Ministério da Saúde prevê início da vacinação entre janeiro e fevereiro

Covid-19: Fiocruz amplia capacidade nacional de testagem

Na noite deste terça-feira, 29, o Ministério da Saúde afirmou que pretende dar início ao Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 entre o final de janeiro e início de fevereiro.

Entretanto, a pasta ressaltou ser necessário que a fabricante obtenha o registro da vacina junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O secretário-executivo, Élcio Franco, afirmou que o ministério pretende começar a vacinação em 20 de janeiro de 2021. De acordo com ele, o prazo mais tardio seria em 10 de fevereiro.

“Nós precisamos que os fabricantes obtenham o registro junto à Anvisa, e que eles entreguem doses suficientes para que sejam distribuídas. Se o distribuidor obter o registro e eventualmente não tiver dose para distribuir… entenda: o Ministério da Saúde enquanto Ministério da Saúde tem feito a sua parte, fizemos o plano [nacional de imunização], estamos com a operacionalização pronta, nos preparando para esse grande dia, mas precisamos que os laboratórios solicitem o registro”, disse.

Franco também ressaltou que o ministério não fará distinção das vacinas por conta de seu país de origem. “Todas elas com a garantia de segurança e eficácia nos interessam”, afirmou.

O governo de São Paulo já havia marcado o começo da vacinação para 25 de janeiro, data que foi mantida mesmo com o atraso da divulgação dos dados oficiais sobre a fase 3 da CoronaVac.

Até o momento, nenhum laboratório solicitou à Anvisa a autorização para uso emergencial da vacina no Brasil.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.