor. Não teria a honra de que ela tivesse aceitado para ser minha vice se não visse nela os dotes extraordinários de uma mulher de grande valor.Entretanto, já na minha chapa, ela cumpriu um papel de sinalizar mais ao setor mais conservador do Brasil, o que ela legitimamente representa pela sua origem. É uma líder ruralista importante. E não há aqui nenhum desapreço, não mudou em nada o meu grande conceito que eu tenho por ela. A questão é que o Brasil está acima de todos nós para valer e, neste momento, não cabe dubiedade.

O senhor pretende conversar com ela para demovê-la a mudar de opinião? Se sentiu traído por esse voto?

Claro que não, vamos mudar de assunto.Falando ainda no assunto, mas não sobre Kátia.

O PDT desistiu de expulsar aqueles oito dissidentes que votaram a favor da reforma?

Eles estão em pleno processo [de análise pela Comissão de Ética do partido].

* Colaborou Felipe Amorim, do UOL, em Brasília.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Almir

17/10/2019 - 09h11

Ciro fala bonito e engana bem. Principalmente os incautos odiadores do PT.

Miguel Araujo de Matos

15/10/2019 - 16h56

Se Ciro Gomes tivesse sido vítima de uma farsa judicial, quantas pessoas estariam em vigília diante da PF de Curitiba desde o primeiro dia de sua prisão?

    Batista

    15/10/2019 - 18h32

    Tantas quantas ele fez por merecer.

Renata

15/10/2019 - 11h10

Alguma palavra do Miguel do Rosário sobre Ciro ter dito que Kiko foi banido da Época por picaretagem sendo que Kiko nunca trabalhou na Época? E sobre Paulo Moreira Leite ter sido demitido quando na verdade recebeu oferta melhor e saiu por conta própria? Gostaria de saber o que Miguel do Rosário pensa do que foi dito sobre seus colegas blogueiros.

Zé Marques

15/10/2019 - 11h00

Será que o coronel irá promover O Cafezinho a capitão-do-mato dos blogs progressistas? Qual a tendência de Miguel do Rosário?

Netho

14/10/2019 - 23h01

A deputada Tabata Amaral esculachou o PDT no Roda Viva.
Simplesmente alegou que o PDT sempre soube qual seria a sua posição ideológica e suas opções direcionadas à previdência e ao mundo do trabalho.
A ex-menina dos olhos de Ciro e do PDT declarou que não fica no PDT porque o partido é o retrato da Velha Política.
Só um cego não via que a jovem parlamentar era uma filhote do neoliberalismo e das políticas focalizadas da plutocracia para o recrutamento de lideranças em formação com vistas à manutenção do status quo.

Patrice L

14/10/2019 - 20h57

Já escrevi antes a respeito. O Ciro é daquelas pessoas que confunde grosseria com sinceridade. A grosseria é uma forma de sinceridade, mas não é a única e segue sendo grosseria. O Ciro é grosso. E seu jeito de ser e falar, que poderia ser tomado positivamente como determinação e assertividade, é, noves fora, fascistinha. De onde não estranhar as interpretações de que ele tenta capturar o eleitorado bolsominion e histérico no antipetismo. Em termos sucintos, e fazendo uso das suas próprias palavras numa outra das muitas grosserias que comete, o Ciro é um bosta!

    Miramar

    15/10/2019 - 02h06

    Bosta é você.

    Miguel Araujo de Matos

    15/10/2019 - 16h58

    Exato! Um bosta invejoso que nunca vai ser amado pelo povo como Lula é.

      Miramar

      16/10/2019 - 00h44

      Idem você.

Miramar

14/10/2019 - 19h52

A entrevista dura mais de cinquenta minutos com análises aprofundadas sobre o péssimo governo de Bolsonaro, além das críticas recorrentes a Moro por sua reconhecida parcialidade. O julgamento de Lula é mais uma vez chamado de injusto,o que não impede Lula de tomar suas porradinhas só pra não perder o costume. Para a petezada,porém só interessa as críticas levissimas que o Ciro faz aos ” jornalistas progressistas” responsáveis pelos manuais de autoajuda petistas chamados DCM e Brasil 247.

Imagino que o Miguel esteja preparando um texto onde pretende exercer o seu inegável direito de defender seus colegas e quiçá amigos. No entanto, como alguém que é eleitor do Ciro desde 1998, assinalo que pra mim, o DCM e o Brasil 247 são lixo puro. E é por pensar assim que leio o Cafezinho.

Francisco

14/10/2019 - 18h08

Em relação as ofensas aos jornalistas, Ciro radicalizou mais que o ‘estagiário Capetão’, ao invés de partido, dessa vez trocou de sobrenome: Sai do GOMES e vai pro JONES.

Ciro Jones, quem diria!

Alan C

14/10/2019 - 17h40

Publicação do DCM em 13/09/2019:

“Ciro é flagrado jantando com namorada e bebe vinho de R$ 290 no Rio”

Ciro não tem namorada, Ciro é casado.

O DCM faz um jornalismo de primeira e é um injustiçado, coitadinho….

Alan C

14/10/2019 - 17h26

Cafezinho,

Vcs só vão dar uma de 247 e criticar o Ciro? Dos dados sobre o Facebook e WhatsApp envolvendo PSL e PT vcs não vão falar absolutamente nada???

14/10/2019 - 17h01

Só li a declaração do título e discordo: não se trata de analfabetismo funcional, mas de violações da lei conscientes e planejadas com viés fascista. Também não foi por analfabetismo jurídico que a mídia monopolista, políticos golpistas e demagogos, juízes e promotores corruptos e autoritários passaram pano para tantas arbitrariedades. Foi por cumplicidade cínica dourada com moralismo de quinta. Para quem saber ler, pingo é letra.

foo

14/10/2019 - 16h48

Marcelo Auler: “Ciro Gomes cava sua cova política”

“Se a soberba lhe levou ao erro de avaliação política, hoje o ódio e a mágoa que lhe dominam lhe fazem, apesar do título de professor em Direito, atropelar feio o Código Penal.

No momento em que, provavelmente por falta de argumentos políticos, Ciro recorre a acusações gratuitas e inverídicas, ele simplesmente perde a razão e incorre em crime.

Foi o que fez com os jornalistas Paulo Moreira Leite, do Brasil247, e Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo.

Na entrevista dada ao UOL/Folha de S.Paulo, Ciro, a pretexto de criticas jornalistas, cometeu crime acusando-os sem provas.

Pior, ao atingi-los, acabou atingindo também todos nós seus colegas que como os dois lutam para sobreviver com seus Blogs e sites. Os mesmos que Ciro consideram serem “tudo picareta”, fazendo a prática corrupta”.

Agora, após acusações infundadas, certamente terá dificuldades de prova-las judicialmente em qualquer ação que lhe venha a ser proposta, na defesa da honra a dos atingidos.

Mais grave é que ao fazer falsas acusações, Ciro coloca em risco sua própria credibilidade. Afinal, se é capaz de acusar sem conhecer a história das pessoas, quem garantirá que todo o resto que falou é calçado na realidade? Em fatos concretos? Em análises embasadas?

Não bastasse colocar em risco sua credibilidade, Ciro, com a sua metralhadora giratória sem mira e sem controle, acaba ainda afastando-se mais dos poucos grupos progressistas – e nem se fale aqui apenas na esquerda – que ainda mantinham algum respeito pela vida política que já apresentou.”

https://marceloauler.com.br/ciro-gomes-cava-sua-cova-politica/

Flavio Cunha

14/10/2019 - 14h24

Lendo comentários, ví pérolas como moro sendo figura amada pelos brasileiros. Faltou o complento, brasileiros analfabetos funcionais e estúpidos de toda ordem…

Flavio Cunha

14/10/2019 - 14h22

Estou aguardando posição do site sobre a canalhice da acusação leviana do Ciro ao PML eao Kiko.

    Alan C

    14/10/2019 - 17h15

    PML não passa de um velho gagá, nem dá pra falar muita coisa sobre ele.

    247 é um site xiita a serviço da petezada, um blog surreal com “análises” diárias que quase nunca se comprovam ou acontecem.

NeoTupi

14/10/2019 - 14h17

Até essa entrevista eu via uma lógica política no comportamento do Ciro: partir para o tudo ou nada.
Mas agora nem isso. Ciro está partindo apenas para o nada. Arruma polêmicas totalmente improdutivas que vão desde bater boca com vereador de SP (coisa que só promove o vereador e restringe mais ainda o eleirado de Ciro, porque entrou no terreno pantanoso do racismo, e pouco importa se Ciro não foi racista no contexto, pois parte da informação circula como se tivesse sido, partindo de um homem branco contra um vereador negro). Arruma confusão do nada com gente que sequer o criticava (Márcia Tiburi e Jean Willis). E agora difama e calunia a mídia progressista, incluindo jornalistas da integridade de Paulo Moreira Leite. Qual a lógica disso agora? Será agradar a Globo? Ora, a Globo tem vários candidatos na fente da fila: Huck, Moro, Dória, Witzel, Amoedo, Zema.

    NeoTupi

    14/10/2019 - 15h51

    Completando: Ciro está tão na contra-mão política, que abre a sanfona do antipetismo na hora em que o baile acabou. Até Amoedo em entrevista ao Estadão, mostra-se muito mais racional: “As pessoas estão virando a página do antipetismo. O cidadão está preocupado com coerência. O viés ideológico será menor”.

Alexandre Neres

14/10/2019 - 13h48

Isso aí, Miguel. Parabéns pelos comentários abaixo. Atacar de forma vil e sem fundamento dois jornalistas respeitados, inclusive pelos seus pares. Ninguém aguenta mais tamanho destempero verbal e um ego tão desmedido de quem não está nem aí se o país está indo ladeira abaixo. O negócio desse senhor numa hora dessas é construir muros e inviabilizar pontes.

“Do Twitter do blogueiro Miguel do Rosário, do site O Cafézinho:

Lamentáveis os comentários do @cirogomes sobre os jornalistas @pmoreiraleite, do @brasil247, e de @Kiko_Nogueira, do @DCM_online! Minha solidariedade a eles. É muito errado levar o debate para esse nível.”

Justiceiro

14/10/2019 - 09h33

Avisa pro coronel que o estagiário está na frente dele, nas pesquisas eleitorais.

Quanto a xingar Sérgio Moro, Ciro só faz o de sempre: querer aparecer em cima da figura mais amada e respeitada do Brasil.

Com esses xingamentos, o coronel e a turma do PT ainda vão fazer Moro mudar de ideia, se candidatar e ser eleito em primeiro turno.

Jorge

14/10/2019 - 09h16

4% da populacao concordam com Ciro.
76% concordam com Moro.

Democracia é isso. É a verdade. É a solidariedade

Ciro Cínico

14/10/2019 - 08h05

atribuir tudo feito por Moro ao analfabetismo em direito é salvar a barra dele e su turma, pois tudo foi deliberadamente planejado. É o mesmo achar isso dos seus eleitores que entenderam que sua partida para Paris era ordem para votar em Bozo, o que decidiu a eleição.

foo

14/10/2019 - 03h58

Fernando Brito para Ciro Gomes: “Brizola jamais seria um covarde. No fundo, é assim que soa a sua valentia quanto a Lula.”

“Não me fale, também, em pureza moral nas alianças políticas, porque as suas, ao longo da história, estão longe de serem canonizáveis. Em 2002, sua candidatura presidencial era apoiada por Roberto Jefferson e tinha como coordenador geral José Celso Martinez, um senador do Paraná acusado de receber 4,5 milhões de dólares de Paulo César Farias.

Nada disso fazia de Ciro um corrupto, é claro. Mas o desautoriza a inculpar Lula, como o faz, por suas alianças.

Mas Ciro sente-se à vontade para acusar jornalistas que apoiam Lula de desonestos simplesmente porque…o apoiam.

Neste caso, Ciro, peço que me acuse também.

Estou há seis anos fora do PDT, embora conserve lá muitos amigos, que não partilham de sua visão odienta sobre Lula.

Então, escute, Ciro, você caminha para inviabilizar-se como candidato.

O partido te enxerga como um caminho de sobrevivência.

Mas logo ficará claro que você não é isso, mas é a seara do isolamento, empurrando-o para um desvão do antilulismo.

O campo, aí, Ciro, está superlotado.

Tudo o que você diz de bom e justo sobre a situação do Brasil se perde por isso.

Como tudo se perdeu quando de sua omissão no segundo turno de 2018 desparecendo em Paris.”

    helio

    15/10/2019 - 00h16

    Se avaliarmos o comportamento de Ciro depois do primeiro turno das eleições, quando o eleitorado brasileiro o rejeitou como defensor da democracia no confronto com o obscurantista Bozo, poderemos concluir que ele precisa urgente de apoio psiquiátrico.

Miramar

14/10/2019 - 00h41

Porradas em Moro, Lula, Bolsonaro e Huck, no DCM e no 247, além de possuir o melhor e mais completo projeto nacional de desenvolvimento.
Nunca houve um político que eu me identificasse tanto como Ciro Gomes.

Geraldo Costa

13/10/2019 - 23h22

O Cafezinho vai se posicionar sobre o que o Ciro disse sobre Paulo Moreira Leie e o Brasil247 e o Kiko Nogueira e o DCM? Ciro decididamente destroe sua história com sua língua.

Sergio

13/10/2019 - 21h42

E aí, o Cafezinho vai continuar sem dar nenhuma apoio aos jornalistas que foram agredidos pelo destemperado do Ciro?
Até quando vocês vão continuar dando apoio irrestrito à esse irresponsavel .
Brizola deve estar se revirando

    Redação

    14/10/2019 - 13h01

    Me posicionei no twitter, e estou tentando escrever alguma coisa. Obrigado pela atenção. https://twitter.com/ocafezinho/status/1183414163848290305

      Alan C

      14/10/2019 - 17h19

      Miguel, vc ficou igualmente indignado em todas as dezenas de vezes que o DCM , o PT247 e os referidos jornalistas falaram mentiras sobre Ciro Gomes tb?

      Luis Campinas

      14/10/2019 - 19h03

      Poxa Miguel, “tentando escrever”? A menos que alguém tenha provas do que foi dito por Ciro, não têm nada que justifique estar tentando escrever. As pessoas te cobram Miguel porque você já produziu e produz coisas muito interessantes, sabe! Agora, o tempo para uma resposta neste caso é revelador. As vezes as gente faz apostas erradas!

      André Luiz Machado de Souza

      15/10/2019 - 13h19

      No twiter Miguel, porque não no Cafezinho?

        Redação

        15/10/2019 - 15h27

        Ainda tô matutando. Sou horrivelmente lento. Sempre fui.

CARPOA

13/10/2019 - 20h54

Fiz um comentário a respeito de este sujeito que provavelmente incomodou o “censor” dos blog,ele desapareceu.
Não importa,este coronel não engana mais ninguém,só aos que gostam de ser enganados (a maioría).
Ciro caminho a seu merecido ocaso,estrela que NUNCA teve um brilho de destaque,sempre agredindo para tentar aproveitar o brilho dos outros.Triste e penosa a vida do “coronel fujão” ,está escrito na história e ninguém apaga.
Até nunca,coronel!

Miguel Araujo de Matos

13/10/2019 - 20h50

Convenientemente, “os principais trechos, editados para fins de clareza e concisão” excluem as calúnias desse indivíduo contra os sites Brasil 247 e o Diário do Centro do Mundo e contra os jornalistas Paulo Moreira Leite e Kiko Nogueira.

Andressa

13/10/2019 - 19h50

Se o PDT fosse algo minimamente inteligente e serio apostaria tudo na Tabata em vèz de perder tempo com esses velhos mofos sem passado, sem presente e sem futuro.

O Cirolipa nào vale nada, è mais ignorante que Bolsonaro, que nào è coisa facil.

A Tabata pegaria o dobro dos votos de Cirolipa em qualquer lugar e condiçào.

CARPOA

13/10/2019 - 19h20

Ciro ai invés de um bom vinho,quanto mais velho piora.
Isto não deixa de ser um mérito,quando achamos que ele bateu no fundo,nos sorpreende descendo um nível mais baixo ainda.
Ciro,canalha pelo resto de seus dias ,um caso sem solução.

Paulo

13/10/2019 - 19h14

Ciro cometeu crime de calúnia contra jornalistas progressistas , será processado e condenado , com certeza.
Quando se acusa alguém é necessário apresentar ao menos algum indício forte , chamar profissionais de corruptos sem apresentar nada é calúnia pura.
Vejo um homem confuso , cheio de rancor e tentando ajustar o discurso para agradar conservadores.
A queda dos homicídios vem desde os anos 90 e o grande responsável por ela é o PCC , ainda assim é uma das maiores do mundo , não vejo o que comemorar.
O crime organizado quer lucrar , não matar , quem gosta de matar é a polícia.
Se Ciro acha que cinco crianças mortas em seis meses é pouco , não posso discutir.

Edi Passos

13/10/2019 - 18h10

Em certos aspectos esse senhor consegue ser pior que Bolsonaro, posto que este sempre foi o lixo preconceituoso que é, nunca se fingiu de ser humano para enganar incautos e atingir o poder!

Floriano de Oliveira

13/10/2019 - 17h52

Não há nada à dizer sobre as criticas e acusações nefastas feitas ao DCM e ao 247? A redação do Cafezinho concordam que Kiko Nogueira e Paulo Moreira Leite são corruptos? Que tipo de jornalismo independente O Cafezinho está fazendo? O da direita? É lamentável.

Miramar

13/10/2019 - 17h23

Tenho orgulho de ser eleitor do Ciro desde 1998. Tanto pelo que faz, quanto pelo que ele diz.

    Evandro Garcia

    14/10/2019 - 17h37

    O legal disso é que os eleitores do Cirolipa podem jantar todos juntos no mesmo restaurante.

Paulo

13/10/2019 - 17h16

Ciro certo:

“Os filhos do Bolsonaro estão envolvidos em desvio de dinheiro público, cada um no seu gabinete, imitando a prática do velho pai, que é o Jair Bolsonaro, meu colega de Câmara. No mesmo corredor, eu era deputado e todo mundo sabia que o Bolsonaro tinha cinco a seis funcionários fantasmas que não pisavam lá, assinavam o recibo e botavam o dinheiro no bolso. E ele ensinou isso para os filhos”. Disse o que todos já sabem.

Ciro errado:

“O pacote anticrime é uma grande bobagem, grande mentira. Não tem nenhuma coerência com nada que é mais moderno e avançado no mundo.Os parlamentares é que estão cumprindo esse papel.Tenho uma crítica às maiorias que se formaram na Câmara e no Senado, mas estão cumprindo dois papéis muito importantes que me fazem chamar atenção do povo. A gente ajudar o Legislativo a ter confiabilidade maior do povo. Uma, contendo danos e, a outra, obrigando Bolsonaro ao rito da democracia, ao cumprimento das regras da democracia”. Esse Congresso não tem nenhum mérito em nada.

fabio maia

13/10/2019 - 17h05

Seu amigo coronel ataca a imprensa de forma despudorada e vossa excelência não comenta uma vírgula. Estrume

foo

13/10/2019 - 16h53

Renato Rova diz que Ciro Gomes age como um canalha ao atacar 247, DCM e o os jornalistas Paulo Moreira Leite e Kiko Nogueira:

“Sempre defendi Ciro Gomes como um quadro político progressista e de qualidade. Vejo neles mais virtudes do que defeitos, mas ele perdeu o rumo desde que foi derrotado em 2018. Suas verborragia já não é algo que se possa tratar apenas como excessos. Passou de todos os limites. Ele espalha fake news sobre colegas do mesmo campo político para que essas pessoas sejam perseguidas pelos seus seguidores e também por bolsominions.

Ele mentiu sobre Paulo Moreira Leite e Kiko Nogueira como você pode ver nesta minha fala. Também acusou o DCM e o 247 de receberem dinheiro do petrolão e do mensalão na entrevista que deu ao UOL. O que seguramente ele não deve ter como provar.

Me desculpem pela forma dura como trato deste assunto neste vídeo. Mas considero este tipo de ataque algo sórdido. (…) A mídia independente seria pena paga. Não se moveria por convicções, mas por corrupção. Isso é o que chamo de sórdido. E há gente perto dele, que faz sua defesa nas redes e que conhece nossa história. E sabe que isso é pura canalhice.

Espero que os ofendidos processem Ciro para que ele tenha a oportunidade de provar o que disse. Se ele estiver certo, pedirei desculpas. Se ele não estiver, espero que seja condenado. E que isso sirva de lição a ele e a outros que consideram a pluralidade informativa algo movido por interesses mesquinhos e corruptos.”

Nelsonz

13/10/2019 - 16h21

Gostaria q o cafezinho discorresse sobre a mais recente agressão infundada, mal educada e truculenta de Ciro aos colaboradores Paulo Moreira leite e Kiko do dcm. Além de ser um covarde q fugiu do segundo turno das eleicoes sem se explicar e cinicamente exigindo autocrítica do PT. E este esgoto protobolsonaro q vcs apoiam? Tenho como baliza a crítica de Luiz Nassif q não me deixa ser louco sozinho!

Netho

13/10/2019 - 15h59

Não há solução, e nem Ciro nem os jornalistas tocaram na questão central que são os ricos, super-ricos, milionários e bilionários brasileiros que concentram mais da metadde da renda e da riqueza nacional e não pagam os impostos correspondentes à sua capacidade contributiva, além de concentrarem as maiores benesses fiscais, creditíricias, financeiras e cambiais do planeta Terra. Ciro não fala nem os jornalistas perguntam pela não regulamentação do IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS previsto na CARTA DE 88 no artigo 153, inciso VII, mas até hoje, 31 anos depois, sem ser regulamentado e que poderia arrecadar R$ 85 Bilhões anuais.
Sem falar na concentração fundiária que é a maior das Américas sem pagar nada de Imposto Territorial Rural que arrecada nacionalmente menos que o IPTU da cidade de São Paulo.
Leia-se no link a conclusão dos economistas Saenz e Zucman que publicam “O Triunfo da Injustiça”: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/11/economia/1570826421_714915.html

João Ferreira Bastos

13/10/2019 - 15h42

Hoje mais uma entrevista do Ciro, o que foi aquilo ????

Todos cometemos erros.
O ciro cometeu o erro de ir embora quando a união era necessária.
Ao voltar teria duas opções: Pedir desculpas e ir em frente calado.
Ouvir as criticas: se as aceitasse, esquecer o assunto e mudar o tom das criticas, se não aceitasse esquecer o assunto.
Mas piorou a merda e a cada dia chafurda mais ainda na merda de desagregar. Tá todo mundo errado, só ele está certo.

Sempre fui Brizolista e votei muito tempo no PDT, até começar a votar no LULA e no PT

Se o PDT não tirar o Ciro, o PDT afundar ainda mais

André Luiz Machado de Souza

13/10/2019 - 15h00

Gostaria do comentário do Miguel sobre os últimos ataques, covardes e totalmente sem sentido, do Ciro Gomes aos jornalistas Paulo Moreira Leite e ao Kiko Nogueira?

Ricardo JC

13/10/2019 - 14h39

Nada sobre o incrivel ataque de Ciro Gomes aos jornalistas PML e Kiko Nogueira? Tempos estranhos…

Luiz

13/10/2019 - 13h48

Serio mesmo????

Nenhuma menção ao ponto mais importante da entrevista?

O ataque mentiroso e covarde à dois jornalistas progressistas?

Qual A diferença entre as mentiras e ataques do Ciro e a omissão desse blog e a postura de Bolsonaro e sua matilha?

A manipulação é a mesma.com o objetivo de desinformar.

Fala Sério!!!!!

Mas nada q me surpreenda nesse momento.

antonio sobreira

13/10/2019 - 13h47

Eu me afasto completamente de Ciro. DEi algum crédito até mês passado. Amigos mais favoráveis me chamaram de cego ou lulominion! Não dou mais crédito!


Leia mais

Recentes

Recentes