Menu

Comentários a uma nova pesquisa sobre condenação de Lula

O instituto Paraná Pesquisas divulgou ontem uma nova pesquisa de opinião sobre a prisão do ex-presidente Lula. Foram entrevistadas 986 pessoas, entre os dias 16 e 19 de fevereiro de 2021.  Segundo a pesquisa, uma maioria de 57% considera que a condenação pela justiça do ex-presidente Lula é “justa”.  No Nordeste, esse percentual cai para […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O instituto Paraná Pesquisas divulgou ontem uma nova pesquisa de opinião sobre a prisão do ex-presidente Lula. Foram entrevistadas 986 pessoas, entre os dias 16 e 19 de fevereiro de 2021. 

Segundo a pesquisa, uma maioria de 57% considera que a condenação pela justiça do ex-presidente Lula é “justa”. 

No Nordeste, esse percentual cai para 48%; percentual igual para os que a acham injusta.

No Sudeste, porém, 59% consideram a condenação “justa”, percentual que cresce para 61,5% no centro-oeste e 64% no Sul. 

Entre entrevistados com ensino superior, 63% consideram justa a prisão, percentual que cai para 60% entre aqueles com ensino médio e 49% para os brasileiros com até o ensino fundamental.

 

A última pesquisa sobre a condenação de Lula feita pelo Datafolha foi feita em dezembro de 2019. Segundo ela, 54% consideravam a soltura do ex-presidente como “justa”, ao passo que 42% como injusta. A pesquisa entrevistou 2.948 pessoas. 

O recorte regional e classista, todavia, era muito díspare. Entre famílias com renda acima de 2 salários, maioria era contra a liberdade concedida ao ex-presidente. 

No Sul, Centro-oeste e Sudeste, a população se dividiu. No Nordeste, todavia, 71% dos entrevistados comemoraram a liberdade do ex-presidente.  

 

Conclusão

As opiniões sobre o ex-presidente Lula continuam extremamente divididas, e a característica classista permanece uma constante. É possível que haja uma diferença de postura em relação ao apoio a prisão, vista como uma punição excessiva pela maioria, e o entendimento sobre sua condenação, que aparentemente uma maioria ainda considera justa.

Nas chamadas classes médias, setor hegemônico nas redes sociais, a imagem do ex-presidente continua bastante negativa, tanto na pesquisa divulgada hoje, como na anterior, do Datafolha.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcelo Ferraz De Toledo

25/02/2021 - 14h20

Esse resultado mostra cabalmente a falta d informações atualizadas sobre o julgamento do Lula, o que está vindo a tona com as novas descobertas dos movimentos do Sr. Moro e Dalanhol, através das suas conversas, deixa Claro para qualquer um que tenha um mínimo de decência e capacidade intelectual, a profundidade das injustiças cometidos contra Lula e Dilma. O que se está descobrindo com as gravações, é uma verdadeira vergonha internacional da “justiça” brasileira. Está sendo descoberto até mesmo as ingerencias da CIA, para desestruturar a democracia no Brasil.
Que provas vocês querem mais para mostrar a grande conspiração e mentiras contra Lula e contra os partidos do campo popular.
Acordem, antes que seja tarde de mais.

Paulo

23/02/2021 - 18h21

Mas como assim, “culpado”? Lula já teve oportunidade de dizer que “não sabia de nada”, tanto no Mensalão como no Petrolão. Falando sério, quanto maior a alfabetização do sujeito, mais ele percebe q

    Paulo

    23/02/2021 - 18h22

    (…), mais ele percebe que Lula é culpado. Basta um pouco de discernimento…

    Paulo

    23/02/2021 - 18h23

    O resto é narrativa, independentemente da anulação ou não de um processo contra ele…

Batista

23/02/2021 - 16h56

Depois de El Mariachiro ser fulminado antes da parte final, por um trezeitão, o ‘Cafezinho in Paris’ prossegue em a ‘Balada do Pistoleiro’ tentando eliminar o ‘defunto’ Lulabucho e seu reduzido bando dos trabalhadores, sabe-se lá por que, não é mesmo, Antonio Banderas?

“Mas se defunto, por que elimina-lo?”, perguntaria Robert Rodriguez se lesse o roteiro, em que o confiável ‘Paraná’ de todas as horas entrega aos pistoleiros a encomenda, que por si só não basta para causar todo o estrago necessário a ‘Lulabucho’, necessitando-se de um fator adicional que demonstre o crescimento da má fama do facínora e, na falta de tu, nada melhor que um muuu, para cotejar providencial ‘Datafolha’ passado com ‘Paraná’ saído do forno e assim estabelecer a narrativa do crescimento do cancelamento do malfeitor, de forma a que não possa sobreviver mais uma vez junto aos peitos calados dos espectadores, para como estrela não brilhar e roubar (ops!) a cena na última parte da trilogia, ‘Era Uma Vez No Brasil’, agendada para 2022.

“Mas afinal, pode comparar-se Paraná com Datafolha”, pergunta antes de apagarem-se as luzes, Tarantino.

“Pode… pode tudo, Cancellier que o diga”, responde ‘Flávia Alessandra’, digo, ‘delegada Érika’, no escuro do Brasil real.

Silêncio!

Fita que segue.

jacson oliveira

23/02/2021 - 14h33

achei os números ótimos para lula. veja que tem os 70 por cento do seu eleitorado no nordeste. mas mostra um potencial de mais de 45% no sul e sudeste. É como se as pessoas achassem que a condenação foi justa, mas que isso já não mais importa, como se o tempo preso já fosse suficiente. Talvez isso seja convertido em votos. queria ver o recorte entre os evangélicos.

Galinze

23/02/2021 - 14h10

Falar de Lula não faz mais sentido, faz parte do passado há muito tempo…ficou só a vergonha e as zueiras.


Leia mais

Recentes

Recentes