Menu

Maranhão rejeita estátua do ‘Véio da Havan’

Por Altamiro Borges O site recém-criado Diário-98 informou nesta terça-feira (20) que “um movimento articulado por artistas e integrantes da sociedade civil do Maranhão tem o objetivo de apresentar ação requisitando que a Justiça proíba a Havan, loja de varejo de Luciano Hang, de erguer uma réplica da Estátua da Liberdade em São Luís”. Desde […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Altamiro Borges

O site recém-criado Diário-98 informou nesta terça-feira (20) que “um movimento articulado por artistas e integrantes da sociedade civil do Maranhão tem o objetivo de apresentar ação requisitando que a Justiça proíba a Havan, loja de varejo de Luciano Hang, de erguer uma réplica da Estátua da Liberdade em São Luís”.

Desde que o empresário bolsonarista anunciou a sua intenção provocadora de montar o famoso símbolo do império, uma petição eletrônica do movimento “Aqui Não” já reuniu 3.130 assinaturas contra esse “insulto à história e cultura do povo maranhense”. A iniciativa segue ganhando adesões nas redes sociais e já planeja outras iniciativas de protesto.

“Nada contra emprego e renda. Nada contra o livre mercado, desde que exercido por quem respeita os direitos sociais e trabalhistas. Por quem respeita a liberdade de expressão, a democracia, os direitos humanos. Não é o caso do personagem caricato, aventureiro, por trás da Estátua da Liberdade”, afirma a petição.

Patrimônio da Humanidade pela Unesco

O texto ainda afirma que a réplica da estátua em São Luís, prevista para ter 35 metros, não é compatível com a cultura e a arquitetura da cidade, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Além disso, o movimento cobra uma posição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Alguém consegue imaginar uma Estátua da Liberdade em Olinda, Ouro Preto ou Diamantina? Não dá. A exemplo de São Luís, são cidades tombadas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em qualquer um desses sítios urbanos, instituições como o Iphan reagiriam com rigor”, diz o texto.

Como afirma o site Diário-98, nem todas as cidades do pais que possuem lojas da rede tem essa réplica ridícula, típica do complexo de vira-lata do “Véio da Havan”. Em várias cidades, ela também foi rejeitada. Até o momento, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), que teve o apoio do fascista Jair Bolsonaro em 2020, não se posicionou sobre a estátua.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcos Fábio

27/07/2021 - 15h54

Então vão tirar o boneco da Polícia, Os totens da Honda, da Nissan, o coração do Mateus? Ou é só discurso ideologico? Dois pesos uma medida?

    Marcos Fábio

    27/07/2021 - 15h56

    Potiguar

Alexandre

27/07/2021 - 09h23

HAHAHAHA Que piada.

“Maranhao rejeia estatua”
Um banco de gato pintando miando por ai achando que sao a voz do povo maranhense.
Não tem cidade melhor que São Luis, a unica capital brasileira fundada por franceses, para qe um simbolo idealizado por franceses seja erguido. Parabéns.

Rose Marie

26/07/2021 - 19h25

A população precisa de renda para seu sustento, tem muitas pessoas desempregadas passando por situação de rua, sem oportunidade de emprego. Essas discussões partidárias só atrapalham. com estátua ou sem estátua o que deve ser levado em consideração é a quantidade de oportunidades de emprego. Não vamos ser egoistas, vamos pensar no nosso irmão que está passando fome.

SALMO 133
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.

Salmos 133:1-3

Lineker Silva

26/07/2021 - 11h57

Isso não representa a maioria da população, então não generalize!!

Ailson dos reis pinto

24/07/2021 - 20h09

No meu ponto de vista o problema não é a estatua, e sim o dono da Havan apoiar o presidente, moro aqui em São Luis, e acho isso uma bobagem, a estatua nas lojas dele é como um simbolo, marketing, não vai mudar nada na cidade, uma grande bobagem essa cidade aqui que eu moro ser tombada patrimonio, se vc tem um imovel no centro da cidade, vc não pode mecher, o tempo passou gente, se fosse tombada do tempo em que se morava nas cavernas, o povo que comprasse a caverna nunca iria poder modificar sua habitação, pura bobagem e bloqueio para uma modernização.

Efraim

24/07/2021 - 18h15

O Maranhão merece ser rejeitado.

Anderson

24/07/2021 - 09h33

Altamiro Borges não fale pelo Maranhão !
Você não nos representa e quem está burocratizando e complicando a geração de emprego e renda para o nosso estado também não representa!

Silvio

23/07/2021 - 21h16

Quem não gera nenhum empregado arrumando treta com um homem que gera milhares de empregos e paga milhões de reais de impostos todo mês , seria cômico se não fosse trágico, isso é Brasil

    Dilamar Rodrigues dos Santos

    24/07/2021 - 21h00

    Ele não paga impostos seu burro. e este dinheiro todo é de financiamentos a fundo perdido. Espere o Bolsonaro sair do poder e você verá. É dinheiro nosso que sustenta este picareta.

Edvaldo Monteiro

23/07/2021 - 18h27

A geração de emprego ,legal,e a oferta de produtos é bem vinda em qualquer lugar do Brasil.Vincular qualquer investimento empresarial ou deferimento para a edificação de uma empresa a figura de um Presidente é uma notícia com objetivo em semear a discórdia.

Jefferson Miranda

23/07/2021 - 16h37

Após tanto deboche realizado pelo presidente e seus aliados no Maranhão, essa foi uma resposta JUSTA e EQUILIBRADA a imagem de imperialista (donos dos escravos) norte americano.

William

23/07/2021 - 08h47

Contém outra animais comunistoides…

Se fosse uma estátua de Lênin não teria problema algum.

Ronei

23/07/2021 - 08h46

Estes são os que pregam a liberdade de expressão, de opinião, o debate e ainda chamam os outros de fascistas…

Que nível mais baixo e triste…

    nero eckert

    24/07/2021 - 21h01

    Ele não paga impostos seu burro. e este dinheiro todo é de financiamentos a fundo perdido. Espere o Bolsonaro sair do poder e você verá. É dinheiro nosso que sustenta este picareta.

Tony

23/07/2021 - 08h43

A que ponto chega o esquerdismo troglodita brasileiro ?

    nero eckert

    24/07/2021 - 21h01

    Ele não paga impostos seu burro. e este dinheiro todo é de financiamentos a fundo perdido. Espere o Bolsonaro sair do poder e você verá. É dinheiro nosso que sustenta este picareta.

Efrem Ventura

23/07/2021 - 08h21

A coisa mais cafona da extrema direita nazi-fascista.


Leia mais

Recentes

Recentes