Comentários sobre: Tabata diz que episódio envolvendo Zé de Abreu é um típico caso de agressão contra mulher https://www.ocafezinho.com/2021/10/01/tabata-diz-que-episodio-envolvendo-ze-de-abreu-e-um-tipico-caso-de-agressao-contra-mulher/ Portal de noticias e análises sobre política brasileira, geopolítica, economia, tecnologia, sempre numa perspectiva democrática, progressista, anti-imperialista e multipolar! Sat, 02 Oct 2021 18:31:51 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 Por: Patrice L https://www.ocafezinho.com/2021/10/01/tabata-diz-que-episodio-envolvendo-ze-de-abreu-e-um-tipico-caso-de-agressao-contra-mulher/#comment-699397 https://www.ocafezinho.com/?p=130810#comment-699397 Zé de Abreu foi infeliz, errou em dar irrefletidamente aquele RT e, como assim já procedeu, deve desculpas à moça. Simples assim. Talvez não devesse, mas tem um mas, todavia, contudo em relação à Tábata: ela costuma fazer uso fraudulento do feminismo, alegando machismo, quando se vê confrontada em suas opiniões e decisões políticas. Discorde e ela o atacará, homem, chamando-o de misógino. O ponto todo é interessante não só por conta do uso fraudulento da causa, embora no caso ela tenha tido total razão, mas também porque, a falar-se de violência contra a mulher, deveríamos lembrar das violências todas que ela, Tábata, vem cometendo contra mulheres e famílias inteiras com seu viés e voto neoliberal. O lamentável erro do Zé de Abreu, ela o explorará em parte com razão e em parte com oportunismo. Porque, convém não esquecer, ela é oportunista.

]]>
Por: Alexandre Neres https://www.ocafezinho.com/2021/10/01/tabata-diz-que-episodio-envolvendo-ze-de-abreu-e-um-tipico-caso-de-agressao-contra-mulher/#comment-699311 https://www.ocafezinho.com/?p=130810#comment-699311 Logo recriminei o fato de Zé de Abreu ter retuitado aquela excrescência. Quase ninguém reconhece um erro assim, ao menos isso ele fez.

Por sua vez, nada mais natural do que a Tabata, na Revista Crisoé do Diogo Mainardi, atacar a esquerda. É chover no molhado. Não é difícil perceber que você age estrategicamente, deputada.

Quer dizer então que tu gosta do PSB/SP? Não surpreende em nada. Tal qual o PSB do Sul, é de um conservadorismo atroz. São quase bolsonaristas, alguns até costeiam o alambrado.

Tabata aproveitou a nomenclatura norte-americana e se autoproclamou liberal, que por lá é progressista, mas ela é liberal à brasileira. Neoliberal em economia, como demonstram os seus votos, e conservadora nos costumes.

Que tal defendermos a descriminalização do aborto, deputada? É direito da mulher, é questão de saúde pública! Que tal 12 semanas de limite ou um pouquinho mais? Carece de jovens valores defendendo essa pauta.

Qual o quê! Podem esperar sentados. Tabata nada mais é do que o velho que conhecemos muito bem com nova roupagem.

]]>
Por: EdsonLuiz. https://www.ocafezinho.com/2021/10/01/tabata-diz-que-episodio-envolvendo-ze-de-abreu-e-um-tipico-caso-de-agressao-contra-mulher/#comment-699301 https://www.ocafezinho.com/?p=130810#comment-699301 Todos os leitores assíduos deste ‘ocafezinho.com’ sabem da grande admiração que eu tenho por Tábata Amaral!

Todos sabem que eu acho Tábata muito bem preparada, progressista e uma deputada muito produtiva, neste seu ainda pouco tempo de exercício de mandato parlamentar.

E todos sabem que eu defendo a Tábata dos abusos e implicâncias venais que lhe dirigem. E essas defesas estão registradas aqui, neste jornal.

Eu achei extremamente violenta e ameaçadora essa agressão sofrida por Tábata, feita pelo ator José do Breu. Mas não achei que o mais importante dessa vez foi o aspecto misógino e machista da agressão.

O ator do breu repercutiu: “se eu encontro (Tábata) na rua, soco até ser preso”.
Mas ele poderia ter escrito: “se eu encontro Edson Luiz na rua, soco até ser preso”, ou ter dito “se eu encontro Miguel do Rosário na rua, soco até ser preso”.

O aspecto grave neste episódio foi a ameaça de violência, que tendo sido repercutida por quem foi, esse ator do breu, eu não duvido que consumasse a ameaça caso encontrasse seu alvo. Mas o alvo desse violento ator, nesse caso, poderia ser uma mulher ou um homem. O ator violento e petista típico José de Abreu cometeria violência física ou retórica contra qualquer um que manifestasse ideias diferentes das que ele quer impostas. Ao repercutir a ameaça, ele só queria comunicar e reafirmar aos seus chegados que é isso mesmo que ele acha que deve ser feito: as idéias autoritárias devem ser impostas de qualquer forma e as idéias progressistas e contrárias ao arbítrio que ele e os seus chegados defendem devem ser combatidas de qualquer jeito. Até com porrada!

Temos que ter cuidado ao classificar o que é racismo, o que é machismo, o que ė misoginia, o que é misantropia e, principalmente, saber separar o que nessas agressões é estrutural e o que é estritamente preconceituoso. Se não soubermos separar, podemos chamar de machismo o que apenas é uma crítica contra a mulher, e que poderia ser feita também a um homem, sem que a crítica tenha natureza misógina. Também podemos incorrer em banalizar as denúncias e de forma equivocada contribuir para diminuir a potência que estas denúncias devem ter sempre que esse tipo de agressão ocorra.

O que o ator do breu cometeu dessa vez, para mim, foi a violência repetida que ele comete contra homens e contra mulheres, indistintamente, não foi uma das suas manifestações de machismo, também recorrentes.

Quanto ao silêncio cúmplice dessa gente que enganadoramente se diz progressista, esperar o que delas. Delas eu não tenho a menor expectativa!

]]>
Por: Francisco* https://www.ocafezinho.com/2021/10/01/tabata-diz-que-episodio-envolvendo-ze-de-abreu-e-um-tipico-caso-de-agressao-contra-mulher/#comment-699260 https://www.ocafezinho.com/?p=130810#comment-699260 Gosto do artista Zé de Abreu…

Desconfio sempre de artistas na política e não boto a mão na cena por eles, evitando saudações excessivas e/ou babares efusivos e melosos em cascata, a cada consideração feita a favor, salvo as exceções que garantem total ausência de riscos, simplesmente por considerarem antes da paixão artística, a essencial razão política que exige controle. O Zé não é uma coisa, nem outra, é as duas, sem controle.

98% desses, consciente e/ou inconscientemente, uma hora quebra as pernas do objeto político desejado até então, fazendo aquele estrago em corações e mentes amigas e a alegria infinita no ardor dos hunos, ao redor.

Também é da natureza e destaque nessa seara, o ‘diferenciado’ Caetano ser o escorpião rei, embora à margem, nessa relação equilibrada entre diferentes, desconsiderando-se subcelebridades, piscas-piscas e Maria-vai-com-os-outros, conhecidos escorpiões voláteis, explosivos e fatais em curto espaço de tempo.

Gil faz o contraponto, empatando o jogo para os baianos, sem riscos, confiabilíssimo!

Mas voltemos a Zé de Abreu que longe de conjugar o verbo caetanear, mostra-se extremamente ligeiro nas coisas sedimentares da política, com tudo de bom e ruim que isso representa.

Sem inocentes inúteis ou azougues ‘Zés de Abreu’ não existiria a Tabata ‘socialista’ no PDT e agora no PSB’, pois não se manteria ou teríamos, sem engodo, com transparência, democraticamente e sem falso verniz de esquerda, a Tabata ‘classe dominante’ que na prática de fato representa como política neoliberal, em um dos partidos à direita.

Pontuando o final, a ‘agressão a mulher’ é tudo que transversalmente Zé de Abreu não se deu conta ao apressar-se nessa batalha política sem gênero, que se vence esperando, conjugando pacientemente o verbo ignorar.

]]>