Menu

O plano de Guedes para “transformar o Estado”

Para os interessados em conhecer a versão do Ministério da Economia sobre o que significará o “pacto federativo”, segue texto, vídeo e apresentação divulgados no site oficial da pasta. *** No ministério da Economia Guedes anuncia pacto federativo e ressalta importância das medidas para futuras gerações Objetivo é assegurar fundamentos fiscais sólidos para a República […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Para os interessados em conhecer a versão do Ministério da Economia sobre o que significará o “pacto federativo”, segue texto, vídeo e apresentação divulgados no site oficial da pasta.

***

No ministério da Economia

Guedes anuncia pacto federativo e ressalta importância das medidas para futuras gerações

Objetivo é assegurar fundamentos fiscais sólidos para a República e dar mais autonomia aos estados e aos municípios

por publicado: 05/11/2019 20h32
última modificação: 06/11/2019 15h01

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou, nesta terça-feira (5/11), o Plano mais Brasil – Transformação do Estado. O plano engloba três Propostas de Emenda à Constituição (PEC) apresentadas pelo Senado Federal: Pacto Federativo, Desvinculação dos Fundos e Emergencial.

“O objetivo é assegurar fundamentos sólidos fiscais para a República brasileira. É uma ampla agenda que está sendo elaborada ao longo de dez meses, cujo impacto será garantir responsabilidade para futuras gerações. Trata-se uma proposta para a transformação do estado brasileiro”, disse o ministro durante entrevista coletiva à imprensa.

Ao apresentar os pilares da nova agenda econômica, Guedes avaliou que o Pacto Federativo é um grande acordo político para completar a transição pela qual o Brasil está passando desde os anos 70 e a partir da redemocratização.

“Estamos numa transição lenta. Nós perdemos economicamente porque estendemos os recursos para algumas áreas sem deixar de gastar em outras. Como consequência tivemos juros, inflação, impostos elevados e endividamento público”, explicou.

Pacto Federativo

O Pacto Federativo é uma proposta de novo modelo fiscal da Federação brasileira, que tem por objetivo conferir mais autonomia a estados e municípios na distribuição de recursos e em suas alocações, ampliando também a responsabilidade dos gestores no cuidado com as contas públicas.

Novas regras fiscais

O ministro destacou também a criação do Conselho Fiscal da República, com participação dos presidentes da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Contas da União (TCU), além de representantes dos governos estaduais e de municípios de todas as regiões do país.

“Todos os poderes que têm capacidade de manter o equilíbrio fiscal estão representados. Precisamos consolidar um novo marco institucional que garanta as finanças da República brasileira”, destacou o ministro. Segundo Guedes, o conselho será capaz de mapear desequilíbrios fiscais e apontar para estados e municípios as ferramentas de ajustes.

As Propostas de Emenda Constitucional preveem a realocação de recursos em áreas específicas, tais como saneamento, saúde, educação, segurança, e demais demandas para melhoria da governança da gestão fiscal da União, dos estados e dos municípios.

O ministro ressaltou que a PEC do Pacto Federativo contém os princípios dos 3Ds: Desobrigar, Desindexar e Desvincular. “O grande desafio do estado é mudar essa máquina para ser eficiente e fraterna”, disse.

Além das três PECs apresentadas hoje pelo Senado, o governo encaminhará ao Congresso Nacional mais duas PECs – a da Reformas Administrativa e a da Reforma Tributária – e um Projeto de Lei, sobre privatização de empresas estatais.

Download do Plano Mais Brasil: Transformação do Estado

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rick

09/11/2019 - 18h06

Os planos desse banqueiro desgraçado já é sabido de muito tempo: É DESTRUIÇÃO do Estado brasileiro, nos condenando ao eterno subdesenvolvimento!

Nabantino Gonçalves

06/11/2019 - 17h07

Nenhuma análise do blog?

    Redação

    06/11/2019 - 17h43

    Ainda não tive tempo. Vou olhar com calma.


Leia mais

Recentes

Recentes