Menu

Pelo grupo de Camilo Santana, Evandro Leitão é o nome cotado para disputar o governo do Ceará

A relação desgastada e praticamente irrecuperável entre o ex-presidente Lula e o ex-ministro Ciro Gomes tornaram as chances de continuidade da aliança entre PT e PDT praticamente remotas para as eleições de 2022 no Ceará. Os dois partidos são aliados locais há quase 20 anos, mas ambos querem lançar candidatura própria ao Palácio da Abolição. […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Máximo Moura / Assembleia Legislativa do Ceará

A relação desgastada e praticamente irrecuperável entre o ex-presidente Lula e o ex-ministro Ciro Gomes tornaram as chances de continuidade da aliança entre PT e PDT praticamente remotas para as eleições de 2022 no Ceará.

Os dois partidos são aliados locais há quase 20 anos, mas ambos querem lançar candidatura própria ao Palácio da Abolição.

Pelo lado do PT, a previsão é que na segunda quinzena de agosto o ex-presidente Lula venha ao Ceará para lançar a pré-candidatura do deputado federal Zé Airton Cirilo, independente do apoio de Camilo.

Já entre os pedetistas, Ciro Gomes aposta no nome do deputado federal licenciado, Mauro Benevides Filho (PDT), atual secretário de Planejamento e Gestão do estado. Porém, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), corre contra o tempo para tentar entrar no jogo.

Com isso, o grupo político do governador Camilo Santana (PT) se movimenta nos bastidores para viabilizar um postulante que tenha a digital do petista, mas que também não quebre palanque com Lula e Ciro no próximo pleito. Trata-se do atual presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.

Atualmente deputado estadual pelo PDT, Evandro é auditor adjunto concursado da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e preside o Conselho Deliberativo do Ceará Sporting Club, ele também já presidiu o alvinegro entre 2008 e 2015. Na última eleição, Leitão foi eleito com 83.486 votos.

Na Casa Legislativa, onde preside desde fevereiro deste ano, o parlamentar tem bom trânsito com a maioria dos deputados e tornou-se peça forte do governo Camilo. Com a fervura na relação entre a cúpula do PT e PDT no estado, a migração de Leitão e outros parlamentares para o PSB, durante a janela partidária, é uma das cartas na manga do grupo camilista.

Uma das linhas de avaliação é que um candidato com o apoio direto de Camilo dificulte o caminho da oposição liderada pelo deputado federal Capitão Wagner (PROS), que desde 2016 se opõe tradicionalmente aos candidatos indicados pelo grupo dos Ferreira Gomes.

Wagner já lançou sua pré-candidatura, está percorrendo o interior do estado e mantendo diálogo com alguns setores do empresariado e da indústria local.

Um adendo

Na pesquisa divulgada pelo Instituto Ranking, na quarta-feira (4), o ex-presidente Lula aparece à frente nas intenções de voto com 41,1%. Enquanto isso, Jair Bolsonaro fica com 17% e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), no próprio estado, fica na terceira colocação com 10% das menções.

Fonte: Instituto Ranking

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Esse texto contou com a colaboração do sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Bassam

07/08/2021 - 13h30

Tá de brincadeira…..Cid Gomes com as mãos nas costas!!!


Leia mais

Recentes

Recentes